17746
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - Profissões que são exercidas por mulheres atualmente

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Profissões que são exercidas por mulheres atualmente

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Cintra Eher

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet e Google Classroom.

Contexto
Neste plano, o objetivo é conhecer mulheres pioneiras em profissões que antes eram consideradas masculinas. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).

Peça que, por texto e no grupo da escola, cada estudante escreva o nome de uma profissão. Após listar as profissões escolhidas, pergunte aos estudantes:
- Existe profissão de homem e profissão de mulher?
Peça que as respostas sejam enviadas via áudio. Após analisar o que os estudantes mandaram, conte a eles que, antigamente, algumas profissões eram exercidas apenas por homens, porque as mulheres não eram aceitas, mas que, aos poucos, a sociedade foi mudando, e hoje há mulheres médicas, advogadas, militares, policiais, motoristas, gerentes etc. Lembre-os que ainda há muito o que mudar para que as mulheres tenham a mesma aceitação, as mesmas oportunidades e condições de trabalho que os homens.

Problematização
Compartilhe com os estudantes o vídeo “Mulheres revolucionárias” (disponível aqui). Se não puder mostrar o vídeo, apresente fotos de Margaret Hamilton e Antonieta de Barros, e conte a história delas para as crianças. Você pode falar de outras mulheres, como o plano sugere, e ainda apresentar mulheres revolucionárias do contexto de vivência dos estudantes.
Compartilhe os seguintes questionamentos:
- O que vocês acharam da história dessas mulheres?
- Por que é importante conhecermos sua história?
- Qual a importância do que elas fizeram?
- Será que outras mulheres, antes delas, quiseram exercer profissões que eram consideradas só para homens? O que pode ter acontecido com elas?

Você pode sugerir apenas que reflitam sobre as questões ou que, também, escrevam ou falem em arquivo de áudio sobre o que acham.

Sistematização
Sugestão 1 - Você pode pedir aos estudantes que escolham uma profissão que achavam que “era só de mulher” ou “que era só de homem” para ilustrar. A produção deve ser compartilhada no grupo da escola, via arquivo de vídeo, no qual os estudantes devem explicar a escolha e falar sobre a produção.

Sugestão 2 - Peça aos estudantes que escolham uma mulher revolucionária da rotina deles. Indique que deve ser alguém que eles têm afeição e admiram. Solicite que desenhem essa pessoa, pensando em experiências que tenham vivido juntos. Ao final, os estudantes produzirão um vídeo apresentando a ilustração e explicando a sua escolha.

Atente para dar um feedback das respostas aos estudantes.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre as profissões, as famílias podem assistir os vídeos “Ensinando as profissões para as crianças” (disponível aqui), “Profissões” (disponível aqui) e “A importância das profissões” (disponível aqui). O canal “Fafá conta histórias” apresenta uma série de vídeos contando histórias de mulheres importantes para o mundo, como, por exemplo, a história de Malala Youzafsai (disponível aqui), além da série “Mulheres Fantásticas” (disponível aqui).

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF01HI02, EF01HI03 e EF03HI01 e com outros componentes curriculares EF15AR24, EF15AR25 e EF12EF12.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS2_02UND03

(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano:

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas