17782
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Êxodo rural

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre relacionar o êxodo rural com o processo de formação da sociedade brasileira.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.

Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula.

Para você saber mais:

ALVES. Eliseu; SOUZA, Geraldo da S.; MARRA, Renner. Êxodo e sua contribuição à urbanização de 1950 a 2010. Revista de Política Agrícola, ano XX, n.2, abr/mai/jun 2011. Disponível em: <https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/910778/1/Exodoesuacontribuicao.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia com a turma o tema da aula e diga aos alunos que hoje em dia bem menos pessoas vivem na zona rural do que há 50 anos atrás e que nessa aula vocês conversarão sobre isso.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia o gráfico com a turma. Diga que em 1950 64% da população brasileira vivia no campo e em 2017 apenas 17% da população brasileira vivia no campo. Ajude as crianças a entenderem o gráfico dizendo que 64% significa que a cada 100 pessoas, 64 viviam na zona rural.

Explique que aproximadamente em 1950 iniciou no Brasil um movimento migratório chamado Êxodo Rural. Nesse movimento muitas pessoas começaram a deixar a zona rural para viverem nas cidades, o que fez com que a população vivendo no campo sofresse uma constante queda até chegar aos níveis que temos hoje.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia com a turma a questão do slide. Diga que durante o êxodo rural um fluxo grande de pessoas migrou da zona rural para a zona urbana. Pergunte como os alunos imaginam que isso influenciou no modo de viver da população brasileira. Ouça as ideias e hipóteses levantadas pelas crianças e deixe que elas cheguem às suas próprias conclusões. Essa linha de pensamento será importante para o desenvolvimento da aula.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações: Leia com as crianças os depoimentos do slide.

Escreva na parte de cima do quadro o termo êxodo rural. Divida o restante do quadro em três colunas. Na primeira coluna escreva: De onde as pessoas saíram? Na segunda coluna escreva: O que as pessoas buscavam? Na terceira coluna escreva: Para onde as pessoas foram?

Peça que as crianças pensem no que disseram as pessoas dos depoimentos e que deem suas ideias para responderem às questões do quadro, uma coluna de cada vez. Espera-se que a primeira coluna seja completada com o termo zona rural, que a terceira coluna seja completada com o termo zona urbana ou cidades e para a coluna do meio espera-se que as crianças digam coisas como melhores salários, melhores trabalhos, melhor acesso à serviços de saúde e educação, melhores condições de vida etc.

Peça que as crianças olhem as ideias da turma registradas no quadro e que imaginem milhares de pessoas pensando e agindo da mesma forma. Pergunte como as crianças acham que esse movimento alterou o modo de vida das pessoas. Que característica social passou a ser dominante em nosso país?

Espera-se que aqui as crianças cheguem à conclusão de que o êxodo rural ajudou a formar uma sociedade que vive em sua grande maioria em cidades, da forma como temos hoje no Brasil.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Leia com a turma a afirmação do slide. Em seguida abra uma discussão para que os alunos coloquem suas ideias sobre os motivos que fazem essa afirmação ser correta.

Espera-se que as crianças concluam que o êxodo rural fez com que a maioria da população brasileira vivesse em cidades.

Escreva com a turma um texto coletivo sobre o êxodo rural e sua influência na formação da sociedade que temos hoje no Brasil. Usem as informações anotadas no quadro e também as ideias trazidas pelas crianças durante a discussão dessa etapa da aula. Esse texto pode ser copiado no caderno ou transformado em um cartaz para ser usado como material de consulta pelas crianças.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.

Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula.

Para você saber mais:

ALVES. Eliseu; SOUZA, Geraldo da S.; MARRA, Renner. Êxodo e sua contribuição à urbanização de 1950 a 2010. Revista de Política Agrícola, ano XX, n.2, abr/mai/jun 2011. Disponível em: <https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/910778/1/Exodoesuacontribuicao.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia com a turma o tema da aula e diga aos alunos que hoje em dia bem menos pessoas vivem na zona rural do que há 50 anos atrás e que nessa aula vocês conversarão sobre isso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia o gráfico com a turma. Diga que em 1950 64% da população brasileira vivia no campo e em 2017 apenas 17% da população brasileira vivia no campo. Ajude as crianças a entenderem o gráfico dizendo que 64% significa que a cada 100 pessoas, 64 viviam na zona rural.

Explique que aproximadamente em 1950 iniciou no Brasil um movimento migratório chamado Êxodo Rural. Nesse movimento muitas pessoas começaram a deixar a zona rural para viverem nas cidades, o que fez com que a população vivendo no campo sofresse uma constante queda até chegar aos níveis que temos hoje.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia com a turma a questão do slide. Diga que durante o êxodo rural um fluxo grande de pessoas migrou da zona rural para a zona urbana. Pergunte como os alunos imaginam que isso influenciou no modo de viver da população brasileira. Ouça as ideias e hipóteses levantadas pelas crianças e deixe que elas cheguem às suas próprias conclusões. Essa linha de pensamento será importante para o desenvolvimento da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações: Leia com as crianças os depoimentos do slide.

Escreva na parte de cima do quadro o termo êxodo rural. Divida o restante do quadro em três colunas. Na primeira coluna escreva: De onde as pessoas saíram? Na segunda coluna escreva: O que as pessoas buscavam? Na terceira coluna escreva: Para onde as pessoas foram?

Peça que as crianças pensem no que disseram as pessoas dos depoimentos e que deem suas ideias para responderem às questões do quadro, uma coluna de cada vez. Espera-se que a primeira coluna seja completada com o termo zona rural, que a terceira coluna seja completada com o termo zona urbana ou cidades e para a coluna do meio espera-se que as crianças digam coisas como melhores salários, melhores trabalhos, melhor acesso à serviços de saúde e educação, melhores condições de vida etc.

Peça que as crianças olhem as ideias da turma registradas no quadro e que imaginem milhares de pessoas pensando e agindo da mesma forma. Pergunte como as crianças acham que esse movimento alterou o modo de vida das pessoas. Que característica social passou a ser dominante em nosso país?

Espera-se que aqui as crianças cheguem à conclusão de que o êxodo rural ajudou a formar uma sociedade que vive em sua grande maioria em cidades, da forma como temos hoje no Brasil.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Leia com a turma a afirmação do slide. Em seguida abra uma discussão para que os alunos coloquem suas ideias sobre os motivos que fazem essa afirmação ser correta.

Espera-se que as crianças concluam que o êxodo rural fez com que a maioria da população brasileira vivesse em cidades.

Escreva com a turma um texto coletivo sobre o êxodo rural e sua influência na formação da sociedade que temos hoje no Brasil. Usem as informações anotadas no quadro e também as ideias trazidas pelas crianças durante a discussão dessa etapa da aula. Esse texto pode ser copiado no caderno ou transformado em um cartaz para ser usado como material de consulta pelas crianças.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano