17747
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - Em volta da fogueira

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Em volta da fogueira

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariane Cristina Fernandes Dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Materiais riscantes, folhas de sulfite ou cartolinas, papéis e tecidos coloridos.

Material complementar: Sugestão de lista de contos indígenas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8EYhptDy2F8YvRrvR2myqG3GGtnh6ZAEJhpp5F9xjuW3sQSZGqh8UupRwKcg/his2-05und04-lista-de-contos.pdf

Para você saber mais: Ao longo do plano falaremos sobre tradições indígenas. Para saber um pouco mais sobre povos indígenas no Brasil acesse: https://mirim.org/quem-sao Acesso em 16 de abril de 2019.

A revista Nova Escola lançou uma página com diversos contos para serem trabalhados em sala de aula. Para saber mais, acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/6875/nova-escola-lanca-pagina-de-contos-para-serem-trabalhados-em-aula Acesso em 16 de abril de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para as crianças.

Sob um ponto de vista histórico, o ato de contar histórias remete a um tempo em que o homem confiava na sua memória e nas suas experiências, uma vez que essa era a única maneira de armazenar e repassar os conhecimentos. O objetivo desta aula envolve iniciar uma percepção sobre as tradições orais e sua importância na valorização e propagação das tradições culturais.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre histórias. Pergunte aos alunos:

  • Quem conhece muitas histórias?
  • Você gosta de ouvir histórias?
  • Na sua família, alguém gosta de contar histórias?
  • Você conhece alguma história da sua cidade?
  • Onde você costuma ouvir histórias?

Nesse primeiro momento, o foco é sobre as histórias que ouvimos no nosso dia a dia. Questione sobre quem conta essas histórias, e por quê. Busque uma reflexão sobre do ato de contar e ouvir histórias como uma prática de ensinamentos.

  • Por que as pessoas contam histórias?
  • Quem conta? Para quem?
  • Você considera isso importante? Por quê?

Espera-se que ao final dessa conversa a turma perceba a importância de contar histórias para manter viva algumas tradições sejam elas familiares ou não. Além de associá-las a um momento de prazer e diversão.

Para você saber mais: Para Fanny Abramovich a prática de contar e ouvir histórias, além de prazerosa, é uma excelente ferramenta para formação do aluno leitor. Para saber um pouco mais acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/956/para-a-autora-fanny-abramovich-o-livro-precisa-ser-um-vicio Acesso em 16 de abril de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Leia e converse com as crianças sobre a frase do slide.

  • Vocês já tinham ouvido falar sobre lendas?
  • O que a palavra lenda nos remete? E a palavra conto?
  • Vocês conhecem muitos contos?
  • Qual palavra é mais familiar para você: Lenda ou contos ? Por quê?

Construa com a turma uma lista de contos e/ou lendas que elas conheçam. Em seguida, pergunte:

  • Alguém conhece a origem desses contos?
  • Essas histórias precisam de livros para serem contadas? Por quê?

Converse com as crianças sobre a tradição de contar histórias em torno da fogueira. Explique que não se sabe ao certo a origem desse costume, mas sabemos que é uma prática comum em algumas tribos indígenas.

Em seguida, apresente para as crianças títulos de histórias que possam ser contadas em torno de uma fogueira. Acesse aqui uma sugestão de lista: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8EYhptDy2F8YvRrvR2myqG3GGtnh6ZAEJhpp5F9xjuW3sQSZGqh8UupRwKcg/his2-05und04-lista-de-contos.pdf

Pergunte se alguém conhece alguns dos títulos e se gostaria de compartilhar a história. Aqui, espera-se que o aluno tenha compreendido que a tradição oral é muito antiga e muito importante para preservar determinados costumes.

Como adequar à sua realidade: Você pode contemplar em sua lista mitos e/ou lendas que sejam predominantes em sua região.

Para você saber mais: Os povos indígenas transmitem seus conhecimentos e experiências por meio de mitos. Para saber um pouco mais sobre os contos indígenas no Brasil acesse: https://mirim.org/como-vivem/mitos . Acesso em: 16 de abril de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 45 minutos

Orientações: Converse com o grupo sobre a melhor maneira de escolher a história que será contada. Você pode sugerir um sorteio ou uma votação dos títulos anteriormente apresentados. Após seleção do título, escolha um lugar confortável, organize a turma em roda e conte a história. Em seguida, converse com o grupo sobre suas percepções. Essa prática é fundamental para realizar um trabalho que envolve criticidade e reflexão:

  • O que vocês entenderam da história?
  • Vocês gostaram?
  • Qual foi a parte mais interessante para você? Por quê?
  • Qual parte você não achou legal? Por quê?
  • Essa história carrega algum ensinamento? Qual?
  • Você conseguiria contar essa história para outro grupo de pessoas?

Posteriormente, divida a turma em grupos. Escolha um lugar aberto e espaçoso em sua escola. Proponha um jogo simbólico e peça que cada grupo simule uma fogueira com materiais alternativos. Ofereça materiais diversos, como tecidos, papéis, caixas de papelão, plásticos e outros. Incentive-os a usar a criatividade de maneira bem divertida.

Você pode se colocar também à disposição dos alunos para ajudá-los a organizar essa fogueira.

Para você saber mais: O jogo simbólico é uma fonte possibilidades infinitas de faz de conta, contemplando a ludicidade e criatividade das crianças. Para saber mais sobre os jogos em sala de aula acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/590/jogar-para-viver-e-conhecer Acesso em 16 de abril de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Após confecção da fogueira, sorteie uma criança, por grupo, para ser o líder. Proponha que os grupos sentem-se em roda, em torno da fogueira construída. O líder sorteado fará uma contação de história. Retome com os alunos a lista construída com os contos que eles já conheciam e sugira que eles selecionem o título a ser contado.

Explique que a história nesse momento pode ser resumida, e que é importante que cada um conte do seu jeito. Alerte a turma sobre a importância de escutar o narrador de forma respeitosa. Caso o aluno sorteado não queira participar, respeite-o. Esse é um momento de exposição que pode ser difícil para crianças mais tímidas. Essa é uma forma divertida e dinâmica dos alunos compartilharem seus conhecimentos, e vivenciar de forma lúdica os assuntos abordados em sala.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Materiais riscantes, folhas de sulfite ou cartolinas, papéis e tecidos coloridos.

Material complementar: Sugestão de lista de contos indígenas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8EYhptDy2F8YvRrvR2myqG3GGtnh6ZAEJhpp5F9xjuW3sQSZGqh8UupRwKcg/his2-05und04-lista-de-contos.pdf

Para você saber mais: Ao longo do plano falaremos sobre tradições indígenas. Para saber um pouco mais sobre povos indígenas no Brasil acesse: https://mirim.org/quem-sao Acesso em 16 de abril de 2019.

A revista Nova Escola lançou uma página com diversos contos para serem trabalhados em sala de aula. Para saber mais, acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/6875/nova-escola-lanca-pagina-de-contos-para-serem-trabalhados-em-aula Acesso em 16 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para as crianças.

Sob um ponto de vista histórico, o ato de contar histórias remete a um tempo em que o homem confiava na sua memória e nas suas experiências, uma vez que essa era a única maneira de armazenar e repassar os conhecimentos. O objetivo desta aula envolve iniciar uma percepção sobre as tradições orais e sua importância na valorização e propagação das tradições culturais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre histórias. Pergunte aos alunos:

  • Quem conhece muitas histórias?
  • Você gosta de ouvir histórias?
  • Na sua família, alguém gosta de contar histórias?
  • Você conhece alguma história da sua cidade?
  • Onde você costuma ouvir histórias?

Nesse primeiro momento, o foco é sobre as histórias que ouvimos no nosso dia a dia. Questione sobre quem conta essas histórias, e por quê. Busque uma reflexão sobre do ato de contar e ouvir histórias como uma prática de ensinamentos.

  • Por que as pessoas contam histórias?
  • Quem conta? Para quem?
  • Você considera isso importante? Por quê?

Espera-se que ao final dessa conversa a turma perceba a importância de contar histórias para manter viva algumas tradições sejam elas familiares ou não. Além de associá-las a um momento de prazer e diversão.

Para você saber mais: Para Fanny Abramovich a prática de contar e ouvir histórias, além de prazerosa, é uma excelente ferramenta para formação do aluno leitor. Para saber um pouco mais acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/956/para-a-autora-fanny-abramovich-o-livro-precisa-ser-um-vicio Acesso em 16 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Leia e converse com as crianças sobre a frase do slide.

  • Vocês já tinham ouvido falar sobre lendas?
  • O que a palavra lenda nos remete? E a palavra conto?
  • Vocês conhecem muitos contos?
  • Qual palavra é mais familiar para você: Lenda ou contos ? Por quê?

Construa com a turma uma lista de contos e/ou lendas que elas conheçam. Em seguida, pergunte:

  • Alguém conhece a origem desses contos?
  • Essas histórias precisam de livros para serem contadas? Por quê?

Converse com as crianças sobre a tradição de contar histórias em torno da fogueira. Explique que não se sabe ao certo a origem desse costume, mas sabemos que é uma prática comum em algumas tribos indígenas.

Em seguida, apresente para as crianças títulos de histórias que possam ser contadas em torno de uma fogueira. Acesse aqui uma sugestão de lista: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8EYhptDy2F8YvRrvR2myqG3GGtnh6ZAEJhpp5F9xjuW3sQSZGqh8UupRwKcg/his2-05und04-lista-de-contos.pdf

Pergunte se alguém conhece alguns dos títulos e se gostaria de compartilhar a história. Aqui, espera-se que o aluno tenha compreendido que a tradição oral é muito antiga e muito importante para preservar determinados costumes.

Como adequar à sua realidade: Você pode contemplar em sua lista mitos e/ou lendas que sejam predominantes em sua região.

Para você saber mais: Os povos indígenas transmitem seus conhecimentos e experiências por meio de mitos. Para saber um pouco mais sobre os contos indígenas no Brasil acesse: https://mirim.org/como-vivem/mitos . Acesso em: 16 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 45 minutos

Orientações: Converse com o grupo sobre a melhor maneira de escolher a história que será contada. Você pode sugerir um sorteio ou uma votação dos títulos anteriormente apresentados. Após seleção do título, escolha um lugar confortável, organize a turma em roda e conte a história. Em seguida, converse com o grupo sobre suas percepções. Essa prática é fundamental para realizar um trabalho que envolve criticidade e reflexão:

  • O que vocês entenderam da história?
  • Vocês gostaram?
  • Qual foi a parte mais interessante para você? Por quê?
  • Qual parte você não achou legal? Por quê?
  • Essa história carrega algum ensinamento? Qual?
  • Você conseguiria contar essa história para outro grupo de pessoas?

Posteriormente, divida a turma em grupos. Escolha um lugar aberto e espaçoso em sua escola. Proponha um jogo simbólico e peça que cada grupo simule uma fogueira com materiais alternativos. Ofereça materiais diversos, como tecidos, papéis, caixas de papelão, plásticos e outros. Incentive-os a usar a criatividade de maneira bem divertida.

Você pode se colocar também à disposição dos alunos para ajudá-los a organizar essa fogueira.

Para você saber mais: O jogo simbólico é uma fonte possibilidades infinitas de faz de conta, contemplando a ludicidade e criatividade das crianças. Para saber mais sobre os jogos em sala de aula acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/590/jogar-para-viver-e-conhecer Acesso em 16 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Após confecção da fogueira, sorteie uma criança, por grupo, para ser o líder. Proponha que os grupos sentem-se em roda, em torno da fogueira construída. O líder sorteado fará uma contação de história. Retome com os alunos a lista construída com os contos que eles já conheciam e sugira que eles selecionem o título a ser contado.

Explique que a história nesse momento pode ser resumida, e que é importante que cada um conte do seu jeito. Alerte a turma sobre a importância de escutar o narrador de forma respeitosa. Caso o aluno sorteado não queira participar, respeite-o. Esse é um momento de exposição que pode ser difícil para crianças mais tímidas. Essa é uma forma divertida e dinâmica dos alunos compartilharem seus conhecimentos, e vivenciar de forma lúdica os assuntos abordados em sala.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano :

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02HI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano