Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular; tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos e Google Meet (ou outra ferramenta de videochamada)
- Optativas: Google Classroom, Google Jamboard e Youtube
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é fazer com que os estudantes relacionem a poluição e degradação dos recursos naturais à perda da qualidade de vida dos seres humanos. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Meet.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que vocês conversarão sobre a importância dos recursos naturais para a manutenção da nossa qualidade de vida. Questione o que eles compreendem como sendo “recursos naturais”, assim como a expressão “qualidade de vida”. A partir das respostas deles, explane sobre ambas as nomenclaturas. Peça que as respostas sejam encaminhadas por mensagens de texto ou áudio, no grupo da turma.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. No vídeo, converse com os alunos sobre a importância dos recursos naturais para a nossa qualidade de vida. Pergunte por que a moça da imagem da direita precisa usar essa máscara, levando em consideração que no plano de fundo da imagem existem chaminés de fábricas.
Problematização (35 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização. Apresente aos alunos as imagens dispostas no slide do plano original. Incentive-os a perceber os elementos presentes em ambas as ilustrações e provoque o debate a partir de questões como:
- As imagens são iguais? O que as diferencia?
- Quais recursos naturais vocês estão vendo na imagem da esquerda?
- O que aconteceu com os recursos naturais na imagem da direita?
As respostas dos alunos serão enviadas de maneira oral, por meio de áudio. Incentive-os a pensar na transformação que essa paisagem sofreu, passando de um ambiente com aspecto mais natural para um completamente modificado e degradado. A sugestão de imagem para ser utilizada na etapa da problematização está disponível aqui.
Ação propositiva (um dia – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias e envie aos alunos a atividade, disponível aqui. No vídeo, diga que nesta atividade eles verão imagens de diferentes tipo de degradação ambiental, tais como poluição da água, do ar, do solo e desmatamento. Na coluna ao lado das imagens, eles escreverão consequências para a nossa saúde ou para a realização de atividades no dia a dia com base nas imagens e nos recursos naturais que estão sendo degradados nelas. Peça que eles registrem essa atividade em seus cadernos.
Sistematização (40 minutos – sincronamente)
Utilize o Google Meet nesta etapa e reúna os estudantes em um momento síncrono. Pergunte como eles organizaram as respostas e por que pensaram nelas. Você pode ajudá-los a refletir um pouco mais sobre a importância de preservar os recursos naturais, explicando a importância deles para a nossa vida. Ao final, faça a pergunta: como seria a nossa vida sem os recursos naturais?
Peça que aos estudantes que, com o auxílio do programa da Google Jamboard, que é um quadro interativo desenvolvido pelo Google, eles coloquem no painel duas palavras que resumam a pergunta feita em aula. O vídeo com o passo a passo para acesso à ferramenta encontra-se disponível aqui.
Finalize a conversa convidando os alunos a dialogarem com seus pais e familiares sobre os conhecimentos aprendidos na aula de hoje, ajudando-os a colocar em prática novos hábitos relacionados aos recursos naturais existentes.
- Sugestão de expectativas de respostas, disponível aqui.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças aos vídeos que seguem abaixo como sugestão:
- “Meio ambiente na educação infantil”, disponível aqui
- “Como a poluição do ar afeta a nossa saúde?”, disponível aqui