17739
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - Grandes Rios: influências na construção da identidade e cultura de Grupos Sociais

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Grandes Rios: influências na construção da identidade e cultura de Grupos Sociais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Magda Pereira Dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a importância dos grandes rios na construção de diversas sociedades.

Siga as orientações definidas, mas peça aos alunos que joguem o jogo proposto com os membros da família para que, quando você for conversar com a turma, eles já tenham a experiência para partilhar. Envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos) pela retirada na escola, por foto, Whatsapp ou e-mail, com as orientações necessárias, de forma que os alunos possam fazer individualmente. Caso opte pelo formato original do Plano, siga o que foi determinado em relação ao trabalho em grupo.

Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, todas as orientações e explicações complementares para que a compreensão do conteúdo seja atingida) para os alunos.

Siga as orientações propostas . Permita que os alunos entreguem essa proposta na escola, enviem por e-mail, Classroom ou Whatsapp.

É interessante que os alunos assistam a um vídeo que ilustra um pouco o tema abordado. Como sugestão, indicamos este vídeo (disponível aqui), mas você pode indicar outro. Envie o link antecipadamente para que, durante o debate, os alunos possam ter base de argumentação e colocação frente aos questionamentos que você fizer.

Sistematização
Siga as orientações propostas nesta etapa. Esta atividade pode ser executada individualmente ou na forma original deste Plano e de forma assíncrona, visto que, para a execução dela, exigirá mais tempo e maior concentração dos alunos. Você pode sugerir aos alunos que façam a atividade utilizando os recursos que possuem ou através de digitais, como PowerPoint, Paint, Google Apresentações, Google Docs e Padlet.

Permita que eles entreguem as produções na escola, enviem por e-mail, Classroom ou WhatsApp, ou agende uma videoconferência para que a sala possa debater sobre o assunto, esclarecer as dúvidas e os alunos apresentarem os trabalhos.

Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).

Convite às famílias
Peça que as famílias joguem o Jogo da Memória e se divirtam!

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_01UND03

(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social do 5º ano:

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas