17774
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Mapas - representando espaços conhecidos

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre identificar os elementos que compõem um mapa e entender a sua utilização na representação dos lugares de vivência (visão vertical)

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia De Azevedo Marques Tozzi

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula será necessário a utilização da imagem do slide 3 se não for possível projetar essa imagem o professor deverá trazê-la impressa ou substituir por outra que siga a mesma linha do plano, neste caso um mapa de um condomínio, bairro ou cidade (sem legenda).

Para você saber mais:

Cartografia com crianças. Disponível em: <http://geografiadainfancia.blogspot.com/2016/07/textos-sobre-cartografia-com-criancas.html>. Acesso em: 03 abr 2019.

LOPES, J.J.M.; LIMA, R.J. A cartografia na mão - e nas vozes - das crianças. Instrumento: Revista de Pesquisa em Educação, v.17, n.2, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/18945>. Acesso em: 03 abr 2019.

Vídeo explicando o que são mapas para crianças:

Mapas do mundo: mapa físico e mapa político. Youtube, 2016 (2min16seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zt6mvqaD3TM>. Acesso em: 03 abr 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos. Pergunte aos alunos se eles sabem o que são mapas e se já viram algum.

Para você saber mais:

Mapas do mundo: mapa físico e mapa político. Youtube, 2016 (2min16seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zt6mvqaD3TM>. Acesso em: 03 abr 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete ou apresente a imagem e pergunte aos alunos o que eles estão vendo nela. A idéia é que percebam que este é o mapa de um condomínio. Pergunte aos alunos qual a importância de se ter um mapa como esse na entrada de um condomínio. Em seguida peça para eles analisarem o mapa e tentarem descobrir o que significa cada símbolo contido nele. Depois das respostas, pergunte se não ficaria mais fácil de se entender o mapa se ele tivesse uma legenda. Explique que as legendas são orientações que explicam o que cada símbolo significa num mapa.

Como adequar à sua realidade: Se este plano for usado em uma escola rural o professor pode usar um mapa de uma fazenda, chácara ou sítio para que se aproxime mais do espaço em que a escola está inserida.

Para você saber mais:

Cartografia com crianças. Disponível em: <http://geografiadainfancia.blogspot.com/2016/07/textos-sobre-cartografia-com-criancas.html>. Acesso em: 03 abr 2019.

LOPES, J.J.M.; LIMA, R.J. A cartografia na mão - e nas vozes - das crianças. Instrumento: Revista de Pesquisa em Educação, v.17, n.2, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/18945>. Acesso em: 03 abr 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete o slide ou faça a pergunta contida nele.

  • Todos sabemos para que serve um mapa?

Explique que a maioria dirá que é para nos orientar dentro de um espaço. Mas se voltarmos um pouco no tempo, veremos que bem no início da humanidade os primeiros mapas foram usados para marcar lugares onde havia comida, algum tempo depois os mapas foram usados como armas de guerra, pois se eu conhecesse o território inimigo seria mais fácil de atacá-lo. Hoje em dia, com a evolução das tecnologias os mapas foram transformados em aplicativos para celulares e são usados para encontrar qualquer lugar no planeta.

Peça para os alunos pensarem como seria o mundo se os mapas não existissem.

  • Quais problemas teríamos que enfrentar sem ajuda dos mapas.?
  • O que aconteceriam com os policiais, bombeiros e médicos quando precisassem atender uma emergência num local mais distante?
  • E com os caminhoneiros quando precisassem entregar uma mercadoria em outro estado?

Explique aos alunos que todas essas ocorrências poderiam ser resolvidas de outras maneiras, mas não com tanta rapidez como é feito hoje em dia graças a ajuda dos mapas (aplicativos).

Explique aos alunos que apesar de toda tecnologia envolvida alguns quesitos são básicos em todos os mapas, sejam nos mapas físicos (papel) ou virtuais (aplicativos como waze, google maps entre outros). Esses quesitos são o título e a legenda.

O título serve para identificar o tipo de mapa e a legenda para identificar os símbolos usados neste mapa.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete o slide ou diga o que está contido nele. Peça para os alunos pensarem no bairro onde moram, como seria o mapa deste bairro. Peça para que todos desenhem a rua onde moram, e o seu entorno, ou seja as ruas próximas a sua, mas para que isso aconteça de forma mais organizada passe as seguintes orientações:

  • Use a folha do caderno deitada,
  • Comece o mapa colocando a sua casa no centro e a partir dela desenhe a sua rua e o seu entorno,
  • Usando o mapa do condomínio como exemplo lembre de colocar título e a legenda,
  • Se na sua rua houver muitas árvores elas também devem ser representadas

Como adequar à sua realidade: Se este plano for utilizado numa cidade muito pequena os alunos podem, se o professor preferir, desenhar o centro da cidade, destacando um ponto conhecido por todos como ponto de partida e marcando os comércios mais conhecidos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o slide ou diga a frase contida nele.

Explique que agora com os mapas prontos os alunos deverão mostrar seus mapas para os colegas, para verificar se moram no mesmo bairro, próximos, ou se conhecem a região desenhada pelo colega. Depois de encontrar os colegas que moram perto, eles devem conversar sobre quais outros pontos poderiam colocaram nos mapas para que ficassem mais completos para quem não conhece o bairro. Em seguida, converse com a sala sobre a importância dos pontos de referência usados e como eles ajudaram na identificação dos lugares nos mapas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula será necessário a utilização da imagem do slide 3 se não for possível projetar essa imagem o professor deverá trazê-la impressa ou substituir por outra que siga a mesma linha do plano, neste caso um mapa de um condomínio, bairro ou cidade (sem legenda).

Para você saber mais:

Cartografia com crianças. Disponível em: <http://geografiadainfancia.blogspot.com/2016/07/textos-sobre-cartografia-com-criancas.html>. Acesso em: 03 abr 2019.

LOPES, J.J.M.; LIMA, R.J. A cartografia na mão - e nas vozes - das crianças. Instrumento: Revista de Pesquisa em Educação, v.17, n.2, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/18945>. Acesso em: 03 abr 2019.

Vídeo explicando o que são mapas para crianças:

Mapas do mundo: mapa físico e mapa político. Youtube, 2016 (2min16seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zt6mvqaD3TM>. Acesso em: 03 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos. Pergunte aos alunos se eles sabem o que são mapas e se já viram algum.

Para você saber mais:

Mapas do mundo: mapa físico e mapa político. Youtube, 2016 (2min16seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zt6mvqaD3TM>. Acesso em: 03 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete ou apresente a imagem e pergunte aos alunos o que eles estão vendo nela. A idéia é que percebam que este é o mapa de um condomínio. Pergunte aos alunos qual a importância de se ter um mapa como esse na entrada de um condomínio. Em seguida peça para eles analisarem o mapa e tentarem descobrir o que significa cada símbolo contido nele. Depois das respostas, pergunte se não ficaria mais fácil de se entender o mapa se ele tivesse uma legenda. Explique que as legendas são orientações que explicam o que cada símbolo significa num mapa.

Como adequar à sua realidade: Se este plano for usado em uma escola rural o professor pode usar um mapa de uma fazenda, chácara ou sítio para que se aproxime mais do espaço em que a escola está inserida.

Para você saber mais:

Cartografia com crianças. Disponível em: <http://geografiadainfancia.blogspot.com/2016/07/textos-sobre-cartografia-com-criancas.html>. Acesso em: 03 abr 2019.

LOPES, J.J.M.; LIMA, R.J. A cartografia na mão - e nas vozes - das crianças. Instrumento: Revista de Pesquisa em Educação, v.17, n.2, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/18945>. Acesso em: 03 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete o slide ou faça a pergunta contida nele.

  • Todos sabemos para que serve um mapa?

Explique que a maioria dirá que é para nos orientar dentro de um espaço. Mas se voltarmos um pouco no tempo, veremos que bem no início da humanidade os primeiros mapas foram usados para marcar lugares onde havia comida, algum tempo depois os mapas foram usados como armas de guerra, pois se eu conhecesse o território inimigo seria mais fácil de atacá-lo. Hoje em dia, com a evolução das tecnologias os mapas foram transformados em aplicativos para celulares e são usados para encontrar qualquer lugar no planeta.

Peça para os alunos pensarem como seria o mundo se os mapas não existissem.

  • Quais problemas teríamos que enfrentar sem ajuda dos mapas.?
  • O que aconteceriam com os policiais, bombeiros e médicos quando precisassem atender uma emergência num local mais distante?
  • E com os caminhoneiros quando precisassem entregar uma mercadoria em outro estado?

Explique aos alunos que todas essas ocorrências poderiam ser resolvidas de outras maneiras, mas não com tanta rapidez como é feito hoje em dia graças a ajuda dos mapas (aplicativos).

Explique aos alunos que apesar de toda tecnologia envolvida alguns quesitos são básicos em todos os mapas, sejam nos mapas físicos (papel) ou virtuais (aplicativos como waze, google maps entre outros). Esses quesitos são o título e a legenda.

O título serve para identificar o tipo de mapa e a legenda para identificar os símbolos usados neste mapa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete o slide ou diga o que está contido nele. Peça para os alunos pensarem no bairro onde moram, como seria o mapa deste bairro. Peça para que todos desenhem a rua onde moram, e o seu entorno, ou seja as ruas próximas a sua, mas para que isso aconteça de forma mais organizada passe as seguintes orientações:

  • Use a folha do caderno deitada,
  • Comece o mapa colocando a sua casa no centro e a partir dela desenhe a sua rua e o seu entorno,
  • Usando o mapa do condomínio como exemplo lembre de colocar título e a legenda,
  • Se na sua rua houver muitas árvores elas também devem ser representadas

Como adequar à sua realidade: Se este plano for utilizado numa cidade muito pequena os alunos podem, se o professor preferir, desenhar o centro da cidade, destacando um ponto conhecido por todos como ponto de partida e marcando os comércios mais conhecidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o slide ou diga a frase contida nele.

Explique que agora com os mapas prontos os alunos deverão mostrar seus mapas para os colegas, para verificar se moram no mesmo bairro, próximos, ou se conhecem a região desenhada pelo colega. Depois de encontrar os colegas que moram perto, eles devem conversar sobre quais outros pontos poderiam colocaram nos mapas para que ficassem mais completos para quem não conhece o bairro. Em seguida, converse com a sala sobre a importância dos pontos de referência usados e como eles ajudaram na identificação dos lugares nos mapas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano