17755
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

Plano de aula - O Conceito de Ocidente: do Sectarismo Histórico à Intolerância na Atualidade

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre O Conceito de Ocidente: do Sectarismo Histórico à Intolerância na Atualidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maiko Menassa 

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Google Maps, Formulários do Google, Padlet.

Contexto
O objetivo desta aula é problematizar o (pré) conceito histórico de “Ocidente”, e refletir sobre a intolerância presente em nossa sociedade.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Disponibilize aos alunos as imagens do álbum “Oriente ou Ocidente?”. Eles devem analisar com atenção e responder se cada uma delas está localizada no Oriente ou Ocidente. Dê um prazo para que concluam a atividade.
Ela pode, também, ser realizada por meio de um quiz virtual feito pelo Mentimeter (veja aqui como usá-lo). Ao término, disponibilize a eles a tabela com a resolução para que analisem os acertos e erros, e reflitam acerca de suas percepções.

Após levantarem as percepções iniciais com base nas imagens, podem analisar as legendas e identificar a localização de algumas delas. Se for necessário complementar a busca, podem consultar um mapa impresso ou acessarem o Google Maps (disponível aqui).

Problematização
Disponibilize o trecho do livro: “Formations of Modernity”. Os alunos devem fazer a leitura com calma, até mesmo em voz alta (não podem deixar de praticá-la em casa!). Em seguida, devem analisar e responder as questões no caderno ou em outras mídias digitais que já fazem uso, por exemplo, o Google Sala de Aula.
- Segundo o texto, qual tipo de sociedade é geralmente entendida como Ocidental?
- Se o texto afirma que o Oriente foi importante para a formação da “identidade ocidental”, por que, em sua opinião, os orientais ainda são, muitas vezes, tratados como “inferiores” pelos povos do Ocidente?
- Em nossa sociedade, podemos perceber comportamentos de intolerância entre as pessoas, devido às questões culturais e socioeconômicas? Comente.

Incentive a interação com os colegas por meio de troca de mensagens no Whatsapp (ou outros recursos que já utilizam). Se estiver em um momento de videoconferência, abra o microfone para que alguns comentem as percepções oralmente, enquanto os demais as comentam no chat.

Sistematização
Oriente os alunos a analisarem as afirmações do “Quadro das frases de intolerâncias” e, com olhar crítico e pautado nos aprendizados da aula, as reescrevam. Dê a sugestão de que proponham novas frases a serem igualmente analisadas e reelaboradas entre os colegas. Para isso, é interessante que se faça uso de um Formulário do Google (veja como usá-lo aqui) ou de mural virtual colaborativo, como o Padlet e o recurso design Backchannel (veja aqui como usá-lo).

Convite às famílias
Para que conheçam mais a respeito desta discussão sobre uma visão preconceituosa quanto ao Oriente, vale conhecer a obra: SAID, Edward. “Orientalismo: A invenção do Oriente pelo Ocidente”. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
Video com comentarios de uma historiadora a respeito da obra: “Orientalismo”. Papo De Historiadores 6. Disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Bianca Carolina Pereira da Silva


Código: HIS6_09UND03

(EF06HI09) Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades do 6º ano:

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

6º ano / História / A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas