17783
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Imigração italiana no Rio Grande do Sul

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar como os imigrantes italianos influenciaram a cultura em localidades do Brasil.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Google Maps.

Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e a própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema, encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta utilizada pela escola, o seguinte vídeo, previsto no plano original:
     - Cultura dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul - disponível aqui.

Contextualização
Encaminhe o slide previsto no plano original e peça aos alunos que:
     1. leiam o texto;
     2. identifiquem onde se localiza o município de Bento Gonçalves-RS;
          a) para isso, os alunos podem acessar o Google Maps, pesquisar o município e traçar uma rota para verificarem a distância até lá, a partir do local de residência deles.
     3. registrem o que quer dizer: “trouxeram consigo sua cultura”.

Problematização
Encaminhe o slide e peça aos alunos que registrem as hipóteses sobre a questão problematizadora.

Ação propositiva
Encaminhe o slide e o texto previsto no plano original, disponível aqui.
A ideia é que, com o auxílio dos familiares, os alunos elaborem um mapa mental, no papel ou no Word, sobre a influencia da cultura italiana no modo de vida deles.
Para a construção do mapa mental, é importante que assistam aos seguintes vídeos:
     - Mapa mental: um método criativo de estudo – disponível aqui;
     - Como fazer mapas mentais no Word e baixar fontes – disponível aqui.

Sistematização
Peça aos alunos que, individualmente, retratem em forma de desenho aspectos da cultura italiana.
No plano original, o professor deve disponibilizar quadrinhos para que os alunos desenhem em forma de HQ. Esses quadrinhos estão disponíveis aqui.

Convite às famílias
Posteriormente, sugira que os alunos assistam com seus familiares aos seguintes vídeos:
     - Globo Repórter: A imigração italiana - disponível aqui;
     - Cultura dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul - disponível aqui;
     - 140 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul - disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_02UND06

(EF04GE02) Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 4º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas