17748
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > O lugar em que vive

Plano de aula - Salve, salve, Natureza!

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Salve, salve, Natureza!

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF3HIS08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Impressão da atividade da Sistematização (ampliada), aparelho multimídia, lápis de escrever, borracha.

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre as relações que os povos indígenas e o meio urbano mantêm com a natureza, para você se preparar para a aula:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

  • Organize sua sala de forma que os alunos possam fazer a atividade de Sistematização em grupos.
  • Faça a impressão do documento da Atividade de Sistematização ampliada e em quantidade suficiente para todos os grupos: HIS3_08UND05 - Tabuleiro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BMNqFUAWkJ55tNe5K4nACFm2QpxsgNePfPNbDhE9VnRPtXcZGTzZWgxrasqE/his3-08und05-tabuleiro.pdf
  • Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
  • Busque por meio de uma conversa introduzir o tema desta aula: as relações existentes entre a natureza e as comunidades indígenas e a natureza e o meio urbano.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

“A relação que cada população estabelece com o lugar em que vive pode transformar o ambiente de diferentes formas. E os povos indígenas sempre souberam usar os recursos naturais sem colocar em risco os ecossistemas. Sabem que precisam do ambiente e de seus recursos para viver, por isso desenvolveram formas de manejo adequadas e que têm se mostrado muito importantes para a preservação das florestas no Brasil. É por isso que muita gente acha que os povos indígenas ajudam a conservar o meio ambiente; isso acontece porque eles conhecem a fundo os ambientes em que vivem! Os povos indígenas ajudam a ampliar a diversidade da fauna e da flora local porque têm formas únicas de viver e ocupar um lugar.”(Ambiente com gente dentro. Disponível em: https://mirim.org/onde-estao/ambiente-com-gente-dentro. Acesso em: 11 de março de 2019.)

  • Peça aos alunos para dizerem o que conseguem perceber desta relação entre os indígenas e a natureza.
  • Apresente essas informações sobre o meio ambiente pela visão da população que vive no meio urbano:

“Com a urbanização o ser humano transformou ambientes naturais, criando outros artificialmente em uma complexa teia de obras para atender todas as suas necessidades como ser social, e isto implica em problemas relacionados ao ambiente, sua conservação e qualidade, sendo importante estudar e conhecer profundamente o então criado meio ambiente urbano, para que se possa melhorar a qualidade de vida dentro das aglomerações urbanas.” (Meio ambiente urbano. Disponível em: http://www.aultimaarcadenoe.com.br/meio-ambiente-urbano/. Acesso em: 11 de março de 2019.)

  • Peça aos alunos para dizerem o que conseguem perceber desta relação entre as pessoas que moram nas cidades e a natureza.
  • Pergunte aos alunos se eles acham possível que todos os povos possam viver em harmonia com a natureza.

Fonte da imagem:

  • Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide para iniciar a atividade.
  • Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza esse slide: HIS3_08UND05 Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q2FM8keUr6zrGbSUYqKwJH7BZj78muvmTxC99XB5x4ZyNQBjEvQyw3ztQ7zQ/his3-08und05-slide-da-problematizacao.pdf
  • Deixe que os alunos pensem e respondam a pergunta.
  • Diga que muitas iniciativas de ONG’s, Associações de bairros e o Poder Público buscam formas para tornar o meio ambiente urbano equilibrado e sustentável, protegendo, preservando e assegurando o acesso equilibrado aos bens naturais comuns.
  • Aprecie uma fonte de mídia que retrata como os indígenas Pataxós compreendem a relação que deve-se ter com a natureza: https://www.youtube.com/watch?v=v3bdxs_j_uA. Acesso em: 11 de março de 2019.
  • Após assistirem ao vídeo faça a seguinte pergunta aos alunos: O que esse vídeo quer nos dizer?
  • Deixe que os alunos pensem e respondam a pergunta.
  • É importante esclarecer que as comunidades indígenas possuem peculiaridades que as caracterizam perante outros povos. Assim, é preciso explicitar aos alunos que os indígenas podem apresentar diferentes formas de se portar, se vestir, inclusive se qualificando profissionalmente fora das comunidades, possuindo uma vida integrada aos demais grupos sociais.

Fonte da imagem:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para finalizar esta aula.
  • Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide HIS3_08UND05 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g3pDRQmHVzH8hNSvBry7Qc7r3PX9CRQeQt2nCmYmMNsXxHeG6MeVAQkFtzUf/his3-08und05-slide-da-sistematizacao.pdf
  • Proponha aos alunos a criação de um jogo de tabuleiro com regras relacionadas aos elementos da natureza e a forma de utilização e conservação pelos indígenas ou pelos moradores do meio urbano.
  • Caso sinta necessidade, acesse o documento contendo um modelo para o jogo de tabuleiro: HIS3_08UND05 - Tabuleiro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BMNqFUAWkJ55tNe5K4nACFm2QpxsgNePfPNbDhE9VnRPtXcZGTzZWgxrasqE/his3-08und05-tabuleiro.pdf. (Você deverá ampliar a imagem contida no documento para que ela ocupe o espaço de uma folha A3).
  • Entregue para cada grupo um tabuleiro e os oriente com relação a elaboração das regras. Leia o texto abaixo com a sugestão para esta elaboração e determine, também, para quais casas do tabuleiro deverá ser definida uma pergunta sobre os elementos da natureza e a forma de utilização e conservação pelos indígenas ou pelos moradores do meio urbano. (Exemplos: Casa 5: Qual é a relação dos indígenas com o meio ambiente?; Casa 11: O que pode ser feito para que o meio urbano tenha mais espaços verdes?).
  • Peça que escrevam as regras na parte de trás do jogo.
  • Após finalizarem os alunos poderão jogar uma partida.
  • Estes tabuleiros poderão fazer parte da brinquedoteca da turma, onde todos os alunos poderão usar quaisquer dos tabuleiros construídos.

Para você saber mais:

  • “Os jogos de tabuleiro são ótimos para trabalhar a atenção, a concentração, despertar a curiosidade e a imaginação, além de, algumas vezes, possibilitar ao jogador conhecer a cultura de diferentes lugares. A origem dos jogos de tabuleiro é muito antiga. Especula-se que as civilizações egípcia, grega e romana, e até povos mais antigos, utilizavam tabuleiros para jogar.

[Um modelo de regras para um jogo de tabuleiro:] Instruções: Como Jogar • O jogador que tirar o maior número no dado será o primeiro a jogar. O próximo a jogar será o jogador à sua esquerda. • Após jogar o dado cada jogador andará com a tampinha, casa a casa, o número sorteado. • Quando o jogador terminar seu movimento em uma casa onde existe uma ilustração, sua chapinha pode subir ou descer a ladeira. Para conferir o porquê do movimento é só conferir no texto da carta com a ilustração idêntica. Se a ação é contra o desperdício o jogador avança ladeira acima, mas se a ação representa um desperdício, ele volta algumas casas ladeira abaixo. • Dois jogadores ou mais podem ocupar a mesma casa simultaneamente.” (Coleção Giramundo. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php?option=com_mr_chamada_materia&task=download&format=raw&id=3242. Acesso em: 11 de março de 2019.).

Fonte da imagem:

  • Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF3HIS08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Impressão da atividade da Sistematização (ampliada), aparelho multimídia, lápis de escrever, borracha.

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre as relações que os povos indígenas e o meio urbano mantêm com a natureza, para você se preparar para a aula:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

  • Organize sua sala de forma que os alunos possam fazer a atividade de Sistematização em grupos.
  • Faça a impressão do documento da Atividade de Sistematização ampliada e em quantidade suficiente para todos os grupos: HIS3_08UND05 - Tabuleiro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BMNqFUAWkJ55tNe5K4nACFm2QpxsgNePfPNbDhE9VnRPtXcZGTzZWgxrasqE/his3-08und05-tabuleiro.pdf
  • Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
  • Busque por meio de uma conversa introduzir o tema desta aula: as relações existentes entre a natureza e as comunidades indígenas e a natureza e o meio urbano.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

“A relação que cada população estabelece com o lugar em que vive pode transformar o ambiente de diferentes formas. E os povos indígenas sempre souberam usar os recursos naturais sem colocar em risco os ecossistemas. Sabem que precisam do ambiente e de seus recursos para viver, por isso desenvolveram formas de manejo adequadas e que têm se mostrado muito importantes para a preservação das florestas no Brasil. É por isso que muita gente acha que os povos indígenas ajudam a conservar o meio ambiente; isso acontece porque eles conhecem a fundo os ambientes em que vivem! Os povos indígenas ajudam a ampliar a diversidade da fauna e da flora local porque têm formas únicas de viver e ocupar um lugar.”(Ambiente com gente dentro. Disponível em: https://mirim.org/onde-estao/ambiente-com-gente-dentro. Acesso em: 11 de março de 2019.)

  • Peça aos alunos para dizerem o que conseguem perceber desta relação entre os indígenas e a natureza.
  • Apresente essas informações sobre o meio ambiente pela visão da população que vive no meio urbano:

“Com a urbanização o ser humano transformou ambientes naturais, criando outros artificialmente em uma complexa teia de obras para atender todas as suas necessidades como ser social, e isto implica em problemas relacionados ao ambiente, sua conservação e qualidade, sendo importante estudar e conhecer profundamente o então criado meio ambiente urbano, para que se possa melhorar a qualidade de vida dentro das aglomerações urbanas.” (Meio ambiente urbano. Disponível em: http://www.aultimaarcadenoe.com.br/meio-ambiente-urbano/. Acesso em: 11 de março de 2019.)

  • Peça aos alunos para dizerem o que conseguem perceber desta relação entre as pessoas que moram nas cidades e a natureza.
  • Pergunte aos alunos se eles acham possível que todos os povos possam viver em harmonia com a natureza.

Fonte da imagem:

  • Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide para iniciar a atividade.
  • Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza esse slide: HIS3_08UND05 Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q2FM8keUr6zrGbSUYqKwJH7BZj78muvmTxC99XB5x4ZyNQBjEvQyw3ztQ7zQ/his3-08und05-slide-da-problematizacao.pdf
  • Deixe que os alunos pensem e respondam a pergunta.
  • Diga que muitas iniciativas de ONG’s, Associações de bairros e o Poder Público buscam formas para tornar o meio ambiente urbano equilibrado e sustentável, protegendo, preservando e assegurando o acesso equilibrado aos bens naturais comuns.
  • Aprecie uma fonte de mídia que retrata como os indígenas Pataxós compreendem a relação que deve-se ter com a natureza: https://www.youtube.com/watch?v=v3bdxs_j_uA. Acesso em: 11 de março de 2019.
  • Após assistirem ao vídeo faça a seguinte pergunta aos alunos: O que esse vídeo quer nos dizer?
  • Deixe que os alunos pensem e respondam a pergunta.
  • É importante esclarecer que as comunidades indígenas possuem peculiaridades que as caracterizam perante outros povos. Assim, é preciso explicitar aos alunos que os indígenas podem apresentar diferentes formas de se portar, se vestir, inclusive se qualificando profissionalmente fora das comunidades, possuindo uma vida integrada aos demais grupos sociais.

Fonte da imagem:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para finalizar esta aula.
  • Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide HIS3_08UND05 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g3pDRQmHVzH8hNSvBry7Qc7r3PX9CRQeQt2nCmYmMNsXxHeG6MeVAQkFtzUf/his3-08und05-slide-da-sistematizacao.pdf
  • Proponha aos alunos a criação de um jogo de tabuleiro com regras relacionadas aos elementos da natureza e a forma de utilização e conservação pelos indígenas ou pelos moradores do meio urbano.
  • Caso sinta necessidade, acesse o documento contendo um modelo para o jogo de tabuleiro: HIS3_08UND05 - Tabuleiro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BMNqFUAWkJ55tNe5K4nACFm2QpxsgNePfPNbDhE9VnRPtXcZGTzZWgxrasqE/his3-08und05-tabuleiro.pdf. (Você deverá ampliar a imagem contida no documento para que ela ocupe o espaço de uma folha A3).
  • Entregue para cada grupo um tabuleiro e os oriente com relação a elaboração das regras. Leia o texto abaixo com a sugestão para esta elaboração e determine, também, para quais casas do tabuleiro deverá ser definida uma pergunta sobre os elementos da natureza e a forma de utilização e conservação pelos indígenas ou pelos moradores do meio urbano. (Exemplos: Casa 5: Qual é a relação dos indígenas com o meio ambiente?; Casa 11: O que pode ser feito para que o meio urbano tenha mais espaços verdes?).
  • Peça que escrevam as regras na parte de trás do jogo.
  • Após finalizarem os alunos poderão jogar uma partida.
  • Estes tabuleiros poderão fazer parte da brinquedoteca da turma, onde todos os alunos poderão usar quaisquer dos tabuleiros construídos.

Para você saber mais:

  • “Os jogos de tabuleiro são ótimos para trabalhar a atenção, a concentração, despertar a curiosidade e a imaginação, além de, algumas vezes, possibilitar ao jogador conhecer a cultura de diferentes lugares. A origem dos jogos de tabuleiro é muito antiga. Especula-se que as civilizações egípcia, grega e romana, e até povos mais antigos, utilizavam tabuleiros para jogar.

[Um modelo de regras para um jogo de tabuleiro:] Instruções: Como Jogar • O jogador que tirar o maior número no dado será o primeiro a jogar. O próximo a jogar será o jogador à sua esquerda. • Após jogar o dado cada jogador andará com a tampinha, casa a casa, o número sorteado. • Quando o jogador terminar seu movimento em uma casa onde existe uma ilustração, sua chapinha pode subir ou descer a ladeira. Para conferir o porquê do movimento é só conferir no texto da carta com a ilustração idêntica. Se a ação é contra o desperdício o jogador avança ladeira acima, mas se a ação representa um desperdício, ele volta algumas casas ladeira abaixo. • Dois jogadores ou mais podem ocupar a mesma casa simultaneamente.” (Coleção Giramundo. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php?option=com_mr_chamada_materia&task=download&format=raw&id=3242. Acesso em: 11 de março de 2019.).

Fonte da imagem:

  • Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O lugar em que vive do 3º ano :

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano