GEO3_09UND02 - Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Recursos naturais e qualidade de vida
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Usos da água: Conscientização local.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para fins de agrupamento, divida a turma em duplas.
Materiais necessários: Imagens impressas, lápis, borracha, folha da atividade impressa, projetor multimídia, computador.
Material complementar:
Sugestão de imagem para utilizar na etapa da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KmsehZTK9CyTgtbeeGPTKtNtUGd23GxxTaazMWguMMd3y7nZbfZHkqerQY3h/geo3-09und02-problematizacao.pdf
Sugestão de atividade para impressão:
Sugestão de expectativas de respostas da atividade:
Para você saber mais:
A respeito da relação entre os recursos naturais e a qualidade da vida das pessoas, recomendamos a leitura do texto:
PERCEGONA, C.G. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente: artigos sobre políticas públicas para implantação. Disponível em: <http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana/uploadAddress/qualidade%5B24231%5D.pdf>. Acesso em: 21 mar 2019.
O que é qualidade de vida? Disponível em: <https://www.significados.com.br/qualidade-de-vida/>. Acesso em: 21 mar 2019.
Contextos prévios: É importante que os alunos tenham tido um contato inicial com os diversos recursos naturais existentes, e as possibilidades de poluição desses recursos.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre a importância dos recursos naturais para a manutenção da nossa qualidade de vida. Questione aos alunos o que eles compreendem como sendo recursos naturais, assim como a expressão qualidade de vida. A partir das respostas deles, explane sobre ambas as nomenclaturas.
Como adequar à sua realidade: Você pode utilizar os recursos naturais abundantes no município em que a escola está localizada. Da mesma forma, pode levar em consideração o modo de viver dos alunos e da comunidade em geral para abordar a questão da qualidade de vida, pois ela varia de lugar para lugar.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre a importância dos recursos naturais para a nossa qualidade de vida. Para ficar mais clara a explicação, mostre a eles as duas imagens presentes no slide. Pergunte porque a moça da imagem da direita precisa usar essa máscara, levando em consideração que no plano de fundo da imagem existem chaminés de fábricas. Caso não possa projetar, desenhe, escreva ou descreva as imagens para a turma.
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Apresente aos alunos as imagens dispostas no slide. Caso não possa projetar, imprima para que eles consigam visualizar. Incentive-os a perceber os elementos presentes em ambas as ilustrações, e provoque o debate a partir de questões como:
1. As imagens são iguais? O que as diferencia?
2. Quais recursos naturais vocês estão vendo na imagem da esquerda?
3. O que aconteceu com os recursos naturais na imagem da direita?
Você pode pensar em outras questões a partir das imagens.
As respostas dos alunos serão dadas de maneira oral, para fomentar o debate. Chame atenção para a diferença das cores nas imagens, o desaparecimento do rio, das árvores, das montanhas. Você pode incentivá-los a pensar na transformação que essa paisagem sofreu, passando de um ambiente com aspecto mais natural para um ambiente completamente modificado e degradado.
Sugestão de imagem para ser utilizada na etapa da problematização:
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa, na qual eles terão imagens com tipos diferentes de degradação ambiental, tais como poluição da água, do ar, do solo e desmatamento. Na coluna ao lado das imagens os alunos escreverão consequências para a nossa saúde ou para a realização de atividades no dia a dia, com base nas imagens e nos recursos naturais que estão sendo degradados nelas.
Sugestão de atividade para impressão:
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Reúna os alunos em uma roda de conversa, com a finalidade de fazer uma correção oral da atividade (você pode utilizar a folha com as chaves de respostas, que está em anexo). Pergunte à turma como eles organizaram as respostas, e porque pensaram nelas. Você pode ajudá-los a refletir um pouco mais sobre a importância de preservar os recursos naturais, explicando a importância deles para a nossa vida. Ao final, utilize a pergunta: “Como seria a nossa vida sem os recursos naturais?”
A partir dela, finalize a conversa convidando os alunos a dialogar com seus pais e familiares sobre os conhecimentos aprendidos na aula de hoje, e a ajudá-los a colocar em prática novos hábitos relacionados aos recursos naturais existentes.
Sugestão de expectativas de respostas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vcKbbwPKdgvmyYjFez9KRZqDhWSsMJtkCgyRFeVShC5hDSK9AMymTJqXfxWt/geo3-09und02-sistematizacao.pdf
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular; tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos e Google Meet (ou outra ferramenta de videochamada)
- Optativas: Google Classroom, Google Jamboard e Youtube
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é fazer com que os estudantes relacionem a poluição e degradação dos recursos naturais à perda da qualidade de vida dos seres humanos. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Meet.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que vocês conversarão sobre a importância dos recursos naturais para a manutenção da nossa qualidade de vida. Questione o que eles compreendem como sendo “recursos naturais”, assim como a expressão “qualidade de vida”. A partir das respostas deles, explane sobre ambas as nomenclaturas. Peça que as respostas sejam encaminhadas por mensagens de texto ou áudio, no grupo da turma.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. No vídeo, converse com os alunos sobre a importância dos recursos naturais para a nossa qualidade de vida. Pergunte por que a moça da imagem da direita precisa usar essa máscara, levando em consideração que no plano de fundo da imagem existem chaminés de fábricas.
Problematização (35 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização. Apresente aos alunos as imagens dispostas no slide do plano original. Incentive-os a perceber os elementos presentes em ambas as ilustrações e provoque o debate a partir de questões como:
- As imagens são iguais? O que as diferencia?
- Quais recursos naturais vocês estão vendo na imagem da esquerda?
- O que aconteceu com os recursos naturais na imagem da direita?
As respostas dos alunos serão enviadas de maneira oral, por meio de áudio. Incentive-os a pensar na transformação que essa paisagem sofreu, passando de um ambiente com aspecto mais natural para um completamente modificado e degradado. A sugestão de imagem para ser utilizada na etapa da problematização está disponível aqui.
Ação propositiva (um dia – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias e envie aos alunos a atividade, disponível aqui. No vídeo, diga que nesta atividade eles verão imagens de diferentes tipo de degradação ambiental, tais como poluição da água, do ar, do solo e desmatamento. Na coluna ao lado das imagens, eles escreverão consequências para a nossa saúde ou para a realização de atividades no dia a dia com base nas imagens e nos recursos naturais que estão sendo degradados nelas. Peça que eles registrem essa atividade em seus cadernos.
Sistematização (40 minutos – sincronamente)
Utilize o Google Meet nesta etapa e reúna os estudantes em um momento síncrono. Pergunte como eles organizaram as respostas e por que pensaram nelas. Você pode ajudá-los a refletir um pouco mais sobre a importância de preservar os recursos naturais, explicando a importância deles para a nossa vida. Ao final, faça a pergunta: como seria a nossa vida sem os recursos naturais?
Peça que aos estudantes que, com o auxílio do programa da Google Jamboard, que é um quadro interativo desenvolvido pelo Google, eles coloquem no painel duas palavras que resumam a pergunta feita em aula. O vídeo com o passo a passo para acesso à ferramenta encontra-se disponível aqui.
Finalize a conversa convidando os alunos a dialogarem com seus pais e familiares sobre os conhecimentos aprendidos na aula de hoje, ajudando-os a colocar em prática novos hábitos relacionados aos recursos naturais existentes.
- Sugestão de expectativas de respostas, disponível aqui.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças aos vídeos que seguem abaixo como sugestão:
- “Meio ambiente na educação infantil”, disponível aqui
- “Como a poluição do ar afeta a nossa saúde?”, disponível aqui
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Elisabeth Araújo
Mentor: Marina Lisboa
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 3°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Relacionar a poluição e degradação dos recursos naturais à perda da qualidade de vida dos seres humanos.
Habilidade (s) da Base: (EF03GE09) Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA