Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI11, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesta aula os alunos irão conhecer e identificar as classes sociais que estavam configuradas durante a monarquia romana: patrícios, plebeus, clientes e escravizados.
Materiais necessários: Cópias impressas das imagens, do tabuleiro, das cartas do jogo e do dado (um dado comum pode ser usado também), tabela, um projetor, caderno e canetas.
Material complementar:
O que é ser patricinha
O que é ser plebeu
Definição do dicionário
Fonte 1 - Patrícios e plebeus
Tabuleiro, pinos e dado:
Cartas:
Para você saber mais:
ALFÖLDY, G., A história social de Roma. Lisboa: Ed. Presença, 1989.
BRANDÃO, José Luís (coord.); OLIVEIRA, Francisco de (coord.). História de Roma Antiga volume I: das origens à morte de César. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.
SEIXAS. Natália Tavares. COTIDIANO NA ANTIGUIDADE ROMANA: enfrentando o desafio da construção do conhecimento histórico escolar a partir da cultura material. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/teses/D09_gevaerd.pdf, Acesso em: 1º de abr. 2019.
GANERI, Anita. Como seria sua vida na Roma Antiga? São Paulo: Editora Scipione, 2002.
MARTIRE, Alex. Plebe urbana na Roma Antiga. 2008. Disponível em http://www.larp.mae.usp.br/resenhas/Plebs%20Urbana%20na%20Roma%20Antiga.pdf. Acesso em: 1º abr. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, no fim da aula, espera que os alunos tenham compreendido que durante a monarquia havia uma configuração social em que alguns grupos tinham privilégios e outros não.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Para começar, solicite que os alunos se reúnam em trios. Projete o slide ou imprima os documentos disponível aqui com as imagens e trechos das músicas.
O que é ser patricinha - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w5fk3s3rGaRhke6Ksx4etEAmnNTegB3uRXFrCFF6MUXQJHBY6FvE3JrapBtF/his6-11und03-o-que-e-ser-patricinha.pdf
O que é ser plebeu - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eCdAmuMdDekjuK9xhCDQxKNTbCgKWC9y6nFBKymEByB8eWmPSp5rgZ9MjGZt/his6-11und03-o-que-e-ser-plebeu.pdf
Definição do dicionário - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GMQZWMMPnbfs9ZA5b3nJ8fXMU7f7GGgksBJdZfRvHXWr4J2PqcD5SQ2AJgV4/his6-11und03-definicoes-do-dicionario.pdf
Pergunte:
- O que é ser patricinha?
- Que elementos das imagens mostram isso?
- Que palavras nas músicas mostram isso?
- O que é ser plebeu?
- Que elementos das imagens mostram isso?
- Que palavras nas músicas mostram isso?
- Qual é a principal diferença entre ser plebeu e ser patricinha?
Espera-se que os alunos discutam e percebam que ser patricinha está relacionado a ser rica, se vestir bem, com roupas caras, morar em bairros nobres, enquanto ser plebeu significa ser pobre, não viver em um bairro bom, não usar roupas caras, ou não ser parte da realeza. Anote no quadro as conclusões às quais os alunos chegaram para posterior comparação.
Depois, projete, escreva no quadro ou imprima as definições do dicionário e compare com as respostas que os alunos deram. Pergunte se eles acrescentariam algo às definições do dicionário e, caso eles acrescentem, escreva uma nova definição junto com as que já estão colocadas.
Pergunte se eles sabem as origens desTas palavras: Patrícia/patricinha e plebeu. Deixe que os alunos levantem hipóteses e anotem estas hipóteses no caderno.
Contexto
Orientações: Para começar, solicite que os alunos se reúnam em trios. Projete o slide ou imprima os documentos disponível aqui com as imagens e trechos das músicas.
O que é ser patricinha - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w5fk3s3rGaRhke6Ksx4etEAmnNTegB3uRXFrCFF6MUXQJHBY6FvE3JrapBtF/his6-11und03-o-que-e-ser-patricinha.pdf
O que é ser plebeu - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eCdAmuMdDekjuK9xhCDQxKNTbCgKWC9y6nFBKymEByB8eWmPSp5rgZ9MjGZt/his6-11und03-o-que-e-ser-plebeu.pdf
Definição do dicionário - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GMQZWMMPnbfs9ZA5b3nJ8fXMU7f7GGgksBJdZfRvHXWr4J2PqcD5SQ2AJgV4/his6-11und03-definicoes-do-dicionario.pdf
Pergunte:
- O que é ser patricinha?
- Que elementos das imagens mostram isso?
- Que palavras nas músicas mostram isso?
- O que é ser plebeu?
- Que elementos das imagens mostram isso?
- Que palavras nas músicas mostram isso?
- Qual é a principal diferença entre ser plebeu e ser patricinha?
Espera-se que os alunos discutam e percebam que ser patricinha está relacionado a ser rica, se vestir bem, com roupas caras, morar em bairros nobres, enquanto ser plebeu significa ser pobre, não viver em um bairro bom, não usar roupas caras, ou não ser parte da realeza. Anote no quadro as conclusões às quais os alunos chegaram para posterior comparação.
Depois, projete, escreva no quadro ou imprima as definições do dicionário e compare com as respostas que os alunos deram. Pergunte se eles acrescentariam algo às definições do dicionário e, caso eles acrescentem, escreva uma nova definição junto com as que já estão colocadas.
Pergunte se eles sabem as origens destas palavras: Patrícia/patricinha e plebeu. Deixe que os alunos levantem hipóteses e anotem estas hipóteses no caderno.
Contexto
Orientações: Para começar, solicite que os alunos se reúnam em trios. Projete o slide ou imprima os documentos disponível aqui com as imagens e trechos das músicas.
O que é ser patricinha - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w5fk3s3rGaRhke6Ksx4etEAmnNTegB3uRXFrCFF6MUXQJHBY6FvE3JrapBtF/his6-11und03-o-que-e-ser-patricinha.pdf
O que é ser plebeu - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eCdAmuMdDekjuK9xhCDQxKNTbCgKWC9y6nFBKymEByB8eWmPSp5rgZ9MjGZt/his6-11und03-o-que-e-ser-plebeu.pdf
Definição do dicionário - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GMQZWMMPnbfs9ZA5b3nJ8fXMU7f7GGgksBJdZfRvHXWr4J2PqcD5SQ2AJgV4/his6-11und03-definicoes-do-dicionario.pdf
Pergunte:
- O que é ser patricinha?
- Que elementos das imagens mostram isso?
- Que palavras nas músicas mostram isso?
- O que é ser plebeu?
- Que elementos das imagens mostram isso?
- Que palavras nas músicas mostram isso?
- Qual é a principal diferença entre ser plebeu e ser patricinha?
Espera-se que os alunos discutam e percebam que ser patricinha está relacionado a ser rica, se vestir bem, com roupas caras, morar em bairros nobres, enquanto ser plebeu significa ser pobre, não viver em um bairro bom, não usar roupas caras, ou não ser parte da realeza. Anote no quadro as conclusões às quais os alunos chegaram para posterior comparação.
Depois, projete, escreva no quadro ou imprima as definições do dicionário e compare com as respostas que os alunos deram. Pergunte se eles acrescentariam algo às definições do dicionário e. caso eles acrescentem, escreva uma nova definição junto com as que já estão colocadas.
Pergunte se eles sabem as origens destas palavras: Patrícia/patricinha e plebeu. Deixe que os alunos levantem hipóteses e anotem estas hipóteses no caderno.
Problematização
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientações: Ainda em trios, entregue para os alunos o texto:
Fonte 1 - Patrícios e plebeus
Os alunos devem ler o texto e destacar as características presentes no texto sobre patrícios e plebeus e completar a tabela.
Depois, pergunte:
Somente existiam estas classes sociais em Roma?
Deixe que os alunos levantem hipóteses sobre as outras classes sociais.
Proponha um jogo para que descubram mais sobre as classes sociais romanas.
Mantenha os alunos em trios e distribua um tabuleiro, três pinos, um dado e as cartas do jogo.
Tabuleiro, dado e pinos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8gjjtzyWnthTQH2RnscHce7Sk6FnNmRdD7RwM9semcmwmeutrY5N9DdnRM2t/his6-11und03-tabuleiro-e-dado.pdf
Cartas disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G5u8Csg79FgADkgMpyahvKty2aP5gFwHbswhsXCJHuDdmSdCRdRbjZqWyave/his6-11und03-cartas.pdf
Projete as regras do jogo, imprima ou explique-as para os grupos. Os alunos devem colocar o tabuleiro no centro da mesa, cada um escolhe uma cor de pino e arrumam as cartas em montes de acordo com a sua cor. É um jogo de tabuleiro onde os alunos seguem a trilha conforme os números tirados nos dados e leem e obedecem as instruções das cartas que tirarem de acordo com a cor da carta que retiraram dos montes.
As cartas contêm informações sobre a organização social de Roma durante a monarquia. Peça que prestem atenção às informações das cartas para posterior definição e características de cada classe social.
Ganha o jogo o aluno que chegar primeiro no fim da trilha.
Para você saber mais:
GANERI, Anita. Como seria sua vida na Roma Antiga? São Paulo: Editora Scipione, 2002.
Problematização
Orientações: Ainda em trios, entregue para os alunos o texto:
Fonte 1 - Patrícios e plebeus
Os alunos devem ler o texto e destacar as características presentes no texto sobre patrícios e plebeus e completar a tabela.
Depois, pergunte:
Somente existiam estas classes sociais em Roma?
Deixe que os alunos levantem hipóteses sobre as outras classes sociais.
Proponha um jogo para que descubram mais sobre as classes sociais romanas.
Mantenha os alunos em trios e distribua um tabuleiro, três pinos, um dado e as cartas do jogo.
Tabuleiro, dado e pinos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8gjjtzyWnthTQH2RnscHce7Sk6FnNmRdD7RwM9semcmwmeutrY5N9DdnRM2t/his6-11und03-tabuleiro-e-dado.pdf
Cartas disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G5u8Csg79FgADkgMpyahvKty2aP5gFwHbswhsXCJHuDdmSdCRdRbjZqWyave/his6-11und03-cartas.pdf
Projete as regras do jogo, imprima ou explique-as para os grupos. Os alunos devem colocar o tabuleiro no centro da mesa, cada um escolhe uma cor de pino e arrumam as cartas em montes de acordo com a sua cor. É um jogo de tabuleiro onde os alunos seguem a trilha conforme os números tirados nos dados e leem e obedecem as instruções das cartas que tirarem de acordo com a cor da carta que retiraram dos montes.
As cartas contêm informações sobre a organização social de Roma durante a monarquia. Peça que prestem atenção às informações das cartas para posterior definição e características de cada classe social.
Ganha o jogo o aluno que chegar primeiro no fim da trilha.
Para você saber mais:
GANERI, Anita. Como seria sua vida na Roma Antiga? São Paulo: Editora Scipione, 2002.
Problematização
Orientações: Ainda em trios, entregue para os alunos o texto:
Fonte 1 - Patrícios e plebeus
Os alunos devem ler o texto e destacar as características presentes no texto sobre patrícios e plebeus e completar a tabela.
Depois, pergunte:
Somente existiam estas classes sociais em Roma?
Deixe que os alunos levantem hipóteses sobre as outras classes sociais.
Proponha um jogo para que descubram mais sobre as classes sociais romanas.
Mantenha os alunos em trios e distribua um tabuleiro, três pinos, um dado e as cartas do jogo.
Tabuleiro, dado e pinos disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8gjjtzyWnthTQH2RnscHce7Sk6FnNmRdD7RwM9semcmwmeutrY5N9DdnRM2t/his6-11und03-tabuleiro-e-dado.pdf
Cartas disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G5u8Csg79FgADkgMpyahvKty2aP5gFwHbswhsXCJHuDdmSdCRdRbjZqWyave/his6-11und03-cartas.pdf
Projete as regras do jogo, imprima ou explique-as para os grupos. Os alunos devem colocar o tabuleiro no centro da mesa, cada um escolhe uma cor de pino e arrumam as cartas em montes de acordo com a sua cor. É um jogo de tabuleiro onde os alunos seguem a trilha conforme os números tirados nos dados e leem e obedecem as instruções das cartas que tirarem de acordo com a cor da carta que retiraram dos montes.
As cartas contêm informações sobre a organização social de Roma durante a monarquia. Peça que prestem atenção às informações das cartas para posterior definição e características de cada classe social.
Ganha o jogo o aluno que chegar primeiro no fim da trilha.
Para você saber mais:
GANERI, Anita. Como seria sua vida na Roma Antiga? São Paulo: Editora Scipione, 2002.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Desenhe um quadro de conclusões com colunas representando cada classe social romana no quadro ou em um papel 40 kg ou pardo.
Distribua tiras de papel para que cada grupo escreva as suas conclusões sobre cada classe social.
Peça que um membro de cada grupo venha até o centro da sala, leia suas conclusões e cole sua tira no quadro.
Todos os grupos devem colocar tiras em todas as classes sociais.
No fim da atividade, cole o quadro de conclusões na parede da sala ou no corredor da escola para que outras turmas possam ter acesso à produção da turma e às suas conclusões.
Sistematização
Orientações: Desenhe um quadro de conclusões com colunas representando cada classe social romana no quadro ou em um papel 40 kg ou pardo.
Distribua tiras de papel para que cada grupo escreva as suas conclusões sobre cada classe social.
Peça que um membro de cada grupo venha até o centro da sala, leia suas conclusões e cole sua tira no quadro.
Todos os grupos devem colocar tiras em todas as classes sociais.
No fim da atividade, cole o quadro de conclusões na parede da sala ou no corredor da escola para que outras turmas possam ter acesso à produção da turma e às suas conclusões.