17783
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Imigração italiana no Rio Grande do Sul

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar como os imigrantes italianos influenciaram a cultura em localidades do Brasil.

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.

Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula, materiais complementares.

Materiais complementares:

Texto para usar na Ação Propositiva no caso da impossibilidade de passar o vídeo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6WqJTXBrKFEbzfRDuKJxrBrAq5HtpMyFqAZzDEUfGmX4dFNp4btjrnHZQ7Rv/geo4-02und06-texto-para-a-acao-propositiva.pdf

Atividade da Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PbxX9xdmydyJCXNbFsypdq9q7Jepu2A9e4uKzBsGnb34eFm7nQCN9CBsA7mg/geo4-02und06-quadrinhos-para-a-sistematizacao.pdf

Vídeo da Ação Propositiva:

Cultura dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. Youtube, 2014 (6min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=C5SdrDB1Vf4>. Acesso em: 20 mai 2019.

Para você saber mais:

O processo migratório e a formação de Bento Gonçalves. Município de Bento Gonçalves. Disponível em: <http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/a-cidade/historia-da-imigracao>. Acesso em: 20 mai 2019.

Bento Gonçalves, um pedaço da Itália no Brasil. Disponível em: <http://omelhordaviagem.com/bento-goncalves-um-pedaco-da-italia-no-brasil/>. Acesso em: 20 mai 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia com a turma o texto do slide e diga aos alunos que nessa aula eles conhecerão um pouco da cultura italiana que faz parte do cotidiano das pessoas que vivem em algumas regiões do sul do Brasil.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia com a turma o texto do slide explicando que o povo italiano veio viver no Brasil e trouxe consigo sua cultura, que está presente até hoje, de várias formas, na vida das pessoas. Diga que Bento Gonçalves é uma cidade do Rio Grande do Sul que recebeu, na época da imigração, muitos italianos que construíram ali suas moradias e fizeram dessa região seu lar. Explique, também, que essa não foi a única região do Brasil que recebeu imigrantes italianos. Esse povo fixou moradia em regiões que ficam desde o estado de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul e em várias delas é possível, ainda hoje, encontrar aspectos da cultura italiana no modo de viver das pessoas.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia com a turma a questão do slide. Peça que as crianças pensem e levantem hipóteses para respondê-la da maneira como conseguirem e imaginarem. Como a cultura italiana é muito difundida e comentada em nosso país, pode ser que aqui as crianças exponham conhecimentos prévios e familiares que já possuam e que digam frases como: “Eu como macarronada aos domingos e minha mãe disse que esse prato é italiano”, “Meu pai diz que minha irmã fala alto igual italiana”, “Eu gosto de pizza” etc. Escute as ideias das crianças que elas mesmas usarão como base para formação de suas conclusões no decorrer da aula.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Passe para a turma o vídeo que contém um curto documentário sobre a cultura italiana em Bento Gonçalves.

Abra uma discussão com a turma sobre os aspectos da cultura italiana presentes na vida das pessoas da região ainda nos dias de hoje. Liste no quadro esses aspectos enquanto conversa com a turma sobre eles (arquitetura, culinária, criação de ovelhas e produção de derivados do seu leite, plantação de uvas, fabricação de vinho e suco de uva, erva mate etc).

Pergunte para a turma se alguém conhece algum outro costume, cultura ou tradição trazida pelos imigrantes italianos e que faz parte do nosso cotidiano. Aqui as crianças podem citar algumas coisas que observam em suas próprias famílias ou em que já viram em algum lugar como costumes culinários ou de alimentação, maneiras de falar, hábitos, nomes etc. Junte as ideias trazidas pelas crianças aos aspectos observados vídeo, escrevendo-as também no quadro.

O vídeo está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=C5SdrDB1Vf4

No caso da impossibilidade de passar o vídeo para os alunos, leia com eles o texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6WqJTXBrKFEbzfRDuKJxrBrAq5HtpMyFqAZzDEUfGmX4dFNp4btjrnHZQ7Rv/geo4-02und06-texto-para-a-acao-propositiva.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: Divida a turma em duplas e entregue para cada dupla uma tirinha com três quadrinhos em branco: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PbxX9xdmydyJCXNbFsypdq9q7Jepu2A9e4uKzBsGnb34eFm7nQCN9CBsA7mg/geo4-02und06-quadrinhos-para-a-sistematizacao.pdf

Peça que as duplas desenhem nessa tirinha uma história em quadrinhos retratando alguns aspectos da cultura italiana presentes ainda hoje na vida das pessoas. Essa história em quadrinhos a ser produzida pelas crianças pode conter somente imagens ou um diálogo entre pessoas que falam sobre a cultura italiana presente em suas vidas.

Ao final, monte um painel com as histórias em quadrinhos produzidas pelas crianças. Peça que a turma crie um título para o mural.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.

Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula, materiais complementares.

Materiais complementares:

Texto para usar na Ação Propositiva no caso da impossibilidade de passar o vídeo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6WqJTXBrKFEbzfRDuKJxrBrAq5HtpMyFqAZzDEUfGmX4dFNp4btjrnHZQ7Rv/geo4-02und06-texto-para-a-acao-propositiva.pdf

Atividade da Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PbxX9xdmydyJCXNbFsypdq9q7Jepu2A9e4uKzBsGnb34eFm7nQCN9CBsA7mg/geo4-02und06-quadrinhos-para-a-sistematizacao.pdf

Vídeo da Ação Propositiva:

Cultura dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. Youtube, 2014 (6min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=C5SdrDB1Vf4>. Acesso em: 20 mai 2019.

Para você saber mais:

O processo migratório e a formação de Bento Gonçalves. Município de Bento Gonçalves. Disponível em: <http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/a-cidade/historia-da-imigracao>. Acesso em: 20 mai 2019.

Bento Gonçalves, um pedaço da Itália no Brasil. Disponível em: <http://omelhordaviagem.com/bento-goncalves-um-pedaco-da-italia-no-brasil/>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia com a turma o texto do slide e diga aos alunos que nessa aula eles conhecerão um pouco da cultura italiana que faz parte do cotidiano das pessoas que vivem em algumas regiões do sul do Brasil.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia com a turma o texto do slide explicando que o povo italiano veio viver no Brasil e trouxe consigo sua cultura, que está presente até hoje, de várias formas, na vida das pessoas. Diga que Bento Gonçalves é uma cidade do Rio Grande do Sul que recebeu, na época da imigração, muitos italianos que construíram ali suas moradias e fizeram dessa região seu lar. Explique, também, que essa não foi a única região do Brasil que recebeu imigrantes italianos. Esse povo fixou moradia em regiões que ficam desde o estado de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul e em várias delas é possível, ainda hoje, encontrar aspectos da cultura italiana no modo de viver das pessoas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia com a turma a questão do slide. Peça que as crianças pensem e levantem hipóteses para respondê-la da maneira como conseguirem e imaginarem. Como a cultura italiana é muito difundida e comentada em nosso país, pode ser que aqui as crianças exponham conhecimentos prévios e familiares que já possuam e que digam frases como: “Eu como macarronada aos domingos e minha mãe disse que esse prato é italiano”, “Meu pai diz que minha irmã fala alto igual italiana”, “Eu gosto de pizza” etc. Escute as ideias das crianças que elas mesmas usarão como base para formação de suas conclusões no decorrer da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Passe para a turma o vídeo que contém um curto documentário sobre a cultura italiana em Bento Gonçalves.

Abra uma discussão com a turma sobre os aspectos da cultura italiana presentes na vida das pessoas da região ainda nos dias de hoje. Liste no quadro esses aspectos enquanto conversa com a turma sobre eles (arquitetura, culinária, criação de ovelhas e produção de derivados do seu leite, plantação de uvas, fabricação de vinho e suco de uva, erva mate etc).

Pergunte para a turma se alguém conhece algum outro costume, cultura ou tradição trazida pelos imigrantes italianos e que faz parte do nosso cotidiano. Aqui as crianças podem citar algumas coisas que observam em suas próprias famílias ou em que já viram em algum lugar como costumes culinários ou de alimentação, maneiras de falar, hábitos, nomes etc. Junte as ideias trazidas pelas crianças aos aspectos observados vídeo, escrevendo-as também no quadro.

O vídeo está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=C5SdrDB1Vf4

No caso da impossibilidade de passar o vídeo para os alunos, leia com eles o texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6WqJTXBrKFEbzfRDuKJxrBrAq5HtpMyFqAZzDEUfGmX4dFNp4btjrnHZQ7Rv/geo4-02und06-texto-para-a-acao-propositiva.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: Divida a turma em duplas e entregue para cada dupla uma tirinha com três quadrinhos em branco: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PbxX9xdmydyJCXNbFsypdq9q7Jepu2A9e4uKzBsGnb34eFm7nQCN9CBsA7mg/geo4-02und06-quadrinhos-para-a-sistematizacao.pdf

Peça que as duplas desenhem nessa tirinha uma história em quadrinhos retratando alguns aspectos da cultura italiana presentes ainda hoje na vida das pessoas. Essa história em quadrinhos a ser produzida pelas crianças pode conter somente imagens ou um diálogo entre pessoas que falam sobre a cultura italiana presente em suas vidas.

Ao final, monte um painel com as histórias em quadrinhos produzidas pelas crianças. Peça que a turma crie um título para o mural.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano