17765
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - TRANSPORTE ESCOLAR E SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre identificar tipos de transporte escolar em diferentes localidades brasileiras e estabelecer comparações quanto à segurança e utilização responsável.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elaine Aparecida Paraguai

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, lápis de cor e borracha

Material complementar:

Meios de Transporte:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XSWXtkzPDT58tevEX6FXbd5eJGceqfUcGN6952RHgWZyts6chfK4DNcNHaHy/geo2-03und05-meios-de-transporte.pdf

Gráfico de Barras:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PdSmMUqnZRaExxyEnHGU4mcPSTEGQ3ZeJe3cwYPkK37U6u7THCqMUuRHFadT/geo2-03und05-grafico-de-barras.pdf

Para você saber mais:

Paraíba. Ministério Público. Projeto Transporte Escolar: alegria de ir e vir. João Pessoa: MPPB, CAOP da Educação, 2014. Disponível em: <https://www2.mppa.mp.br/sistemas/gcsubsites/upload/37/CartilhaTransporte%20Escolar.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Converse com os estudantes:

  • Vocês reconhecem esse meio de transporte apresentado no figura?
  • Alguém o utiliza para vir para a Escola?
  • Quais outras maneiras podemos utilizar para vir para a Escola?
  • Hoje iremos falar de transporte escolar e segurança no trânsito. Vocês se sentem seguros ao virem para a escola?

Deixe que digam o que sentem. E, principalmente, ressalte que nem todos se deslocam para a Escola da mesma maneira.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete as imagens ou imprima caso não seja possível. Converse com as crianças seguindo conforme a discussão do título do plano. Há diversas maneiras de nos deslocarmos para a escola. Depende das características do lugar onde a escola fica.

  • Quais as características dos lugares representados nessas fotos e que meio de transporte as crianças utilizam para irem à escola?
  • Eles têm alguma semelhança com o meio de transporte que você utiliza?
  • Quais os tipos de insegurança cada meio de transporte pode oferecer e que cuidados devem ser tomados em cada tipo de transporte?

Leia a legenda de cada fotografia. Faça essa discussão com as crianças para os slides 3, 4 e 5.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete as imagens ou imprima caso não seja possível. Converse com as crianças seguindo conforme a discussão do título do plano. Há diversas maneiras de nos deslocarmos para a escola. Depende das características do lugar onde a escola fica.

  • Quais as características dos lugares representados nessas fotos e que meio de transporte as crianças utilizam para irem à escola?
  • Eles têm alguma semelhança com o meio de transporte que você utiliza?
  • Quais os tipos de insegurança cada meio de transporte pode oferecer e que cuidados devem ser tomados em cada tipo de transporte?

Leia a legenda de cada fotografia. Faça essa discussão com as crianças para os slides 3, 4 e 5.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete as imagens ou imprima caso não seja possível. Converse com as crianças seguindo conforme a discussão do título do plano. Há diversas maneiras de nos deslocarmos para a escola. Depende das características do lugar onde a escola fica.

  • Quais as características dos lugares representados nessas fotos e que meio de transporte as crianças utilizam para irem à escola?
  • Eles têm alguma semelhança com o meio de transporte que você utiliza?
  • Quais os tipos de insegurança cada meio de transporte pode oferecer e que cuidados devem ser tomados em cada tipo de transporte?

Leia a legenda de cada fotografia. Faça essa discussão com as crianças para os slides 3, 4 e 5.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie a discussão lançando a questão presente no slide. Conduza a turma a refletir sobre a segurança no trânsito, caso considere pertinente, retome os relatos feitos pelos alunos sobre as formas utilizadas por eles para se locomover até a escola.

Em seguida, faça uma roda com as crianças e espalhe as figuras do material complementar ao centro. Caso prefira, substitua as figuras sugeridas por figuras de jornais ou revistas conforme os meios de transporte mais relevantes para a sua realidade.

Cada criança irá ao centro da roda e escolherá uma figura que represente melhor a maneira como vem para a escola e contará um pouco do seu trajeto e se enfrenta ou não dificuldades no percurso.

Estimule-as com perguntas orientadoras:

  • Você já passou por alguma situação de perigo no caminho para a escola?
  • Como é a qualidade do meio de transporte que você utiliza? Ele é confortável?
  • O que vocês gostariam que melhorasse na forma como vêm para a escola?

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XSWXtkzPDT58tevEX6FXbd5eJGceqfUcGN6952RHgWZyts6chfK4DNcNHaHy/geo2-03und05-meios-de-transporte.pdf

Para você saber mais:

ROCHA, Camilo. Transporte para a escola: dicas e questões a considerar. Nexo Jornal. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/servico/2016/01/26/Transporte-para-a-escola-dicas-e-quest%C3%B5es-a-considerar>. Acesso em: 20 mai 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Construa com os estudantes um gráfico baseando-se nas informações coletadas na roda.

Escreva os meios de transporte mais citados no quadro e na frente de cada um deles desenhe uma barra formada por aproximadamente 10 quadradinhos. Entretanto, esteja atento ao estipular esta quantidade, visto que o número de quadradinhos pode variar para mais ou para menos, dependendo da turma. Para isto busque adequar a quantidade de quadrinhos a realidade de sua turma.

Peça às crianças, uma a uma, que assinalem no gráfico o meio de transporte que utilizam para ir à para a escola.

Faça também um outro gráfico com as seguintes barras:

O meio de transporte que utilizo é:

  • Seguro
  • Muito seguro
  • Precisa melhorar a segurança

Peça às crianças assinalarem e explicarem a opção escolhida.

Você pode também fazer em forma de pesquisa e distribuir papéis (pequenas cédulas) para que elas escrevam e coloquem em urnas e depois, na contagem, ir assinalando as opções no gráfico, no quadro.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PdSmMUqnZRaExxyEnHGU4mcPSTEGQ3ZeJe3cwYPkK37U6u7THCqMUuRHFadT/geo2-03und05-grafico-de-barras.pdf

Se preferir e tiver disponibilidade na sua escola, você pode usar planilhas para colocar os dados da pesquisa e formar tabelas para melhor apresentar os resultados.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Imprima os gráficos do material complementar para as crianças e peça que registrem neles também os resultados da turma com os totais encontrados. Converse com as crianças sobre quem faz e executa as leis e à quem vocês poderiam recorrer para modificar, se necessário, o transporte escolar da localidade em que moram.

É preciso considerar o fato de que alguns transportes dependem do poder público, enquanto outros são privados. Entretanto, busque adequar a sua realidade, mas não esqueça de pontuar a relevância de ações fiscalizadoras tanto para transportes públicos quanto privados.

Depois, com as informações encontradas, escrevam coletivamente uma carta ao poder público (executivo ou legislativo, municipal ou estadual) na qual as crianças relatem o que descobriram em sua turma em relação ao transporte escolar e sua utilização e segurança.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PdSmMUqnZRaExxyEnHGU4mcPSTEGQ3ZeJe3cwYPkK37U6u7THCqMUuRHFadT/geo2-03und05-grafico-de-barras.pdf

Caso não seja possível imprimir a atividade, oriente aos estudantes que desenhem, numa folha de papel, os meios de transporte e a quantidade de usuários de cada um deles. Oriente que registrem também com as quantidades, a votação sobre a segurança dos meios de transporte.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, lápis de cor e borracha

Material complementar:

Meios de Transporte:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XSWXtkzPDT58tevEX6FXbd5eJGceqfUcGN6952RHgWZyts6chfK4DNcNHaHy/geo2-03und05-meios-de-transporte.pdf

Gráfico de Barras:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PdSmMUqnZRaExxyEnHGU4mcPSTEGQ3ZeJe3cwYPkK37U6u7THCqMUuRHFadT/geo2-03und05-grafico-de-barras.pdf

Para você saber mais:

Paraíba. Ministério Público. Projeto Transporte Escolar: alegria de ir e vir. João Pessoa: MPPB, CAOP da Educação, 2014. Disponível em: <https://www2.mppa.mp.br/sistemas/gcsubsites/upload/37/CartilhaTransporte%20Escolar.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Converse com os estudantes:

  • Vocês reconhecem esse meio de transporte apresentado no figura?
  • Alguém o utiliza para vir para a Escola?
  • Quais outras maneiras podemos utilizar para vir para a Escola?
  • Hoje iremos falar de transporte escolar e segurança no trânsito. Vocês se sentem seguros ao virem para a escola?

Deixe que digam o que sentem. E, principalmente, ressalte que nem todos se deslocam para a Escola da mesma maneira.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete as imagens ou imprima caso não seja possível. Converse com as crianças seguindo conforme a discussão do título do plano. Há diversas maneiras de nos deslocarmos para a escola. Depende das características do lugar onde a escola fica.

  • Quais as características dos lugares representados nessas fotos e que meio de transporte as crianças utilizam para irem à escola?
  • Eles têm alguma semelhança com o meio de transporte que você utiliza?
  • Quais os tipos de insegurança cada meio de transporte pode oferecer e que cuidados devem ser tomados em cada tipo de transporte?

Leia a legenda de cada fotografia. Faça essa discussão com as crianças para os slides 3, 4 e 5.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete as imagens ou imprima caso não seja possível. Converse com as crianças seguindo conforme a discussão do título do plano. Há diversas maneiras de nos deslocarmos para a escola. Depende das características do lugar onde a escola fica.

  • Quais as características dos lugares representados nessas fotos e que meio de transporte as crianças utilizam para irem à escola?
  • Eles têm alguma semelhança com o meio de transporte que você utiliza?
  • Quais os tipos de insegurança cada meio de transporte pode oferecer e que cuidados devem ser tomados em cada tipo de transporte?

Leia a legenda de cada fotografia. Faça essa discussão com as crianças para os slides 3, 4 e 5.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete as imagens ou imprima caso não seja possível. Converse com as crianças seguindo conforme a discussão do título do plano. Há diversas maneiras de nos deslocarmos para a escola. Depende das características do lugar onde a escola fica.

  • Quais as características dos lugares representados nessas fotos e que meio de transporte as crianças utilizam para irem à escola?
  • Eles têm alguma semelhança com o meio de transporte que você utiliza?
  • Quais os tipos de insegurança cada meio de transporte pode oferecer e que cuidados devem ser tomados em cada tipo de transporte?

Leia a legenda de cada fotografia. Faça essa discussão com as crianças para os slides 3, 4 e 5.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie a discussão lançando a questão presente no slide. Conduza a turma a refletir sobre a segurança no trânsito, caso considere pertinente, retome os relatos feitos pelos alunos sobre as formas utilizadas por eles para se locomover até a escola.

Em seguida, faça uma roda com as crianças e espalhe as figuras do material complementar ao centro. Caso prefira, substitua as figuras sugeridas por figuras de jornais ou revistas conforme os meios de transporte mais relevantes para a sua realidade.

Cada criança irá ao centro da roda e escolherá uma figura que represente melhor a maneira como vem para a escola e contará um pouco do seu trajeto e se enfrenta ou não dificuldades no percurso.

Estimule-as com perguntas orientadoras:

  • Você já passou por alguma situação de perigo no caminho para a escola?
  • Como é a qualidade do meio de transporte que você utiliza? Ele é confortável?
  • O que vocês gostariam que melhorasse na forma como vêm para a escola?

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XSWXtkzPDT58tevEX6FXbd5eJGceqfUcGN6952RHgWZyts6chfK4DNcNHaHy/geo2-03und05-meios-de-transporte.pdf

Para você saber mais:

ROCHA, Camilo. Transporte para a escola: dicas e questões a considerar. Nexo Jornal. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/servico/2016/01/26/Transporte-para-a-escola-dicas-e-quest%C3%B5es-a-considerar>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Construa com os estudantes um gráfico baseando-se nas informações coletadas na roda.

Escreva os meios de transporte mais citados no quadro e na frente de cada um deles desenhe uma barra formada por aproximadamente 10 quadradinhos. Entretanto, esteja atento ao estipular esta quantidade, visto que o número de quadradinhos pode variar para mais ou para menos, dependendo da turma. Para isto busque adequar a quantidade de quadrinhos a realidade de sua turma.

Peça às crianças, uma a uma, que assinalem no gráfico o meio de transporte que utilizam para ir à para a escola.

Faça também um outro gráfico com as seguintes barras:

O meio de transporte que utilizo é:

  • Seguro
  • Muito seguro
  • Precisa melhorar a segurança

Peça às crianças assinalarem e explicarem a opção escolhida.

Você pode também fazer em forma de pesquisa e distribuir papéis (pequenas cédulas) para que elas escrevam e coloquem em urnas e depois, na contagem, ir assinalando as opções no gráfico, no quadro.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PdSmMUqnZRaExxyEnHGU4mcPSTEGQ3ZeJe3cwYPkK37U6u7THCqMUuRHFadT/geo2-03und05-grafico-de-barras.pdf

Se preferir e tiver disponibilidade na sua escola, você pode usar planilhas para colocar os dados da pesquisa e formar tabelas para melhor apresentar os resultados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Imprima os gráficos do material complementar para as crianças e peça que registrem neles também os resultados da turma com os totais encontrados. Converse com as crianças sobre quem faz e executa as leis e à quem vocês poderiam recorrer para modificar, se necessário, o transporte escolar da localidade em que moram.

É preciso considerar o fato de que alguns transportes dependem do poder público, enquanto outros são privados. Entretanto, busque adequar a sua realidade, mas não esqueça de pontuar a relevância de ações fiscalizadoras tanto para transportes públicos quanto privados.

Depois, com as informações encontradas, escrevam coletivamente uma carta ao poder público (executivo ou legislativo, municipal ou estadual) na qual as crianças relatem o que descobriram em sua turma em relação ao transporte escolar e sua utilização e segurança.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PdSmMUqnZRaExxyEnHGU4mcPSTEGQ3ZeJe3cwYPkK37U6u7THCqMUuRHFadT/geo2-03und05-grafico-de-barras.pdf

Caso não seja possível imprimir a atividade, oriente aos estudantes que desenhem, numa folha de papel, os meios de transporte e a quantidade de usuários de cada um deles. Oriente que registrem também com as quantidades, a votação sobre a segurança dos meios de transporte.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano