17771
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Representando a moradia a partir de uma maquete

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre reconhecer diferentes cômodos da moradia e seus principais tipos de uso (como alimentação, descanso e higiene) a partir de diferentes tipos de representações.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia Maria Ghidelli

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano de aula, trabalharemos com duas formas de representação: uma bidimensional, a planta cartográfica, feita a partir da visão chamada vertical e outra tridimensional, a maquete a qual pode ser observada a partir de diferentes visões (frontal, oblíqua e vertical)

Materiais necessários: Para a preparação desta aula separe uma caixa de papelão quadrada ou retangular, com espaço suficiente para montarem uma casa (as caixas podem ser recolhidas no supermercado ou em alguma loja de móveis, brinquedos, etc, mas se preferir pode pedir para os alunos trazerem algumas para que vocês escolham a mais adequada). Peça, também, que os alunos tragam, com 15 dias de antecedência, embalagens de papelão pequenas e vazias, tais como: pasta de dente, sabonete, cotonete, chocolate, caldo de galinha, chá, etc.

Além das caixas separe: Papel sulfite, lápis, borracha, lápis de cor, canetinhas, tesoura, cola, tinta guache ou acrílica nas cores que preferir, pincéis, potes com água e panos para a limpeza dos pincéis, quadro, giz, além do documento com as imagens desse plano que se encontra no item “material complementar”, abaixo.

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização, problematização e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RVN5SxRbWZeccSb5ajH2zvkPDQ8yCsmeZZxnj9HcEh6D6RGEFgu5fwMMjaGs/geo2-08und02-imagens-para-impressao.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Diga aos alunos que eles vão construir uma casa bem legal para responder esta pergunta.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a discussão lendo a questão presente no slide. Permita que os alunos se expressem livremente. Em seguida, você poderá distribuir o documento com imagem da planta da casa. Ou caso, seja possível projetá-la.

Se optar por apresentar a imagem impressa, use este documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RVN5SxRbWZeccSb5ajH2zvkPDQ8yCsmeZZxnj9HcEh6D6RGEFgu5fwMMjaGs/geo2-08und02-imagens-para-impressao.pdf

Em seguida conte a seguinte história:

“Manuela perguntou para a sua mãe como poderia ver a sua casa inteira por dentro e explicou que, quando estamos dentro de casa, conseguimos ver apenas o cômodo no qual estamos, mas, e se quisermos ver nossa casa por inteiro, como poderíamos fazer?

A mãe ficou em dúvida e quis saber o porquê desse questionamento.

A menina lhe explicou que a professora pediu que eles desenhassem suas casas por dentro, mas que ela não tinha ideia de como fazer a não ser que fizesse um cômodo em cada folha.

A mãe pensou que saberia como ajudar e responder à pergunta da filha, mostrando um desenho que ela tinha guardado”.

Explique aos alunos que o desenho é esta imagem, reproduzida no slide.

Conte que a mãe de Manuela fez esse desenho quando eles se mudaram para saber onde colocaria todos os móveis e que ele representa uma visão aérea da casa, ou seja, como se nós estivéssemos vendo a parte interna da casa, do alto.

Em seguida, pergunte aos alunos o que eles veem no desenho:

  • O que seriam os retângulos e outras formas coloridas?
  • O que eles representam na casa?

Permita que os alunos respondam livremente, sem interferir. Após as respostas, avise que Manuela pegou o desenho para usar em seu trabalho e, passe para a próxima etapa.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie esta etapa comentando que o trabalho de Manuela era fazer uma maquete da parte interna de sua casa e que ela usou uma caixa de sapato para começar a maquete.

Ela recortou a tampa da caixa e usou para fazer as paredes dos cômodos da casa, mas ela ficou em dúvida, se a caixa era do tamanho adequado para que ela mostrasse a sua casa e, ficou em dúvida se havia feito as divisões corretamente.

Em seguida, projete a imagem deste slide ou mostre-a impressa. Você também pode montar uma caixa parecida com essa para mostrar no lugar das imagens.

Questione os alunos sobre as opiniões deles. Eles acham que a caixa era de um tamanho adequado? E as divisões? Deram certo?

Use as aberturas da caixa para mostrar que não está tão correto, pois no desenho as representações das portas de entrada estão na sala e na cozinha e na caixa existe uma porta e um corredor entre os quartos que não são compatíveis com o desenho.

Em seguida proponha: Vamos ajudar a Manuela com a construção de sua maquete? O que podemos fazer?

Aguarde as respostas e passe para a próxima etapa.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações: Para iniciar esta etapa pegue a caixa que você deixou preparada para a atividade e os demais materiais (embalagens que as crianças trouxeram, tinta, régua, tesoura, cola, papel, lápis, borracha e lápis de cor). Divida a turma em 5 grupos (um grupo por cômodo da casa). Em seguida, projete este slide com as orientações e leia com eles.

Explique que cada grupo ficará responsável por fazer um cômodo da casa. E eles deverão seguir os passos presentes no slide, cujo objetivo é orientá-los. Apesar de seguirem os passos, permita que eles escolham livremente como querem montar o cômodo, que móveis usar, se desenharão ou usarão as embalagens que trouxeram, etc.

Permita que eles examinem a caixa que você escolheu para ser o esqueleto da casa. Eles podem medi-la, observá-la e depois que os móveis e demais elementos estiverem prontos, podem colar diretamente na caixa.

Observação 1: Auxilie os alunos na hora da escrita e construção apenas quando for solicitada a ajuda.

Permita que eles pensem no que cada cômodo deve ter e construam da maneira que acharem mais adequado.

Observação 2: Se for necessário retorne ao slide ou mostre novamente a imagem da planta. Contudo, comente que eles olharão os espaços para verificar como montarão os cômodos, mas não é necessário usar as mesmas cores que estão no desenho ou até mesmo colocar os mesmos elementos. Eles podem desenhar o que cada retângulo significa especificamente e podem, também acrescentar mais elementos em cada cômodo de acordo com o que cada um representa.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Finalizada a maquete, peça que os alunos deem uma boa olhada em como a casa ficou e observem os elementos específicos de cada cômodo.

  • O que faz da cozinha ser um espaço de alimentação?
  • O que faz do quarto ser um espaço de descanso?
  • O que faz do banheiro ser um espaço de higiene?

Em seguida, pergunte porque eles acham que esta atividade é importante. Porque conhecer o interior de uma casa?

Após as respostas, projete as imagens deste e dos demais slides (7, 8 e 9) ou apresente-as impressas usando este documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RVN5SxRbWZeccSb5ajH2zvkPDQ8yCsmeZZxnj9HcEh6D6RGEFgu5fwMMjaGs/geo2-08und02-imagens-para-impressao.pdf

Durante as imagens comente o que elas são e diga que a estrutura externa de uma casa nos mostra que ela tem telhados, janelas e portas, mas é na parte interna que percebemos como a casa tem cômodos específicos compatíveis com a nossa rotina diária.

Comente, ainda, que, como mencionado nas perguntas acima, nossas casas possuem ambientes destinados à descanso (sala e quarto), alimentação (cozinha, sala de jantar) higiene (banheiro, lavanderia, cozinha) lazer (sala de TV, sala de estar, sala de jogos) e, algumas também têm ambientes de trabalho (cozinhas, estúdios, escritórios).

Além disso, também precisamos conhecer o ambiente interno para saber o que podemos colocar nele. Antes de comprar um armário, precisamos saber se ele cabe no cômodo, qual é a medida da parede na qual ele será colocado, etc. Como a mãe da Manuela fez, ela precisou do desenho interno para saber onde colocar os móveis que já possuía.

Finalize lançando um desafio de que os alunos observem o interior de suas casas e identifique os ambientes mencionados acima.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Finalizada a maquete, peça que os alunos deem uma boa olhada em como a casa ficou e observem os elementos específicos de cada cômodo.

  • O que faz da cozinha ser um espaço de alimentação?
  • O que faz do quarto ser um espaço de descanso?
  • O que faz do banheiro ser um espaço de higiene?

Em seguida, pergunte porque eles acham que esta atividade é importante. Porque conhecer o interior de uma casa?

Após as respostas, projete as imagens deste e dos demais slides (7, 8 e 9) ou apresente-as impressas usando este documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RVN5SxRbWZeccSb5ajH2zvkPDQ8yCsmeZZxnj9HcEh6D6RGEFgu5fwMMjaGs/geo2-08und02-imagens-para-impressao.pdf

Durante as imagens comente o que elas são e diga que a estrutura externa de uma casa nos mostra que ela tem telhados, janelas e portas, mas é na parte interna que percebemos como a casa tem cômodos específicos compatíveis com a nossa rotina diária.

Comente, ainda, que, como mencionado nas perguntas acima, nossas casas possuem ambientes destinados à descanso (sala e quarto), alimentação (cozinha, sala de jantar) higiene (banheiro, lavanderia, cozinha) lazer (sala de TV, sala de estar, sala de jogos) e, algumas também têm ambientes de trabalho (cozinhas, estúdios, escritórios).

Além disso, também precisamos conhecer o ambiente interno para saber o que podemos colocar nele. Antes de comprar um armário, precisamos saber se ele cabe no cômodo, qual é a medida da parede na qual ele será colocado, etc. Como a mãe da Manuela fez, ela precisou do desenho interno para saber onde colocar os móveis que já possuía.

Finalize lançando um desafio de que os alunos observem o interior de suas casas e identifique os ambientes mencionados acima.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Finalizada a maquete, peça que os alunos deem uma boa olhada em como a casa ficou e observem os elementos específicos de cada cômodo.

  • O que faz da cozinha ser um espaço de alimentação?
  • O que faz do quarto ser um espaço de descanso?
  • O que faz do banheiro ser um espaço de higiene?

Em seguida, pergunte porque eles acham que esta atividade é importante. Porque conhecer o interior de uma casa?

Após as respostas, projete as imagens deste e dos demais slides (7, 8 e 9) ou apresente-as impressas usando este documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RVN5SxRbWZeccSb5ajH2zvkPDQ8yCsmeZZxnj9HcEh6D6RGEFgu5fwMMjaGs/geo2-08und02-imagens-para-impressao.pdf

Durante as imagens comente o que elas são e diga que a estrutura externa de uma casa nos mostra que ela tem telhados, janelas e portas, mas é na parte interna que percebemos como a casa tem cômodos específicos compatíveis com a nossa rotina diária.

Comente, ainda, que, como mencionado nas perguntas acima, nossas casas possuem ambientes destinados à descanso (sala e quarto), alimentação (cozinha, sala de jantar) higiene (banheiro, lavanderia, cozinha) lazer (sala de TV, sala de estar, sala de jogos) e, algumas também têm ambientes de trabalho (cozinhas, estúdios, escritórios).

Além disso, também precisamos conhecer o ambiente interno para saber o que podemos colocar nele. Antes de comprar um armário, precisamos saber se ele cabe no cômodo, qual é a medida da parede na qual ele será colocado, etc. Como a mãe da Manuela fez, ela precisou do desenho interno para saber onde colocar os móveis que já possuía.

Finalize lançando um desafio de que os alunos observem o interior de suas casas e identifique os ambientes mencionados acima.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Finalizada a maquete, peça que os alunos deem uma boa olhada em como a casa ficou e observem os elementos específicos de cada cômodo.

  • O que faz da cozinha ser um espaço de alimentação?
  • O que faz do quarto ser um espaço de descanso?
  • O que faz do banheiro ser um espaço de higiene?

Em seguida, pergunte porque eles acham que esta atividade é importante. Porque conhecer o interior de uma casa?

Após as respostas, projete as imagens deste e dos demais slides (7, 8 e 9) ou apresente-as impressas usando este documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RVN5SxRbWZeccSb5ajH2zvkPDQ8yCsmeZZxnj9HcEh6D6RGEFgu5fwMMjaGs/geo2-08und02-imagens-para-impressao.pdf

Durante as imagens comente o que elas são e diga que a estrutura externa de uma casa nos mostra que ela tem telhados, janelas e portas, mas é na parte interna que percebemos como a casa tem cômodos específicos compatíveis com a nossa rotina diária.

Comente, ainda, que, como mencionado nas perguntas acima, nossas casas possuem ambientes destinados à descanso (sala e quarto), alimentação (cozinha, sala de jantar) higiene (banheiro, lavanderia, cozinha) lazer (sala de TV, sala de estar, sala de jogos) e, algumas também têm ambientes de trabalho (cozinhas, estúdios, escritórios).

Além disso, também precisamos conhecer o ambiente interno para saber o que podemos colocar nele. Antes de comprar um armário, precisamos saber se ele cabe no cômodo, qual é a medida da parede na qual ele será colocado, etc. Como a mãe da Manuela fez, ela precisou do desenho interno para saber onde colocar os móveis que já possuía.

Finalize lançando um desafio de que os alunos observem o interior de suas casas e identifique os ambientes mencionados acima.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano de aula, trabalharemos com duas formas de representação: uma bidimensional, a planta cartográfica, feita a partir da visão chamada vertical e outra tridimensional, a maquete a qual pode ser observada a partir de diferentes visões (frontal, oblíqua e vertical)

Materiais necessários: Para a preparação desta aula separe uma caixa de papelão quadrada ou retangular, com espaço suficiente para montarem uma casa (as caixas podem ser recolhidas no supermercado ou em alguma loja de móveis, brinquedos, etc, mas se preferir pode pedir para os alunos trazerem algumas para que vocês escolham a mais adequada). Peça, também, que os alunos tragam, com 15 dias de antecedência, embalagens de papelão pequenas e vazias, tais como: pasta de dente, sabonete, cotonete, chocolate, caldo de galinha, chá, etc.

Além das caixas separe: Papel sulfite, lápis, borracha, lápis de cor, canetinhas, tesoura, cola, tinta guache ou acrílica nas cores que preferir, pincéis, potes com água e panos para a limpeza dos pincéis, quadro, giz, além do documento com as imagens desse plano que se encontra no item “material complementar”, abaixo.

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização, problematização e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RVN5SxRbWZeccSb5ajH2zvkPDQ8yCsmeZZxnj9HcEh6D6RGEFgu5fwMMjaGs/geo2-08und02-imagens-para-impressao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Diga aos alunos que eles vão construir uma casa bem legal para responder esta pergunta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a discussão lendo a questão presente no slide. Permita que os alunos se expressem livremente. Em seguida, você poderá distribuir o documento com imagem da planta da casa. Ou caso, seja possível projetá-la.

Se optar por apresentar a imagem impressa, use este documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RVN5SxRbWZeccSb5ajH2zvkPDQ8yCsmeZZxnj9HcEh6D6RGEFgu5fwMMjaGs/geo2-08und02-imagens-para-impressao.pdf

Em seguida conte a seguinte história:

“Manuela perguntou para a sua mãe como poderia ver a sua casa inteira por dentro e explicou que, quando estamos dentro de casa, conseguimos ver apenas o cômodo no qual estamos, mas, e se quisermos ver nossa casa por inteiro, como poderíamos fazer?

A mãe ficou em dúvida e quis saber o porquê desse questionamento.

A menina lhe explicou que a professora pediu que eles desenhassem suas casas por dentro, mas que ela não tinha ideia de como fazer a não ser que fizesse um cômodo em cada folha.

A mãe pensou que saberia como ajudar e responder à pergunta da filha, mostrando um desenho que ela tinha guardado”.

Explique aos alunos que o desenho é esta imagem, reproduzida no slide.

Conte que a mãe de Manuela fez esse desenho quando eles se mudaram para saber onde colocaria todos os móveis e que ele representa uma visão aérea da casa, ou seja, como se nós estivéssemos vendo a parte interna da casa, do alto.

Em seguida, pergunte aos alunos o que eles veem no desenho:

  • O que seriam os retângulos e outras formas coloridas?
  • O que eles representam na casa?

Permita que os alunos respondam livremente, sem interferir. Após as respostas, avise que Manuela pegou o desenho para usar em seu trabalho e, passe para a próxima etapa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie esta etapa comentando que o trabalho de Manuela era fazer uma maquete da parte interna de sua casa e que ela usou uma caixa de sapato para começar a maquete.

Ela recortou a tampa da caixa e usou para fazer as paredes dos cômodos da casa, mas ela ficou em dúvida, se a caixa era do tamanho adequado para que ela mostrasse a sua casa e, ficou em dúvida se havia feito as divisões corretamente.

Em seguida, projete a imagem deste slide ou mostre-a impressa. Você também pode montar uma caixa parecida com essa para mostrar no lugar das imagens.

Questione os alunos sobre as opiniões deles. Eles acham que a caixa era de um tamanho adequado? E as divisões? Deram certo?

Use as aberturas da caixa para mostrar que não está tão correto, pois no desenho as representações das portas de entrada estão na sala e na cozinha e na caixa existe uma porta e um corredor entre os quartos que não são compatíveis com o desenho.

Em seguida proponha: Vamos ajudar a Manuela com a construção de sua maquete? O que podemos fazer?

Aguarde as respostas e passe para a próxima etapa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações: Para iniciar esta etapa pegue a caixa que você deixou preparada para a atividade e os demais materiais (embalagens que as crianças trouxeram, tinta, régua, tesoura, cola, papel, lápis, borracha e lápis de cor). Divida a turma em 5 grupos (um grupo por cômodo da casa). Em seguida, projete este slide com as orientações e leia com eles.

Explique que cada grupo ficará responsável por fazer um cômodo da casa. E eles deverão seguir os passos presentes no slide, cujo objetivo é orientá-los. Apesar de seguirem os passos, permita que eles escolham livremente como querem montar o cômodo, que móveis usar, se desenharão ou usarão as embalagens que trouxeram, etc.

Permita que eles examinem a caixa que você escolheu para ser o esqueleto da casa. Eles podem medi-la, observá-la e depois que os móveis e demais elementos estiverem prontos, podem colar diretamente na caixa.

Observação 1: Auxilie os alunos na hora da escrita e construção apenas quando for solicitada a ajuda.

Permita que eles pensem no que cada cômodo deve ter e construam da maneira que acharem mais adequado.

Observação 2: Se for necessário retorne ao slide ou mostre novamente a imagem da planta. Contudo, comente que eles olharão os espaços para verificar como montarão os cômodos, mas não é necessário usar as mesmas cores que estão no desenho ou até mesmo colocar os mesmos elementos. Eles podem desenhar o que cada retângulo significa especificamente e podem, também acrescentar mais elementos em cada cômodo de acordo com o que cada um representa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Finalizada a maquete, peça que os alunos deem uma boa olhada em como a casa ficou e observem os elementos específicos de cada cômodo.

  • O que faz da cozinha ser um espaço de alimentação?
  • O que faz do quarto ser um espaço de descanso?
  • O que faz do banheiro ser um espaço de higiene?

Em seguida, pergunte porque eles acham que esta atividade é importante. Porque conhecer o interior de uma casa?

Após as respostas, projete as imagens deste e dos demais slides (7, 8 e 9) ou apresente-as impressas usando este documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RVN5SxRbWZeccSb5ajH2zvkPDQ8yCsmeZZxnj9HcEh6D6RGEFgu5fwMMjaGs/geo2-08und02-imagens-para-impressao.pdf

Durante as imagens comente o que elas são e diga que a estrutura externa de uma casa nos mostra que ela tem telhados, janelas e portas, mas é na parte interna que percebemos como a casa tem cômodos específicos compatíveis com a nossa rotina diária.

Comente, ainda, que, como mencionado nas perguntas acima, nossas casas possuem ambientes destinados à descanso (sala e quarto), alimentação (cozinha, sala de jantar) higiene (banheiro, lavanderia, cozinha) lazer (sala de TV, sala de estar, sala de jogos) e, algumas também têm ambientes de trabalho (cozinhas, estúdios, escritórios).

Além disso, também precisamos conhecer o ambiente interno para saber o que podemos colocar nele. Antes de comprar um armário, precisamos saber se ele cabe no cômodo, qual é a medida da parede na qual ele será colocado, etc. Como a mãe da Manuela fez, ela precisou do desenho interno para saber onde colocar os móveis que já possuía.

Finalize lançando um desafio de que os alunos observem o interior de suas casas e identifique os ambientes mencionados acima.

Slide Plano Aula

Orientações: Finalizada a maquete, peça que os alunos deem uma boa olhada em como a casa ficou e observem os elementos específicos de cada cômodo.

  • O que faz da cozinha ser um espaço de alimentação?
  • O que faz do quarto ser um espaço de descanso?
  • O que faz do banheiro ser um espaço de higiene?

Em seguida, pergunte porque eles acham que esta atividade é importante. Porque conhecer o interior de uma casa?

Após as respostas, projete as imagens deste e dos demais slides (7, 8 e 9) ou apresente-as impressas usando este documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RVN5SxRbWZeccSb5ajH2zvkPDQ8yCsmeZZxnj9HcEh6D6RGEFgu5fwMMjaGs/geo2-08und02-imagens-para-impressao.pdf

Durante as imagens comente o que elas são e diga que a estrutura externa de uma casa nos mostra que ela tem telhados, janelas e portas, mas é na parte interna que percebemos como a casa tem cômodos específicos compatíveis com a nossa rotina diária.

Comente, ainda, que, como mencionado nas perguntas acima, nossas casas possuem ambientes destinados à descanso (sala e quarto), alimentação (cozinha, sala de jantar) higiene (banheiro, lavanderia, cozinha) lazer (sala de TV, sala de estar, sala de jogos) e, algumas também têm ambientes de trabalho (cozinhas, estúdios, escritórios).

Além disso, também precisamos conhecer o ambiente interno para saber o que podemos colocar nele. Antes de comprar um armário, precisamos saber se ele cabe no cômodo, qual é a medida da parede na qual ele será colocado, etc. Como a mãe da Manuela fez, ela precisou do desenho interno para saber onde colocar os móveis que já possuía.

Finalize lançando um desafio de que os alunos observem o interior de suas casas e identifique os ambientes mencionados acima.

Slide Plano Aula

Orientações: Finalizada a maquete, peça que os alunos deem uma boa olhada em como a casa ficou e observem os elementos específicos de cada cômodo.

  • O que faz da cozinha ser um espaço de alimentação?
  • O que faz do quarto ser um espaço de descanso?
  • O que faz do banheiro ser um espaço de higiene?

Em seguida, pergunte porque eles acham que esta atividade é importante. Porque conhecer o interior de uma casa?

Após as respostas, projete as imagens deste e dos demais slides (7, 8 e 9) ou apresente-as impressas usando este documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RVN5SxRbWZeccSb5ajH2zvkPDQ8yCsmeZZxnj9HcEh6D6RGEFgu5fwMMjaGs/geo2-08und02-imagens-para-impressao.pdf

Durante as imagens comente o que elas são e diga que a estrutura externa de uma casa nos mostra que ela tem telhados, janelas e portas, mas é na parte interna que percebemos como a casa tem cômodos específicos compatíveis com a nossa rotina diária.

Comente, ainda, que, como mencionado nas perguntas acima, nossas casas possuem ambientes destinados à descanso (sala e quarto), alimentação (cozinha, sala de jantar) higiene (banheiro, lavanderia, cozinha) lazer (sala de TV, sala de estar, sala de jogos) e, algumas também têm ambientes de trabalho (cozinhas, estúdios, escritórios).

Além disso, também precisamos conhecer o ambiente interno para saber o que podemos colocar nele. Antes de comprar um armário, precisamos saber se ele cabe no cômodo, qual é a medida da parede na qual ele será colocado, etc. Como a mãe da Manuela fez, ela precisou do desenho interno para saber onde colocar os móveis que já possuía.

Finalize lançando um desafio de que os alunos observem o interior de suas casas e identifique os ambientes mencionados acima.

Slide Plano Aula

Orientações: Finalizada a maquete, peça que os alunos deem uma boa olhada em como a casa ficou e observem os elementos específicos de cada cômodo.

  • O que faz da cozinha ser um espaço de alimentação?
  • O que faz do quarto ser um espaço de descanso?
  • O que faz do banheiro ser um espaço de higiene?

Em seguida, pergunte porque eles acham que esta atividade é importante. Porque conhecer o interior de uma casa?

Após as respostas, projete as imagens deste e dos demais slides (7, 8 e 9) ou apresente-as impressas usando este documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RVN5SxRbWZeccSb5ajH2zvkPDQ8yCsmeZZxnj9HcEh6D6RGEFgu5fwMMjaGs/geo2-08und02-imagens-para-impressao.pdf

Durante as imagens comente o que elas são e diga que a estrutura externa de uma casa nos mostra que ela tem telhados, janelas e portas, mas é na parte interna que percebemos como a casa tem cômodos específicos compatíveis com a nossa rotina diária.

Comente, ainda, que, como mencionado nas perguntas acima, nossas casas possuem ambientes destinados à descanso (sala e quarto), alimentação (cozinha, sala de jantar) higiene (banheiro, lavanderia, cozinha) lazer (sala de TV, sala de estar, sala de jogos) e, algumas também têm ambientes de trabalho (cozinhas, estúdios, escritórios).

Além disso, também precisamos conhecer o ambiente interno para saber o que podemos colocar nele. Antes de comprar um armário, precisamos saber se ele cabe no cômodo, qual é a medida da parede na qual ele será colocado, etc. Como a mãe da Manuela fez, ela precisou do desenho interno para saber onde colocar os móveis que já possuía.

Finalize lançando um desafio de que os alunos observem o interior de suas casas e identifique os ambientes mencionados acima.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano