17751
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - Migração para o Brasil: país de muitos povos

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Migração para o Brasil: país de muitos povos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Afonso De Borborema

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a influência de outras culturas na formação da cultura brasileira.
Siga a sequência de orientações, utilizando dos questionamentos que constam no Objetivo desta aula. Envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos e todas as explicações complementares para que a compreensão do conteúdo seja atingida) pela retirada na escola, por foto, Whatsapp ou e-mail, com as devidas orientações necessárias.

Outra opção é encaminhar aos alunos pequenos vídeos promocionais, ao invés das fotos, das cidades que possuem as características dos povos que as colonizaram, como, por exemplo, a cidade de Timbó, em Santa Catarina (exemplo de vídeo aqui).

Problematização
Envie todo o material para os alunos. Esta atividade deverá ser feita de forma assíncrona, com os alunos trabalhando individualmente ou em grupos. Caso faça a opção por trabalho em grupos, indique aos alunos os recursos digitais colaborativos, como o Padlet. Posteriormente, agende uma videoconferência para que apresentem os trabalhos e debatam um pouco mais sobre o tema.

Permita que os alunos entreguem essa proposta na escola, enviem por e-mail, Classroom ou WhatsApp.

Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa.

Envie a proposta de finalização da aula para os alunos. Esta etapa poderá ser desenvolvida de forma individual ou no formato original do Plano, mas de forma assíncrona, devido aos recursos de execução sugeridos. Você pode, em uma conferência e antes de explicar o que os alunos deverão fazer nesta etapa, promover uma troca de ideias, onde os alunos poderão dizer como pensam executar a confecção do mapa. Caso opte por manter o formato original do Plano de Aula, você pode sugerir que façam os trabalhos utilizando os recursos digitais Google Apresentações, Google Docs, Paint, Word ou Padlet.

Posteriormente, agende uma videoconferência para que os alunos debatam sobre o tema, apresentem o trabalho e tirem duvidas, com sua orientação e direcionamento.

Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).

Convite às famílias
Proponha que a família busque conhecer se há imigrantes na cidade em que vivem e que procurem por receitas típicas deste povo. Sugira que façam uma noite de degustação destes pratos.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_11UND06

(EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas