17768
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - A verticalização das cidades

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre identificar as mudanças que ocorreram em muitas cidades devido a sua verticalização reconhecendo os motivos que ocasionaram estas transformações.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Campos Do Nascimento Paulino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento para projeção ou cópia dos slides, folhas sulfite e caixas de fósforo vazias para a ação propositiva.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia para os alunos o tema da aula que, durante as atividades, eles irão refletir sobre as mudanças que ocorreram nas cidades ao longo dos anos, bem como os motivos que levaram a tal mudança.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Mostre aos alunos a foto do slide e faça alguns questionamentos como:

  • O que vocês observam na imagem?
  • Você acredita que essa imagem é antiga ou recente?
  • Qual tipo de construção prevalece nessa imagem?

Permita que os alunos se manifestem livremente, sem fazer intervenções, pois esses aspectos serão abordados com maior ênfase nas próximas etapas.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia para os alunos a questão proposta no slide. Em seguida, leve-os a refletir sobre as causas da existência nas grandes cidades de muitos edifícios? Busque esclarecer que o espaço para construir as moradias é restrito e por isso o pedreiro deverá pensar em alternativas para tentar solucionar o problema.

Neste momento, permita que eles se manifestem para tentar respondê-la e anote no quadro as soluções apontadas pelos alunos. É importante deixar que os alunos se manifestem livremente, sem fazer intervenções. O objetivo dessa atividade é resgatar os conceitos prévios dos alunos e prepará-los para a ação propositiva.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize a sala em grupos de três ou quatro pessoas. Em seguida, entregue a cada grupo uma folha sulfite (repartida ao meio) e dez caixas de fósforo e explique que elas representarão as moradias que João precisa construir.

Inicialmente, solicite que os alunos espalhem as caixas pela primeira metade da folha sulfite, como se estivessem construindo as moradias. Após organizarem as caixas, peça para que eles contornem as caixas na folha sulfite. Dê alguns minutos para que eles possam organizar e observar o que ocorreu.

Após esse primeiro momento, peça para que os alunos peguem a segunda metade da folha sulfite e organize as caixas sobre ela, empilhando-as como se estivessem construindo um prédio. Solicite que, após empilhar as caixas, contorne o espaço que foi utilizado na folha.

Quando as duas etapas estiverem concluídas, solicite que cada grupo observe as duas folhas e tente chegar a uma conclusão para a questão proposta.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após a ação propositiva, promova uma roda de conversa com os alunos para responder a questão proposta. Deixe que os alunos se manifestem e faça intervenções pontuais, caso seja necessário.

Nesse momento, é importante levar os alunos a reconhecer que a verticalização das cidades está cada vez mais frequente por conta de uma valorização dos terrenos nas áreas mais dotadas de infraestrutura. Fato que possui como consequência a diminuição de áreas disponíveis para novas construções, isto devido ao adensamento. Com isso, a solução de construir prédios é eficiente, pois permite a economia do espaço urbano.

Aproveite esse momento para ampliar a discussão, levando os alunos a refletirem sobre a demanda por espaço nas grandes cidades, sobre os impactos causado pelo próprio crescimento populacional entre outros fatores.

Após a discussão, você pode pedir para que os alunos copiem a resposta no caderno, caso julgue necessário.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento para projeção ou cópia dos slides, folhas sulfite e caixas de fósforo vazias para a ação propositiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia para os alunos o tema da aula que, durante as atividades, eles irão refletir sobre as mudanças que ocorreram nas cidades ao longo dos anos, bem como os motivos que levaram a tal mudança.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Mostre aos alunos a foto do slide e faça alguns questionamentos como:

  • O que vocês observam na imagem?
  • Você acredita que essa imagem é antiga ou recente?
  • Qual tipo de construção prevalece nessa imagem?

Permita que os alunos se manifestem livremente, sem fazer intervenções, pois esses aspectos serão abordados com maior ênfase nas próximas etapas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Leia para os alunos a questão proposta no slide. Em seguida, leve-os a refletir sobre as causas da existência nas grandes cidades de muitos edifícios? Busque esclarecer que o espaço para construir as moradias é restrito e por isso o pedreiro deverá pensar em alternativas para tentar solucionar o problema.

Neste momento, permita que eles se manifestem para tentar respondê-la e anote no quadro as soluções apontadas pelos alunos. É importante deixar que os alunos se manifestem livremente, sem fazer intervenções. O objetivo dessa atividade é resgatar os conceitos prévios dos alunos e prepará-los para a ação propositiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize a sala em grupos de três ou quatro pessoas. Em seguida, entregue a cada grupo uma folha sulfite (repartida ao meio) e dez caixas de fósforo e explique que elas representarão as moradias que João precisa construir.

Inicialmente, solicite que os alunos espalhem as caixas pela primeira metade da folha sulfite, como se estivessem construindo as moradias. Após organizarem as caixas, peça para que eles contornem as caixas na folha sulfite. Dê alguns minutos para que eles possam organizar e observar o que ocorreu.

Após esse primeiro momento, peça para que os alunos peguem a segunda metade da folha sulfite e organize as caixas sobre ela, empilhando-as como se estivessem construindo um prédio. Solicite que, após empilhar as caixas, contorne o espaço que foi utilizado na folha.

Quando as duas etapas estiverem concluídas, solicite que cada grupo observe as duas folhas e tente chegar a uma conclusão para a questão proposta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após a ação propositiva, promova uma roda de conversa com os alunos para responder a questão proposta. Deixe que os alunos se manifestem e faça intervenções pontuais, caso seja necessário.

Nesse momento, é importante levar os alunos a reconhecer que a verticalização das cidades está cada vez mais frequente por conta de uma valorização dos terrenos nas áreas mais dotadas de infraestrutura. Fato que possui como consequência a diminuição de áreas disponíveis para novas construções, isto devido ao adensamento. Com isso, a solução de construir prédios é eficiente, pois permite a economia do espaço urbano.

Aproveite esse momento para ampliar a discussão, levando os alunos a refletirem sobre a demanda por espaço nas grandes cidades, sobre os impactos causado pelo próprio crescimento populacional entre outros fatores.

Após a discussão, você pode pedir para que os alunos copiem a resposta no caderno, caso julgue necessário.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano