Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para as crianças.
Sob um ponto de vista histórico, o ato de contar histórias remete a um tempo em que o homem confiava na sua memória e nas suas experiências, uma vez que essa era a única maneira de armazenar e repassar os conhecimentos. O objetivo desta aula envolve iniciar uma percepção sobre as tradições orais e sua importância na valorização e propagação das tradições culturais.
Contexto
Tempo sugerido: 27 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre histórias. Pergunte aos alunos:
- Quem conhece muitas histórias?
- Você gosta de ouvir histórias?
- Na sua família, alguém gosta de contar histórias?
- Você conhece alguma história da sua cidade?
- Onde você costuma ouvir histórias?
Nesse primeiro momento, o foco é sobre as histórias que ouvimos no nosso dia a dia. Questione sobre quem conta essas histórias, e por quê. Busque uma reflexão sobre do ato de contar e ouvir histórias como uma prática de ensinamentos.
- Por que as pessoas contam histórias?
- Quem conta? Para quem?
- Você considera isso importante? Por quê?
Espera-se que ao final dessa conversa a turma perceba a importância de contar histórias para manter viva algumas tradições sejam elas familiares ou não. Além de associá-las a um momento de prazer e diversão.
Para você saber mais: Para Fanny Abramovich a prática de contar e ouvir histórias, além de prazerosa, é uma excelente ferramenta para formação do aluno leitor. Para saber um pouco mais acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/956/para-a-autora-fanny-abramovich-o-livro-precisa-ser-um-vicio Acesso em 16 de abril de 2019.
Contexto
Leia e converse com as crianças sobre a frase do slide.
- Vocês já tinham ouvido falar sobre lendas?
- O que a palavra lenda nos remete? E a palavra conto?
- Vocês conhecem muitos contos?
- Qual palavra é mais familiar para você: Lenda ou contos ? Por quê?
Construa com a turma uma lista de contos e/ou lendas que elas conheçam. Em seguida, pergunte:
- Alguém conhece a origem desses contos?
- Essas histórias precisam de livros para serem contadas? Por quê?
Converse com as crianças sobre a tradição de contar histórias em torno da fogueira. Explique que não se sabe ao certo a origem desse costume, mas sabemos que é uma prática comum em algumas tribos indígenas.
Em seguida, apresente para as crianças títulos de histórias que possam ser contadas em torno de uma fogueira. Acesse aqui uma sugestão de lista: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8EYhptDy2F8YvRrvR2myqG3GGtnh6ZAEJhpp5F9xjuW3sQSZGqh8UupRwKcg/his2-05und04-lista-de-contos.pdf
Pergunte se alguém conhece alguns dos títulos e se gostaria de compartilhar a história. Aqui, espera-se que o aluno tenha compreendido que a tradição oral é muito antiga e muito importante para preservar determinados costumes.
Como adequar à sua realidade: Você pode contemplar em sua lista mitos e/ou lendas que sejam predominantes em sua região.
Para você saber mais: Os povos indígenas transmitem seus conhecimentos e experiências por meio de mitos. Para saber um pouco mais sobre os contos indígenas no Brasil acesse: https://mirim.org/como-vivem/mitos . Acesso em: 16 de abril de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 45 minutos
Orientações: Converse com o grupo sobre a melhor maneira de escolher a história que será contada. Você pode sugerir um sorteio ou uma votação dos títulos anteriormente apresentados. Após seleção do título, escolha um lugar confortável, organize a turma em roda e conte a história. Em seguida, converse com o grupo sobre suas percepções. Essa prática é fundamental para realizar um trabalho que envolve criticidade e reflexão:
- O que vocês entenderam da história?
- Vocês gostaram?
- Qual foi a parte mais interessante para você? Por quê?
- Qual parte você não achou legal? Por quê?
- Essa história carrega algum ensinamento? Qual?
- Você conseguiria contar essa história para outro grupo de pessoas?
Posteriormente, divida a turma em grupos. Escolha um lugar aberto e espaçoso em sua escola. Proponha um jogo simbólico e peça que cada grupo simule uma fogueira com materiais alternativos. Ofereça materiais diversos, como tecidos, papéis, caixas de papelão, plásticos e outros. Incentive-os a usar a criatividade de maneira bem divertida.
Você pode se colocar também à disposição dos alunos para ajudá-los a organizar essa fogueira.
Para você saber mais: O jogo simbólico é uma fonte possibilidades infinitas de faz de conta, contemplando a ludicidade e criatividade das crianças. Para saber mais sobre os jogos em sala de aula acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/590/jogar-para-viver-e-conhecer Acesso em 16 de abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Após confecção da fogueira, sorteie uma criança, por grupo, para ser o líder. Proponha que os grupos sentem-se em roda, em torno da fogueira construída. O líder sorteado fará uma contação de história. Retome com os alunos a lista construída com os contos que eles já conheciam e sugira que eles selecionem o título a ser contado.
Explique que a história nesse momento pode ser resumida, e que é importante que cada um conte do seu jeito. Alerte a turma sobre a importância de escutar o narrador de forma respeitosa. Caso o aluno sorteado não queira participar, respeite-o. Esse é um momento de exposição que pode ser difícil para crianças mais tímidas. Essa é uma forma divertida e dinâmica dos alunos compartilharem seus conhecimentos, e vivenciar de forma lúdica os assuntos abordados em sala.