17752
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - As primeiras cidades brasileiras

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre As primeiras cidades brasileiras

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angelo Márcio De Paula

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI02) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

placas de isopor, cartolinas ou papel cartão, caixas de papel, cola, canetas e lápis de cor, em quantidades necessárias para atender a turma.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a2kyXuXQHegtmXV7k7cGVuU3tHKfeNA5Nx2nqdprGuCQGWu5dd6BFBeuGuAT/his5-02und03-as-primeiras-cidades-brasileiras.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C464F6dZMyNGaBkDyqRkSQNaRq6gdKf9PzS84amu8PTNh8deEpuVRqvgzj3p/his5-02und03-imagens-de-salvador-historica-ba.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yQBuDg8FyYHYHSjXzqb9DvWewEc5F88sjcUBAchtHnJtPWVSGqNrXptubNMP/his5-02und03-imagens-de-mariana-mg.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TdD6qtcSYAACDUkqJGB3Pu8Su6hjensPrhVFnbRGJ8UevEdcebYXAqYdy2af/his5-02und03-imagens-do-rio-de-janeiro-rj.pdf

Para você saber mais:

1- Apresente o objetivo da aula e estabeleça um contrato.

2 - Apresente imagens de uma vila (área rural) e uma cidade, se possível também com imagens panorâmicas e/ou aéreas.

3- Provoque os alunos com a seguinte pergunta:

  • Quais as principais diferenças entre as vilas rurais e áreas urbanas?
  • Quais as principais semelhanças entre as vilas rurais e áreas urbanas?
  • Onde estão localizadas as igrejas?
  • Quais e como são os espaços de convívio com outras pessoas?
  • Existe divisão de acordo com a posição social?

4 - Registre as respostas em áudio ou anotando em um papel.

5 - Faça uma abordagem sobre o surgimento das primeiras cidades brasileiras.

6 - Divida a turma de 4 grupos.

7 - Distribua em seguida placas de isopor, cartolinas ou papel cartão, caixas de papel, cola, canetas e lápis de cor.

8 - Os alunos deverão construir uma representação de uma vila ou cidade, utilizando os materiais disponibilizado.

9- Os grupo podem optar por representar uma vila rural, um centro urbano ou uma que represente as cidades históricas como Rio de Janeiro, Salvador, Mariana, etc.

10 - Cada grupo deverá apresentar seu trabalho, descrevendo a cidade que construiu, apontando:

  • As principais características;
  • As funções e as condições dos imóveis;
  • Os espaços de convivências, quem circulava em cada um desses espaços, etc.
  • A posição do templo na cidade e sua relação com o todo.

Para saber mais: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/ (acesso em 1 de junho de 2019)

http://historiasdeminhavo29.blogspot.com/2016/ (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.flickr.com/photos/88136702@N06/8138369835 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://imperiobrazil.blogspot.com/2018/02/paco-imperial-em-montagem.html (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

http://historia.jbrj.gov.br/fotos/imagens.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1514 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1410 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1491 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/as-primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/historia-de-minas-gerais/ (acesso em 1 de junho de 2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/igreja-catolica-no-brasil.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

GODOY, Paulo Roberto Teixeira. A Cidade no Brasil - Período Colonial CAMINHOS DE GEOGRAFIA - 2011. In: http://www.ig.ufu.br/revista/caminhos.html (acesso em 1 de junho de 2019)

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Organize a turma em círculo e apresente o objetivo da aula.

Para saber mais: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/ (acesso em 1 de junho de 2019)

http://historiasdeminhavo29.blogspot.com/2016/ (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.flickr.com/photos/88136702@N06/8138369835 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://imperiobrazil.blogspot.com/2018/02/paco-imperial-em-montagem.html (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

http://historia.jbrj.gov.br/fotos/imagens.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1514 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1410 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1491 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/as-primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/historia-de-minas-gerais/ (acesso em 1 de junho de 2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/igreja-catolica-no-brasil.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1- Apresente o objetivo da aula e estabeleça um contrato.

2- Apresente, utilizando o Google Earth, imagens panorâmicas e aéreas de uma vila (área rural) e uma cidade ( de preferência na região onde a escola está inserida). No slide temos o exemplo da cidade de Resende-RJ, primeiro o Distrito de Visconde de Mauá - na área Rural e Turística e em seguida o Centro Histórico do município.

3 - Provoque os alunos com as seguintes perguntas:

  • Quais as principais diferenças entre as vilas rurais e as áreas urbanas?
  • Quais as principais semelhanças entre as vilas rurais e as áreas urbanas?
  • Onde estão localizadas as igrejas?
  • Quais e como são os espaços de convívio com outras pessoas?
  • Existe divisão de acordo com a posição social?

4 - Registre as respostas em áudio ou anotando em um papel.

Caso não tenha acesso à internet na unidade de ensino, utilize slides se possível também com imagens panorâmicas e/ou aéreas de uma vila (área rural) e uma cidade. Em caso de unidade que não possuírem equipamentos de projeção e computadores utilizar cartazes.

Para você saber mais: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/ (acesso em 1 de junho de 2019)

http://historiasdeminhavo29.blogspot.com/2016/ (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.flickr.com/photos/88136702@N06/8138369835 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://imperiobrazil.blogspot.com/2018/02/paco-imperial-em-montagem.html (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

http://historia.jbrj.gov.br/fotos/imagens.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1514 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1410 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1491 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/as-primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/historia-de-minas-gerais/ (acesso em 1 de junho de 2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/igreja-catolica-no-brasil.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1- Faça uma abordagem sobre o surgimento das primeiras cidades brasileiras.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a2kyXuXQHegtmXV7k7cGVuU3tHKfeNA5Nx2nqdprGuCQGWu5dd6BFBeuGuAT/his5-02und03-as-primeiras-cidades-brasileiras.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C464F6dZMyNGaBkDyqRkSQNaRq6gdKf9PzS84amu8PTNh8deEpuVRqvgzj3p/his5-02und03-imagens-de-salvador-historica-ba.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yQBuDg8FyYHYHSjXzqb9DvWewEc5F88sjcUBAchtHnJtPWVSGqNrXptubNMP/his5-02und03-imagens-de-mariana-mg.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TdD6qtcSYAACDUkqJGB3Pu8Su6hjensPrhVFnbRGJ8UevEdcebYXAqYdy2af/his5-02und03-imagens-do-rio-de-janeiro-rj.pdf

2 - Divida a turma de 4 grupos.

3 - Distribua em seguida placas de isopor, cartolinas ou papel cartão, caixas de papel, cola, canetas e lápis de cor.

4 - Os alunos deverão construir uma representação de uma vila ou cidade, utilizando os materiais disponibilizado.

5- Os grupo podem optar por representar uma vila rural, um centro urbano ou uma que represente as cidades históricas como Rio de Janeiro, Salvador, Mariana, etc.

Em caso de unidade que não possuírem equipamentos de projeção e computadores utilizar cartazes.

Utilize também caixas, embalagens pequenas e demais materiais alternativos.

Para você saber mais:

https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/ (acesso em 1 de junho de 2019)

http://historiasdeminhavo29.blogspot.com/2016/ (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.flickr.com/photos/88136702@N06/8138369835 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://imperiobrazil.blogspot.com/2018/02/paco-imperial-em-montagem.html (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

http://historia.jbrj.gov.br/fotos/imagens.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1514 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1410 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1491 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/as-primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/historia-de-minas-gerais/ (acesso em 1 de junho de 2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/igreja-catolica-no-brasil.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1 - Cada grupo apresentará seu trabalho descrevendo a cidade que construiu, apontando:

  • As principais características;
  • As funções e as condições dos imóveis;
  • Os espaços de convivências, quem circulava em cada um desses espaços, etc.
  • A posição do templo na cidade e sua relação com o todo.

2- Os grupos podem usar como apoio para apresentação os slides com a abordagem sobre cidades.

Em caso de unidade que não possuírem equipamentos de projeção e computadores utilizar cartazes.

Para você saber mais:

https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/ (acesso em 1 de junho de 2019)

http://historiasdeminhavo29.blogspot.com/2016/ (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.flickr.com/photos/88136702@N06/8138369835 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://imperiobrazil.blogspot.com/2018/02/paco-imperial-em-montagem.html (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

http://historia.jbrj.gov.br/fotos/imagens.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1514 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1410 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1491 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/as-primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/historia-de-minas-gerais/ (acesso em 1 de junho de 2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/igreja-catolica-no-brasil.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI02) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

placas de isopor, cartolinas ou papel cartão, caixas de papel, cola, canetas e lápis de cor, em quantidades necessárias para atender a turma.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a2kyXuXQHegtmXV7k7cGVuU3tHKfeNA5Nx2nqdprGuCQGWu5dd6BFBeuGuAT/his5-02und03-as-primeiras-cidades-brasileiras.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C464F6dZMyNGaBkDyqRkSQNaRq6gdKf9PzS84amu8PTNh8deEpuVRqvgzj3p/his5-02und03-imagens-de-salvador-historica-ba.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yQBuDg8FyYHYHSjXzqb9DvWewEc5F88sjcUBAchtHnJtPWVSGqNrXptubNMP/his5-02und03-imagens-de-mariana-mg.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TdD6qtcSYAACDUkqJGB3Pu8Su6hjensPrhVFnbRGJ8UevEdcebYXAqYdy2af/his5-02und03-imagens-do-rio-de-janeiro-rj.pdf

Para você saber mais:

1- Apresente o objetivo da aula e estabeleça um contrato.

2 - Apresente imagens de uma vila (área rural) e uma cidade, se possível também com imagens panorâmicas e/ou aéreas.

3- Provoque os alunos com a seguinte pergunta:

  • Quais as principais diferenças entre as vilas rurais e áreas urbanas?
  • Quais as principais semelhanças entre as vilas rurais e áreas urbanas?
  • Onde estão localizadas as igrejas?
  • Quais e como são os espaços de convívio com outras pessoas?
  • Existe divisão de acordo com a posição social?

4 - Registre as respostas em áudio ou anotando em um papel.

5 - Faça uma abordagem sobre o surgimento das primeiras cidades brasileiras.

6 - Divida a turma de 4 grupos.

7 - Distribua em seguida placas de isopor, cartolinas ou papel cartão, caixas de papel, cola, canetas e lápis de cor.

8 - Os alunos deverão construir uma representação de uma vila ou cidade, utilizando os materiais disponibilizado.

9- Os grupo podem optar por representar uma vila rural, um centro urbano ou uma que represente as cidades históricas como Rio de Janeiro, Salvador, Mariana, etc.

10 - Cada grupo deverá apresentar seu trabalho, descrevendo a cidade que construiu, apontando:

  • As principais características;
  • As funções e as condições dos imóveis;
  • Os espaços de convivências, quem circulava em cada um desses espaços, etc.
  • A posição do templo na cidade e sua relação com o todo.

Para saber mais: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/ (acesso em 1 de junho de 2019)

http://historiasdeminhavo29.blogspot.com/2016/ (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.flickr.com/photos/88136702@N06/8138369835 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://imperiobrazil.blogspot.com/2018/02/paco-imperial-em-montagem.html (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

http://historia.jbrj.gov.br/fotos/imagens.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1514 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1410 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1491 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/as-primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/historia-de-minas-gerais/ (acesso em 1 de junho de 2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/igreja-catolica-no-brasil.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

GODOY, Paulo Roberto Teixeira. A Cidade no Brasil - Período Colonial CAMINHOS DE GEOGRAFIA - 2011. In: http://www.ig.ufu.br/revista/caminhos.html (acesso em 1 de junho de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Organize a turma em círculo e apresente o objetivo da aula.

Para saber mais: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/ (acesso em 1 de junho de 2019)

http://historiasdeminhavo29.blogspot.com/2016/ (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.flickr.com/photos/88136702@N06/8138369835 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://imperiobrazil.blogspot.com/2018/02/paco-imperial-em-montagem.html (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

http://historia.jbrj.gov.br/fotos/imagens.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1514 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1410 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1491 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/as-primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/historia-de-minas-gerais/ (acesso em 1 de junho de 2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/igreja-catolica-no-brasil.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1- Apresente o objetivo da aula e estabeleça um contrato.

2- Apresente, utilizando o Google Earth, imagens panorâmicas e aéreas de uma vila (área rural) e uma cidade ( de preferência na região onde a escola está inserida). No slide temos o exemplo da cidade de Resende-RJ, primeiro o Distrito de Visconde de Mauá - na área Rural e Turística e em seguida o Centro Histórico do município.

3 - Provoque os alunos com as seguintes perguntas:

  • Quais as principais diferenças entre as vilas rurais e as áreas urbanas?
  • Quais as principais semelhanças entre as vilas rurais e as áreas urbanas?
  • Onde estão localizadas as igrejas?
  • Quais e como são os espaços de convívio com outras pessoas?
  • Existe divisão de acordo com a posição social?

4 - Registre as respostas em áudio ou anotando em um papel.

Caso não tenha acesso à internet na unidade de ensino, utilize slides se possível também com imagens panorâmicas e/ou aéreas de uma vila (área rural) e uma cidade. Em caso de unidade que não possuírem equipamentos de projeção e computadores utilizar cartazes.

Para você saber mais: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/ (acesso em 1 de junho de 2019)

http://historiasdeminhavo29.blogspot.com/2016/ (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.flickr.com/photos/88136702@N06/8138369835 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://imperiobrazil.blogspot.com/2018/02/paco-imperial-em-montagem.html (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

http://historia.jbrj.gov.br/fotos/imagens.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1514 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1410 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1491 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/as-primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/historia-de-minas-gerais/ (acesso em 1 de junho de 2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/igreja-catolica-no-brasil.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1- Faça uma abordagem sobre o surgimento das primeiras cidades brasileiras.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a2kyXuXQHegtmXV7k7cGVuU3tHKfeNA5Nx2nqdprGuCQGWu5dd6BFBeuGuAT/his5-02und03-as-primeiras-cidades-brasileiras.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C464F6dZMyNGaBkDyqRkSQNaRq6gdKf9PzS84amu8PTNh8deEpuVRqvgzj3p/his5-02und03-imagens-de-salvador-historica-ba.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yQBuDg8FyYHYHSjXzqb9DvWewEc5F88sjcUBAchtHnJtPWVSGqNrXptubNMP/his5-02und03-imagens-de-mariana-mg.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TdD6qtcSYAACDUkqJGB3Pu8Su6hjensPrhVFnbRGJ8UevEdcebYXAqYdy2af/his5-02und03-imagens-do-rio-de-janeiro-rj.pdf

2 - Divida a turma de 4 grupos.

3 - Distribua em seguida placas de isopor, cartolinas ou papel cartão, caixas de papel, cola, canetas e lápis de cor.

4 - Os alunos deverão construir uma representação de uma vila ou cidade, utilizando os materiais disponibilizado.

5- Os grupo podem optar por representar uma vila rural, um centro urbano ou uma que represente as cidades históricas como Rio de Janeiro, Salvador, Mariana, etc.

Em caso de unidade que não possuírem equipamentos de projeção e computadores utilizar cartazes.

Utilize também caixas, embalagens pequenas e demais materiais alternativos.

Para você saber mais:

https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/ (acesso em 1 de junho de 2019)

http://historiasdeminhavo29.blogspot.com/2016/ (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.flickr.com/photos/88136702@N06/8138369835 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://imperiobrazil.blogspot.com/2018/02/paco-imperial-em-montagem.html (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

http://historia.jbrj.gov.br/fotos/imagens.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1514 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1410 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1491 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/as-primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/historia-de-minas-gerais/ (acesso em 1 de junho de 2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/igreja-catolica-no-brasil.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1 - Cada grupo apresentará seu trabalho descrevendo a cidade que construiu, apontando:

  • As principais características;
  • As funções e as condições dos imóveis;
  • Os espaços de convivências, quem circulava em cada um desses espaços, etc.
  • A posição do templo na cidade e sua relação com o todo.

2- Os grupos podem usar como apoio para apresentação os slides com a abordagem sobre cidades.

Em caso de unidade que não possuírem equipamentos de projeção e computadores utilizar cartazes.

Para você saber mais:

https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/ (acesso em 1 de junho de 2019)

http://historiasdeminhavo29.blogspot.com/2016/ (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.flickr.com/photos/88136702@N06/8138369835 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://imperiobrazil.blogspot.com/2018/02/paco-imperial-em-montagem.html (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

http://historia.jbrj.gov.br/fotos/imagens.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1514 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1410 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1491 (acesso em 1 de junho de 2019)

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=4742 (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/as-primeiras-cidades.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/historia-de-minas-gerais/ (acesso em 1 de junho de 2019)

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/igreja-catolica-no-brasil.htm (acesso em 1 de junho de 2019)

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social do 5º ano :

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano