17777
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Recursos naturais e qualidade de vida

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre relacionar a poluição e degradação dos recursos naturais à perda da qualidade de vida dos seres humanos.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisabeth Cristina Dantas De Araújo

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para fins de agrupamento, divida a turma em duplas.

Materiais necessários: Imagens impressas, lápis, borracha, folha da atividade impressa, projetor multimídia, computador.

Material complementar:

Sugestão de imagem para utilizar na etapa da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KmsehZTK9CyTgtbeeGPTKtNtUGd23GxxTaazMWguMMd3y7nZbfZHkqerQY3h/geo3-09und02-problematizacao.pdf

Sugestão de atividade para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qHQmH4PztfAMxh7sfVh37mMEqhcvRcDQVkdp3X8zEMtE4bpKXWe3j2JRvRpu/geo3-09und02-acao-propositiva.pdf

Sugestão de expectativas de respostas da atividade:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vcKbbwPKdgvmyYjFez9KRZqDhWSsMJtkCgyRFeVShC5hDSK9AMymTJqXfxWt/geo3-09und02-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

A respeito da relação entre os recursos naturais e a qualidade da vida das pessoas, recomendamos a leitura do texto:

PERCEGONA, C.G. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente: artigos sobre políticas públicas para implantação. Disponível em: <http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana/uploadAddress/qualidade%5B24231%5D.pdf>. Acesso em: 21 mar 2019.

O que é qualidade de vida? Disponível em: <https://www.significados.com.br/qualidade-de-vida/>. Acesso em: 21 mar 2019.

Contextos prévios: É importante que os alunos tenham tido um contato inicial com os diversos recursos naturais existentes, e as possibilidades de poluição desses recursos.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre a importância dos recursos naturais para a manutenção da nossa qualidade de vida. Questione aos alunos o que eles compreendem como sendo recursos naturais, assim como a expressão qualidade de vida. A partir das respostas deles, explane sobre ambas as nomenclaturas.

Como adequar à sua realidade: Você pode utilizar os recursos naturais abundantes no município em que a escola está localizada. Da mesma forma, pode levar em consideração o modo de viver dos alunos e da comunidade em geral para abordar a questão da qualidade de vida, pois ela varia de lugar para lugar.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre a importância dos recursos naturais para a nossa qualidade de vida. Para ficar mais clara a explicação, mostre a eles as duas imagens presentes no slide. Pergunte porque a moça da imagem da direita precisa usar essa máscara, levando em consideração que no plano de fundo da imagem existem chaminés de fábricas. Caso não possa projetar, desenhe, escreva ou descreva as imagens para a turma.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Apresente aos alunos as imagens dispostas no slide. Caso não possa projetar, imprima para que eles consigam visualizar. Incentive-os a perceber os elementos presentes em ambas as ilustrações, e provoque o debate a partir de questões como:

1. As imagens são iguais? O que as diferencia?

2. Quais recursos naturais vocês estão vendo na imagem da esquerda?

3. O que aconteceu com os recursos naturais na imagem da direita?

Você pode pensar em outras questões a partir das imagens.

As respostas dos alunos serão dadas de maneira oral, para fomentar o debate. Chame atenção para a diferença das cores nas imagens, o desaparecimento do rio, das árvores, das montanhas. Você pode incentivá-los a pensar na transformação que essa paisagem sofreu, passando de um ambiente com aspecto mais natural para um ambiente completamente modificado e degradado.

Sugestão de imagem para ser utilizada na etapa da problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KmsehZTK9CyTgtbeeGPTKtNtUGd23GxxTaazMWguMMd3y7nZbfZHkqerQY3h/geo3-09und02-problematizacao.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa, na qual eles terão imagens com tipos diferentes de degradação ambiental, tais como poluição da água, do ar, do solo e desmatamento. Na coluna ao lado das imagens os alunos escreverão consequências para a nossa saúde ou para a realização de atividades no dia a dia, com base nas imagens e nos recursos naturais que estão sendo degradados nelas.

Sugestão de atividade para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qHQmH4PztfAMxh7sfVh37mMEqhcvRcDQVkdp3X8zEMtE4bpKXWe3j2JRvRpu/geo3-09und02-acao-propositiva.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Reúna os alunos em uma roda de conversa, com a finalidade de fazer uma correção oral da atividade (você pode utilizar a folha com as chaves de respostas, que está em anexo). Pergunte à turma como eles organizaram as respostas, e porque pensaram nelas. Você pode ajudá-los a refletir um pouco mais sobre a importância de preservar os recursos naturais, explicando a importância deles para a nossa vida. Ao final, utilize a pergunta: “Como seria a nossa vida sem os recursos naturais?”

A partir dela, finalize a conversa convidando os alunos a dialogar com seus pais e familiares sobre os conhecimentos aprendidos na aula de hoje, e a ajudá-los a colocar em prática novos hábitos relacionados aos recursos naturais existentes.

Sugestão de expectativas de respostas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vcKbbwPKdgvmyYjFez9KRZqDhWSsMJtkCgyRFeVShC5hDSK9AMymTJqXfxWt/geo3-09und02-sistematizacao.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para fins de agrupamento, divida a turma em duplas.

Materiais necessários: Imagens impressas, lápis, borracha, folha da atividade impressa, projetor multimídia, computador.

Material complementar:

Sugestão de imagem para utilizar na etapa da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KmsehZTK9CyTgtbeeGPTKtNtUGd23GxxTaazMWguMMd3y7nZbfZHkqerQY3h/geo3-09und02-problematizacao.pdf

Sugestão de atividade para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qHQmH4PztfAMxh7sfVh37mMEqhcvRcDQVkdp3X8zEMtE4bpKXWe3j2JRvRpu/geo3-09und02-acao-propositiva.pdf

Sugestão de expectativas de respostas da atividade:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vcKbbwPKdgvmyYjFez9KRZqDhWSsMJtkCgyRFeVShC5hDSK9AMymTJqXfxWt/geo3-09und02-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

A respeito da relação entre os recursos naturais e a qualidade da vida das pessoas, recomendamos a leitura do texto:

PERCEGONA, C.G. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente: artigos sobre políticas públicas para implantação. Disponível em: <http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana/uploadAddress/qualidade%5B24231%5D.pdf>. Acesso em: 21 mar 2019.

O que é qualidade de vida? Disponível em: <https://www.significados.com.br/qualidade-de-vida/>. Acesso em: 21 mar 2019.

Contextos prévios: É importante que os alunos tenham tido um contato inicial com os diversos recursos naturais existentes, e as possibilidades de poluição desses recursos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre a importância dos recursos naturais para a manutenção da nossa qualidade de vida. Questione aos alunos o que eles compreendem como sendo recursos naturais, assim como a expressão qualidade de vida. A partir das respostas deles, explane sobre ambas as nomenclaturas.

Como adequar à sua realidade: Você pode utilizar os recursos naturais abundantes no município em que a escola está localizada. Da mesma forma, pode levar em consideração o modo de viver dos alunos e da comunidade em geral para abordar a questão da qualidade de vida, pois ela varia de lugar para lugar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre a importância dos recursos naturais para a nossa qualidade de vida. Para ficar mais clara a explicação, mostre a eles as duas imagens presentes no slide. Pergunte porque a moça da imagem da direita precisa usar essa máscara, levando em consideração que no plano de fundo da imagem existem chaminés de fábricas. Caso não possa projetar, desenhe, escreva ou descreva as imagens para a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Apresente aos alunos as imagens dispostas no slide. Caso não possa projetar, imprima para que eles consigam visualizar. Incentive-os a perceber os elementos presentes em ambas as ilustrações, e provoque o debate a partir de questões como:

1. As imagens são iguais? O que as diferencia?

2. Quais recursos naturais vocês estão vendo na imagem da esquerda?

3. O que aconteceu com os recursos naturais na imagem da direita?

Você pode pensar em outras questões a partir das imagens.

As respostas dos alunos serão dadas de maneira oral, para fomentar o debate. Chame atenção para a diferença das cores nas imagens, o desaparecimento do rio, das árvores, das montanhas. Você pode incentivá-los a pensar na transformação que essa paisagem sofreu, passando de um ambiente com aspecto mais natural para um ambiente completamente modificado e degradado.

Sugestão de imagem para ser utilizada na etapa da problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KmsehZTK9CyTgtbeeGPTKtNtUGd23GxxTaazMWguMMd3y7nZbfZHkqerQY3h/geo3-09und02-problematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Entregue aos alunos a atividade impressa, na qual eles terão imagens com tipos diferentes de degradação ambiental, tais como poluição da água, do ar, do solo e desmatamento. Na coluna ao lado das imagens os alunos escreverão consequências para a nossa saúde ou para a realização de atividades no dia a dia, com base nas imagens e nos recursos naturais que estão sendo degradados nelas.

Sugestão de atividade para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qHQmH4PztfAMxh7sfVh37mMEqhcvRcDQVkdp3X8zEMtE4bpKXWe3j2JRvRpu/geo3-09und02-acao-propositiva.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Reúna os alunos em uma roda de conversa, com a finalidade de fazer uma correção oral da atividade (você pode utilizar a folha com as chaves de respostas, que está em anexo). Pergunte à turma como eles organizaram as respostas, e porque pensaram nelas. Você pode ajudá-los a refletir um pouco mais sobre a importância de preservar os recursos naturais, explicando a importância deles para a nossa vida. Ao final, utilize a pergunta: “Como seria a nossa vida sem os recursos naturais?”

A partir dela, finalize a conversa convidando os alunos a dialogar com seus pais e familiares sobre os conhecimentos aprendidos na aula de hoje, e a ajudá-los a colocar em prática novos hábitos relacionados aos recursos naturais existentes.

Sugestão de expectativas de respostas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vcKbbwPKdgvmyYjFez9KRZqDhWSsMJtkCgyRFeVShC5hDSK9AMymTJqXfxWt/geo3-09und02-sistematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano