17776
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Diferentes moradias no lugar de viver

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre comparar diferentes tipos de moradia no lugar de vivência a partir de fotografias

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia De Azevedo Marques Tozzi

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula será necessário a utilização das imagens dos slides 3, 4, e 5 se não for possível projetar essas imagens o professor deverá trazê-las impressas ou substituir por outras que sigam a mesma linha proposta no plano (diferentes tipos de casas). Além das imagens será necessário o uso de folhas de sulfite que serão distribuídas aos grupos para a realização da ação propositiva.

Material complementar:

Atividade da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8Rej7QVa4JjxXpMbT4T6yUA6WZ8xwkxTfGjwYhubseX3KtMnEc7eWEk7Dbzf/geo2-09und05-criterios-para-o-desenho-das-casas.pdf

Para você saber mais:

Geografia das moradias. Youtube, 2017 (10min17seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Mwk2CK_ScNw>. Acesso em: 30 mai 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos. Pergunte aos alunos se eles sabem o que significa moradia e porque chamamos estes lugares de espaço de vivência. Explique que moradias são os lugares onde as pessoas vivem, geralmente pensamos em casas, apartamentos, sítios mas poderiam ser orfanatos, internatos ou qualquer outra instituição onde as pessoas vivam. E chamamos de espaço de vivência pois são nestes locais que as relações entre as pessoas acontecem, famílias, amigos, vizinhos entre outros.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou mostre a imagem contida no slide. Pergunte aos alunos o que eles enxergam nesta foto. Como eles chegaram a esta conclusão? Quais diferenças podemos perceber quando pensamos nas casas que conhecemos? Espera-se que nesse momento os alunos relatem as diferenças de tamanho e de localização.

Como adequar à sua realidade: Se este plano for usado em uma escola rural o professor poderá escolher a imagem de uma casa de campo (sítio ou fazenda) para que o plano se aproxime melhor da realidade dos alunos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete o slide ou mostre as duas imagens contidas nele e faça a pergunta: “Por que construímos casas tão diferentes?” Vamos comparar as imagens. Explique aos alunos que existem várias formas de analisarmos um espaço dentro da geografia e uma delas é chamada de visão oblíqua. Neste tipo de imagem tentamos enxergar a maior parte do espaço analisado, por isso algumas imagens são feitas de cima para baixo e outras são feitas na diagonal.

  • Comparando as imagens das duas casas quais diferenças podemos perceber quanto a sua construção?
  • A primeira casa é feita de toras de madeira e possui uma grande chaminé, onde será que ela foi construída, num lugar quente, ou frio?
  • Já a segunda casa possui um telhado de palha, será que isso nos dá uma pista sobre o clima onde ela foi construída?

Depois das respostas pergunte aos alunos se eles acreditam que o clima é um dos fatores que influenciam na forma como as casa são construídas.

Projete o segundo slide ou mostre as imagens contidas nele e pergunte quais as diferenças eles conseguem perceber entre as duas casas. Na primeira imagem vemos uma pequena casa que parece ser construída com tábuas de madeira e algumas telhas que cobrem o telhado, o que podemos dizer sobre essa casa? Aqui espera-se que os alunos percebam a diferença econômica entre as duas casas (pobreza e riqueza). Já a segunda casa é bem grande, com um belo jardim à frente. Depois das respostas pergunte aos alunos se podemos dizer então que um outro fator que influencia em como as casa são construídas é o poder econômico, ou seja o dinheiro que as pessoas possuem.

Para você saber mais:

Geografia das moradias. Youtube, 2017 (10min17seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Mwk2CK_ScNw>. Acesso em: 30 mai 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou mostre as duas imagens contidas nele e faça a pergunta: “Por que construímos casas tão diferentes?” Vamos comparar as imagens. Explique aos alunos que existem várias formas de analisarmos o espaço dentro da geografia e uma delas é chamada de visão oblíqua. Neste tipo de imagem tentamos enxergar a maior parte do espaço analisado, por isso algumas imagens são feitas de cima para baixo e outras são feitas na diagonal.

  • Comparando as imagens das duas casas quais diferenças podemos perceber quanto a sua construção?
  • A primeira casa é feita de toras de madeira e possui uma grande chaminé, onde será que ela foi construída, num lugar quente, ou frio?
  • Já a segunda casa possui um telhado de palha, será que isso nos dá uma pista sobre o clima onde ela foi construída?

Depois das respostas pergunte aos alunos se eles acreditam que o clima é um dos fatores que influenciam na forma como as casa são construídas.

Projete o segundo slide ou mostre as imagens contidas nele e pergunte quais as diferenças eles conseguem perceber entre as duas casas. Na primeira imagem vemos uma pequena casa que parece ser construída com tábuas de madeira e algumas telhas que cobrem o telhado, o que podemos dizer sobre essa casa? Aqui espera-se que os alunos percebam a diferença econômica entre as duas casas (pobreza e riqueza). Já a segunda casa é bem grande, com um belo jardim à frente. Depois das respostas pergunte aos alunos se podemos dizer então que um outro fator que influencia em como as casa são construídas é o poder econômico, ou seja o dinheiro que as pessoas possuem.

Para você saber mais:

Geografia das moradias. Youtube, 2017 (10min17seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Mwk2CK_ScNw>. Acesso em: 30 mai 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Explique que agora todos se tornarão arquitetos e terão que desenhar o modelo de uma casa. Mas não será a casa que eles querem e sim uma casa que terá que obedecer alguns critérios já escolhidos pelas pessoas que vão morar nela. Divida a sala em 4 grupos. Cada grupo irá receber uma orientação sobre o local onde a casa do grupo será construída e sobre o material usado para a construção desta casa. Em cima dessas informações cada grupo irá criar o desenho de uma casa que atenda aos fatores determinados. Estes fatores poderão ser definidos pelo professor ou podem ser seguidas as sugestões presentes no material abaixo.

Atividade da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8Rej7QVa4JjxXpMbT4T6yUA6WZ8xwkxTfGjwYhubseX3KtMnEc7eWEk7Dbzf/geo2-09und05-criterios-para-o-desenho-das-casas.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o slide ou diga a fala contida nele. Explique que após a elaboração dos desenhos, cada grupo irá na frente da sala explicar e defender o seu projeto. Mostrando como fizeram o desenho da casa obedecendo os critérios que foram estabelecidos para o seu grupo. Explique que a apresentação deve começar com o grupo dizendo para sala quais eram os critérios do seu grupo e depois eles mostrarão nos desenhos como seguiram estes critérios.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula será necessário a utilização das imagens dos slides 3, 4, e 5 se não for possível projetar essas imagens o professor deverá trazê-las impressas ou substituir por outras que sigam a mesma linha proposta no plano (diferentes tipos de casas). Além das imagens será necessário o uso de folhas de sulfite que serão distribuídas aos grupos para a realização da ação propositiva.

Material complementar:

Atividade da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8Rej7QVa4JjxXpMbT4T6yUA6WZ8xwkxTfGjwYhubseX3KtMnEc7eWEk7Dbzf/geo2-09und05-criterios-para-o-desenho-das-casas.pdf

Para você saber mais:

Geografia das moradias. Youtube, 2017 (10min17seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Mwk2CK_ScNw>. Acesso em: 30 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos. Pergunte aos alunos se eles sabem o que significa moradia e porque chamamos estes lugares de espaço de vivência. Explique que moradias são os lugares onde as pessoas vivem, geralmente pensamos em casas, apartamentos, sítios mas poderiam ser orfanatos, internatos ou qualquer outra instituição onde as pessoas vivam. E chamamos de espaço de vivência pois são nestes locais que as relações entre as pessoas acontecem, famílias, amigos, vizinhos entre outros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou mostre a imagem contida no slide. Pergunte aos alunos o que eles enxergam nesta foto. Como eles chegaram a esta conclusão? Quais diferenças podemos perceber quando pensamos nas casas que conhecemos? Espera-se que nesse momento os alunos relatem as diferenças de tamanho e de localização.

Como adequar à sua realidade: Se este plano for usado em uma escola rural o professor poderá escolher a imagem de uma casa de campo (sítio ou fazenda) para que o plano se aproxime melhor da realidade dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete o slide ou mostre as duas imagens contidas nele e faça a pergunta: “Por que construímos casas tão diferentes?” Vamos comparar as imagens. Explique aos alunos que existem várias formas de analisarmos um espaço dentro da geografia e uma delas é chamada de visão oblíqua. Neste tipo de imagem tentamos enxergar a maior parte do espaço analisado, por isso algumas imagens são feitas de cima para baixo e outras são feitas na diagonal.

  • Comparando as imagens das duas casas quais diferenças podemos perceber quanto a sua construção?
  • A primeira casa é feita de toras de madeira e possui uma grande chaminé, onde será que ela foi construída, num lugar quente, ou frio?
  • Já a segunda casa possui um telhado de palha, será que isso nos dá uma pista sobre o clima onde ela foi construída?

Depois das respostas pergunte aos alunos se eles acreditam que o clima é um dos fatores que influenciam na forma como as casa são construídas.

Projete o segundo slide ou mostre as imagens contidas nele e pergunte quais as diferenças eles conseguem perceber entre as duas casas. Na primeira imagem vemos uma pequena casa que parece ser construída com tábuas de madeira e algumas telhas que cobrem o telhado, o que podemos dizer sobre essa casa? Aqui espera-se que os alunos percebam a diferença econômica entre as duas casas (pobreza e riqueza). Já a segunda casa é bem grande, com um belo jardim à frente. Depois das respostas pergunte aos alunos se podemos dizer então que um outro fator que influencia em como as casa são construídas é o poder econômico, ou seja o dinheiro que as pessoas possuem.

Para você saber mais:

Geografia das moradias. Youtube, 2017 (10min17seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Mwk2CK_ScNw>. Acesso em: 30 mai 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou mostre as duas imagens contidas nele e faça a pergunta: “Por que construímos casas tão diferentes?” Vamos comparar as imagens. Explique aos alunos que existem várias formas de analisarmos o espaço dentro da geografia e uma delas é chamada de visão oblíqua. Neste tipo de imagem tentamos enxergar a maior parte do espaço analisado, por isso algumas imagens são feitas de cima para baixo e outras são feitas na diagonal.

  • Comparando as imagens das duas casas quais diferenças podemos perceber quanto a sua construção?
  • A primeira casa é feita de toras de madeira e possui uma grande chaminé, onde será que ela foi construída, num lugar quente, ou frio?
  • Já a segunda casa possui um telhado de palha, será que isso nos dá uma pista sobre o clima onde ela foi construída?

Depois das respostas pergunte aos alunos se eles acreditam que o clima é um dos fatores que influenciam na forma como as casa são construídas.

Projete o segundo slide ou mostre as imagens contidas nele e pergunte quais as diferenças eles conseguem perceber entre as duas casas. Na primeira imagem vemos uma pequena casa que parece ser construída com tábuas de madeira e algumas telhas que cobrem o telhado, o que podemos dizer sobre essa casa? Aqui espera-se que os alunos percebam a diferença econômica entre as duas casas (pobreza e riqueza). Já a segunda casa é bem grande, com um belo jardim à frente. Depois das respostas pergunte aos alunos se podemos dizer então que um outro fator que influencia em como as casa são construídas é o poder econômico, ou seja o dinheiro que as pessoas possuem.

Para você saber mais:

Geografia das moradias. Youtube, 2017 (10min17seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Mwk2CK_ScNw>. Acesso em: 30 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Explique que agora todos se tornarão arquitetos e terão que desenhar o modelo de uma casa. Mas não será a casa que eles querem e sim uma casa que terá que obedecer alguns critérios já escolhidos pelas pessoas que vão morar nela. Divida a sala em 4 grupos. Cada grupo irá receber uma orientação sobre o local onde a casa do grupo será construída e sobre o material usado para a construção desta casa. Em cima dessas informações cada grupo irá criar o desenho de uma casa que atenda aos fatores determinados. Estes fatores poderão ser definidos pelo professor ou podem ser seguidas as sugestões presentes no material abaixo.

Atividade da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8Rej7QVa4JjxXpMbT4T6yUA6WZ8xwkxTfGjwYhubseX3KtMnEc7eWEk7Dbzf/geo2-09und05-criterios-para-o-desenho-das-casas.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o slide ou diga a fala contida nele. Explique que após a elaboração dos desenhos, cada grupo irá na frente da sala explicar e defender o seu projeto. Mostrando como fizeram o desenho da casa obedecendo os critérios que foram estabelecidos para o seu grupo. Explique que a apresentação deve começar com o grupo dizendo para sala quais eram os critérios do seu grupo e depois eles mostrarão nos desenhos como seguiram estes critérios.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano