Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Equipamento para projeção dos slides, cópias das imagens para a ação propositiva e imagens antigas e recentes da cidade de vivência dos alunos.
Material complementar:
Atividade Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HNxD2WpYDYedhQHCPTYrwXSxqjW3m57gnp8Qa7fjd4xPnhHMmqm879hXMB68/geo2-05und05-atividade-para-a-acao-propositiva.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia para os alunos o tema e explique que durante a aula eles irão observar e descobrir se as cidades passam por transformações.
Para adequar a sua realidade: Caso a escola esteja inserida em uma zona rural, providencie imagens dos arredores da escola e estabeleça uma comparação com as imagens das cidades que foram utilizadas durante a ação propositiva.
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete a imagem para os alunos. Aproveite esse momento para questionar:
- Que tipos de transformações podem acontecer?
- Você já viu alguma transformação na cidade onde vivemos?
- Que motivos levam uma cidade a passar por transformações?
Permita que os alunos respondam as questões livremente, sem fazer intervenções pois esses aspectos serão retomados nas próximas etapas da aula.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Retomando as ideias lançadas pelos alunos anteriormente, busque aprofundar o debate fazendo a pergunta presente no slide. Deixe que os alunos se manifestem livremente e anote as observação no quadro.
Aproveite esse momento para trabalhar com eles o conceito de mudanças e permanências. Para isso, continue fazendo questionamentos como:
- Vocês acreditam que a cidade esteja muito diferente nos dias de hoje?
- Vocês acreditam que houve alguma permanência nessa cidade?
Permita que os alunos se manifestem livremente. Neste momento, não é necessário fazer nenhum tipo de intervenção.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os alunos em duplas e entregue a eles as imagens:
Explique que eles irão observar as transformações que ocorreram em diversas cidades brasileiras e que eles deverão listar as mudanças observadas. Nesse momento é importante que você faça algumas pontuações dos aspectos que eles deverão observar, como: crescimento populacional, aumento de estabelecimentos comerciais, verticalização do bairro etc.
Após o momento de observação, permita que as duplas se manifestem e exponham aos outros alunos quais foram os aspectos observados por ele, promovendo assim uma troca de informações e conhecimento e anote as conclusões no quadro.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Após a atividade da ação propositiva, traga a discussão para o âmbito local. Para isso, faça o questionamento proposto no slide. Em seguida, mostre aos alunos fotos antigas e recentes de sua cidade (previamente providenciadas) e peça para que cada dupla identifique as transformações que foram observadas nas imagens.
Nesse momento, é importante levar os alunos a refletirem sobre o porquê das cidades estarem em constante transformação. Aproveite esse momento para abordar também os aspectos negativos desse crescimento excessivo, bem como a necessidade de hoje pensarmos de forma mais sustentável para que esse crescimento não prejudique a sociedade com o passar dos anos.
Dê alguns minutos para que os alunos listem as observações, em seguida peça para que cada dupla exponha suas conclusões para os colegas e anote-as no quadro. Se julgar conveniente, peça para que eles anotem as conclusões no caderno de classe.