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Plano de aula > Geografia > 2º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Diferentes Pontos de Vista

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre observar e desenhar um espaço da escola levando em consideração a posição na qual o observador se encontra.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia Maria Ghidelli

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a preparação desta aula você precisará definir espaços da escola que gostaria que os alunos representassem e que podem ser representados de diferentes ângulos (como por exemplo, um bebedouro de água, ou um brinquedo do parquinho nos quais as crianças podem sentar em volta). Além disso, separe, para esta aula: diferentes tipos de papéis (folha sulfite, papel almaço, cartolina, etc), lápis de cor, giz de cera, canetinhas (e outros instrumentos para colorir), quadro, giz e as imagens desta aula (disponíveis no documento do item “material complementar”, abaixo).

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização e sistematização):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DvakGrFu3aHGwFVJwtX2cu7eZN7yyWpsEPQJgqxXVUzBZEzUKPg42ntQXXEp/geo2-08und05-imagens-para-impressao.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro dizendo aos alunos que dependendo da posição em que estamos enxergamos as coisas de maneiras diferentes das demais pessoas que podem estar em posições diferentes. Assim, temos diferentes pontos de vista, diferentes perspectivas de um mesmo objeto, paisagem, local.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Reproduza a imagem deste slide. Se optar por apresentar a imagem impressa, use este documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DvakGrFu3aHGwFVJwtX2cu7eZN7yyWpsEPQJgqxXVUzBZEzUKPg42ntQXXEp/geo2-08und05-imagens-para-impressao.pdf

Pergunte aos alunos:

  • Para onde os meninos olham?
  • O que será que eles estão vendo?
  • A paisagem que o menino da frente vê é a mesma que o menino de trás vê?

Permita que eles respondam sem interferir com proposições que deverão ser feitas no final da aula, em seguida comente:

Nós não sabemos o que os dois veem, que está atrás da câmera que os fotografou, só podemos dar alguns palpites, contudo, sabemos que a perspectiva dos dois é diferente, pois eles estão em posições diferentes. O menino de trás, por exemplo, enxerga o menino da frente e a cadeira na qual ele está sentado, além da paisagem. O menino da frente não enxerga o de trás, nesse momento, apenas a paisagem que ambos observam.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie esta etapa reproduzindo este slide ou escrevendo a pergunta dele, no quadro.

Incremente a pergunta da seguinte maneira:

  • O que vocês veem de onde estão sentados ? Você pode fazer essa atividade na sala de aula ou já próximo do local que escolheu para eles representarem:
  • Sem virar a cabeça, descrevam a paisagem que está bem a frente, com as pessoas, objetos e demais detalhes que vocês observam.

Este momento é apenas descritivo, para que eles comecem a compreender como deverão fazer a próxima atividade. Permita que eles respondam e vá fazendo perguntas, ou pedindo que as pessoas que estiverem em posições bem diferentes da primeira que falou, falem em seguida.

Finalizada esta conversa, dirija-se para o local escolhido para fazer o desenho, com os materiais em mãos.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Chegando até o local no qual está a paisagem da escola que as crianças irão desenhar, posicione-os, ou peça que eles escolham onde querem sentar. Diga que eles farão um desenho do que observam, do jeito que observam. Não chame a atenção para o objeto em si, por exemplo “Vocês terão que desenhar o balanço do parquinho”, pois dessa maneira eles podem desenhar usando a imaginação e a proposta do desenho não é esta.

Diga que a proposta é fazer um desenho, como se eles estivessem tirando uma foto do local onde estão sentados/posicionados, olhando para a frente e colocando apenas o que eles conseguem ver. Porém, após essa primeira orientação, permita que eles desenhem sem interferências, a não ser que eles estejam com muitas dúvidas.

Comunique que, antes de desenharem, é necessário escolher o material que desejam utilizar (papel, lápis para o desenho e instrumento de colorir), coloque todos à disposição e diga que eles podem ir usando conforme forem precisando.

Você pode distribuir os alunos em diferentes locais, observando diferentes paisagens, se escolher o parque, por exemplo, pode ser que alguns fiquem em volta do balanço, outros do escorregador, etc. Se escolher um local fechado, escolha diferentes objetos que sejam o centro da paisagem, por exemplo, na sala de aula, alguns podem ficar virados para a mesa do professor, outros para a lousa, outros para as carteiras, etc. Ou seja, varie as posições e também a paisagem.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Finalizado o tempo da etapa anterior peça que todos sentem em roda e coloquem seus desenhos na frente para que todos possam ver. Mesmo que alguns desenhos estejam inacabados, diga que as diferentes perspectivas também podem ter isso, pois alguns tiveram que desenhar menos elementos e acabaram mais rápido, enquanto outros tinham mais coisas em suas paisagens e precisariam de mais tempo. Entretanto, informe que todos terão um tempo “extra” em outra aula para terminar, se for necessário.

Sugira que todos olhem os desenhos uns dos outros e observem o que eles têm em comum e diferente (naqueles que desenharam a mesma paisagem). Ressalte as diferenças e semelhanças apontando para o local no qual a criança estava. Peça que eles observem as paisagens de alguns e tentem adivinhem onde eles estavam sentados, para terem desenhado aquilo.

Após as observações projete este slide ou apresente suas fotos impressas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DvakGrFu3aHGwFVJwtX2cu7eZN7yyWpsEPQJgqxXVUzBZEzUKPg42ntQXXEp/geo2-08und05-imagens-para-impressao.pdf

Diga que a paisagem muda muito, não somente dependendo da posição de quem a observa, mas também dependendo da variação do tempo e da luz do sol. Comente que as fotos são da mesma paisagem da cidade do Rio de Janeiro, mas apresentam elementos diferentes, por conta do horário na qual foram tiradas, a primeira foi tirada à noite, não conseguimos enxergar as casas e prédios, observamos as luzes e uma cor azul escura no mar e nas montanhas. Já, na luz do dia, quando a segunda foto foi retirada, observamos as casas e prédios, observamos que o mar e as montanhas tem cores bem distintas e não vemos as luzes da cidade.

Portanto a posição em que estamos e até mesmo o horário mudam a paisagem de lugares comuns a nós, tornando-os diferentes e novos a cada olhar.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a preparação desta aula você precisará definir espaços da escola que gostaria que os alunos representassem e que podem ser representados de diferentes ângulos (como por exemplo, um bebedouro de água, ou um brinquedo do parquinho nos quais as crianças podem sentar em volta). Além disso, separe, para esta aula: diferentes tipos de papéis (folha sulfite, papel almaço, cartolina, etc), lápis de cor, giz de cera, canetinhas (e outros instrumentos para colorir), quadro, giz e as imagens desta aula (disponíveis no documento do item “material complementar”, abaixo).

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização e sistematização):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DvakGrFu3aHGwFVJwtX2cu7eZN7yyWpsEPQJgqxXVUzBZEzUKPg42ntQXXEp/geo2-08und05-imagens-para-impressao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro dizendo aos alunos que dependendo da posição em que estamos enxergamos as coisas de maneiras diferentes das demais pessoas que podem estar em posições diferentes. Assim, temos diferentes pontos de vista, diferentes perspectivas de um mesmo objeto, paisagem, local.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Reproduza a imagem deste slide. Se optar por apresentar a imagem impressa, use este documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DvakGrFu3aHGwFVJwtX2cu7eZN7yyWpsEPQJgqxXVUzBZEzUKPg42ntQXXEp/geo2-08und05-imagens-para-impressao.pdf

Pergunte aos alunos:

  • Para onde os meninos olham?
  • O que será que eles estão vendo?
  • A paisagem que o menino da frente vê é a mesma que o menino de trás vê?

Permita que eles respondam sem interferir com proposições que deverão ser feitas no final da aula, em seguida comente:

Nós não sabemos o que os dois veem, que está atrás da câmera que os fotografou, só podemos dar alguns palpites, contudo, sabemos que a perspectiva dos dois é diferente, pois eles estão em posições diferentes. O menino de trás, por exemplo, enxerga o menino da frente e a cadeira na qual ele está sentado, além da paisagem. O menino da frente não enxerga o de trás, nesse momento, apenas a paisagem que ambos observam.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie esta etapa reproduzindo este slide ou escrevendo a pergunta dele, no quadro.

Incremente a pergunta da seguinte maneira:

  • O que vocês veem de onde estão sentados ? Você pode fazer essa atividade na sala de aula ou já próximo do local que escolheu para eles representarem:
  • Sem virar a cabeça, descrevam a paisagem que está bem a frente, com as pessoas, objetos e demais detalhes que vocês observam.

Este momento é apenas descritivo, para que eles comecem a compreender como deverão fazer a próxima atividade. Permita que eles respondam e vá fazendo perguntas, ou pedindo que as pessoas que estiverem em posições bem diferentes da primeira que falou, falem em seguida.

Finalizada esta conversa, dirija-se para o local escolhido para fazer o desenho, com os materiais em mãos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Chegando até o local no qual está a paisagem da escola que as crianças irão desenhar, posicione-os, ou peça que eles escolham onde querem sentar. Diga que eles farão um desenho do que observam, do jeito que observam. Não chame a atenção para o objeto em si, por exemplo “Vocês terão que desenhar o balanço do parquinho”, pois dessa maneira eles podem desenhar usando a imaginação e a proposta do desenho não é esta.

Diga que a proposta é fazer um desenho, como se eles estivessem tirando uma foto do local onde estão sentados/posicionados, olhando para a frente e colocando apenas o que eles conseguem ver. Porém, após essa primeira orientação, permita que eles desenhem sem interferências, a não ser que eles estejam com muitas dúvidas.

Comunique que, antes de desenharem, é necessário escolher o material que desejam utilizar (papel, lápis para o desenho e instrumento de colorir), coloque todos à disposição e diga que eles podem ir usando conforme forem precisando.

Você pode distribuir os alunos em diferentes locais, observando diferentes paisagens, se escolher o parque, por exemplo, pode ser que alguns fiquem em volta do balanço, outros do escorregador, etc. Se escolher um local fechado, escolha diferentes objetos que sejam o centro da paisagem, por exemplo, na sala de aula, alguns podem ficar virados para a mesa do professor, outros para a lousa, outros para as carteiras, etc. Ou seja, varie as posições e também a paisagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Finalizado o tempo da etapa anterior peça que todos sentem em roda e coloquem seus desenhos na frente para que todos possam ver. Mesmo que alguns desenhos estejam inacabados, diga que as diferentes perspectivas também podem ter isso, pois alguns tiveram que desenhar menos elementos e acabaram mais rápido, enquanto outros tinham mais coisas em suas paisagens e precisariam de mais tempo. Entretanto, informe que todos terão um tempo “extra” em outra aula para terminar, se for necessário.

Sugira que todos olhem os desenhos uns dos outros e observem o que eles têm em comum e diferente (naqueles que desenharam a mesma paisagem). Ressalte as diferenças e semelhanças apontando para o local no qual a criança estava. Peça que eles observem as paisagens de alguns e tentem adivinhem onde eles estavam sentados, para terem desenhado aquilo.

Após as observações projete este slide ou apresente suas fotos impressas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DvakGrFu3aHGwFVJwtX2cu7eZN7yyWpsEPQJgqxXVUzBZEzUKPg42ntQXXEp/geo2-08und05-imagens-para-impressao.pdf

Diga que a paisagem muda muito, não somente dependendo da posição de quem a observa, mas também dependendo da variação do tempo e da luz do sol. Comente que as fotos são da mesma paisagem da cidade do Rio de Janeiro, mas apresentam elementos diferentes, por conta do horário na qual foram tiradas, a primeira foi tirada à noite, não conseguimos enxergar as casas e prédios, observamos as luzes e uma cor azul escura no mar e nas montanhas. Já, na luz do dia, quando a segunda foto foi retirada, observamos as casas e prédios, observamos que o mar e as montanhas tem cores bem distintas e não vemos as luzes da cidade.

Portanto a posição em que estamos e até mesmo o horário mudam a paisagem de lugares comuns a nós, tornando-os diferentes e novos a cada olhar.

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