17757
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Lógicas de organização política

Plano de aula - Configuração social de Roma durante a monarquia

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Configuração social de Roma durante a monarquia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Formulários do Google, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é compreender a composição da sociedade romana durante o período da Monarquia.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize os documentos com referências a ideia de “patricinha” e “plebeu”, incluindo as definições de dicionário. Proponha a questão central para reflexão:
- Qual é a principal diferença entre ser patricinha e ser plebeu?
- Você sabe qual é a origem destas palavras?

Problematização
Disponibilize o documento “Fonte 1 - Patrícios e plebeus”. Oriente-os a realizar a leitura atenta, até mesmo em voz alta (é necessário praticá-la também em casa) e depois registrar no caderno ou em mídias que já utilizam, como o Google sala de aula :
- Quais são as principais características dos patrícios e plebeus: quem eram? Quais direitos tinham? Quais seus interesses?

Para que conheçam sobre as demais camadas sociais de Roma, como os clientes e escravizados, e, além disso, possam interagir com os colegas, uma opção é se apropriarem das informações contidas nas cartas do jogo de tabuleiro, para criar enquetes, quiz virtual, desafios de verdadeiro/falso ou informativos de “Você sabia?”. Para isso, podem utilizar ferramentas como o Mentimeter (veja como usá-lo aqui - ative a tradução) ou um mural virtual interativo, como o Padlet (veja aqui como usá-lo).

Sistematização
Oriente os alunos a elaborarem uma conclusão a respeito das camadas sociais presentes durante a Monarquia romana e preencher a tabela síntese no caderno ou nas mídias que utilizam .

Incentive que compartilhem as percepções com os colegas por meio de trocas de mensagens nos grupos de Whatsapp, mural virtual ou em um momento de videoconferência.

Opcional: indique que reproduzam o jogo de tabuleiro em casa com os materiais que possuem, ou que desenvolvam alguma outra proposta de como jogar utilizando as informações das cartas.

Convite às famílias
Proponha que participem de uma rodada do jogo sobre a sociedade romana, seja utilizando o tabuleiro ou adaptando de outras maneiras, por exemplo, com um desafio de verdadeiro ou falso.

Regras para o jogo de tabuleiro:
1) Devem seguir a trilha conforme os números tirados nos dados.
2) Verificar a cor da casa em que pararam e escolher uma carta correspondente a ela.
3) Ler e obedecer às instruções das cartas que tirarem.
4) Ganha o jogo quem chegar primeiro ao fim da trilha.

Materiais disponíveis aqui:
Material - Tabuleiro, dado e pinos
Cartas para os jogadores

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS6_11UND03

(EF06HI11) Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas de organização política do 6º ano:

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas