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Plano de aula > Geografia > 2º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Pontos de Referência Próximos à Escola

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre elaborar um mapa mental com os principais pontos de referência do entorno da escola.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia Maria Ghidelli

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a preparação desta aula peça, com alguns dias de antecedência, uma autorização para fazer um passeio ao redor da escola com os alunos.

Passeio autorizado, selecione para esta aula o seguintes materiais: Lápis, papel ou caderno, giz, quadro, equipamento para tirar foto (celular ou câmera, porém este é opcional) e as imagens desta aula que estão disponíveis no item “material complementar”, abaixo.

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização, problematização e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mbf7BHTCshzKWnuXa9mWj4Ep7rq9PkGNeG5HSVdM8a7QbS5fjN3BhZ4bdGZQ/geo2-08und03-imagens-para-impressao.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro.

Pergunte aos alunos se eles já repararam o que tem no entorno da escola que possam auxiliá-los na orientação e localização dela. Diga que hoje eles poderão observar melhor este entorno.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Reproduza a imagem deste slide. Se optar por apresentar a imagem impressa, use este documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mbf7BHTCshzKWnuXa9mWj4Ep7rq9PkGNeG5HSVdM8a7QbS5fjN3BhZ4bdGZQ/geo2-08und03-imagens-para-impressao.pdf

Pergunte aos alunos o que eles veem na foto. Após as respostas, conte a seguinte história:

“Esse é o estacionamento do trabalho de Carlos, ele para neste mesmo local todos os dias, mas não sempre na mesma vaga, pois elas não são marcadas. Sempre que estaciona, não olha o número da vaga, mas sim seu entorno, observando o que existe em volta para poder se orientar e encontrar o carro no fim do expediente.

Hoje, ao parar o carro, ele observou que à sua direita havia uma vaga livre e em seguida um carro preto, na sua frente havia uma vaga livre, sem carro, atrás não haviam vagas, pois era o espaço da rua, do trânsito e à sua esquerda havia um poste de iluminação”.

Logo após as coordenadas, pergunte aos alunos se, com essas informações, Carlos poderia encontrar seu veículo.

Aguarde as respostas e pergunte: Nós precisaríamos saber qual é o carro do Carlos para acertar?

Aguarde as respostas novamente e comente que, Carlos conhecia seu carro, mas mesmo se outra pessoa precisasse encontrá-lo, com as orientações dos pontos de referência do entorno do carro, seria possível.

Ressalte que, conhecer o que existe no entorno dos lugares que mais frequentamos é muito importante e hoje todos farão um exercício para aprimorar esse conhecimento.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie esta etapa reproduzindo a questão presente no slide. Permita que se expressem. Busque conduzir a discussão tratando dos elementos da paisagem no entorno da escola, esteja esta em uma área urbana ou rural. Relembre estes elementos, buscando fazer com que percebam como utilizamos para nos orientar em nosso dia a dia.

Em seguida, pergunte aos alunos:

  • O que existe no entorno da nossa escola?
  • Quais são os pontos de referência que nos ajudam a localizar o prédio no qual ela fica (no qual estamos)?

Aguarde as respostas dos alunos e passe para a próxima etapa.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Reproduza o slide desta etapa ou escreva suas orientações no quadro. Comente que, de maneira organizada, eles darão uma volta no quarteirão da escola e observarão os pontos de referência que mais chamam atenção.

Organize a turma e saia pelo entorno da escola. É importante preparar-se para esta investigação pensando se você necessitará de ajuda, tudo dependerá do que você já conhece sobre o tamanho e comportamento da turma. Chame outros professores, auxiliares, ajudantes para te acompanhar. Principalmente se a turma for grande e você for fazer muitos apontamentos pelo trajeto.

Durante o estudo permita que as crianças observem livremente, sem chamar a atenção para os pontos de referência que você observou.

Apenas oriente-os a observar tudo, desde construções, casas, prédios, parques, comércios até mesmo placas, árvores, semáforos, pinturas, etc. Se você optou por utilizar um equipamento fotográfico, como sugerimos no primeiro slide, tire fotos e permita que as crianças também façam o mesmo, cada um com seu ponto de vista.

A volta deve ser rápida, é apenas uma observação e, é importante que eles observem os pontos de referência que mais chamam a atenção logo no primeiro olhar.

Ao retornar à escola, peça que os alunos escrevam o nome da escola (ou façam um desenho dela) no centro de uma folha de sulfite ou na folha do caderno. Se preferir pode apresentar a imagem impressa (usando o modelo presente neste documento https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mbf7BHTCshzKWnuXa9mWj4Ep7rq9PkGNeG5HSVdM8a7QbS5fjN3BhZ4bdGZQ/geo2-08und03-imagens-para-impressao.pdf

Em seguida eles deverão colocar os nomes (ou desenhos) dos 4 pontos de referência que mais chamaram a atenção em volta do nome, criado assim, um mapa mental do que observaram. Peça que ao fazer o mapa, ele tomem como referência a rua do portão de onde saíram para localizarem os pontos (o que fica na frente da rua do portão, do lado esquerdo ou direito e atrás dela). Contudo, eles não precisam necessariamente anotar um ponto em cada localização (frente, trás, direita, esquerda).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie esta etapa perguntando aos alunos como foi o passeio. Eles conseguiram observar o que foi pedido? Conseguiram anotar os quatro pontos que mais lhe chamaram a atenção? Pergunte ainda quem reparou mais nas construções (independente do que sejam), quem reparou nos elementos naturais (árvores, parques, rios, etc) e quem reparou mais nos detalhes menores (placas, semáforos, grafites, letreiros, cores, etc). Pergunte se, com estes pontos que cada um destacou é possível encontrar o prédio da escola, mesmo sem conhecê-lo, sem saber como ele é.

Depois, reproduza este slide ou desenhe este esquema no quadro. Você irá reproduzir o mapa que as crianças fizeram no papel. Então coloque a escola no centro e puxe as setas conforme for acrescentando os nomes dos pontos de referência. E peça que os alunos contem quais foram os pontos que anotaram e qual a localização deles (tomando como base a rua, o portão e o lado pelo qual saíram).

Anote nas caixinhas (se estiver usando o slide) ou no quadro os pontos que mais aparecerem.

Finalize comentando que é muito importante saber estes detalhes, pois, mesmo que conheçamos a escola e saibamos chegar até ela, saber os pontos de referência permite que orientemos outras pessoas que venham até ela pela primeira vez, ou que tenham dúvidas de como chegar. Permite, além disso, que saibamos o que está disponível e próximo de nós (comércios, locais de lazer, pontos turísticos, serviços importantes, outros locais de vivência como casas de amigos e parentes, etc).

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a preparação desta aula peça, com alguns dias de antecedência, uma autorização para fazer um passeio ao redor da escola com os alunos.

Passeio autorizado, selecione para esta aula o seguintes materiais: Lápis, papel ou caderno, giz, quadro, equipamento para tirar foto (celular ou câmera, porém este é opcional) e as imagens desta aula que estão disponíveis no item “material complementar”, abaixo.

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização, problematização e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mbf7BHTCshzKWnuXa9mWj4Ep7rq9PkGNeG5HSVdM8a7QbS5fjN3BhZ4bdGZQ/geo2-08und03-imagens-para-impressao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro.

Pergunte aos alunos se eles já repararam o que tem no entorno da escola que possam auxiliá-los na orientação e localização dela. Diga que hoje eles poderão observar melhor este entorno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Reproduza a imagem deste slide. Se optar por apresentar a imagem impressa, use este documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mbf7BHTCshzKWnuXa9mWj4Ep7rq9PkGNeG5HSVdM8a7QbS5fjN3BhZ4bdGZQ/geo2-08und03-imagens-para-impressao.pdf

Pergunte aos alunos o que eles veem na foto. Após as respostas, conte a seguinte história:

“Esse é o estacionamento do trabalho de Carlos, ele para neste mesmo local todos os dias, mas não sempre na mesma vaga, pois elas não são marcadas. Sempre que estaciona, não olha o número da vaga, mas sim seu entorno, observando o que existe em volta para poder se orientar e encontrar o carro no fim do expediente.

Hoje, ao parar o carro, ele observou que à sua direita havia uma vaga livre e em seguida um carro preto, na sua frente havia uma vaga livre, sem carro, atrás não haviam vagas, pois era o espaço da rua, do trânsito e à sua esquerda havia um poste de iluminação”.

Logo após as coordenadas, pergunte aos alunos se, com essas informações, Carlos poderia encontrar seu veículo.

Aguarde as respostas e pergunte: Nós precisaríamos saber qual é o carro do Carlos para acertar?

Aguarde as respostas novamente e comente que, Carlos conhecia seu carro, mas mesmo se outra pessoa precisasse encontrá-lo, com as orientações dos pontos de referência do entorno do carro, seria possível.

Ressalte que, conhecer o que existe no entorno dos lugares que mais frequentamos é muito importante e hoje todos farão um exercício para aprimorar esse conhecimento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie esta etapa reproduzindo a questão presente no slide. Permita que se expressem. Busque conduzir a discussão tratando dos elementos da paisagem no entorno da escola, esteja esta em uma área urbana ou rural. Relembre estes elementos, buscando fazer com que percebam como utilizamos para nos orientar em nosso dia a dia.

Em seguida, pergunte aos alunos:

  • O que existe no entorno da nossa escola?
  • Quais são os pontos de referência que nos ajudam a localizar o prédio no qual ela fica (no qual estamos)?

Aguarde as respostas dos alunos e passe para a próxima etapa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Reproduza o slide desta etapa ou escreva suas orientações no quadro. Comente que, de maneira organizada, eles darão uma volta no quarteirão da escola e observarão os pontos de referência que mais chamam atenção.

Organize a turma e saia pelo entorno da escola. É importante preparar-se para esta investigação pensando se você necessitará de ajuda, tudo dependerá do que você já conhece sobre o tamanho e comportamento da turma. Chame outros professores, auxiliares, ajudantes para te acompanhar. Principalmente se a turma for grande e você for fazer muitos apontamentos pelo trajeto.

Durante o estudo permita que as crianças observem livremente, sem chamar a atenção para os pontos de referência que você observou.

Apenas oriente-os a observar tudo, desde construções, casas, prédios, parques, comércios até mesmo placas, árvores, semáforos, pinturas, etc. Se você optou por utilizar um equipamento fotográfico, como sugerimos no primeiro slide, tire fotos e permita que as crianças também façam o mesmo, cada um com seu ponto de vista.

A volta deve ser rápida, é apenas uma observação e, é importante que eles observem os pontos de referência que mais chamam a atenção logo no primeiro olhar.

Ao retornar à escola, peça que os alunos escrevam o nome da escola (ou façam um desenho dela) no centro de uma folha de sulfite ou na folha do caderno. Se preferir pode apresentar a imagem impressa (usando o modelo presente neste documento https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mbf7BHTCshzKWnuXa9mWj4Ep7rq9PkGNeG5HSVdM8a7QbS5fjN3BhZ4bdGZQ/geo2-08und03-imagens-para-impressao.pdf

Em seguida eles deverão colocar os nomes (ou desenhos) dos 4 pontos de referência que mais chamaram a atenção em volta do nome, criado assim, um mapa mental do que observaram. Peça que ao fazer o mapa, ele tomem como referência a rua do portão de onde saíram para localizarem os pontos (o que fica na frente da rua do portão, do lado esquerdo ou direito e atrás dela). Contudo, eles não precisam necessariamente anotar um ponto em cada localização (frente, trás, direita, esquerda).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie esta etapa perguntando aos alunos como foi o passeio. Eles conseguiram observar o que foi pedido? Conseguiram anotar os quatro pontos que mais lhe chamaram a atenção? Pergunte ainda quem reparou mais nas construções (independente do que sejam), quem reparou nos elementos naturais (árvores, parques, rios, etc) e quem reparou mais nos detalhes menores (placas, semáforos, grafites, letreiros, cores, etc). Pergunte se, com estes pontos que cada um destacou é possível encontrar o prédio da escola, mesmo sem conhecê-lo, sem saber como ele é.

Depois, reproduza este slide ou desenhe este esquema no quadro. Você irá reproduzir o mapa que as crianças fizeram no papel. Então coloque a escola no centro e puxe as setas conforme for acrescentando os nomes dos pontos de referência. E peça que os alunos contem quais foram os pontos que anotaram e qual a localização deles (tomando como base a rua, o portão e o lado pelo qual saíram).

Anote nas caixinhas (se estiver usando o slide) ou no quadro os pontos que mais aparecerem.

Finalize comentando que é muito importante saber estes detalhes, pois, mesmo que conheçamos a escola e saibamos chegar até ela, saber os pontos de referência permite que orientemos outras pessoas que venham até ela pela primeira vez, ou que tenham dúvidas de como chegar. Permite, além disso, que saibamos o que está disponível e próximo de nós (comércios, locais de lazer, pontos turísticos, serviços importantes, outros locais de vivência como casas de amigos e parentes, etc).

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