17779
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 3º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Poluição das águas pelas atividades humanas

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar como o ser humano polui a água através das atividades que desempenha no cotidiano.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisabeth Cristina Dantas De Araújo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular; tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos e Google Meet (ou outra ferramenta que permita fazer videochamadas)

- Optativas: Google Classroom, Youtube, Paint e Google Desenhos

Valores trabalhados

- Cidadania

- Respeito ao ambiente

Apresentação do tema da aula (10 minutos)

O objetivo deste plano de aula é fazer com que os estudantes identifiquem como o ser humano polui a água através das atividades que desempenha no cotidiano. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Meet.

Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que vocês conversarão sobre como o ser humano polui as águas — de mares, rios, lagos ou lagoas — através das atividades que realiza no cotidiano. Sinalize para eles que essas atividades prejudiciais ao meio ambiente podem ocorrer em casa, nas áreas de agricultura e também nas indústrias.

Contextualização (35 minutos – assincronamente)

Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.

Explique para os alunos o significado da expressão “poluição da água”, esclarecendo que a utilizamos para nos referir a qualquer forma de contaminação desse recurso. Essa contaminação pode ser feita de várias formas, mas acontece especialmente pelas atividades humanas que realizamos no cotidiano. Essas atividades podem ser agrupadas em três categorias: agrícolas (contaminação pelo uso de agrotóxicos e fertilizantes), domésticas (quando jogamos lixo em locais inapropriados, deixamos óleo escorrer para o ralo da pia, consumimos em excesso especialmente os produtos que contém plástico) e industriais (tipo de poluição das águas mais frequente em áreas urbanas ou mesmo nas áreas afastadas da cidade mas que são destinadas à produção industrial, como mostra a imagem do primeiro slide). Peça que eles façam uma pesquisa e anotem em seus cadernos o significado da palavra “poluição”.

Problematização (40 minutos – assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização propondo aos alunos pensarem nos três grupos de atividades humanas apresentados anteriormente. Você pode fazer um organograma rápido, utilizando o Google Docs, escrevendo o nome dos três grupos. Peça aos alunos que dêem exemplos de atitudes humanas que poluem as águas de acordo com os grupos. Oriente que eles complementem sua tabela. Parta da seguinte pergunta: considerando os tipos de atividades poluentes que vimos, quais ações do ser humano no dia a dia, ajudam a aumentar a poluição das águas?

Em seguida, provoque-os a pensar em soluções para esses problemas. Para isso, faça o questionamento: o que podemos fazer para diminuir essa poluição? Peça que as respostas sejam devolvidas em desenhos. Você pode pedir que ele façam os desenhos em folhas de papel sulfite A4 ou usando ferramentas como Paint ou o Google Desenhos (cujo tutorial de uso está disponível aqui). 

Ação propositiva (dois dias – assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Peça que os estudantes façam duplas e oriente-os a marcarem um encontro virtual para que possam jogar o jogo da memória. Um deverá projetar o jogo, enquanto o outro dará as coordenadas para virar as cartas. A brincadeira tem como objetivo ajudar as crianças a identificarem soluções para os diferentes tipos de poluição da água.

O jogo possui cartas que contemplam atividades agrícolas, domésticas e industriais, conforme apontadas na etapa da contextualização. Para cada carta, há uma “solução” de como o ser humano pode resolver o problema apontado. Dessa forma, os alunos vão refletir sobre os problemas que são abordados e encontrarão a melhor solução para eles dentro das possibilidades oferecidas pelo jogo.

Para jogar, cada pessoa deve lançar um dado para decidir quem inicia o jogo. O aluno que tirar o maior número dá início à partida. Ao puxar a carta, ele deve ler qual o problema apontado. Em seguida, deve puxar outra carta e verificar se ela é a solução correta. Caso o aluno acerte, pode continuar a jogar. Em caso de erro, o outro jogador fará a sua jogada. Vence aquele que tiver o maior número de pares montados. 

As cartas do jogo da memória que você deve enviar aos estudantes estão disponíveis aqui.  

Sistematização (30 minutos – sincronamente)

Utilize o Google Meet nesta etapa. Após o jogo acabar, reúna os alunos em uma conversa e os questione: agora que pensamos nos problemas e nas soluções para a poluição das águas, o que podemos fazer no nosso dia a dia, em casa e na escola, para evitar que a água seja poluída?

Deixe que eles exponham suas opiniões e converse sobre a importância de todos fazerem sua parte para evitar que mais corpos hídricos sejam poluídos. Reforce que a poluição gera problemas de saúde para nós, para os animais e compromete a qualidade de vida de todos.

Convite às famílias

Oriente que as famílias assistam com as crianças às sugestões de vídeos que seguem abaixo:

- “Água - Desenho Animado Ambiental”, disponível aqui

- “A água é um mundo fantástico”, disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO3_09UND05

(EF03GE09) Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 3º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas