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Plano de aula - A importância da vegetação para o solo e a água

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre reconhecer a importância da preservação da vegetação para manter a qualidade do solo e da água.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisabeth Cristina Dantas De Araújo

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor multimídia, computador, garrafa PET, tesoura, amostras de solo (preferencialmente solos escuros), folhas de plantas ou mudas.

Material complementar:

Imagem para a etapa da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5SBM3GyRHq9QwFqGhHxdNeD9ScZp4Pxm7pcDfzqXuN4FcjxPrsMzXqBJ5yXK/geo3-09und04-problematizacao.pdf

Descrição do Experimento:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/S2sAjHJEnz5aynQmmVaX3TeWvFWJSAxYZTcNEj2QP5YpeUT2EwEApmBHevca/geo3-09und04-acao-propositiva.pdf

Cobertura Vegetal atual. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_vegetacao.pdf>. Acesso em 11 abr 2019.

Para você saber mais:

Para fins de aprofundamento no tema, sugerimos a leitura do artigo:

Pesquisas compram a importância da vegetação na produção da água. Disponível em: <http://somosverdes.com.br/pesquisas-comprovam-a-importancia-da-vegetacao-na-producao-de-agua/>. Acesso em: 11 abr 2019.

Pesquisadores explicam a importância das árvores para ter água de qualidade. Disponível em: <https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/pesquisadores-explicam-a-importancia-das-arvores-para-ter-agua-de-qualidade/>. Acesso em: 11 abr 2019.

Solo. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Solo/>. Acesso em 11 abr 2019.

Para fins de compreensão de quais materiais serão utilizados, e como o experimento deve ser realizado, é imprescindível a consulta do experimento:

Programa solo na escola ESALQ/USP. Disponível em: <https://solonaescola.blogspot.com/2011/11/experimentos-6.html>. Acesso em 11 abr 2019.

Caso queira ver na prática uma outra abordagem sobre o experimento, consulte o vídeo disponível em:

Experimento com erosão do solo. Youtube, 2013 (9min06seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1P07YwF80Pg>. Acesso em: 11 abr 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre a importância que a vegetação possui para a manutenção da qualidade do solo e da água.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Dê início à aula falando sobre o desmatamento no Brasil. Explique que ao longo dos anos, o Brasil vem perdendo áreas verdes devido o desmatamento de áreas florestadas. Continue a explicação falando sobre as consequências da perda das florestas para o solo, com o argumento de que a vegetação funciona como uma camada protetora para o solo, resguardando-o da ação de agentes como a chuva, o sol e o vento.

Sugestão: Para melhor explicar essa temática, você pode desenhar no quadro dois tipos de terrenos, sendo um deles com vegetação e o outro sem. Questione aos alunos se em caso de chuva, qual dos dois solos sofrerá mais impacto das gotas. Os alunos devem chegar à conclusão de que o terreno descoberto sofrerá mais com a chuva.

É importante que percebam a importância da proteção do solo para a sua conservação, para que isso ocorra, continue a explicação, abordando as consequências da ação da chuva, do sol e do vento para um terreno sem vegetação. Afirme que nesses casos, a água da chuva é um dos fatores responsáveis por levar os nutrientes do solo, o que faz com que, aos poucos ele se torne improdutivo, pois perdeu propriedades que o tornam fértil e preparado para o plantio.

Já em relação à importância da vegetação para a manutenção da qualidade da água, explique que ao retirar a vegetação de um terreno e deixá-lo exposto a ação da chuva acaba levando o solo para dentro dos rios, lagos, lagoas e demais corpos hídricos, aumentando a turbidez da água, deixando-a escura e muitas vezes imprópria para consumo, devido os compostos químicos liberados na água, provenientes sobretudo da decomposição de restos animais e vegetais. Este processo ainda faz com que a água leve sedimentos para os fundos dos rios, tornando-os mais rasos, isto devido ao acúmulo de material em seu leito.

Para você saber mais:

O que é turbidez da água e como ela afeta o tratamento de água? Disponível em: <https://2engenheiros.com/2017/12/12/turbidez-da-agua/ >. Acesso em: 12 abr 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete ou imprima a imagem do slide para a turma. Nela, é possível perceber a diferença entre dois terrenos, mesmo estando ambos em um mesmo recorte de paisagem. Utilizando o exemplo do slide anterior - sobre os terrenos com e sem vegetação - questione os alunos quais diferenças eles percebem na paisagem, na parte do terreno que possui vegetação e a parte que está desmatada.

Imagem para a etapa da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5SBM3GyRHq9QwFqGhHxdNeD9ScZp4Pxm7pcDfzqXuN4FcjxPrsMzXqBJ5yXK/geo3-09und04-problematizacao.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: O experimento sobre erosão do solo consiste em demonstrar a relação existente entre a chuva, e a existência ou não da vegetação para o solo e para a proteção da qualidade da água. Os materiais e o modo de fazer estão disponíveis no documento de suporte, anexado na seção “Materiais Complementares”. Para maior aprofundamento no tema, consulte os links disponíveis na seção “Para você saber mais”, nos quais o experimento está claramente explicado e demonstrado. Busque ajuda dos alunos para fazer o experimento junto com você, incentivando-os a participar desse momento, seja colocando a terra nas garrafas, irrigando, ou outras tarefas que possam realizar.

Como adequar à sua realidade: Caso não tenha como conseguir os três galões de 20 litros, você pode substituí-los por garrafas PET de 1 ou 2 litros. O importante é ter recipientes que possam ajudar a demonstrar o experimento. Da mesma forma, caso não queira fazer o experimento com três garrafas, você pode utilizar apenas duas, sendo uma delas com vegetação; e a outra apenas com a terra.

Descrição do Experimento:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/S2sAjHJEnz5aynQmmVaX3TeWvFWJSAxYZTcNEj2QP5YpeUT2EwEApmBHevca/geo3-09und04-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Programa solo na escola ESALQ/USP. Disponível em: <https://solonaescola.blogspot.com/2011/11/experimentos-6.html>. Acesso em 11 abr 2019.

Caso queira ver na prática uma outra abordagem sobre o experimento, consulte o vídeo disponível em:

Experimento com erosão do solo. Youtube, 2013 (9min06seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1P07YwF80Pg>. Acesso em: 11 abr 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações: Com base na experiência, reúna os alunos em uma roda de conversa e finalize a aula questionando-os a partir das seguintes perguntas:

  • Quais as diferenças entre a garrafa que está com vegetação sobre o solo, e a garrafa sem vegetação?
  • Em qual das duas garrafas o solo foi mais facilmente desgastado?
  • Em qual das duas garrafas a água saiu mais limpa?

Os alunos perceberão que na garrafa onde havia a presença de vegetação, o solo não foi comprometido, e a água escoada saiu mais limpa, devido o filtro que a vegetação faz, protegendo o solo.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor multimídia, computador, garrafa PET, tesoura, amostras de solo (preferencialmente solos escuros), folhas de plantas ou mudas.

Material complementar:

Imagem para a etapa da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5SBM3GyRHq9QwFqGhHxdNeD9ScZp4Pxm7pcDfzqXuN4FcjxPrsMzXqBJ5yXK/geo3-09und04-problematizacao.pdf

Descrição do Experimento:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/S2sAjHJEnz5aynQmmVaX3TeWvFWJSAxYZTcNEj2QP5YpeUT2EwEApmBHevca/geo3-09und04-acao-propositiva.pdf

Cobertura Vegetal atual. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_vegetacao.pdf>. Acesso em 11 abr 2019.

Para você saber mais:

Para fins de aprofundamento no tema, sugerimos a leitura do artigo:

Pesquisas compram a importância da vegetação na produção da água. Disponível em: <http://somosverdes.com.br/pesquisas-comprovam-a-importancia-da-vegetacao-na-producao-de-agua/>. Acesso em: 11 abr 2019.

Pesquisadores explicam a importância das árvores para ter água de qualidade. Disponível em: <https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/pesquisadores-explicam-a-importancia-das-arvores-para-ter-agua-de-qualidade/>. Acesso em: 11 abr 2019.

Solo. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Solo/>. Acesso em 11 abr 2019.

Para fins de compreensão de quais materiais serão utilizados, e como o experimento deve ser realizado, é imprescindível a consulta do experimento:

Programa solo na escola ESALQ/USP. Disponível em: <https://solonaescola.blogspot.com/2011/11/experimentos-6.html>. Acesso em 11 abr 2019.

Caso queira ver na prática uma outra abordagem sobre o experimento, consulte o vídeo disponível em:

Experimento com erosão do solo. Youtube, 2013 (9min06seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1P07YwF80Pg>. Acesso em: 11 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre a importância que a vegetação possui para a manutenção da qualidade do solo e da água.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Dê início à aula falando sobre o desmatamento no Brasil. Explique que ao longo dos anos, o Brasil vem perdendo áreas verdes devido o desmatamento de áreas florestadas. Continue a explicação falando sobre as consequências da perda das florestas para o solo, com o argumento de que a vegetação funciona como uma camada protetora para o solo, resguardando-o da ação de agentes como a chuva, o sol e o vento.

Sugestão: Para melhor explicar essa temática, você pode desenhar no quadro dois tipos de terrenos, sendo um deles com vegetação e o outro sem. Questione aos alunos se em caso de chuva, qual dos dois solos sofrerá mais impacto das gotas. Os alunos devem chegar à conclusão de que o terreno descoberto sofrerá mais com a chuva.

É importante que percebam a importância da proteção do solo para a sua conservação, para que isso ocorra, continue a explicação, abordando as consequências da ação da chuva, do sol e do vento para um terreno sem vegetação. Afirme que nesses casos, a água da chuva é um dos fatores responsáveis por levar os nutrientes do solo, o que faz com que, aos poucos ele se torne improdutivo, pois perdeu propriedades que o tornam fértil e preparado para o plantio.

Já em relação à importância da vegetação para a manutenção da qualidade da água, explique que ao retirar a vegetação de um terreno e deixá-lo exposto a ação da chuva acaba levando o solo para dentro dos rios, lagos, lagoas e demais corpos hídricos, aumentando a turbidez da água, deixando-a escura e muitas vezes imprópria para consumo, devido os compostos químicos liberados na água, provenientes sobretudo da decomposição de restos animais e vegetais. Este processo ainda faz com que a água leve sedimentos para os fundos dos rios, tornando-os mais rasos, isto devido ao acúmulo de material em seu leito.

Para você saber mais:

O que é turbidez da água e como ela afeta o tratamento de água? Disponível em: <https://2engenheiros.com/2017/12/12/turbidez-da-agua/ >. Acesso em: 12 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete ou imprima a imagem do slide para a turma. Nela, é possível perceber a diferença entre dois terrenos, mesmo estando ambos em um mesmo recorte de paisagem. Utilizando o exemplo do slide anterior - sobre os terrenos com e sem vegetação - questione os alunos quais diferenças eles percebem na paisagem, na parte do terreno que possui vegetação e a parte que está desmatada.

Imagem para a etapa da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5SBM3GyRHq9QwFqGhHxdNeD9ScZp4Pxm7pcDfzqXuN4FcjxPrsMzXqBJ5yXK/geo3-09und04-problematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: O experimento sobre erosão do solo consiste em demonstrar a relação existente entre a chuva, e a existência ou não da vegetação para o solo e para a proteção da qualidade da água. Os materiais e o modo de fazer estão disponíveis no documento de suporte, anexado na seção “Materiais Complementares”. Para maior aprofundamento no tema, consulte os links disponíveis na seção “Para você saber mais”, nos quais o experimento está claramente explicado e demonstrado. Busque ajuda dos alunos para fazer o experimento junto com você, incentivando-os a participar desse momento, seja colocando a terra nas garrafas, irrigando, ou outras tarefas que possam realizar.

Como adequar à sua realidade: Caso não tenha como conseguir os três galões de 20 litros, você pode substituí-los por garrafas PET de 1 ou 2 litros. O importante é ter recipientes que possam ajudar a demonstrar o experimento. Da mesma forma, caso não queira fazer o experimento com três garrafas, você pode utilizar apenas duas, sendo uma delas com vegetação; e a outra apenas com a terra.

Descrição do Experimento:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/S2sAjHJEnz5aynQmmVaX3TeWvFWJSAxYZTcNEj2QP5YpeUT2EwEApmBHevca/geo3-09und04-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Programa solo na escola ESALQ/USP. Disponível em: <https://solonaescola.blogspot.com/2011/11/experimentos-6.html>. Acesso em 11 abr 2019.

Caso queira ver na prática uma outra abordagem sobre o experimento, consulte o vídeo disponível em:

Experimento com erosão do solo. Youtube, 2013 (9min06seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1P07YwF80Pg>. Acesso em: 11 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações: Com base na experiência, reúna os alunos em uma roda de conversa e finalize a aula questionando-os a partir das seguintes perguntas:

  • Quais as diferenças entre a garrafa que está com vegetação sobre o solo, e a garrafa sem vegetação?
  • Em qual das duas garrafas o solo foi mais facilmente desgastado?
  • Em qual das duas garrafas a água saiu mais limpa?

Os alunos perceberão que na garrafa onde havia a presença de vegetação, o solo não foi comprometido, e a água escoada saiu mais limpa, devido o filtro que a vegetação faz, protegendo o solo.

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