17767
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - As mudanças na paisagem

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre reconhecer, identificar e listar as mudanças que ocorreram na paisagem por meio da observação de imagens em diferentes épocas.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Campos Do Nascimento Paulino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projetar os slides e cópias das imagens para a ação propositiva.

Material complementar:

Imagens da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XK4WG2AxzEuynaRsFhuC6w9p6hdEjuNWxq9nUbkW5TZwsCq4XmDF3xXzrec6/geo2-05und02-imagens-para-a-acao-propositiva.pdf

As cidades se transformam com o passar do tempo. Youtube, 2012 (4min03seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=M3HDz4-665c>. Acesso em: 20 mai 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula aos alunos e explique brevemente que nesta aula eles irão identificar as mudanças que ocorrem nas paisagens de acordo com a passagem do tempo.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o vídeo para os alunos. Em seguida, leve-os a refletir sobre como os lugares estão em constante modificação. Você pode levantar algumas questões como:

  • Será que a nossa cidade sempre foi assim?
  • Como será que ela era a alguns anos atrás?
  • Quais modificações na paisagem vocês imaginam que houve?

Vídeo disponível em:

As cidades se transformam com o passar do tempo. Youtube, 2012 (4min03seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=M3HDz4-665c>. Acesso em: 20 mai 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete a imagem do slide e explique aos alunos que essa é uma imagem da cidade de São Paulo há muito tempo atrás, quando estava sendo fundada. Em seguida, questione: A cidade de São Paulo continua da mesma forma que foi retratado na imagem? Espera-se que os alunos reconheçam que a cidade passou por muitas mudanças ao longo dos anos.

Por fim, questione novamente os alunos: Quais principais fatores que levam uma cidade a se transformar?

Permita que os alunos se manifestem, mas não faça intervenções, pois esse assunto será abordado com mais ênfase nos próximos slides.

É importante que nesse momento os alunos possam identificar que houve muitas mudanças na paisagem que foi retratada e que as paisagens, de modo geral, estão em constante modificação.

Para adequar a sua realidade: Caso seja possível, providencie uma foto da fundação da cidade onde os alunos estão inseridos. Assim, o debate será ainda mais enriquecedor.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Separe os alunos em grupos de três ou quatro alunos. Em seguida, entregue a eles as imagens (disponíveis no link abaixo) e explique que são fotos da Avenida Paulista, localizada na cidade de São Paulo.

Solicite aos grupos que eles ordenem as imagens de acordo com a passagem do tempo (da mais antiga para a mais recente) e em seguida liste as mudanças que eles observaram. Caso os alunos não consigam registrar de forma escrita as mudanças que observaram, você pode realizar esse registro no quadro, de forma coletiva.

É importante que nesse momento eles sejam capazes de reconhecer a passagem do tempo mediante a observação das fotografias, bem como as mudanças que ocorreram nessa paisagem.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XK4WG2AxzEuynaRsFhuC6w9p6hdEjuNWxq9nUbkW5TZwsCq4XmDF3xXzrec6/geo2-05und02-imagens-para-a-acao-propositiva.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após os grupos apresentarem as suas conclusões sobre a mudança que houve na paisagem, retome brevemente com eles os principais aspectos observados. Em seguida, proponha que cada aluno faça uma ilustração de como imagina essa mesma paisagem daqui a 30 anos.

Nesse momento é importante levar os alunos a refletirem sobre o crescimento urbano na paisagem, aumento de estabelecimentos, verticalização do bairro, etc. e dentro dessa reflexão, leve os alunos a imaginarem como estará essa paisagem daqui a 30 anos, caso essas mudanças permaneçam.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projetar os slides e cópias das imagens para a ação propositiva.

Material complementar:

Imagens da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XK4WG2AxzEuynaRsFhuC6w9p6hdEjuNWxq9nUbkW5TZwsCq4XmDF3xXzrec6/geo2-05und02-imagens-para-a-acao-propositiva.pdf

As cidades se transformam com o passar do tempo. Youtube, 2012 (4min03seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=M3HDz4-665c>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula aos alunos e explique brevemente que nesta aula eles irão identificar as mudanças que ocorrem nas paisagens de acordo com a passagem do tempo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o vídeo para os alunos. Em seguida, leve-os a refletir sobre como os lugares estão em constante modificação. Você pode levantar algumas questões como:

  • Será que a nossa cidade sempre foi assim?
  • Como será que ela era a alguns anos atrás?
  • Quais modificações na paisagem vocês imaginam que houve?

Vídeo disponível em:

As cidades se transformam com o passar do tempo. Youtube, 2012 (4min03seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=M3HDz4-665c>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete a imagem do slide e explique aos alunos que essa é uma imagem da cidade de São Paulo há muito tempo atrás, quando estava sendo fundada. Em seguida, questione: A cidade de São Paulo continua da mesma forma que foi retratado na imagem? Espera-se que os alunos reconheçam que a cidade passou por muitas mudanças ao longo dos anos.

Por fim, questione novamente os alunos: Quais principais fatores que levam uma cidade a se transformar?

Permita que os alunos se manifestem, mas não faça intervenções, pois esse assunto será abordado com mais ênfase nos próximos slides.

É importante que nesse momento os alunos possam identificar que houve muitas mudanças na paisagem que foi retratada e que as paisagens, de modo geral, estão em constante modificação.

Para adequar a sua realidade: Caso seja possível, providencie uma foto da fundação da cidade onde os alunos estão inseridos. Assim, o debate será ainda mais enriquecedor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Separe os alunos em grupos de três ou quatro alunos. Em seguida, entregue a eles as imagens (disponíveis no link abaixo) e explique que são fotos da Avenida Paulista, localizada na cidade de São Paulo.

Solicite aos grupos que eles ordenem as imagens de acordo com a passagem do tempo (da mais antiga para a mais recente) e em seguida liste as mudanças que eles observaram. Caso os alunos não consigam registrar de forma escrita as mudanças que observaram, você pode realizar esse registro no quadro, de forma coletiva.

É importante que nesse momento eles sejam capazes de reconhecer a passagem do tempo mediante a observação das fotografias, bem como as mudanças que ocorreram nessa paisagem.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XK4WG2AxzEuynaRsFhuC6w9p6hdEjuNWxq9nUbkW5TZwsCq4XmDF3xXzrec6/geo2-05und02-imagens-para-a-acao-propositiva.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após os grupos apresentarem as suas conclusões sobre a mudança que houve na paisagem, retome brevemente com eles os principais aspectos observados. Em seguida, proponha que cada aluno faça uma ilustração de como imagina essa mesma paisagem daqui a 30 anos.

Nesse momento é importante levar os alunos a refletirem sobre o crescimento urbano na paisagem, aumento de estabelecimentos, verticalização do bairro, etc. e dentro dessa reflexão, leve os alunos a imaginarem como estará essa paisagem daqui a 30 anos, caso essas mudanças permaneçam.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano