17753
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - Do Imperador ao Presidente! A construção do Estado Brasileiro

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Do Imperador ao Presidente! A construção do Estado Brasileiro

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angelo Márcio De Paula

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI02) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Folhas de cartolinas ou folhas de papel pardo, blocos auto adesivo e canetas hidrográficas coloridas.

Computador/Laptop e projetor

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vRkr7GhVJXvzQ9JvRBbfX7HCEt8ajXmDfh26eYZGpQM529kUr7PdEpAcShxA/his5-02und05-conceitos-monarquia-e-republica.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NV2vkyJpJS62Jt8jdvqY7K79runPEhyG2d9tZzTgBKBu5NTBge9eyfMmWAsu/his5-02und05-imperio-do-brasil.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xhFctyVKfW7uuXWYP5dSKAdm9JganTcFtVed9DKe2z6GTKYJnrNmqukMXyFT/his5-02und05-republica-do-brasil.pdf

Para você saber mais:

1- Apresente o objetivo da aula.

2 - Pergunte aos alunos:

  • O que vocês entendem por Monarquia?
  • O que vocês entendem por República?

3 - Registre as respostas em áudio ou vídeo.

4 - Apresente as definições de Monarquia e República e as relacione com as respostas dos alunos.

5 - Organize a turma dois grupos.

6 - Apresente as duas formas de governo que o Brasil experimentou em sua história: A Monarquia e a República.

7 - Entregue para cada grupo um texto base específico de cada forma de governo, para que o grupo possa discutir e elaborar uma espiral do tempo que ilustres os principais acontecimentos do período.

8 - Cada grupo deverá apresentar a sua espiral do tempo, explicando e detalhando cada fato histórico selecionado.

9 - Tendo como base os trabalhos apresentados, conduza com os alunos a construção de uma espiral que demonstre todo a experiência do Estado Brasileiro - da Monarquia à República ou do Imperador ao Presidente.

10 - Os trabalhos ficarão exposto em mural na sala de aula, para acesso dos todos os alunos.

Para você saber mais:

https://www.significados.com.br/monarquia/ (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.significados.com.br/republica/ (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia/imperio-do-brasil/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.brasil.gov.br/old/copy_of_imagens/linha-do-tempo/linha-do-tempo-historia/retrato-de-d.-pedro-i/image_view_fullscreen (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia/segundo-reinado/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.museus.gov.br/tag/dom-pedro-ii/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/11/brasil-republica (acesso em 3 de junho de 2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/brasil-republica.htm (acesso em 3 de junho de 2019)

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Apresente o objetivo da aula.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1- Pergunte aos alunos:

  • O que vocês entendem por Monarquia?
  • O que vocês entendem por República?
  • O Brasil é uma Monarquia ou uma República?

3- Registre as respostas em áudio ou vídeo.

4- Apresente em slides as definições de Monarquia e República, e as relacione com as respostas dos alunos.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vRkr7GhVJXvzQ9JvRBbfX7HCEt8ajXmDfh26eYZGpQM529kUr7PdEpAcShxA/his5-02und05-conceitos-monarquia-e-republica.pdf

Caso a unidade não possua aparelhos que possibilitem a apresentam em slides, produza cartazes.

Para você saber mais

https://www.significados.com.br/monarquia/ (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.significados.com.br/republica/ (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia/imperio-do-brasil/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.brasil.gov.br/old/copy_of_imagens/linha-do-tempo/linha-do-tempo-historia/retrato-de-d.-pedro-i/image_view_fullscreen (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia/segundo-reinado/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.museus.gov.br/tag/dom-pedro-ii/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/11/brasil-republica (acesso em 3 de junho de 2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/brasil-republica.htm (acesso em 3 de junho de 2019)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações:

1- Organize a turma dois grupos.

2- Apresente em slides as duas formas de governo que o Brasil experimentou em sua história: A Monarquia e a República.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NV2vkyJpJS62Jt8jdvqY7K79runPEhyG2d9tZzTgBKBu5NTBge9eyfMmWAsu/his5-02und05-imperio-do-brasil.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xhFctyVKfW7uuXWYP5dSKAdm9JganTcFtVed9DKe2z6GTKYJnrNmqukMXyFT/his5-02und05-republica-do-brasil.pdf

3- Apresente os mapas dos dois períodos distintos para contribuir para a análise dos diferentes regimes.

4- Entregue para cada grupo um texto base específico de cada forma de governo, para que o grupo possa discutir e elaborar uma espiral do tempo que ilustres os principais acontecimentos do período.

Caso a unidade não possua aparelhos que possibilitem a apresentam em slides, produza cartazes.

Em caso de turmas muito numerosas, divida-as em 4 ou mais grupos.

Para você saber mais:

https://www.significados.com.br/monarquia/ (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.significados.com.br/republica/ (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia/imperio-do-brasil/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.brasil.gov.br/old/copy_of_imagens/linha-do-tempo/linha-do-tempo-historia/retrato-de-d.-pedro-i/image_view_fullscreen (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia/segundo-reinado/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.museus.gov.br/tag/dom-pedro-ii/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/11/brasil-republica (acesso em 3 de junho de 2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/brasil-republica.htm (acesso em 3 de junho de 2019)

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

8 - Cada grupo deverá apresentar a sua espiral do tempo, explicando e detalhando cada fato histórico selecionado.

9 - Tendo como base os trabalhos apresentados, conduza com os alunos a construção de uma espiral que demonstre todo a experiência do Estado Brasileiro - da Monarquia à República ou do Imperador ao Presidente.

10 - Os trabalhos ficarão exposto em mural na sala de aula, para acesso dos todos os alunos.

Caso a unidade não possua aparelhos que possibilitem a apresentam em slides, produza cartazes.

Para você saber mais:

https://www.significados.com.br/monarquia/ (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.significados.com.br/republica/ (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia/imperio-do-brasil/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.brasil.gov.br/old/copy_of_imagens/linha-do-tempo/linha-do-tempo-historia/retrato-de-d.-pedro-i/image_view_fullscreen (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia/segundo-reinado/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.museus.gov.br/tag/dom-pedro-ii/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/11/brasil-republica (acesso em 3 de junho de 2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/brasil-republica.htm (acesso em 3 de junho de 2019)

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI02) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Folhas de cartolinas ou folhas de papel pardo, blocos auto adesivo e canetas hidrográficas coloridas.

Computador/Laptop e projetor

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vRkr7GhVJXvzQ9JvRBbfX7HCEt8ajXmDfh26eYZGpQM529kUr7PdEpAcShxA/his5-02und05-conceitos-monarquia-e-republica.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NV2vkyJpJS62Jt8jdvqY7K79runPEhyG2d9tZzTgBKBu5NTBge9eyfMmWAsu/his5-02und05-imperio-do-brasil.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xhFctyVKfW7uuXWYP5dSKAdm9JganTcFtVed9DKe2z6GTKYJnrNmqukMXyFT/his5-02und05-republica-do-brasil.pdf

Para você saber mais:

1- Apresente o objetivo da aula.

2 - Pergunte aos alunos:

  • O que vocês entendem por Monarquia?
  • O que vocês entendem por República?

3 - Registre as respostas em áudio ou vídeo.

4 - Apresente as definições de Monarquia e República e as relacione com as respostas dos alunos.

5 - Organize a turma dois grupos.

6 - Apresente as duas formas de governo que o Brasil experimentou em sua história: A Monarquia e a República.

7 - Entregue para cada grupo um texto base específico de cada forma de governo, para que o grupo possa discutir e elaborar uma espiral do tempo que ilustres os principais acontecimentos do período.

8 - Cada grupo deverá apresentar a sua espiral do tempo, explicando e detalhando cada fato histórico selecionado.

9 - Tendo como base os trabalhos apresentados, conduza com os alunos a construção de uma espiral que demonstre todo a experiência do Estado Brasileiro - da Monarquia à República ou do Imperador ao Presidente.

10 - Os trabalhos ficarão exposto em mural na sala de aula, para acesso dos todos os alunos.

Para você saber mais:

https://www.significados.com.br/monarquia/ (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.significados.com.br/republica/ (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia/imperio-do-brasil/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.brasil.gov.br/old/copy_of_imagens/linha-do-tempo/linha-do-tempo-historia/retrato-de-d.-pedro-i/image_view_fullscreen (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia/segundo-reinado/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.museus.gov.br/tag/dom-pedro-ii/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/11/brasil-republica (acesso em 3 de junho de 2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/brasil-republica.htm (acesso em 3 de junho de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Apresente o objetivo da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1- Pergunte aos alunos:

  • O que vocês entendem por Monarquia?
  • O que vocês entendem por República?
  • O Brasil é uma Monarquia ou uma República?

3- Registre as respostas em áudio ou vídeo.

4- Apresente em slides as definições de Monarquia e República, e as relacione com as respostas dos alunos.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vRkr7GhVJXvzQ9JvRBbfX7HCEt8ajXmDfh26eYZGpQM529kUr7PdEpAcShxA/his5-02und05-conceitos-monarquia-e-republica.pdf

Caso a unidade não possua aparelhos que possibilitem a apresentam em slides, produza cartazes.

Para você saber mais

https://www.significados.com.br/monarquia/ (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.significados.com.br/republica/ (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia/imperio-do-brasil/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.brasil.gov.br/old/copy_of_imagens/linha-do-tempo/linha-do-tempo-historia/retrato-de-d.-pedro-i/image_view_fullscreen (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia/segundo-reinado/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.museus.gov.br/tag/dom-pedro-ii/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/11/brasil-republica (acesso em 3 de junho de 2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/brasil-republica.htm (acesso em 3 de junho de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações:

1- Organize a turma dois grupos.

2- Apresente em slides as duas formas de governo que o Brasil experimentou em sua história: A Monarquia e a República.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NV2vkyJpJS62Jt8jdvqY7K79runPEhyG2d9tZzTgBKBu5NTBge9eyfMmWAsu/his5-02und05-imperio-do-brasil.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xhFctyVKfW7uuXWYP5dSKAdm9JganTcFtVed9DKe2z6GTKYJnrNmqukMXyFT/his5-02und05-republica-do-brasil.pdf

3- Apresente os mapas dos dois períodos distintos para contribuir para a análise dos diferentes regimes.

4- Entregue para cada grupo um texto base específico de cada forma de governo, para que o grupo possa discutir e elaborar uma espiral do tempo que ilustres os principais acontecimentos do período.

Caso a unidade não possua aparelhos que possibilitem a apresentam em slides, produza cartazes.

Em caso de turmas muito numerosas, divida-as em 4 ou mais grupos.

Para você saber mais:

https://www.significados.com.br/monarquia/ (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.significados.com.br/republica/ (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia/imperio-do-brasil/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.brasil.gov.br/old/copy_of_imagens/linha-do-tempo/linha-do-tempo-historia/retrato-de-d.-pedro-i/image_view_fullscreen (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia/segundo-reinado/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.museus.gov.br/tag/dom-pedro-ii/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/11/brasil-republica (acesso em 3 de junho de 2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/brasil-republica.htm (acesso em 3 de junho de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

8 - Cada grupo deverá apresentar a sua espiral do tempo, explicando e detalhando cada fato histórico selecionado.

9 - Tendo como base os trabalhos apresentados, conduza com os alunos a construção de uma espiral que demonstre todo a experiência do Estado Brasileiro - da Monarquia à República ou do Imperador ao Presidente.

10 - Os trabalhos ficarão exposto em mural na sala de aula, para acesso dos todos os alunos.

Caso a unidade não possua aparelhos que possibilitem a apresentam em slides, produza cartazes.

Para você saber mais:

https://www.significados.com.br/monarquia/ (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.significados.com.br/republica/ (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia/imperio-do-brasil/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.brasil.gov.br/old/copy_of_imagens/linha-do-tempo/linha-do-tempo-historia/retrato-de-d.-pedro-i/image_view_fullscreen (acesso em 3 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia/segundo-reinado/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.museus.gov.br/tag/dom-pedro-ii/ (acesso em 3 de junho de 2019)

http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/11/brasil-republica (acesso em 3 de junho de 2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/brasil-republica.htm (acesso em 3 de junho de 2019)

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social do 5º ano :

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano