17770
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - As cidades se transformam

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre reconhecer, através da observação de imagens, os diferentes tipos de mudanças que podem acontecer em um determinado local

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Campos Do Nascimento Paulino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento para projeção dos slides, cópias das imagens para a ação propositiva e imagens antigas e recentes da cidade de vivência dos alunos.

Material complementar:

Atividade Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HNxD2WpYDYedhQHCPTYrwXSxqjW3m57gnp8Qa7fjd4xPnhHMmqm879hXMB68/geo2-05und05-atividade-para-a-acao-propositiva.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia para os alunos o tema e explique que durante a aula eles irão observar e descobrir se as cidades passam por transformações.

Para adequar a sua realidade: Caso a escola esteja inserida em uma zona rural, providencie imagens dos arredores da escola e estabeleça uma comparação com as imagens das cidades que foram utilizadas durante a ação propositiva.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a imagem para os alunos. Aproveite esse momento para questionar:

  • Que tipos de transformações podem acontecer?
  • Você já viu alguma transformação na cidade onde vivemos?
  • Que motivos levam uma cidade a passar por transformações?

Permita que os alunos respondam as questões livremente, sem fazer intervenções pois esses aspectos serão retomados nas próximas etapas da aula.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Retomando as ideias lançadas pelos alunos anteriormente, busque aprofundar o debate fazendo a pergunta presente no slide. Deixe que os alunos se manifestem livremente e anote as observação no quadro.

Aproveite esse momento para trabalhar com eles o conceito de mudanças e permanências. Para isso, continue fazendo questionamentos como:

  • Vocês acreditam que a cidade esteja muito diferente nos dias de hoje?
  • Vocês acreditam que houve alguma permanência nessa cidade?

Permita que os alunos se manifestem livremente. Neste momento, não é necessário fazer nenhum tipo de intervenção.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em duplas e entregue a eles as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HNxD2WpYDYedhQHCPTYrwXSxqjW3m57gnp8Qa7fjd4xPnhHMmqm879hXMB68/geo2-05und05-atividade-para-a-acao-propositiva.pdf

Explique que eles irão observar as transformações que ocorreram em diversas cidades brasileiras e que eles deverão listar as mudanças observadas. Nesse momento é importante que você faça algumas pontuações dos aspectos que eles deverão observar, como: crescimento populacional, aumento de estabelecimentos comerciais, verticalização do bairro etc.

Após o momento de observação, permita que as duplas se manifestem e exponham aos outros alunos quais foram os aspectos observados por ele, promovendo assim uma troca de informações e conhecimento e anote as conclusões no quadro.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após a atividade da ação propositiva, traga a discussão para o âmbito local. Para isso, faça o questionamento proposto no slide. Em seguida, mostre aos alunos fotos antigas e recentes de sua cidade (previamente providenciadas) e peça para que cada dupla identifique as transformações que foram observadas nas imagens.

Nesse momento, é importante levar os alunos a refletirem sobre o porquê das cidades estarem em constante transformação. Aproveite esse momento para abordar também os aspectos negativos desse crescimento excessivo, bem como a necessidade de hoje pensarmos de forma mais sustentável para que esse crescimento não prejudique a sociedade com o passar dos anos.

Dê alguns minutos para que os alunos listem as observações, em seguida peça para que cada dupla exponha suas conclusões para os colegas e anote-as no quadro. Se julgar conveniente, peça para que eles anotem as conclusões no caderno de classe.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento para projeção dos slides, cópias das imagens para a ação propositiva e imagens antigas e recentes da cidade de vivência dos alunos.

Material complementar:

Atividade Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HNxD2WpYDYedhQHCPTYrwXSxqjW3m57gnp8Qa7fjd4xPnhHMmqm879hXMB68/geo2-05und05-atividade-para-a-acao-propositiva.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia para os alunos o tema e explique que durante a aula eles irão observar e descobrir se as cidades passam por transformações.

Para adequar a sua realidade: Caso a escola esteja inserida em uma zona rural, providencie imagens dos arredores da escola e estabeleça uma comparação com as imagens das cidades que foram utilizadas durante a ação propositiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a imagem para os alunos. Aproveite esse momento para questionar:

  • Que tipos de transformações podem acontecer?
  • Você já viu alguma transformação na cidade onde vivemos?
  • Que motivos levam uma cidade a passar por transformações?

Permita que os alunos respondam as questões livremente, sem fazer intervenções pois esses aspectos serão retomados nas próximas etapas da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Retomando as ideias lançadas pelos alunos anteriormente, busque aprofundar o debate fazendo a pergunta presente no slide. Deixe que os alunos se manifestem livremente e anote as observação no quadro.

Aproveite esse momento para trabalhar com eles o conceito de mudanças e permanências. Para isso, continue fazendo questionamentos como:

  • Vocês acreditam que a cidade esteja muito diferente nos dias de hoje?
  • Vocês acreditam que houve alguma permanência nessa cidade?

Permita que os alunos se manifestem livremente. Neste momento, não é necessário fazer nenhum tipo de intervenção.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em duplas e entregue a eles as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HNxD2WpYDYedhQHCPTYrwXSxqjW3m57gnp8Qa7fjd4xPnhHMmqm879hXMB68/geo2-05und05-atividade-para-a-acao-propositiva.pdf

Explique que eles irão observar as transformações que ocorreram em diversas cidades brasileiras e que eles deverão listar as mudanças observadas. Nesse momento é importante que você faça algumas pontuações dos aspectos que eles deverão observar, como: crescimento populacional, aumento de estabelecimentos comerciais, verticalização do bairro etc.

Após o momento de observação, permita que as duplas se manifestem e exponham aos outros alunos quais foram os aspectos observados por ele, promovendo assim uma troca de informações e conhecimento e anote as conclusões no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após a atividade da ação propositiva, traga a discussão para o âmbito local. Para isso, faça o questionamento proposto no slide. Em seguida, mostre aos alunos fotos antigas e recentes de sua cidade (previamente providenciadas) e peça para que cada dupla identifique as transformações que foram observadas nas imagens.

Nesse momento, é importante levar os alunos a refletirem sobre o porquê das cidades estarem em constante transformação. Aproveite esse momento para abordar também os aspectos negativos desse crescimento excessivo, bem como a necessidade de hoje pensarmos de forma mais sustentável para que esse crescimento não prejudique a sociedade com o passar dos anos.

Dê alguns minutos para que os alunos listem as observações, em seguida peça para que cada dupla exponha suas conclusões para os colegas e anote-as no quadro. Se julgar conveniente, peça para que eles anotem as conclusões no caderno de classe.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano