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Plano de aula > Geografia > 2º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Trabalhando a localização e os pontos de referência

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre identificar elementos que possam ser usados como pontos de referência ao trabalhar as direções através das rosas dos ventos em maquetes (visão vertical).

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia De Azevedo Marques Tozzi

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula será necessário a utilização da imagem do slide 4, se não for possível projetar essa imagem o professor deverá trazê-la impressa ou substituir por outra imagem clara da rosa dos ventos. Além da imagem será necessário juntar materiais recicláveis para a construção da maquete (caixas de fósforo, garrafinhas pet, tampinhas de garrafa, palitos de sorvete e bases de papelão). Proponha para a turma em uma aula anterior que tragam materiais recicláveis na próxima aula irão realizar uma atividade utilizando estes materiais. Além destes materiais será necessário a impressão do modelo que os alunos deverão seguir para a construção da maquete, o link está disponível no material complementar, mas se não for impossível fazer a impressão faça o desenho em uma folha de sulfite e traga para ser usado no dia da atividade.

Material complementar:

Modelo para maquete:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rqFJ9YVYZu749YmjQzHmrbZsQBHRMzAdRUqQjxdD8saVXWDPf9YcSwfK4NVB/geo2-09und04-modelo-para-maquete.pdf

Modelo de perguntas e possíveis respostas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AxycE3vxkXYzhGxbk6yreTGTdm9qJavVvMnz3WbsTs29BkNcDnPh8YGpGRuW/geo2-09und04-modelos-de-perguntas-e-possiveis-respostas.pdf

Para você saber mais:

OLIVEIRA, B.R.; MALANSKI, L.M. O uso da maquete no ensino da geografia. Extensão em Foco, Curitiba, n.2, p.181-189, jul/dez 2008. Editora da UFPR. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/24783/16618>. Acesso em: 30 mai 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro.

Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos. Pergunte aos alunos:

  • O que vocês fazem quando estão procurando um caminho e não encontram e percebem que estão perdidos?

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou mostre a imagem contida no slide. Pergunte a sala como eles fazem para explicar o caminho quando alguém pergunta. O que usam como ponto de referência? Pergunte se alguém sabe o que isso significa.

Explique que o ponto de referência é um lugar bem conhecido pela maioria das pessoas daquele lugar, e normalmente perguntamos, você conhece este lugar, se a resposta for afirmativa explicamos a partir de lá o caminho até o ponto de chegada. Este lugar é chamado de ponto de referência pois será um local conhecido e servirá como um novo ponto de partida e a partir dele a pessoa terá que prestar atenção na explicação para então entender como chegar ao destino escolhido.

Se os alunos ainda ficarem confusos, use como exemplo um ponto na cidade onde moram. Escolha como ponto de referência algo bem conhecido na cidade, como um supermercado, escola ou cinema e a partir dele explique como chegar a um outro lugar.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete ou mostre a imagem contida no slide e pergunte a sala se alguém conhece este símbolo.

Explique que esta é uma rosa dos ventos e representa os pontos cardeais. Estes pontos foram criados para ajudar na localização e usa o sol como referência. O nascer do sol é o lado leste e o pôr do sol é o lado oeste. A rosa dos ventos é usada em mapas para ajudar na localização de um ponto, pois ela indica qual orientação devemos seguir.

Explique que quando mostramos um caminho a alguém, usamos os pontos de referência pois são mais próximos facilitando o entendimento, mas quando estamos usando um mapa muitas vezes é impossível usar apenas um ponto de referência para achar a localização, por isso usamos a rosa dos ventos para encontrar a direção que procuramos.

Pergunte a sala se já pensaram como era se localizar antigamente, quando ainda não existiam instrumentos como as bússolas e os GPSs? Como as pessoas se localizavam quando estavam no mar, nas florestas ou num deserto? A idéia neste momento é que os alunos pensem na localização pelo sol, pelas estrelas, pelo vento e outros elementos naturais.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Projete o slide ou diga o que está contido nele. Diga que agora vamos nos tornar engenheiros e vamos construir uma cidade. Quando os engenheiros vão construir algo ele geralmente possuem uma planta, que é um desenho daquilo que terão que construir. Nós faremos a mesma coisa.

Distribua um desenho com o modelo da cidade (disponível abaixo) e a partir deste modelo os alunos irão construir uma maquete de uma pequena cidade. Explique que uma maquete e a representação de um lugar só que de um tamanho menor. Será usada como base um pedaço de papelão e todo o resto será feito de material reciclável trazido pelos alunos durante a semana anterior.

Modelo para maquete:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rqFJ9YVYZu749YmjQzHmrbZsQBHRMzAdRUqQjxdD8saVXWDPf9YcSwfK4NVB/geo2-09und04-modelo-para-maquete.pdf

Como adequar à sua realidade: Se a sala for muito numerosa o professor poderá separar a sala em dois ou três grupos para facilitar a participação de todos. Se este plano for usado numa escola rural o professor poderá substituir o modelo de planta usada por uma representando as moradia e plantações se aproximando mais da realidade da escola.

Para você saber mais:

OLIVEIRA, B.R.; MALANSKI, L.M. O uso da maquete no ensino da geografia. Extensão em Foco, Curitiba, n.2, p.181-189, jul/dez 2008. Editora da UFPR. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/24783/16618>. Acesso em: 30 mai 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete ou diga a frase contida no slide.

Explique que agora que a maquete está pronta, eles terão que descrever os caminhos de um ponto até o outro escolhidos pelo professor. Terão usar a rosa dos ventos para dar a direção e os pontos de referência para facilitar a localização. Por exemplo: Estou na praça central como chego ao açougue? Resposta: Siga ao norte até a quitanda, passe por ela e o açougue estará logo depois.

Escolha seus próprios pontos ou use os pontos sugeridos no material complementar.

Modelo de perguntas e possíveis respostas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AxycE3vxkXYzhGxbk6yreTGTdm9qJavVvMnz3WbsTs29BkNcDnPh8YGpGRuW/geo2-09und04-modelos-de-perguntas-e-possiveis-respostas.pdf

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula será necessário a utilização da imagem do slide 4, se não for possível projetar essa imagem o professor deverá trazê-la impressa ou substituir por outra imagem clara da rosa dos ventos. Além da imagem será necessário juntar materiais recicláveis para a construção da maquete (caixas de fósforo, garrafinhas pet, tampinhas de garrafa, palitos de sorvete e bases de papelão). Proponha para a turma em uma aula anterior que tragam materiais recicláveis na próxima aula irão realizar uma atividade utilizando estes materiais. Além destes materiais será necessário a impressão do modelo que os alunos deverão seguir para a construção da maquete, o link está disponível no material complementar, mas se não for impossível fazer a impressão faça o desenho em uma folha de sulfite e traga para ser usado no dia da atividade.

Material complementar:

Modelo para maquete:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rqFJ9YVYZu749YmjQzHmrbZsQBHRMzAdRUqQjxdD8saVXWDPf9YcSwfK4NVB/geo2-09und04-modelo-para-maquete.pdf

Modelo de perguntas e possíveis respostas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AxycE3vxkXYzhGxbk6yreTGTdm9qJavVvMnz3WbsTs29BkNcDnPh8YGpGRuW/geo2-09und04-modelos-de-perguntas-e-possiveis-respostas.pdf

Para você saber mais:

OLIVEIRA, B.R.; MALANSKI, L.M. O uso da maquete no ensino da geografia. Extensão em Foco, Curitiba, n.2, p.181-189, jul/dez 2008. Editora da UFPR. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/24783/16618>. Acesso em: 30 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro.

Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos. Pergunte aos alunos:

  • O que vocês fazem quando estão procurando um caminho e não encontram e percebem que estão perdidos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou mostre a imagem contida no slide. Pergunte a sala como eles fazem para explicar o caminho quando alguém pergunta. O que usam como ponto de referência? Pergunte se alguém sabe o que isso significa.

Explique que o ponto de referência é um lugar bem conhecido pela maioria das pessoas daquele lugar, e normalmente perguntamos, você conhece este lugar, se a resposta for afirmativa explicamos a partir de lá o caminho até o ponto de chegada. Este lugar é chamado de ponto de referência pois será um local conhecido e servirá como um novo ponto de partida e a partir dele a pessoa terá que prestar atenção na explicação para então entender como chegar ao destino escolhido.

Se os alunos ainda ficarem confusos, use como exemplo um ponto na cidade onde moram. Escolha como ponto de referência algo bem conhecido na cidade, como um supermercado, escola ou cinema e a partir dele explique como chegar a um outro lugar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete ou mostre a imagem contida no slide e pergunte a sala se alguém conhece este símbolo.

Explique que esta é uma rosa dos ventos e representa os pontos cardeais. Estes pontos foram criados para ajudar na localização e usa o sol como referência. O nascer do sol é o lado leste e o pôr do sol é o lado oeste. A rosa dos ventos é usada em mapas para ajudar na localização de um ponto, pois ela indica qual orientação devemos seguir.

Explique que quando mostramos um caminho a alguém, usamos os pontos de referência pois são mais próximos facilitando o entendimento, mas quando estamos usando um mapa muitas vezes é impossível usar apenas um ponto de referência para achar a localização, por isso usamos a rosa dos ventos para encontrar a direção que procuramos.

Pergunte a sala se já pensaram como era se localizar antigamente, quando ainda não existiam instrumentos como as bússolas e os GPSs? Como as pessoas se localizavam quando estavam no mar, nas florestas ou num deserto? A idéia neste momento é que os alunos pensem na localização pelo sol, pelas estrelas, pelo vento e outros elementos naturais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Projete o slide ou diga o que está contido nele. Diga que agora vamos nos tornar engenheiros e vamos construir uma cidade. Quando os engenheiros vão construir algo ele geralmente possuem uma planta, que é um desenho daquilo que terão que construir. Nós faremos a mesma coisa.

Distribua um desenho com o modelo da cidade (disponível abaixo) e a partir deste modelo os alunos irão construir uma maquete de uma pequena cidade. Explique que uma maquete e a representação de um lugar só que de um tamanho menor. Será usada como base um pedaço de papelão e todo o resto será feito de material reciclável trazido pelos alunos durante a semana anterior.

Modelo para maquete:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rqFJ9YVYZu749YmjQzHmrbZsQBHRMzAdRUqQjxdD8saVXWDPf9YcSwfK4NVB/geo2-09und04-modelo-para-maquete.pdf

Como adequar à sua realidade: Se a sala for muito numerosa o professor poderá separar a sala em dois ou três grupos para facilitar a participação de todos. Se este plano for usado numa escola rural o professor poderá substituir o modelo de planta usada por uma representando as moradia e plantações se aproximando mais da realidade da escola.

Para você saber mais:

OLIVEIRA, B.R.; MALANSKI, L.M. O uso da maquete no ensino da geografia. Extensão em Foco, Curitiba, n.2, p.181-189, jul/dez 2008. Editora da UFPR. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/24783/16618>. Acesso em: 30 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete ou diga a frase contida no slide.

Explique que agora que a maquete está pronta, eles terão que descrever os caminhos de um ponto até o outro escolhidos pelo professor. Terão usar a rosa dos ventos para dar a direção e os pontos de referência para facilitar a localização. Por exemplo: Estou na praça central como chego ao açougue? Resposta: Siga ao norte até a quitanda, passe por ela e o açougue estará logo depois.

Escolha seus próprios pontos ou use os pontos sugeridos no material complementar.

Modelo de perguntas e possíveis respostas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AxycE3vxkXYzhGxbk6yreTGTdm9qJavVvMnz3WbsTs29BkNcDnPh8YGpGRuW/geo2-09und04-modelos-de-perguntas-e-possiveis-respostas.pdf

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