10369
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Trabalhando a aleatoriedade

Plano de aula de Matemática com atividades para 4ºano do Fundamental sobre Aleatoriedade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: CRISTIANO SANTOS RODRIGUES

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_26PES_01

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Flippity, Google Apresentações, e-mail, Padlet, Google Documentos.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Aquecimento
O professor pode criar um jogo usando o Flippity para que os alunos respondam para cada caso qual situação seria provável e qual seria possível. Segue link com tutorial para facilitar o uso do Flippity, para criação do recurso proposto: https://www.youtube.com/watch?v=Rb7oipv7gD4
Outra possibilidade é do professor fazer uma sequência de exemplos e questionar os alunos sobre o fato de serem prováveis ou possíveis, indicando as respostas posteriormente. Isso pode acontecer em folha impressa ou usando o Google Formulários.

Atividade principal
Proponha aos alunos fazerem o mesmo experimento proposto na atividade usando uma caixa e dois sabores de bala diferentes. Caso não tenham as balas, o aluno pode colocar pedaços de papel de mesmo tamanho, em que são escritos os nomes “Morango” e “Hortelã”, para sortear de acordo com os comandos dados. Os pedaços de papel podem ser colocados em um envelope ou em uma caixinha que não permita enxergar nada pelo lado de fora.

Discussão das soluções
Para discutir as estratégias de resolução, o professor pode propor para a turma organizar uma sequência de slides via Google Apresentações que explique a situação apresentada, compartilhando o link com o professor. Inserindo comentários, o professor pode fazer apontamentos e levantar questões que permitam os alunos a alterarem quando necessário a apresentação enviada.
Em seguida, o professor pode organizar os links das apresentações em um documento via Google Documentos, incluindo a sistematização disponível na etapa seguinte deste plano.
Caso os alunos não tenham acesso à internet para esse tipo de produção, o professor pode solicitar as explicações das estratégias utilizadas, bem como as resoluções a partir das questões que ampliam as reflexões, presentes nas orientações ao professor.

Sistematização
Ver etapa anterior. No caso de atividade impressa, a sistematização pode ser enviada junto com a devolutiva do professor e os apontamentos sobre as estratégias de resolução desenvolvidas.

Encerramento
Pedir que os alunos expliquem com as próprias palavras no caderno o que significa “evento aleatório” e o termo “probabilidade”.
Eles podem fazer uma pesquisa na internet para saber mais sobre os dois assuntos, ampliando o leque de materiais de consultas (lembre de instruí-los sobre as melhores fontes de informações confiáveis na internet).

Raio X
Além de propor a resolução das atividades indicadas nesta etapa, por escrito ou via Google Documentos, o professor pode solicitar que a turma crie uma nova situação que tenha relação com o que foi estudado nesta aula. O problema criado pode ser enviado ao professor por e-mail ou socializado com a turma com o auxílio do Padlet.

Convite às famílias
Propor à família que auxilie o aluno na pesquisa indicada na etapa de Encerramento sobre outros materiais relacionados aos termos “evento aleatório” e “probabilidade”.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_26PES01

(EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 4º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise de chances de eventos aleatórios, coleta, classificação, leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras múltiplas verticais e horizontais.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas