Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.
Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula, materiais complementares.
Materiais complementares:
Jogo da Ação Propositiva:
Para você saber mais:
Escravidão africana como migração forçada. Museu da Imigração. Disponível em: <http://museudaimigracao.org.br/escravidao-africana-como-migracao-forcada/>. Acesso em: 20 mai 2019.
Cultura afro-brasileira se manifesta na música, religião e culinária. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/10/cultura-afro-brasileira-se-manifesta-na-musica-religiao-e-culinaria>. Acesso em: 20 mai 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia com a turma o texto do slide e diga aos alunos que nessa aula eles conhecerão como os africanos que vieram para o Brasil influenciaram a nossa cultura.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia com a turma o texto do slide. Explique brevemente como aconteceu a vinda dos africanos para o Brasil, ainda no período colonial, e em que condições esse povo veio para cá. Diga ainda que os africanos trouxeram consigo a sua cultura, seus costumes e suas tradições, que influenciaram a cultura brasileira e estão presentes nas nossas vidas até hoje.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia com a turma a questão do slide. Pergunte para os alunos como eles imaginam que a cultura africana pode ter influenciado nossa cultura, em que aspectos isso aconteceu. Estimule que as crianças exponham suas ideias e opiniões.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Divida a turma em duplas. Entregue para cada dupla um papelzinho, previamente preparado e recortado, conforme sugerido nos Materiais Complementares. Nesses papéis estão elementos presentes na nossa cultura que foram influenciados pela cultura africana.
Oriente que as duplas devem ler o seu papel, mas não podem contar a ninguém o que está escrito nele.
Divida, agora, as duplas em dois grandes grupos que serão as equipes de jogo. Diga à turma que esse é o jogo das Cinco Marias. Nele, cada dupla fará uma mímica para que todos tentem adivinhar o que está escrito no seu papel. Palavras não podem ser usadas. A equipe que acertar qual é a mímica que está sendo feita marca ponto.
Finalizado o jogo, diga à turma que todas as mímicas feitas durante o jogo foram sobre elementos presentes na nossa cultura que foram influenciados pela cultura africana.
Faça com que a turma perceba como essa influência é forte e como aspectos da cultura africana fazem parte da nossa vida até hoje.
Jogo Ação Propositiva:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UUuecXG2nTxrN2RKxUh9w9TJgE7uBst2SGt86ME2Mr8g4bSjg5E6Uaa5dKE9/geo4-02und03-jogo-da-acao-propositiva.pdf
Como adequar à sua realidade:
Dependendo da região onde vive, você pode trocar as palavras sugeridas por palavras mais próximas da cultura local e com as quais as crianças convivem em seu cotidiano.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Divida o quadro em cinco partes. Escreva em cada uma delas as palavras: música, culinária, utensílios, estilo, brincadeiras. Peça que as duplas falem, uma por vez, as palavras sobre as quais fizeram a mímica no momento do jogo e vá encaixando, junto com a turma, essas palavras nas categorias listadas no quadro.
Inicie uma conversa com a turma discutindo os diferentes aspectos e a variedade de maneiras como a nossa cultura foi influenciada pela cultura africana. Diga ainda que de outras muitas maneiras a cultura africana influenciou a cultura presente hoje no Brasil, como na religião, na literatura dentre muitas outras formas.