17765
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - TRANSPORTE ESCOLAR E SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre identificar tipos de transporte escolar em diferentes localidades brasileiras e estabelecer comparações quanto à segurança e utilização responsável.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elaine Aparecida Paraguai

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano

GEO2_03UND05

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo, Google Meet (ou outra ferramenta síncrona).

- Optativas: Google Classroom, Youtube, Google Desenhos, Paint, Google Docs, Word.

Valor trabalhado

Cidadania

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes identifiquem os tipos de transporte escolar em diferentes localidades brasileiras e estabeleçam comparações quanto à segurança e utilização responsável. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e converse com os estudantes:
     - Vocês reconhecem esse meio de transporte apresentado no figura?
     - Alguém o utiliza para vir para a Escola?
     - Quais outras maneiras podemos utilizar para vir para a Escola?
     - Hoje iremos falar de transporte escolar e segurança no trânsito. Vocês se sentem seguros ao virem para a escola?

Peça que anotem suas respostas no caderno.

Contextualização (30 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Converse com as crianças seguindo conforme a discussão do título do plano. Há diversas maneiras de nos deslocarmos para a escola. Depende das características do lugar onde a escola fica.

Problematização (30 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, inicie a discussão lançando a questão presente no slide. Conduza a turma a refletir sobre a segurança no trânsito, caso considere pertinente, retome os relatos feitos pelos alunos sobre as formas utilizadas por eles para se locomover até a escola.

     - Envie as imagens que constam no arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XSWXtkzPDT58tevEX6FXbd5eJGceqfUcGN6952RHgWZyts6chfK4DNcNHaHy/geo2-03und05-meios-de-transporte.pdf. Acesso em 24/06/2020.

E peça para que cada criança escolha uma figura que represente melhor a maneira como vem para a escola e contará um pouco do seu trajeto e se enfrenta ou não dificuldades no percurso. Oriente a produção de um áudio de no máximo (2 minutos).

Ação propositiva (50 minutos - sincronamente)

Organize um momento síncrono, utilize o Google Meet nessa etapa. Construa com os estudantes um gráfico baseando-se nas informações coletadas na roda, você pode usar o Google Docs, ou Word, para a confecção dos gráficos.

Peça às crianças, uma a uma, que assinalem no gráfico o meio de transporte que utilizam para ir à para a escola. Faça também outro gráfico com as seguintes barras:
O meio de transporte que utilizo é:
     - Seguro
     - Muito seguro
     - Precisa melhorar a segurança

Peça às crianças assinalarem e explicarem a opção escolhida.
     - Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PdSmMUqnZRaExxyEnHGU4mcPSTEGQ3ZeJe3cwYPkK37U6u7THCqMUuRHFadT/geo2-03und05-grafico-de-barras.pdf. Acesso em 24/06/2020.

Projete a tabela, e vá construindo essa etapa com os estudantes.

Sistematização (35 minutos- assincronamente)

Grave outro vídeo para esta etapa, e envie o gráfico aos estudantes, peça que eles registrem em seus cadernos, se não puderem imprimir, oriente que façam o desenho. Deixe a sugestão que utilizem o Google Desenhos ou o Paint.

Convite às famílias

Oriente as famílias participem das ações da adaptação deste plano com os estudantes.

     - Ainda assim, deixe a sugestão que assistam aos vídeos:

     - Meios de Transporte- https://www.youtube.com/watch?v=6TgamyHBv4c     - . Acesso em 24/06/2020.

     - Hora da escola | Bita e o Nosso Dia
https://www.youtube.com/watch?v=-RsLzUsXYHM. Acesso em 24/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO2_03UND05

(EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 2º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas