10369
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Trabalhando a aleatoriedade

Plano de aula de Matemática com atividades para 4ºano do Fundamental sobre Aleatoriedade

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: CRISTIANO SANTOS RODRIGUES

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiano Santos Rodrigues

Mentor: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF04MA26)  Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações.

Objetivo específico

Introduzir a noção de aleatoriedade, através da análise de possibilidades de ocorrência em eventos aleatórios.

Conceito-chave

Aleatoriedade

Recursos necessários

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Quadro;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 3 minutos.

Orientações: Inicie falando sobre as possibilidades de determinados eventos, para que haja a compreensão inicial das diferentes possibilidades diárias, pois a probabilidade baseia-se em determinar a probabilidade de ocorrência de um evento em um determinado espaço amostral.

Por se tratar de uma ideia inicial de probabilidade, você pode utilizar material manipulável, seja material dourado, ou o próprio objeto das atividades sugeridas. Para as atividades seguintes, organize a turma em duplas. Você pode reproduzir as atividades se tiver um projetor, as mesmas também estão disponíveis para impressão.

Propósito: Promover a familiaridade com o conceito de possibilidades, para embasar a probabilidade.

Discuta com a turma:

  • Já ouviram falar em possibilidades e probabilidades? Estes termos são iguais?
  • Em que situações podemos usar o termo possibilidade e em quais usamos probabilidade?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade, você pode usar material manipulável. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Abordar uma situação problema com eventos aleatórios.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferentes maneiras encontradas?
  • Será que no exemplo haverá um número máximo de possibilidades?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, os alunos analisem o que está sendo pedido. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Abordar uma situação problema com eventos aleatórios.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferentes maneiras encontradas?
  • Será que no exemplo haverá um número máximo de possibilidades?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7 e 8 ).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possibilidades de retirada das balas. Para os slides seguintes são apresentadas algumas possíveis soluções, discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral. Caso tenha um projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Permitir aos alunos compartilhar as soluções desenvolvidas.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram a mesma possibilidade?
  • E se ao invés de 6 balas, tivessem 8, teremos mais possibilidades?

Exemplo: A criança então pergunta é maior que 100. Você dá a negativa e coloca o limite do número 1 000 na reta numérica para os alunos perceberem o espaço amostral e seus elementos.

Por fim, se os alunos perguntam se é 500, por exemplo, você diz que não e pode riscar este numeral da reta numerada. Então você terá na reta numerada os elementos do espaço amostral.

Propósito: Socializar as diferentes estratégias de resoluções para a situação problema.

Discuta com a turma:

  • Que tipos de representações seu grupo utilizou para marcar as possibilidades (reta numérica, tabela, lista, escrita por extenso, entre outros)?
  • Agora vocês conseguem descobrir qual é este número que a professora Carol pensou?

Ao registrar na lousa as possibilidades encontradas pelos grupos questione:

  • Alguma criança acha que algum destes números não faz parte deste grupo de possibilidades? Por que acha que não?
  • Que tipos de representações seu grupo utilizou para marcar as possibilidades (reta numérica, tabela, lista, escrita por extenso, entre outros)?
  • Agora vocês conseguem descobrir qual é este número que a professora Carol pensou?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7 e 8 ).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possibilidades de retirada das balas. Para os slides seguintes são apresentadas algumas possíveis soluções, discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral. Caso tenha um projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Permitir aos alunos compartilhar as soluções desenvolvidas.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram a mesma possibilidade?
  • E se ao invés de 6 balas, tivessem 8, teremos mais possibilidades?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7 e 8 ).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possibilidades de retirada das balas. Para os slides seguintes são apresentadas algumas possíveis soluções, discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral. Caso tenha um projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Permitir aos alunos compartilhar as soluções desenvolvidas.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram a mesma possibilidade?
  • E se ao invés de 6 balas, tivessem 8, teremos mais possibilidades?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, realizando a leitura do slide para conclusão da atividade de acordo com o slide de encerramento a seguir.

Propósito: Definir a aleatoriedade.

Indicações de leitura e estudo ao professor:

Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios https://novaescola.org.br/conteudo/2688/calculo-da-probabilidade-em-eventos-aleatorios

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje, deixando-os refletirem e exporem suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto.

Propósito: Incentivar a reflexão sobre o conteúdo trabalhado.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e as realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Verificar a compreensão dos alunos, a respeito das situações que envolvem eventos aleatórios.

Discuta com a turma:

  • As diferentes formas encontradas de retiradas das bolas, comparando as possibilidades obtidas por eles.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiano Santos Rodrigues

Mentor: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF04MA26)  Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações.

Objetivo específico

Introduzir a noção de aleatoriedade, através da análise de possibilidades de ocorrência em eventos aleatórios.

Conceito-chave

Aleatoriedade

Recursos necessários

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Quadro;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 3 minutos.

Orientações: Inicie falando sobre as possibilidades de determinados eventos, para que haja a compreensão inicial das diferentes possibilidades diárias, pois a probabilidade baseia-se em determinar a probabilidade de ocorrência de um evento em um determinado espaço amostral.

Por se tratar de uma ideia inicial de probabilidade, você pode utilizar material manipulável, seja material dourado, ou o próprio objeto das atividades sugeridas. Para as atividades seguintes, organize a turma em duplas. Você pode reproduzir as atividades se tiver um projetor, as mesmas também estão disponíveis para impressão.

Propósito: Promover a familiaridade com o conceito de possibilidades, para embasar a probabilidade.

Discuta com a turma:

  • Já ouviram falar em possibilidades e probabilidades? Estes termos são iguais?
  • Em que situações podemos usar o termo possibilidade e em quais usamos probabilidade?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade, você pode usar material manipulável. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Abordar uma situação problema com eventos aleatórios.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferentes maneiras encontradas?
  • Será que no exemplo haverá um número máximo de possibilidades?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, os alunos analisem o que está sendo pedido. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Abordar uma situação problema com eventos aleatórios.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferentes maneiras encontradas?
  • Será que no exemplo haverá um número máximo de possibilidades?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7 e 8 ).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possibilidades de retirada das balas. Para os slides seguintes são apresentadas algumas possíveis soluções, discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral. Caso tenha um projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Permitir aos alunos compartilhar as soluções desenvolvidas.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram a mesma possibilidade?
  • E se ao invés de 6 balas, tivessem 8, teremos mais possibilidades?

Exemplo: A criança então pergunta é maior que 100. Você dá a negativa e coloca o limite do número 1 000 na reta numérica para os alunos perceberem o espaço amostral e seus elementos.

Por fim, se os alunos perguntam se é 500, por exemplo, você diz que não e pode riscar este numeral da reta numerada. Então você terá na reta numerada os elementos do espaço amostral.

Propósito: Socializar as diferentes estratégias de resoluções para a situação problema.

Discuta com a turma:

  • Que tipos de representações seu grupo utilizou para marcar as possibilidades (reta numérica, tabela, lista, escrita por extenso, entre outros)?
  • Agora vocês conseguem descobrir qual é este número que a professora Carol pensou?

Ao registrar na lousa as possibilidades encontradas pelos grupos questione:

  • Alguma criança acha que algum destes números não faz parte deste grupo de possibilidades? Por que acha que não?
  • Que tipos de representações seu grupo utilizou para marcar as possibilidades (reta numérica, tabela, lista, escrita por extenso, entre outros)?
  • Agora vocês conseguem descobrir qual é este número que a professora Carol pensou?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7 e 8 ).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possibilidades de retirada das balas. Para os slides seguintes são apresentadas algumas possíveis soluções, discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral. Caso tenha um projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Permitir aos alunos compartilhar as soluções desenvolvidas.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram a mesma possibilidade?
  • E se ao invés de 6 balas, tivessem 8, teremos mais possibilidades?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7 e 8 ).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possibilidades de retirada das balas. Para os slides seguintes são apresentadas algumas possíveis soluções, discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral. Caso tenha um projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Permitir aos alunos compartilhar as soluções desenvolvidas.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram a mesma possibilidade?
  • E se ao invés de 6 balas, tivessem 8, teremos mais possibilidades?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, realizando a leitura do slide para conclusão da atividade de acordo com o slide de encerramento a seguir.

Propósito: Definir a aleatoriedade.

Indicações de leitura e estudo ao professor:

Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios https://novaescola.org.br/conteudo/2688/calculo-da-probabilidade-em-eventos-aleatorios

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje, deixando-os refletirem e exporem suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto.

Propósito: Incentivar a reflexão sobre o conteúdo trabalhado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e as realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Verificar a compreensão dos alunos, a respeito das situações que envolvem eventos aleatórios.

Discuta com a turma:

  • As diferentes formas encontradas de retiradas das bolas, comparando as possibilidades obtidas por eles.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 4º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise de chances de eventos aleatórios, coleta, classificação, leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras múltiplas verticais e horizontais.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA26 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano