17753
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - Do Imperador ao Presidente! A construção do Estado Brasileiro

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Do Imperador ao Presidente! A construção do Estado Brasileiro

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angelo Márcio De Paula

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em pdf, word, txt; email; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam as formas de governos que existiram no Brasil, ao longo do tempo, com destaque para a Monarquia e a República.

Siga às orientações definidas nesta etapa. Caso ache interessante, envie aos alunos o link (disponível aqui) sobre a proclamação da República brasileira, para que eles conheçam um pouco mais sobre o tema a ser desenvolvido. 

Problematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa. Compartilhe com os alunos o slide e os documentos definidos para esse momento, e vá discorrendo sobre o tema. Deixe que todos os alunos participem com reflexões e análises.

Sistematização
Siga as orientações definidas nesta etapa. Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esse momento. Aproveite para mediar, nortear o conhecimento e esclarecer possíveis dúvidas.

Você pode informar os alunos que eles podem desenvolver a atividade usando os recursos que possuem, mas apresente a possibilidade de utilizarem recursos digitais, como PowerPoint, Paint, Word, Jamboard, Padlet.

Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
- Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).

Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo através de uma visita ao Museu Imperial (disponível aqui) e ao Museu da República (disponível aqui).

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_02UND05

(EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social do 5º ano:

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas