17750
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - A Construção de Brasília e o processo migratório

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre A Construção de Brasília e o processo migratório

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Soares Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Materiais previamente selecionados na biblioteca: livros, periódicos, que contém sobre a construção da capital. Fichas coloridas (impressas) para a construção das narrativas, imagens impressas.

Para você saber mais:

Para saber sobre os migrantes: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5

Acesso: 22/04/2019

Filme que retrata a construção de Brasília: https://www.youtube.com/watch?v=BYsEgFAxjNA

Acesso: 22/04/2019

Depoimento de JK sobre Brasília: Parte 1 - https://www.youtube.com/watch?v=a3gPC27PcIc

Acesso: 22/04/2019

Depoimento de JK sobre Brasília: Parte 2- https://www.youtube.com/watch?v=0zcFxultA4c

Acesso: 22/04/2019

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre os processos migratórios ocorridos no Brasil. Peça-os para que reflitam sobre as diferentes etnias e sotaques dos brasileiros. Se em sua cidade é comum encontrar pessoas tão diferentes.

Explique que nesta aula saberemos sobre as migrações ocorridas dentro do Brasil.

Pergunte sobre a capital do Brasil. Sabem qual é? Sabem como foi feita? Onde fica? Quem a construiu?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Organize a turma em círculos e projete a imagem para o grupo. Caso não tenha projetor, imprima ou peça aos alunos que acessem em um dispositivo móvel ou computador. Analise, com o grupo, todos os detalhes do mapa.

Questione-os sobre alguns aspectos:

Onde se localiza Brasília?

Você sabe o que é uma Unidade Federativa?

Quando Brasília passou a ser capital do país?

Explore os conceitos de Unidade Federativa e Estado com os alunos rapidamente. Explique que Brasília passou a ser sede do governo na década de 60, no mandato do presidente Juscelino Kubitschek.

Na sequência analise o próximo slide com os alunos e questione-os:

O que a imagem projetada lembra?

Por ter essa forma, será que foi planejada por alguém?

Brasília foi construída há muito ou pouco tempo?

Qual a intenção por trás de sua construção?

A partir das respostas do grupo, ajude-os a construir as primeira ideias sobre a capital. Fale sobre o plano piloto.

O Plano Piloto de Brasília, no Distrito Federal, foi elaborado por Lúcio Costa, vencedor do concurso, em 1957, para o projeto urbanístico da Nova Capital. Teve sua forma inspirada pelo sinal da Cruz. O formato da área é popularmente comparado ao de um avião. Lucio Costa, entretanto, defendeu a tese de que a capital federal pudesse ser comparada a uma borboleta, rejeitando a comparação anterior.

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Piloto_de_Bras%C3%ADlia Acesso em 22/04/2019

Explique aos alunos que Brasília é a sede do poder executivo do Brasil. Ela foi construída após a vitória do presidente JK, que prometeu, durante sua campanha presidencial levar a capital para o “interior” do país. A ideia inicial em relação a construção da nova capital era de proteção da sede do governo, mas rapidamente teve como objetivo central levar o desenvolvimento ao interior do Brasil, conectando o centro-oeste a outras regiões.

Aparentemente a construção de Brasília que parecia atrair pessoas para a região com o intuito de incentivar o aumento do número de empregos, povoar o interior do país e promover a distribuição de terras a preços mais acessíveis, acabou por se tornar uma capital para uma classe social em ascensão e um espaço que promovia a desigualdade dessas classes.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Organize a turma em círculos e projete a imagem para o grupo. Caso não tenha projetor, imprima ou peça aos alunos que acessem em um dispositivo móvel ou computador. Analise, com o grupo, todos os detalhes do mapa.

Questione-os sobre alguns aspectos:

Onde se localiza Brasília?

Você sabe o que é uma Unidade Federativa?

Quando Brasília passou a ser capital do país?

Explore os conceitos de Unidade Federativa e Estado com os alunos rapidamente. Explique que Brasília passou a ser sede do governo na década de 60, no mandato do presidente Juscelino Kubitschek.

Na sequência analise o próximo slide com os alunos e questione-os:

O que a imagem projetada lembra?

Por ter essa forma, será que foi planejada por alguém?

Brasília foi construída há muito ou pouco tempo?

Qual a intenção por trás de sua construção?

A partir das respostas do grupo, ajude-os a construir as primeira ideias sobre a capital. Fale sobre o plano piloto.

O Plano Piloto de Brasília, no Distrito Federal, foi elaborado por Lúcio Costa, vencedor do concurso, em 1957, para o projeto urbanístico da Nova Capital. Teve sua forma inspirada pelo sinal da Cruz. O formato da área é popularmente comparado ao de um avião. Lucio Costa, entretanto, defendeu a tese de que a capital federal pudesse ser comparada a uma borboleta, rejeitando a comparação anterior.

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Piloto_de_Bras%C3%ADlia Acesso em 22/04/2019

Explique aos alunos que Brasília é a sede do poder executivo do Brasil. Ela foi construída após a vitória do presidente JK, que prometeu, durante sua campanha presidencial levar a capital para o “interior” do país. A ideia inicial em relação a construção da nova capital era de proteção da sede do governo, mas rapidamente teve como objetivo central levar o desenvolvimento ao interior do Brasil, conectando o centro-oeste a outras regiões.

Aparentemente a construção de Brasília que parecia atrair pessoas para a região com o intuito de incentivar o aumento do número de empregos, povoar o interior do país e promover a distribuição de terras a preços mais acessíveis, acabou por se tornar uma capital para uma classe social em ascensão e um espaço que promovia a desigualdade dessas classes.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Leia o texto do slide com o grupo explorando o ideal de vida e trabalho por trás dessas pessoas que migraram para Brasília na década de 50. Divida a turma em grupos de até 4 integrantes e disponibilize os materiais de pesquisa previamente selecionados na biblioteca para cada grupo.

- Antes de iniciar os trabalhos levante algumas questões:

Quem vinha para Brasília trabalhar nas construções?

Quais eram as condições?

Por que essas pessoas migravam?

Quais garantias possuíam em termos de melhoria de vida?

Explique ao grupo que embora as condições de trabalho não fossem as melhores, pois Brasília era um mundo de terra e poeira, e os trabalhadores executavam trabalhos braçais, esses trabalhadores tinham a sua carteira de trabalho assinada e recebiam um salário para executarem seus ofícios. Quanto mais horas trabalhassem melhor seria seu salário, por isso alguns trabalhavam até 15 horas diárias.

Explique ao grupo que muitos candangos vinham com suas famílias e todos se ajeitavam nos alojamentos, sendo separados os solteiros dos casados.

Após a leitura e discussão, explique a atividade que será realizada para seu grupo. Entregue os materiais de pesquisa e projete o slide seguinte (slide 6) com as orientações sobre as narrativas a serem construídas.

Imprima e distribua as tiras coloridas do slide 9, uma para cada grupo, e peça para que cada um deles, de posse das informações: Texto base, materiais de pesquisa e fotos (slides 7 e 8), construa a narrativa sobre a vida do migrante. Oriente o grupo a seguir o modelo do roteiro. As histórias podem se repetir, o interessante é que as narrativas podem trazer contextos diferentes o que enriquecerá o momento das apresentações.

Texto retirado do site: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5

Acesso em: 22/04/2019

Imagens:

1 - Disponível: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7d/Pal%C3%A1cio_da_Alvorada_durante_constru%C3%A7%C3%A3o.jpg

Acesso: 22/04/2019

2 - Imagens cedidas

Acesso em: 29/04/2019

3 - Imagens cedidas

Acesso em: 29/04/2019

Para você saber mais: Leia o texto completo sobre os imigrantes: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5

Acesso: 22/04/2019

Como foi a construção da capital: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-a-construcao-de-brasilia/

Acesso: 22/04/2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Leia o texto do slide com o grupo explorando o ideal de vida e trabalho por trás dessas pessoas que migraram para Brasília na década de 50. Divida a turma em grupos de até 4 integrantes e disponibilize os materiais de pesquisa previamente selecionados na biblioteca para cada grupo.

- Antes de iniciar os trabalhos levante algumas questões:

Quem vinha para Brasília trabalhar nas construções?

Quais eram as condições?

Por que essas pessoas migravam?

Quais garantias possuíam em termos de melhoria de vida?

Explique ao grupo que embora as condições de trabalho não fossem as melhores, pois Brasília era um mundo de terra e poeira, e os trabalhadores executavam trabalhos braçais, esses trabalhadores tinham a sua carteira de trabalho assinada e recebiam um salário para executarem seus ofícios. Quanto mais horas trabalhassem melhor seria seu salário, por isso alguns trabalhavam até 15 horas diárias.

Explique ao grupo que muitos candangos vinham com suas famílias e todos se ajeitavam nos alojamentos, sendo separados os solteiros dos casados.

Após a leitura e discussão, explique a atividade que será realizada para seu grupo. Entregue os materiais de pesquisa e projete o slide seguinte (slide 6) com as orientações sobre as narrativas a serem construídas.

Imprima e distribua as tiras coloridas do slide 9, uma para cada grupo, e peça para que cada um deles, de posse das informações: Texto base, materiais de pesquisa e fotos (slides 7 e 8), construa a narrativa sobre a vida do migrante. Oriente o grupo a seguir o modelo do roteiro. As histórias podem se repetir, o interessante é que as narrativas podem trazer contextos diferentes o que enriquecerá o momento das apresentações.

Texto retirado do site: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5

Acesso em: 22/04/2019

Imagens:

1 - Disponível: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7d/Pal%C3%A1cio_da_Alvorada_durante_constru%C3%A7%C3%A3o.jpg

Acesso: 22/04/2019

2 - Imagens cedidas

Acesso em: 29/04/2019

3 - Imagens cedidas

Acesso em: 29/04/2019

Para você saber mais: Leia o texto completo sobre os imigrantes: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5

Acesso: 22/04/2019

Como foi a construção da capital: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-a-construcao-de-brasilia/

Acesso: 22/04/2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Leia o texto do slide com o grupo explorando o ideal de vida e trabalho por trás dessas pessoas que migraram para Brasília na década de 50. Divida a turma em grupos de até 4 integrantes e disponibilize os materiais de pesquisa previamente selecionados na biblioteca para cada grupo.

- Antes de iniciar os trabalhos levante algumas questões:

Quem vinha para Brasília trabalhar nas construções?

Quais eram as condições?

Por que essas pessoas migravam?

Quais garantias possuíam em termos de melhoria de vida?

Explique ao grupo que embora as condições de trabalho não fossem as melhores, pois Brasília era um mundo de terra e poeira, e os trabalhadores executavam trabalhos braçais, esses trabalhadores tinham a sua carteira de trabalho assinada e recebiam um salário para executarem seus ofícios. Quanto mais horas trabalhassem melhor seria seu salário, por isso alguns trabalhavam até 15 horas diárias.

Explique ao grupo que muitos candangos vinham com suas famílias e todos se ajeitavam nos alojamentos, sendo separados os solteiros dos casados.

Após a leitura e discussão, explique a atividade que será realizada para seu grupo. Entregue os materiais de pesquisa e projete o slide seguinte (slide 6) com as orientações sobre as narrativas a serem construídas.

Imprima e distribua as tiras coloridas do slide 9, uma para cada grupo, e peça para que cada um deles, de posse das informações: Texto base, materiais de pesquisa e fotos (slides 7 e 8), construa a narrativa sobre a vida do migrante. Oriente o grupo a seguir o modelo do roteiro. As histórias podem se repetir, o interessante é que as narrativas podem trazer contextos diferentes o que enriquecerá o momento das apresentações.

Texto retirado do site: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5

Acesso em: 22/04/2019

Imagens:

1 - Disponível: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7d/Pal%C3%A1cio_da_Alvorada_durante_constru%C3%A7%C3%A3o.jpg

Acesso: 22/04/2019

2 - Imagens cedidas

Acesso em: 29/04/2019

3 - Imagens cedidas

Acesso em: 29/04/2019

Para você saber mais: Leia o texto completo sobre os imigrantes: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5

Acesso: 22/04/2019

Como foi a construção da capital: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-a-construcao-de-brasilia/

Acesso: 22/04/2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Leia o texto do slide com o grupo explorando o ideal de vida e trabalho por trás dessas pessoas que migraram para Brasília na década de 50. Divida a turma em grupos de até 4 integrantes e disponibilize os materiais de pesquisa previamente selecionados na biblioteca para cada grupo.

- Antes de iniciar os trabalhos levante algumas questões:

Quem vinha para Brasília trabalhar nas construções?

Quais eram as condições?

Por que essas pessoas migravam?

Quais garantias possuíam em termos de melhoria de vida?

Explique ao grupo que embora as condições de trabalho não fossem as melhores, pois Brasília era um mundo de terra e poeira, e os trabalhadores executavam trabalhos braçais, esses trabalhadores tinham a sua carteira de trabalho assinada e recebiam um salário para executarem seus ofícios. Quanto mais horas trabalhassem melhor seria seu salário, por isso alguns trabalhavam até 15 horas diárias.

Explique ao grupo que muitos candangos vinham com suas famílias e todos se ajeitavam nos alojamentos, sendo separados os solteiros dos casados.

Após a leitura e discussão, explique a atividade que será realizada para seu grupo. Entregue os materiais de pesquisa e projete o slide seguinte (slide 6) com as orientações sobre as narrativas a serem construídas.

Imprima e distribua as tiras coloridas do slide 9, uma para cada grupo, e peça para que cada um deles, de posse das informações: Texto base, materiais de pesquisa e fotos (slides 7 e 8), construa a narrativa sobre a vida do migrante. Oriente o grupo a seguir o modelo do roteiro. As histórias podem se repetir, o interessante é que as narrativas podem trazer contextos diferentes o que enriquecerá o momento das apresentações.

Texto retirado do site: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5

Acesso em: 22/04/2019

Imagens:

1 - Disponível: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7d/Pal%C3%A1cio_da_Alvorada_durante_constru%C3%A7%C3%A3o.jpg

Acesso: 22/04/2019

2 - Imagens cedidas

Acesso em: 29/04/2019

3 - Imagens cedidas

Acesso em: 29/04/2019

Para você saber mais: Leia o texto completo sobre os imigrantes: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5

Acesso: 22/04/2019

Como foi a construção da capital: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-a-construcao-de-brasilia/

Acesso: 22/04/2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Leia o texto do slide com o grupo explorando o ideal de vida e trabalho por trás dessas pessoas que migraram para Brasília na década de 50. Divida a turma em grupos de até 4 integrantes e disponibilize os materiais de pesquisa previamente selecionados na biblioteca para cada grupo.

- Antes de iniciar os trabalhos levante algumas questões:

Quem vinha para Brasília trabalhar nas construções?

Quais eram as condições?

Por que essas pessoas migravam?

Quais garantias possuíam em termos de melhoria de vida?

Explique ao grupo que embora as condições de trabalho não fossem as melhores, pois Brasília era um mundo de terra e poeira, e os trabalhadores executavam trabalhos braçais, esses trabalhadores tinham a sua carteira de trabalho assinada e recebiam um salário para executarem seus ofícios. Quanto mais horas trabalhassem melhor seria seu salário, por isso alguns trabalhavam até 15 horas diárias.

Explique ao grupo que muitos candangos vinham com suas famílias e todos se ajeitavam nos alojamentos, sendo separados os solteiros dos casados.

Após a leitura e discussão, explique a atividade que será realizada para seu grupo. Entregue os materiais de pesquisa e projete o slide seguinte (slide 6) com as orientações sobre as narrativas a serem construídas.

Imprima e distribua as tiras coloridas do slide 9, uma para cada grupo, e peça para que cada um deles, de posse das informações: Texto base, materiais de pesquisa e fotos (slides 7 e 8), construa a narrativa sobre a vida do migrante. Oriente o grupo a seguir o modelo do roteiro. As histórias podem se repetir, o interessante é que as narrativas podem trazer contextos diferentes o que enriquecerá o momento das apresentações.

Texto retirado do site: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5

Acesso em: 22/04/2019

Imagens:

1 - Disponível: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7d/Pal%C3%A1cio_da_Alvorada_durante_constru%C3%A7%C3%A3o.jpg

Acesso: 22/04/2019

2 - Imagens cedidas

Acesso em: 29/04/2019

3 - Imagens cedidas

Acesso em: 29/04/2019

Para você saber mais: Leia o texto completo sobre os imigrantes: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5

Acesso: 22/04/2019

Como foi a construção da capital: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-a-construcao-de-brasilia/

Acesso: 22/04/2019

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos alunos para acrescentarem às suas narrativas as imagens e/ou ilustrações que mais de adequam ao seus textos. Peça para que elejam um integrante de cada grupo para apresentar suas narrativa para o grupo.

Após as leituras, cole as produções no mural.

Explique que a construção da capital só foi possível graças a chegada desses imigrantes que juntos formaram uma força de trabalho gigantesca que possibilitou erguer Brasília.

Explique da importância dessas pessoas para a construção da capital, mas evidencie todos os desafios e dificuldades encontradas por esses migrantes. Embora a esperança por uma vida melhor fosse o fio condutor desse processo migratório, nem todos tiveram a mesma “sorte” conseguindo uma vida promissora.

Fonte da imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7a/Partial_view_of_Bras%C3%ADlia%2C_Brazil.jpg

Acesso em: 22/04/2019

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Materiais previamente selecionados na biblioteca: livros, periódicos, que contém sobre a construção da capital. Fichas coloridas (impressas) para a construção das narrativas, imagens impressas.

Para você saber mais:

Para saber sobre os migrantes: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5

Acesso: 22/04/2019

Filme que retrata a construção de Brasília: https://www.youtube.com/watch?v=BYsEgFAxjNA

Acesso: 22/04/2019

Depoimento de JK sobre Brasília: Parte 1 - https://www.youtube.com/watch?v=a3gPC27PcIc

Acesso: 22/04/2019

Depoimento de JK sobre Brasília: Parte 2- https://www.youtube.com/watch?v=0zcFxultA4c

Acesso: 22/04/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre os processos migratórios ocorridos no Brasil. Peça-os para que reflitam sobre as diferentes etnias e sotaques dos brasileiros. Se em sua cidade é comum encontrar pessoas tão diferentes.

Explique que nesta aula saberemos sobre as migrações ocorridas dentro do Brasil.

Pergunte sobre a capital do Brasil. Sabem qual é? Sabem como foi feita? Onde fica? Quem a construiu?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Organize a turma em círculos e projete a imagem para o grupo. Caso não tenha projetor, imprima ou peça aos alunos que acessem em um dispositivo móvel ou computador. Analise, com o grupo, todos os detalhes do mapa.

Questione-os sobre alguns aspectos:

Onde se localiza Brasília?

Você sabe o que é uma Unidade Federativa?

Quando Brasília passou a ser capital do país?

Explore os conceitos de Unidade Federativa e Estado com os alunos rapidamente. Explique que Brasília passou a ser sede do governo na década de 60, no mandato do presidente Juscelino Kubitschek.

Na sequência analise o próximo slide com os alunos e questione-os:

O que a imagem projetada lembra?

Por ter essa forma, será que foi planejada por alguém?

Brasília foi construída há muito ou pouco tempo?

Qual a intenção por trás de sua construção?

A partir das respostas do grupo, ajude-os a construir as primeira ideias sobre a capital. Fale sobre o plano piloto.

O Plano Piloto de Brasília, no Distrito Federal, foi elaborado por Lúcio Costa, vencedor do concurso, em 1957, para o projeto urbanístico da Nova Capital. Teve sua forma inspirada pelo sinal da Cruz. O formato da área é popularmente comparado ao de um avião. Lucio Costa, entretanto, defendeu a tese de que a capital federal pudesse ser comparada a uma borboleta, rejeitando a comparação anterior.

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Piloto_de_Bras%C3%ADlia Acesso em 22/04/2019

Explique aos alunos que Brasília é a sede do poder executivo do Brasil. Ela foi construída após a vitória do presidente JK, que prometeu, durante sua campanha presidencial levar a capital para o “interior” do país. A ideia inicial em relação a construção da nova capital era de proteção da sede do governo, mas rapidamente teve como objetivo central levar o desenvolvimento ao interior do Brasil, conectando o centro-oeste a outras regiões.

Aparentemente a construção de Brasília que parecia atrair pessoas para a região com o intuito de incentivar o aumento do número de empregos, povoar o interior do país e promover a distribuição de terras a preços mais acessíveis, acabou por se tornar uma capital para uma classe social em ascensão e um espaço que promovia a desigualdade dessas classes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Organize a turma em círculos e projete a imagem para o grupo. Caso não tenha projetor, imprima ou peça aos alunos que acessem em um dispositivo móvel ou computador. Analise, com o grupo, todos os detalhes do mapa.

Questione-os sobre alguns aspectos:

Onde se localiza Brasília?

Você sabe o que é uma Unidade Federativa?

Quando Brasília passou a ser capital do país?

Explore os conceitos de Unidade Federativa e Estado com os alunos rapidamente. Explique que Brasília passou a ser sede do governo na década de 60, no mandato do presidente Juscelino Kubitschek.

Na sequência analise o próximo slide com os alunos e questione-os:

O que a imagem projetada lembra?

Por ter essa forma, será que foi planejada por alguém?

Brasília foi construída há muito ou pouco tempo?

Qual a intenção por trás de sua construção?

A partir das respostas do grupo, ajude-os a construir as primeira ideias sobre a capital. Fale sobre o plano piloto.

O Plano Piloto de Brasília, no Distrito Federal, foi elaborado por Lúcio Costa, vencedor do concurso, em 1957, para o projeto urbanístico da Nova Capital. Teve sua forma inspirada pelo sinal da Cruz. O formato da área é popularmente comparado ao de um avião. Lucio Costa, entretanto, defendeu a tese de que a capital federal pudesse ser comparada a uma borboleta, rejeitando a comparação anterior.

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Piloto_de_Bras%C3%ADlia Acesso em 22/04/2019

Explique aos alunos que Brasília é a sede do poder executivo do Brasil. Ela foi construída após a vitória do presidente JK, que prometeu, durante sua campanha presidencial levar a capital para o “interior” do país. A ideia inicial em relação a construção da nova capital era de proteção da sede do governo, mas rapidamente teve como objetivo central levar o desenvolvimento ao interior do Brasil, conectando o centro-oeste a outras regiões.

Aparentemente a construção de Brasília que parecia atrair pessoas para a região com o intuito de incentivar o aumento do número de empregos, povoar o interior do país e promover a distribuição de terras a preços mais acessíveis, acabou por se tornar uma capital para uma classe social em ascensão e um espaço que promovia a desigualdade dessas classes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Leia o texto do slide com o grupo explorando o ideal de vida e trabalho por trás dessas pessoas que migraram para Brasília na década de 50. Divida a turma em grupos de até 4 integrantes e disponibilize os materiais de pesquisa previamente selecionados na biblioteca para cada grupo.

- Antes de iniciar os trabalhos levante algumas questões:

Quem vinha para Brasília trabalhar nas construções?

Quais eram as condições?

Por que essas pessoas migravam?

Quais garantias possuíam em termos de melhoria de vida?

Explique ao grupo que embora as condições de trabalho não fossem as melhores, pois Brasília era um mundo de terra e poeira, e os trabalhadores executavam trabalhos braçais, esses trabalhadores tinham a sua carteira de trabalho assinada e recebiam um salário para executarem seus ofícios. Quanto mais horas trabalhassem melhor seria seu salário, por isso alguns trabalhavam até 15 horas diárias.

Explique ao grupo que muitos candangos vinham com suas famílias e todos se ajeitavam nos alojamentos, sendo separados os solteiros dos casados.

Após a leitura e discussão, explique a atividade que será realizada para seu grupo. Entregue os materiais de pesquisa e projete o slide seguinte (slide 6) com as orientações sobre as narrativas a serem construídas.

Imprima e distribua as tiras coloridas do slide 9, uma para cada grupo, e peça para que cada um deles, de posse das informações: Texto base, materiais de pesquisa e fotos (slides 7 e 8), construa a narrativa sobre a vida do migrante. Oriente o grupo a seguir o modelo do roteiro. As histórias podem se repetir, o interessante é que as narrativas podem trazer contextos diferentes o que enriquecerá o momento das apresentações.

Texto retirado do site: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5

Acesso em: 22/04/2019

Imagens:

1 - Disponível: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7d/Pal%C3%A1cio_da_Alvorada_durante_constru%C3%A7%C3%A3o.jpg

Acesso: 22/04/2019

2 - Imagens cedidas

Acesso em: 29/04/2019

3 - Imagens cedidas

Acesso em: 29/04/2019

Para você saber mais: Leia o texto completo sobre os imigrantes: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5

Acesso: 22/04/2019

Como foi a construção da capital: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-a-construcao-de-brasilia/

Acesso: 22/04/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Leia o texto do slide com o grupo explorando o ideal de vida e trabalho por trás dessas pessoas que migraram para Brasília na década de 50. Divida a turma em grupos de até 4 integrantes e disponibilize os materiais de pesquisa previamente selecionados na biblioteca para cada grupo.

- Antes de iniciar os trabalhos levante algumas questões:

Quem vinha para Brasília trabalhar nas construções?

Quais eram as condições?

Por que essas pessoas migravam?

Quais garantias possuíam em termos de melhoria de vida?

Explique ao grupo que embora as condições de trabalho não fossem as melhores, pois Brasília era um mundo de terra e poeira, e os trabalhadores executavam trabalhos braçais, esses trabalhadores tinham a sua carteira de trabalho assinada e recebiam um salário para executarem seus ofícios. Quanto mais horas trabalhassem melhor seria seu salário, por isso alguns trabalhavam até 15 horas diárias.

Explique ao grupo que muitos candangos vinham com suas famílias e todos se ajeitavam nos alojamentos, sendo separados os solteiros dos casados.

Após a leitura e discussão, explique a atividade que será realizada para seu grupo. Entregue os materiais de pesquisa e projete o slide seguinte (slide 6) com as orientações sobre as narrativas a serem construídas.

Imprima e distribua as tiras coloridas do slide 9, uma para cada grupo, e peça para que cada um deles, de posse das informações: Texto base, materiais de pesquisa e fotos (slides 7 e 8), construa a narrativa sobre a vida do migrante. Oriente o grupo a seguir o modelo do roteiro. As histórias podem se repetir, o interessante é que as narrativas podem trazer contextos diferentes o que enriquecerá o momento das apresentações.

Texto retirado do site: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5

Acesso em: 22/04/2019

Imagens:

1 - Disponível: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7d/Pal%C3%A1cio_da_Alvorada_durante_constru%C3%A7%C3%A3o.jpg

Acesso: 22/04/2019

2 - Imagens cedidas

Acesso em: 29/04/2019

3 - Imagens cedidas

Acesso em: 29/04/2019

Para você saber mais: Leia o texto completo sobre os imigrantes: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5

Acesso: 22/04/2019

Como foi a construção da capital: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-a-construcao-de-brasilia/

Acesso: 22/04/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Leia o texto do slide com o grupo explorando o ideal de vida e trabalho por trás dessas pessoas que migraram para Brasília na década de 50. Divida a turma em grupos de até 4 integrantes e disponibilize os materiais de pesquisa previamente selecionados na biblioteca para cada grupo.

- Antes de iniciar os trabalhos levante algumas questões:

Quem vinha para Brasília trabalhar nas construções?

Quais eram as condições?

Por que essas pessoas migravam?

Quais garantias possuíam em termos de melhoria de vida?

Explique ao grupo que embora as condições de trabalho não fossem as melhores, pois Brasília era um mundo de terra e poeira, e os trabalhadores executavam trabalhos braçais, esses trabalhadores tinham a sua carteira de trabalho assinada e recebiam um salário para executarem seus ofícios. Quanto mais horas trabalhassem melhor seria seu salário, por isso alguns trabalhavam até 15 horas diárias.

Explique ao grupo que muitos candangos vinham com suas famílias e todos se ajeitavam nos alojamentos, sendo separados os solteiros dos casados.

Após a leitura e discussão, explique a atividade que será realizada para seu grupo. Entregue os materiais de pesquisa e projete o slide seguinte (slide 6) com as orientações sobre as narrativas a serem construídas.

Imprima e distribua as tiras coloridas do slide 9, uma para cada grupo, e peça para que cada um deles, de posse das informações: Texto base, materiais de pesquisa e fotos (slides 7 e 8), construa a narrativa sobre a vida do migrante. Oriente o grupo a seguir o modelo do roteiro. As histórias podem se repetir, o interessante é que as narrativas podem trazer contextos diferentes o que enriquecerá o momento das apresentações.

Texto retirado do site: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5

Acesso em: 22/04/2019

Imagens:

1 - Disponível: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7d/Pal%C3%A1cio_da_Alvorada_durante_constru%C3%A7%C3%A3o.jpg

Acesso: 22/04/2019

2 - Imagens cedidas

Acesso em: 29/04/2019

3 - Imagens cedidas

Acesso em: 29/04/2019

Para você saber mais: Leia o texto completo sobre os imigrantes: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5

Acesso: 22/04/2019

Como foi a construção da capital: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-a-construcao-de-brasilia/

Acesso: 22/04/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Leia o texto do slide com o grupo explorando o ideal de vida e trabalho por trás dessas pessoas que migraram para Brasília na década de 50. Divida a turma em grupos de até 4 integrantes e disponibilize os materiais de pesquisa previamente selecionados na biblioteca para cada grupo.

- Antes de iniciar os trabalhos levante algumas questões:

Quem vinha para Brasília trabalhar nas construções?

Quais eram as condições?

Por que essas pessoas migravam?

Quais garantias possuíam em termos de melhoria de vida?

Explique ao grupo que embora as condições de trabalho não fossem as melhores, pois Brasília era um mundo de terra e poeira, e os trabalhadores executavam trabalhos braçais, esses trabalhadores tinham a sua carteira de trabalho assinada e recebiam um salário para executarem seus ofícios. Quanto mais horas trabalhassem melhor seria seu salário, por isso alguns trabalhavam até 15 horas diárias.

Explique ao grupo que muitos candangos vinham com suas famílias e todos se ajeitavam nos alojamentos, sendo separados os solteiros dos casados.

Após a leitura e discussão, explique a atividade que será realizada para seu grupo. Entregue os materiais de pesquisa e projete o slide seguinte (slide 6) com as orientações sobre as narrativas a serem construídas.

Imprima e distribua as tiras coloridas do slide 9, uma para cada grupo, e peça para que cada um deles, de posse das informações: Texto base, materiais de pesquisa e fotos (slides 7 e 8), construa a narrativa sobre a vida do migrante. Oriente o grupo a seguir o modelo do roteiro. As histórias podem se repetir, o interessante é que as narrativas podem trazer contextos diferentes o que enriquecerá o momento das apresentações.

Texto retirado do site: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5

Acesso em: 22/04/2019

Imagens:

1 - Disponível: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7d/Pal%C3%A1cio_da_Alvorada_durante_constru%C3%A7%C3%A3o.jpg

Acesso: 22/04/2019

2 - Imagens cedidas

Acesso em: 29/04/2019

3 - Imagens cedidas

Acesso em: 29/04/2019

Para você saber mais: Leia o texto completo sobre os imigrantes: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5

Acesso: 22/04/2019

Como foi a construção da capital: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-a-construcao-de-brasilia/

Acesso: 22/04/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Leia o texto do slide com o grupo explorando o ideal de vida e trabalho por trás dessas pessoas que migraram para Brasília na década de 50. Divida a turma em grupos de até 4 integrantes e disponibilize os materiais de pesquisa previamente selecionados na biblioteca para cada grupo.

- Antes de iniciar os trabalhos levante algumas questões:

Quem vinha para Brasília trabalhar nas construções?

Quais eram as condições?

Por que essas pessoas migravam?

Quais garantias possuíam em termos de melhoria de vida?

Explique ao grupo que embora as condições de trabalho não fossem as melhores, pois Brasília era um mundo de terra e poeira, e os trabalhadores executavam trabalhos braçais, esses trabalhadores tinham a sua carteira de trabalho assinada e recebiam um salário para executarem seus ofícios. Quanto mais horas trabalhassem melhor seria seu salário, por isso alguns trabalhavam até 15 horas diárias.

Explique ao grupo que muitos candangos vinham com suas famílias e todos se ajeitavam nos alojamentos, sendo separados os solteiros dos casados.

Após a leitura e discussão, explique a atividade que será realizada para seu grupo. Entregue os materiais de pesquisa e projete o slide seguinte (slide 6) com as orientações sobre as narrativas a serem construídas.

Imprima e distribua as tiras coloridas do slide 9, uma para cada grupo, e peça para que cada um deles, de posse das informações: Texto base, materiais de pesquisa e fotos (slides 7 e 8), construa a narrativa sobre a vida do migrante. Oriente o grupo a seguir o modelo do roteiro. As histórias podem se repetir, o interessante é que as narrativas podem trazer contextos diferentes o que enriquecerá o momento das apresentações.

Texto retirado do site: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5

Acesso em: 22/04/2019

Imagens:

1 - Disponível: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7d/Pal%C3%A1cio_da_Alvorada_durante_constru%C3%A7%C3%A3o.jpg

Acesso: 22/04/2019

2 - Imagens cedidas

Acesso em: 29/04/2019

3 - Imagens cedidas

Acesso em: 29/04/2019

Para você saber mais: Leia o texto completo sobre os imigrantes: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5

Acesso: 22/04/2019

Como foi a construção da capital: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-a-construcao-de-brasilia/

Acesso: 22/04/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos alunos para acrescentarem às suas narrativas as imagens e/ou ilustrações que mais de adequam ao seus textos. Peça para que elejam um integrante de cada grupo para apresentar suas narrativa para o grupo.

Após as leituras, cole as produções no mural.

Explique que a construção da capital só foi possível graças a chegada desses imigrantes que juntos formaram uma força de trabalho gigantesca que possibilitou erguer Brasília.

Explique da importância dessas pessoas para a construção da capital, mas evidencie todos os desafios e dificuldades encontradas por esses migrantes. Embora a esperança por uma vida melhor fosse o fio condutor desse processo migratório, nem todos tiveram a mesma “sorte” conseguindo uma vida promissora.

Fonte da imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7a/Partial_view_of_Bras%C3%ADlia%2C_Brazil.jpg

Acesso em: 22/04/2019

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano :

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04HI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano