17742
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - Nômade ou Sedentário

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Nômade ou Sedentário

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Magda Pereira Dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI01) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folhas de sulfite para impressão das imagens (exposição artística) e para os textos de adequação, caso haja necessidade.

Material complementar:

HIS5_01UND04 - Comanda: Orientação para observação da exposição artística

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9E4pcnADRY4f4rbs9ZMq2etZDgWgMcZx5SdRB3DAHmBRVAmxhSQKTwucbGHc/his5-01und04-comanda-orientacao-para-observacao-da-exposicao-artistica.pdf

HIS5_01UND04 - Obras - exposição de Arte

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sAGBp6BK4KrzJ7kYvmKjuJJ988mTU896mJ97GdtsrWCdVvXYUejbhybehaRq/his5-01und04-obras-exposicao-de-arte.pdf

Reportagem “Nômades siberianos também vão à escola”

https://br.rbth.com/sociedade/2017/07/26/nomades-siberianos-tambem-vao-a-escola-veja-fotos_811432

Reportagem “Arqueólogos estudam a transição da vida nômade para o sedentarismo”

https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/arqueologos-estudam-a-transicao-da-vida-nomade-para-o-sedentarismo/

Para você saber mais:

TED talk sobre os povos que estão desaparecendo. Disponível em: https://www.ted.com/talks/jimmy_nelson_gorgeous_portraits_of_the_world_s_vanishing_people?language=pt-br (Acesso em 27/03/2019)

Texto sobre a construção das identidades ciganas no Brasil. Disponível em:

http://jornal.usp.br/especial/revista-usp-117-a-construcao-das-identidades-ciganas-no-brasil/ (Acesso em 27/03/2019)

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Em seguida, pergunte aos alunos se alguém sabe quem eram e/ou quem são os nômades. Permita que os alunos exponham seus conhecimentos e ao mesmo tempo direcione a conversa para que os alunos percebam algumas características desses grupos sociais (Fulani, Beduínos, Ciganos, entre outros). Também leve os alunos a pensarem onde estão ou o que aconteceu com alguns grupos, como vivem atualmente, traçando assim um paralelo com o sedentarismo.

Para você saber mais:

Nômades

https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/n%C3%B4made/482057 Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Nomadismo

https://www.estudopratico.com.br/nomadismo-o-que-e-historia-e-consequencias/ Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Fulani

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fulas Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Beduínos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bedu%C3%ADnos Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Ciganos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciganos Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Preparar a sala de aula organizando uma exposição de imagens com obras de arte e fotografias relacionadas ao tema (Nômades e primeiros grupos sedentários). Escolha um local da sala para organizar a exposição ( as imagens deverão conter legenda para facilitar a compreensão dos alunos). Exponha as imagens através de um grande mural que pode ser feito na lousa, em uma cortina feita com TNT, em um varal de barbantes ou qualquer outro material disponível. Escolha um lugar da sala para expor também as criações dos alunos (ideia de modelo “mural varal” no slide).

As imagens estão disponíveis aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sAGBp6BK4KrzJ7kYvmKjuJJ988mTU896mJ97GdtsrWCdVvXYUejbhybehaRq/his5-01und04-obras-exposicao-de-arte.pdf

Iniciar a aula dividindo a sala em pequenos grupos (4 a 5 alunos).

Explique aos alunos que eles farão uma visita a exposição de obras de artes. Voltarão ao passado conhecendo alguns grupos sociais como os nômades e os primeiros povos sedentários, como viviam e como se organizavam socialmente. Avise-os também que precisarão seguir as comandas para analisar as obras e para produção de texto.

Peça aos alunos que escolham entre eles dois representantes, um para ser responsável pela leitura das orientações e das questões norteadoras analíticas das imagens e o outro será o responsável por ser o redator do texto que deverão produzir durante a visitação.

Distribua ao grupos a comanda com o passo a passo com as orientações para analisar as imagens. Deverá ter também as perguntas norteadoras para observação e produção do texto. Ambos os conteúdos estão nesse link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9E4pcnADRY4f4rbs9ZMq2etZDgWgMcZx5SdRB3DAHmBRVAmxhSQKTwucbGHc/his5-01und04-comanda-orientacao-para-observacao-da-exposicao-artistica.pdf

É importante deixar claro aos alunos o tempo estimado que eles terão para realizar a visitação e redigirem as respostas em formato de texto simples (15 minutos). Após a elaboração do texto, faça uma exposição com as primeiras ideias e conceitos criados pelos alunos. Peça aos grupos para expor suas produções textuais no mural-varal.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Após a exposição, observação das imagens e construção do texto, peça aos grupos que sentem-se em grupo e oriente-os a assistirem aos vídeos fazendo uma leitura analítca a partes das questões apresentadas.

Vídeos:

Veja como vive o povo nômade no deserto do Saara

https://www.youtube.com/watch?v=pNtY2Md9ej8 Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Origem dos Ciganos

https://www.youtube.com/watch?v=ls-DJesb8BI Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Permita que os alunos exponham suas observações sobre os vídeos assistidos caso seja necessário, pois haverá outro momento para exposição e entendimento sobre todo trabalho desenvolvido até o presente momento no campo sistematização.

Após assistirem aos vídeos, distribua aos grupos as reportagens:

Reportagem “Nômades siberianos também vão à escola”

https://br.rbth.com/sociedade/2017/07/26/nomades-siberianos-tambem-vao-a-escola-veja-fotos_811432

Reportagem “Arqueólogos estudam a transição da vida nômade para o sedentarismo”

https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/arqueologos-estudam-a-transicao-da-vida-nomade-para-o-sedentarismo/

Peça aos alunos que façam uma leitura crítica levando em consideração as mesmas perguntas que utilizaram para analisar os vídeos.

Oriente os alunos a discutirem sobre a temática durante a leitura, levando em consideração as observações da exposição, o texto que produziram, os vídeos assistidos e as reportagens. Durante a leitura, passe nos grupos para tirar dúvidas, direcionar a discussão e instigá-los a pensar sobre as mudanças ocorrida durante os anos, principalmente nos espaços geográficos ocupados por esses grupos (nômades), o que buscam para sua sobrevivência ao mudarem de lugares, como também o que fazem outros grupos se fixarem em determinada região. Quais são as características dessas regiões que provem a fixação humana. A questão da agricultura, a construção de moradias, entre outros fatores.

Também é importante que os alunos tracem um paralelo entre o modo de vida desses grupos sociais como: o surgimento da agricultura, a organização política e social das sociedades, as mudanças ocorrida nos espaços geográficos causada pelo ser humano a partir do surgimentos do sedentarismo, entre outros fatores que levaram a tais mudanças interferindo nas tradições de alguns grupos sociais, estimulando a pensarem qual é o papel da sociedade hoje em dia diante das mudanças sofridas ao longo dos tempos, o impacto nos espaços geográficos e na natureza, como também os problemas que alguns grupos enfrentam para manter suas tradições.

Caso não seja possível projetar os vídeos, leia os textos que falam sobre os mesmos assuntos tratados nos vídeos:

História do povo cigano

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_povo_cigano Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Chukchis

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chukchis Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Para você saber mais:

Nomadismo

https://www.estudopratico.com.br/nomadismo-o-que-e-historia-e-consequencias/ Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Nômades isolados da Amazônia enfrentam aniquilação

https://www.survivalbrasil.org/ultimas-noticias/7069 Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Período Neolítico – Características

http://hist6anoen2.blogspot.com/2015/04/os-povos-nomades-ontem-e-hoje-dentro-e.html Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Onde e como se originou a agricultura?

https://www.agrozapp.pt/artigos/Estudos/onde-e-como-se-originou-a-agricultura Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Um breve histórico da agricultura

http://www.monsantoglobal.com/global/br/melhorar-a-agricultura/pages/um-breve-historico-da-agricultura.aspx Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Estudo sobre o Nomadismo

http://www.nomadeoficial.com/nomadismo/ Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Da pré história às primeiras sociedades

https://www.webartigos.com/artigos/da-pre-historia-as-primeiras-sociedades/28483/ Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Povos nômades na atualidade

http://www.abiblia.org/ver.php?id=1777 Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

No Maranhão, índios nômades saem da floresta para provar que existem

https://oglobo.globo.com/brasil/no-maranhao-indios-nomades-saem-da-floresta-para-provar-que-existem-2971209 Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Após a visita a exposição, assistir aos vídeos e ao debate nos grupos, oriente os alunos para que construam um mapa conceitual.

É importante explicar o que é um mapa conceitual, a relação de ideias que o mapa reúne, e a possibilidade de visualizar conhecimentos de forma compactada, reunindo os principais dados sobre o tema. Explique que o mapa conceitual é feito através de quadrados ou círculos interligados por linhas do qual as palavras ou frases que vão dentro deles também se interligam dando sentido ao texto que se quer produzir.

Peça aos alunos que construam 2 mapas ressaltando as principais ideias em relação aos grupos sociais, seu modo de vida, as mudanças ocorridas durante o tempo, os espaços geográficos ocupados antigamente e atualmente, quais as mudanças sofridas e principalmente fatores que fizeram alguns grupos mudarem seus costumes e modo de vida e fatores que fazem outros grupos a manter suas tradições. Um mapa sobre nômades e outro mapa ressaltando a organização dos grupos sedentários.

Após a construção dos mapas, acrescente na exposição os mapas criados pela turma.

Para você saber mais:

Como Fazer um Mapa Conceitual

https://www.lucidchart.com/pages/pt/como-fazer-um-mapa-conceitual Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Após a visita à exposição, assistir aos vídeos e ao debate nos grupos, oriente os alunos para que construam um mapa conceitual.

É importante explicar o que é um mapa conceitual, a relação de ideias que o mapa reúne, e a possibilidade de visualizar conhecimentos de forma compactada, reunindo os principais dados sobre o tema. Explique que o mapa conceitual é feito através de quadrados ou círculos interligados por linhas do qual as palavras ou frases que vão dentro deles também se interligam dando sentido ao texto que se quer produzir.

Peça aos alunos que construam 2 mapas ressaltando as principais ideias em relação aos grupos sociais, seu modo de vida, as mudanças ocorridas durante o tempo, os espaços geográficos ocupados antigamente e atualmente, quais as mudanças sofridas e principalmente fatores que fizeram alguns grupos mudarem seus costumes e modo de vida e fatores que fazem outros grupos a manter suas tradições. Um mapa sobre nômades e outro mapa ressaltando a organização dos grupos sedentários.

Após a construção dos mapas faça outro mural com os mapas conceituais criados pela turma.

Para você saber mais:

Como Fazer um Mapa Conceitual

https://www.lucidchart.com/pages/pt/como-fazer-um-mapa-conceitual Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI01) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folhas de sulfite para impressão das imagens (exposição artística) e para os textos de adequação, caso haja necessidade.

Material complementar:

HIS5_01UND04 - Comanda: Orientação para observação da exposição artística

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9E4pcnADRY4f4rbs9ZMq2etZDgWgMcZx5SdRB3DAHmBRVAmxhSQKTwucbGHc/his5-01und04-comanda-orientacao-para-observacao-da-exposicao-artistica.pdf

HIS5_01UND04 - Obras - exposição de Arte

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sAGBp6BK4KrzJ7kYvmKjuJJ988mTU896mJ97GdtsrWCdVvXYUejbhybehaRq/his5-01und04-obras-exposicao-de-arte.pdf

Reportagem “Nômades siberianos também vão à escola”

https://br.rbth.com/sociedade/2017/07/26/nomades-siberianos-tambem-vao-a-escola-veja-fotos_811432

Reportagem “Arqueólogos estudam a transição da vida nômade para o sedentarismo”

https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/arqueologos-estudam-a-transicao-da-vida-nomade-para-o-sedentarismo/

Para você saber mais:

TED talk sobre os povos que estão desaparecendo. Disponível em: https://www.ted.com/talks/jimmy_nelson_gorgeous_portraits_of_the_world_s_vanishing_people?language=pt-br (Acesso em 27/03/2019)

Texto sobre a construção das identidades ciganas no Brasil. Disponível em:

http://jornal.usp.br/especial/revista-usp-117-a-construcao-das-identidades-ciganas-no-brasil/ (Acesso em 27/03/2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Em seguida, pergunte aos alunos se alguém sabe quem eram e/ou quem são os nômades. Permita que os alunos exponham seus conhecimentos e ao mesmo tempo direcione a conversa para que os alunos percebam algumas características desses grupos sociais (Fulani, Beduínos, Ciganos, entre outros). Também leve os alunos a pensarem onde estão ou o que aconteceu com alguns grupos, como vivem atualmente, traçando assim um paralelo com o sedentarismo.

Para você saber mais:

Nômades

https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/n%C3%B4made/482057 Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Nomadismo

https://www.estudopratico.com.br/nomadismo-o-que-e-historia-e-consequencias/ Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Fulani

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fulas Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Beduínos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bedu%C3%ADnos Acesso em: 02 de janeiro de 2019.
Ciganos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciganos Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Preparar a sala de aula organizando uma exposição de imagens com obras de arte e fotografias relacionadas ao tema (Nômades e primeiros grupos sedentários). Escolha um local da sala para organizar a exposição ( as imagens deverão conter legenda para facilitar a compreensão dos alunos). Exponha as imagens através de um grande mural que pode ser feito na lousa, em uma cortina feita com TNT, em um varal de barbantes ou qualquer outro material disponível. Escolha um lugar da sala para expor também as criações dos alunos (ideia de modelo “mural varal” no slide).

As imagens estão disponíveis aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sAGBp6BK4KrzJ7kYvmKjuJJ988mTU896mJ97GdtsrWCdVvXYUejbhybehaRq/his5-01und04-obras-exposicao-de-arte.pdf

Iniciar a aula dividindo a sala em pequenos grupos (4 a 5 alunos).

Explique aos alunos que eles farão uma visita a exposição de obras de artes. Voltarão ao passado conhecendo alguns grupos sociais como os nômades e os primeiros povos sedentários, como viviam e como se organizavam socialmente. Avise-os também que precisarão seguir as comandas para analisar as obras e para produção de texto.

Peça aos alunos que escolham entre eles dois representantes, um para ser responsável pela leitura das orientações e das questões norteadoras analíticas das imagens e o outro será o responsável por ser o redator do texto que deverão produzir durante a visitação.

Distribua ao grupos a comanda com o passo a passo com as orientações para analisar as imagens. Deverá ter também as perguntas norteadoras para observação e produção do texto. Ambos os conteúdos estão nesse link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9E4pcnADRY4f4rbs9ZMq2etZDgWgMcZx5SdRB3DAHmBRVAmxhSQKTwucbGHc/his5-01und04-comanda-orientacao-para-observacao-da-exposicao-artistica.pdf

É importante deixar claro aos alunos o tempo estimado que eles terão para realizar a visitação e redigirem as respostas em formato de texto simples (15 minutos). Após a elaboração do texto, faça uma exposição com as primeiras ideias e conceitos criados pelos alunos. Peça aos grupos para expor suas produções textuais no mural-varal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Após a exposição, observação das imagens e construção do texto, peça aos grupos que sentem-se em grupo e oriente-os a assistirem aos vídeos fazendo uma leitura analítca a partes das questões apresentadas.

Vídeos:

Veja como vive o povo nômade no deserto do Saara

https://www.youtube.com/watch?v=pNtY2Md9ej8 Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Origem dos Ciganos

https://www.youtube.com/watch?v=ls-DJesb8BI Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Permita que os alunos exponham suas observações sobre os vídeos assistidos caso seja necessário, pois haverá outro momento para exposição e entendimento sobre todo trabalho desenvolvido até o presente momento no campo sistematização.

Após assistirem aos vídeos, distribua aos grupos as reportagens:

Reportagem “Nômades siberianos também vão à escola”

https://br.rbth.com/sociedade/2017/07/26/nomades-siberianos-tambem-vao-a-escola-veja-fotos_811432

Reportagem “Arqueólogos estudam a transição da vida nômade para o sedentarismo”

https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/arqueologos-estudam-a-transicao-da-vida-nomade-para-o-sedentarismo/

Peça aos alunos que façam uma leitura crítica levando em consideração as mesmas perguntas que utilizaram para analisar os vídeos.

Oriente os alunos a discutirem sobre a temática durante a leitura, levando em consideração as observações da exposição, o texto que produziram, os vídeos assistidos e as reportagens. Durante a leitura, passe nos grupos para tirar dúvidas, direcionar a discussão e instigá-los a pensar sobre as mudanças ocorrida durante os anos, principalmente nos espaços geográficos ocupados por esses grupos (nômades), o que buscam para sua sobrevivência ao mudarem de lugares, como também o que fazem outros grupos se fixarem em determinada região. Quais são as características dessas regiões que provem a fixação humana. A questão da agricultura, a construção de moradias, entre outros fatores.

Também é importante que os alunos tracem um paralelo entre o modo de vida desses grupos sociais como: o surgimento da agricultura, a organização política e social das sociedades, as mudanças ocorrida nos espaços geográficos causada pelo ser humano a partir do surgimentos do sedentarismo, entre outros fatores que levaram a tais mudanças interferindo nas tradições de alguns grupos sociais, estimulando a pensarem qual é o papel da sociedade hoje em dia diante das mudanças sofridas ao longo dos tempos, o impacto nos espaços geográficos e na natureza, como também os problemas que alguns grupos enfrentam para manter suas tradições.

Caso não seja possível projetar os vídeos, leia os textos que falam sobre os mesmos assuntos tratados nos vídeos:

História do povo cigano

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_povo_cigano Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Chukchis

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chukchis Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Para você saber mais:

Nomadismo

https://www.estudopratico.com.br/nomadismo-o-que-e-historia-e-consequencias/ Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Nômades isolados da Amazônia enfrentam aniquilação

https://www.survivalbrasil.org/ultimas-noticias/7069 Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Período Neolítico – Características

http://hist6anoen2.blogspot.com/2015/04/os-povos-nomades-ontem-e-hoje-dentro-e.html Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Onde e como se originou a agricultura?

https://www.agrozapp.pt/artigos/Estudos/onde-e-como-se-originou-a-agricultura Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Um breve histórico da agricultura

http://www.monsantoglobal.com/global/br/melhorar-a-agricultura/pages/um-breve-historico-da-agricultura.aspx Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Estudo sobre o Nomadismo

http://www.nomadeoficial.com/nomadismo/ Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Da pré história às primeiras sociedades

https://www.webartigos.com/artigos/da-pre-historia-as-primeiras-sociedades/28483/ Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Povos nômades na atualidade

http://www.abiblia.org/ver.php?id=1777 Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

No Maranhão, índios nômades saem da floresta para provar que existem

https://oglobo.globo.com/brasil/no-maranhao-indios-nomades-saem-da-floresta-para-provar-que-existem-2971209 Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Após a visita a exposição, assistir aos vídeos e ao debate nos grupos, oriente os alunos para que construam um mapa conceitual.

É importante explicar o que é um mapa conceitual, a relação de ideias que o mapa reúne, e a possibilidade de visualizar conhecimentos de forma compactada, reunindo os principais dados sobre o tema. Explique que o mapa conceitual é feito através de quadrados ou círculos interligados por linhas do qual as palavras ou frases que vão dentro deles também se interligam dando sentido ao texto que se quer produzir.

Peça aos alunos que construam 2 mapas ressaltando as principais ideias em relação aos grupos sociais, seu modo de vida, as mudanças ocorridas durante o tempo, os espaços geográficos ocupados antigamente e atualmente, quais as mudanças sofridas e principalmente fatores que fizeram alguns grupos mudarem seus costumes e modo de vida e fatores que fazem outros grupos a manter suas tradições. Um mapa sobre nômades e outro mapa ressaltando a organização dos grupos sedentários.

Após a construção dos mapas, acrescente na exposição os mapas criados pela turma.

Para você saber mais:

Como Fazer um Mapa Conceitual

https://www.lucidchart.com/pages/pt/como-fazer-um-mapa-conceitual Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Após a visita à exposição, assistir aos vídeos e ao debate nos grupos, oriente os alunos para que construam um mapa conceitual.

É importante explicar o que é um mapa conceitual, a relação de ideias que o mapa reúne, e a possibilidade de visualizar conhecimentos de forma compactada, reunindo os principais dados sobre o tema. Explique que o mapa conceitual é feito através de quadrados ou círculos interligados por linhas do qual as palavras ou frases que vão dentro deles também se interligam dando sentido ao texto que se quer produzir.

Peça aos alunos que construam 2 mapas ressaltando as principais ideias em relação aos grupos sociais, seu modo de vida, as mudanças ocorridas durante o tempo, os espaços geográficos ocupados antigamente e atualmente, quais as mudanças sofridas e principalmente fatores que fizeram alguns grupos mudarem seus costumes e modo de vida e fatores que fazem outros grupos a manter suas tradições. Um mapa sobre nômades e outro mapa ressaltando a organização dos grupos sedentários.

Após a construção dos mapas faça outro mural com os mapas conceituais criados pela turma.

Para você saber mais:

Como Fazer um Mapa Conceitual

https://www.lucidchart.com/pages/pt/como-fazer-um-mapa-conceitual Acesso em: 02 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social do 5º ano :

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano