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Plano de aula > Geografia > 2º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Diferentes moradias no lugar de viver

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre comparar diferentes tipos de moradia no lugar de vivência a partir de fotografias

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia De Azevedo Marques Tozzi

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos

- Optativas: Google Classroom, Google Desenhos, Paint, YouTube e software para edição e produção de vídeos

Valores trabalhados

- Cidadania

- Desigualdades sociais

Apresentação do tema da aula (20 minutos)

Neste plano de aula o objetivo é que os alunos comparem diferentes tipos de moradias a partir de fotografias. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.

Envie o slide de apresentação que se encontra no plano original à turma. Grave um vídeo perguntando aos alunos se eles sabem o que significa moradia e por que chamamos esses lugares de espaço de vivência. Explique que moradias são os lugares onde as pessoas vivem. Geralmente, pensamos em casas, apartamentos, sítios, mas podem ser também orfanatos, internatos ou qualquer outra instituição. Chamamos de espaço de vivência pois são nesses locais que as relações entre as pessoas acontecem com família, amigos, vizinhos, entre outros.

Contextualização (20 minutos)

Envie à turma o slide de contextualização que você encontra no plano original. Grave uma vídeoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.

Pergunte aos alunos o que eles enxergam na foto enviada. Como eles chegaram a essa conclusão? Quais diferenças eles percebem quando pensam nas casas que conhecemos? Espera-se que neste momento eles relatem as distinções de tamanho e de localização. As respostas poderão ser encaminhadas por mensagens de texto ou áudio.

Problematização (60 minutos - assincronamente)

Encaminhe as imagens que estão no plano original aos alunos. Pergunte: por que construímos casas tão diferentes? Explique que existem várias formas de analisarmos um espaço dentro da Geografia e uma delas é chamada de visão oblíqua. Neste tipo de imagem, tentamos enxergar a maior parte do espaço analisado, por isso, algumas são feitas de cima para baixo e outras são feitas na diagonal.

- Comparando as imagens das duas casas, quais diferenças podemos perceber quanto a sua construção?

- A primeira casa é feita de toras de madeira e possui uma grande chaminé. Onde será que ela foi construída: num lugar quente ou frio?

- Já a segunda casa possui um telhado de palha. Será que isso nos dá uma pista sobre o clima onde ela foi construída?

Após responderem, pergunte se eles acreditam que o clima é um dos fatores que influenciam na forma como as casas são construídas. Apresente novamente as imagens que estão no plano original. Na primeira, vemos uma pequena casa que parece ser feita com tábuas de madeira e algumas telhas. Já a segunda fotografia mostra uma residência bem grande, com um belo jardim na frente.

Faça o questionamento: o que podemos dizer sobre essas casas? Aqui, espera-se que as crianças percebam a diferença econômica entre as duas moradias. Questione se podemos dizer, então, que um outro fator que influencia em como as residências são construídas é o poder econômico, ou seja, o dinheiro que as pessoas têm. Peça que façam suas anotações no caderno, diante dos seus questionamentos.

Ação propositiva (dois dias - assincronamente)

Explique que agora todos serão arquitetos pois irão ter que desenhar o modelo de uma casa. Não se trata de uma moradia qualquer, mas de uma que terá que obedecer critérios estabelecidos pelas pessoas que irão morar nela.

Divida a sala em quatro grupos. Cada um deles irá receber uma orientação sobre o local onde a casa será construída e o material que deve ser usado, mas as produções serão individuais. Com base nessas informações, cada aluno irá criar o desenho de uma casa que atenda aos fatores determinados. Você pode definir novos critérios ou seguir as sugestões presentes no material disponível aqui.

É muito importante que se ofereça a possibilidade do uso do Google Desenhos ou do Paint para que os trabalhos sejam feitos. Para isso, envie o tutorial de como usar o Google Desenhos, disponível aqui

Sistematização (60 minutos)

Explique que após a elaboração dos desenhos, cada aluno deverá enviar seus registros. Você deve organizar um vídeo com todas as produções e disponibilizá-lo para todos. Se você tiver um canal no Youtube, poste os trabalhos das crianças, valorizando o que fizeram.

Convite às famílias

Oriente que as famílias assistam com as crianças aos dois vídeos que seguem como sugestão:

- “Tipos de moradias”, disponível aqui

- “A casa - Vinicius de Morais”, disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO2_09UND05

(EF02GE09) Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).


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