17739
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - Grandes Rios: influências na construção da identidade e cultura de Grupos Sociais

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Grandes Rios: influências na construção da identidade e cultura de Grupos Sociais

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Magda Pereira Dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha de Sulfite A3 ou A4, colas e tesouras, material para pintura (lápis de cor, giz de cera, canetinha entre outros);

Material complementar:

Jogo da memória: as peças do jogo poderão ser impressas em sulfite A4 ou em outro material mais firme como cartolina. Também pode ser ser aplicado após a impressão um material mais rígido como papel cartão ou colado em papelão deixando mais firme, facilitando o manuseio das peças no jogo.

Imprima 3 vias do jogo da memória (26 placas vermelhas e 26 placas azuis para cada grupo), recorte o retângulo de cada peça dobrando-as ao meio de forma que as placas com as imagens fiquem com o fundo vermelho e as placas com as informações fiquem com o fundo azul.

HIS5_01UND03 - Jogo da Memória

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZevdYF57UuU4XqrQPB4FN3tRQ2AGR8P5yAyMSNAugXEybz5Su9muc6PhJV8P/his5-01und03-jogo-da-memoria.pdf

HIS5_01UND03 - Regras do Jogo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4U87KvzDSB4N5akSrdAt5etKrBnMyvXahBHjQBFVvzpFvtptSW2S9TTfDREY/his5-01und03-regras-do-jogo.pdf

HIS5_01UND03 - Mapa Mundi

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rWeEYBCJqtUT4ZG8j9XtXMEjFRWQCx6G9NPHmUgndhapdgsuR6TjerGzDVja/his5-01und03-mapa-mundi.pdf

HIS5_01UND03 - Imagens rios brasileiros

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dsYxxnQsunyWdbp2PXv4ApRPymSXNm9q6kFAtYHVuJQBjuZgSY4dr4cJ3KAR/his5-01und03-imagens-rios-brasileiros.pdf

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Em seguida, pergunte aos alunos se alguém sabe dizer por que os rios foram importantes na construção da identidade e cultura de diversos grupos sociais.

Explore o tema instigando os alunos a perceberem que os rios serviram de base para a construção da identidade e cultura de várias sociedades em diversas localizações no mundo (ver material de apoio - Para você saber mais no final desta página). Façam com que percebam a semelhança na construção de culturas dos grupos sociais, que a presença de rios foi um dos fatores determinantes para a formação de grupos sociais, contribuindo para o surgimento de culturas nômades e ou sedentários. Assim na nossa cultura brasileira os rios também foram importantes para formação de grupos sociais.

Espera-se que as crianças percebam a relação dos principais rios brasileiros com o modo de vida, costumes e sobrevivência de comunidades sociais ribeirinhas e indígenas, a importância dos rios para a agricultura e para manutenção da vida.

Para você saber mais:

As primeiras cidades do mundo e as primeiras civilizações. Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/3694278/as-primeiras-cidades-do-mundo-e-as-primeiras-civilizacoes>. Acesso em: 18 dez 2018.

História da Humanidade/As Civilizações dos Grandes Rios. Wikilivros. Disponível em: <https://pt.wikibooks.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Humanidade/As_Civiliza%C3%A7%C3%B5es_dos_Grandes_Rios>. Acesso em: 18 dez 2018. Idade Antiga: Introdução. Disponível em:

<https://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/historia/2_idade_antiga>. Acesso em: 18 dez 2018.

Rios ainda são fundamentais para a sobrevivência humana. G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/10/rios-ainda-sao-fundamentais-para-sobrevivencia-humana.html>. Acesso em: 18 dez 2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Iniciar a aula dividindo a sala em 3 grupos. É importante que a aula comece com o estabelecimento da ideia de construção - de que nada nasce “pronto” na construção e no desenvolvimento das sociedades.

Distribua o jogo da memória (26 peças azuis e 26 peças vermelhas) dos grandes rios da Europa, África, Ásia e Oceania aos grupos e uma regra do jogo para cada grupo:

HIS5_01UND03 - Jogo da Memória

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZevdYF57UuU4XqrQPB4FN3tRQ2AGR8P5yAyMSNAugXEybz5Su9muc6PhJV8P/his5-01und03-jogo-da-memoria.pdf

HIS5_01UND03 - Regras do Jogo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4U87KvzDSB4N5akSrdAt5etKrBnMyvXahBHjQBFVvzpFvtptSW2S9TTfDREY/his5-01und03-regras-do-jogo.pdf

Permita que os alunos explorem o jogo e descubra informações referente a eles e percebam a importância desses rios para a construção da cultura e identidade de vários grupos sociais, como também contribuíram para fixação desses grupos.

Após jogarem proponha uma roda de conversa para que exponha o que perceberam sobre os rios .

Direcione a conversa questionando e levando os alunos a perceberem que antigamente os grupos sociais buscavam locais que permitissem a prática da pesca, da caça e principalmente do plantio para sua sobrevivência. Assim as regiões próximos a rios eram os lugares procurados e habitados por eles, e dessa forma sempre buscavam novos lugares para manter a prática dessa cultura. Esses grupos eram chamados de grupos fluviais por buscarem a água como forma de sobrevivência (a ideia aqui é perceber a relação do modo de vida de grupos Nômades). É importante também que os alunos percebam a relações de domínio nas terras fluviais e de organização social, como também a relação da fixação de alguns grupos a partir do nascimento da agricultura (sedentarismo). Nesse sentido os rios são responsáveis por esse surgimento de fixação e prática agrícolas.

Leve os alunos a perceberem a relação de cultura e costumes passa pelo tempo até a atualidade, que a de identidade que se estabelece no presente são vestígios do passado, como também se entrelaçam e se mantém viva nos dias atuais. A cultura praticada antigamente permanecem vivas na atualidade e são considerados modernos, ou seja, tudo se transforma, se mistura, se hibridiza. Assim nada do que vemos na atualidade nasceu pronto, há um contexto histórico importante que precisamos entender para compreender o presente.

Para você saber mais:

A Água e os assentamentos humanos. Disponível em: <http://professorridaltovaz.blogspot.com/2014/10/a-agua-e-os-assentamentos-humanos.html >. Acesso em: 17 dez 2018.

A importância dos Rios para as primeiras civilizações. Disponível em: <https://www.historialivre.com/antiga/importancia_dos_rios.pdf>. Acesso em: 18 dez 2018.
Civilizações hidráulicas: Mesopotâmia. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/civilizacoes-hidraulicas-mesopotamia.htm>. Acesso em: 18 dez 2018.
Economia da Grécia Antiga. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/grecia/economia_grecia_antiga.htm>. Acesso em: 18 dez 2018.
FREITAS, Eduardo de. A importância dos rios para a geração de energia. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-importancia-dos-rios-para-geracao-energia.htm>. Acesso em: 17 dez 2018.
História Política do Egito Antigo. Disponível em: <https://www.historiadomundo.com.br/egipcia/historia-politica-do-egito-antigo.htm>. Acesso em: 18 dez 2018.
SANTOS, Luciano. As Identidades Culturais: Proposições Conceituais e Teóricas. Revista Rascunhos Culturais, v.2, n.4, pp.141-157, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://revistarascunhos.sites.ufms.br/files/2012/07/4ed_artigo_9.pdf>. Acesso em: 17 dez 2018. STEARNS, Peter N. As origens das civilizações e do patriarcado. Disponível em: <https://www.editoracontexto.com.br/blog/as-origens-das-civilizacoes-e-do-patriarcado/>. Acesso em: 17 dez 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Depois da conversa inicial ressaltando os objetivos da aula e a contextualização sobre a importância dos rios na construção de identidade e cultura da Europa, África, Ásia e Oceania, é hora de observar a influência dos rios na construção da identidade e cultura no Brasil.

Ainda em grupos projete as imagens de rios que influenciaram a cultura e identidade de diversas grupos sociais no Brasil. Peça aos alunos que observe essas imagens projetadas e percebam a influência das águas fluviais para formação de grupos sociais e a relação com a identidade cultural. Permita que os alunos exponham seus conhecimentos sobre outros rios que eles conheçam e que também foram ou são importante para construção da identidade e cultura de grupos sociais, como também interpretem as imagens projetadas.

Distribua um mapa Mundi a cada grupo para que possam buscar a localização dos rios apresentados no jogo da memória e/ou nas imagens apresentadas na problematização (rios do Brasil).

HIS5_01UND03 - Mapa Mundi

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rWeEYBCJqtUT4ZG8j9XtXMEjFRWQCx6G9NPHmUgndhapdgsuR6TjerGzDVja/his5-01und03-mapa-mundi.pdf

HIS5_01UND03 - Imagens rios brasileiros

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dsYxxnQsunyWdbp2PXv4ApRPymSXNm9q6kFAtYHVuJQBjuZgSY4dr4cJ3KAR/his5-01und03-imagens-rios-brasileiros.pdf

Após a exploração do material proponha um debate pedindo aos alunos que tracem um paralelo oralmente entre os rios utilizados no jogo da memória com as imagens apresentadas sobre os rios brasileiro levando em consideração

  • A importância desses rios na construção da identidade e cultura dos grupos sociais;
  • Práticas culturais praticadas antigamente;
  • As mudanças ocorridas ao longo do tempo em relação a essas práticas;
  • Como os grupos sociais estão estruturados atualmente;
  • Semelhanças e ou/diferenças de cultura praticadas entre os grupos sociais explorados;
  • A realidade de cada região em relação ao clima, localização entre outros fatores importantes da região que influenciam essa cultural social.

É importante que os alunos percebam a ação do homem e os impactos causado nesses ambientes a partir do surgimento da agricultura, como também que mesmo nos primórdios os grupos sociais já se organizavam politicamente, socialmente e economicamente, refletindo assim sobre a relação de domínio.

Se achar pertinente, apresente os vídeos: Os 5 rios mais poluídos do mundo, A vida de uma família egípcia sobre as águas do Nilo, Qual a importância dos rios? (no Brasil) e a importância dos rios, para que os alunos percebam a ação do homem e seu impacto.

Vídeos:

  • OS 5 RIOS MAIS POLUÍDOS DO MUNDO - MAIORES DO MUNDO.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ultsLc-4E70>. Acesso em: 17 dez 2018.

  • A vida de uma família egípcia sobre as águas do Nilo. 2016.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=rZB5sOgw7ww>. Acesso em: 17 dez 2018.

  • Qual é a importância dos rios no Brasil? 2018.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-erstDdPCwA>. Acesso em: 17 dez 2018.

  • A importância dos rios. 2010.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=tGdaikZp6Vk>. Acesso em: 17 dez 2018.

Caso não seja possível assistir aos vídeos indicados o professor pode fazer a leitura de uma história que tenha relação o rio Nilo e suas primeiras civilizações.

Sugestões de textos para leitura:

A Importância dos Rios.

Disponível em: <http://www.cuidedosrios.eco.br/importancia-dos-rios/>. Acesso em: 17 dez 2018.

Os Rios Mais Poluídos do Mundo e do Brasil.

Disponível em: <http://meioambiente.culturamix.com/recursos-naturais/os-rios-mais-poluidos-do-mundo-e-do-brasil>. Acesso em: 17 dez 2018.
Rios ainda são fundamentais para a sobrevivência humana. G1.

Disponível em: <http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/10/rios-ainda-sao-fundamentais-para-sobrevivencia-humana.html>. Acesso em: 17 dez 2018.
A vida à margem do Nilo.

Disponível em: <http://www.iela.ufsc.br/noticia/vida-margem-do-nilo>. Acesso em: 17 dez 2018.

Como adequar à sua realidade:

Converse com os alunos sobre os rios que eles já visitaram e quais os rios próximos da região onde moram. Se possível, use esses rios no debate.

Para você saber mais:

BUENO, André. Os indianos: Grandes rios, grandes civilizações. Disponível em: <https://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/historia/civil_indiana_6_rios>. Acesso em: 17 dez 2018.

Egito Antigo: Planície fértil do rio Nilo favoreceu civilização egípcia . Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/egito-antigo-planicie-fertil-do-rio-nilo-favoreceu-civilizacao-egipcia.htm>. Acesso em: 17 dez 2018.

Mesopotâmia e os povos mesopotâmicos. Disponível em: < https://historiadomundo.uol.com.br/idade-antiga/mesopotamia.htm>. Acesso em: 17 dez 2018.
018.

MORAIS, Patrícia Silva. As civilizações dos Grandes Rios. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/patriciasilvamorais72560/civilizaes-grandes-rios>. Acesso em: 17 dez 2018.
MORIM, Júlia. Rio Amazonas. Fundação Joaquim Nabuco. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&id=1054:rio-amazonas>. Acesso em: 17 dez 2018.

Rio Amazonas é 8 milhões de anos mais velho do que imaginavam. Disponível em: <

https://www.portalvidanocampo.com.br/rio-amazonas-e-8-milhoes-de-anos-mais-velho-que-imaginavam/>. Acesso em: 17 dez 2
VARGAS, Francisco F. G, V. Mesopotâmia. Disponível em: <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/historia/mesopotamia.htm>. Acesso em: 17 dez 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:Depois da conversa inicial ressaltando os objetivos da aula e a contextualização sobre a importância dos rios na construção de identidade e cultura da Europa, África, Ásia e Oceania, é hora de observar a influência dos rios na construção da identidade e cultura no Brasil.

Ainda em grupos projete as imagens de rios que influenciaram a cultura e identidade de diversos grupos sociais no Brasil. Peça aos alunos que observem essas imagens projetadas e percebam a influência das águas fluviais para formação de grupos sociais e a relação com a identidade cultural. Permita que os alunos exponham seus conhecimentos sobre outros rios que eles conheçam e que também foram ou são importante para construção da identidade e cultura de grupos sociais, como também interpretem as imagens projetadas.

Distribua um mapa Mundi a cada grupo para que possam buscar a localização dos rios apresentados no jogo da memória e/ou nas imagens apresentadas na problematização (rios do Brasil).

Fonte das imagens:

Rio Tietê: BALDASSIN, Paula. História do Rio Tietê. Disponível em: <https://www.iguiecologia.com/historia-rio-tiete/>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Rio Paraná: Rio Paraná. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/rio-Paran%C3%A1/483439>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Rio Paraguai: Rio Paraguai. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2018.

Rio Itajaí: Disponível em: <http://turismo.sc.gov.br/institucional/index.php/pt-br/component/phocagallery/131-vale-europeu-blumenau/detail/1154-blumenau-centro-da-cidade-avenida-beira-rio-rio-itajai-a-direita-predio-da-prefeitura-3500-makito>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:Depois da conversa inicial ressaltando os objetivos da aula e a contextualização sobre a importância dos rios na construção de identidade e cultura da Europa, África, Ásia e Oceania, é hora de observar a influência dos rios na construção da identidade e cultura no Brasil.

Ainda em grupos projete as imagens de rios que influenciaram a cultura e identidade de diversos grupos sociais no Brasil. Peça aos alunos que observem essas imagens projetadas e percebam a influência das águas fluviais para formação de grupos sociais e a relação com a identidade cultural. Permita que os alunos exponham seus conhecimentos sobre outros rios que eles conheçam e que também foram ou são importante para construção da identidade e cultura de grupos sociais, como também interpretem as imagens projetadas.

Distribua um mapa Mundi a cada grupo para que possam buscar a localização dos rios apresentados no jogo da memória e/ou nas imagens apresentadas na problematização (rios do Brasil).

Fonte das imagens:

Rio Tietê: BALDASSIN, Paula. História do Rio Tietê. Disponível em: <https://www.iguiecologia.com/historia-rio-tiete/>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Rio Paraná: Rio Paraná. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/rio-Paran%C3%A1/483439>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Rio Paraguai: Rio Paraguai. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2018.

Rio Itajaí: Disponível em: <http://turismo.sc.gov.br/institucional/index.php/pt-br/component/phocagallery/131-vale-europeu-blumenau/detail/1154-blumenau-centro-da-cidade-avenida-beira-rio-rio-itajai-a-direita-predio-da-prefeitura-3500-makito>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após jogar e apreciar as imagens , peça aos alunos que representem a importância dos rios para construção da identidade e cultura de grupos sociais através de:

  • um desenhos ilustrativos dos grupos sociais debatido e trabalhado em aula;
  • um texto (redação) sobre as mudanças ocorridas através da ação do homem e a relação com a estrutura organizacionais dos grupos sociais (economia, política, socialização);

Para finalizar faça uma exposição com os materiais produzidos na aula (desenho e redação)..

Para você saber mais:

ADAMS, C; MURIETTA, R.S.S.; SANCHES, R.A. Agricultura e Alimentação em Populações Ribeirinhas das Várzeas do Amazonas: Novas Perspectivas. Ambiente e Sociedade, vol. 3, n.1, jan/jun 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/asoc/v8n1/a05v08n1.pdf>. Acesso em: 17 dez 2018.
Água,Cultura e Civilização. Disponível em: <http://reda-umquestodeestilo.blogspot.com/2009/10/agyacultura-e-civilizacao.html>. Acesso em: 17 dez 2018.
A utilização de água pelo homem. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/a-utilizacao-de-agua-pelo-homem/60258>. Acesso em: 17 dez 2018.
MAZOYER, Marcel. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea Marcel Mazoyer, Laurence Roudart; [tradução de Cláudia F. Falluh Balduino Ferreira]. – São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: NEAD, 2010. Disponível em: <https://bit.ly/2gwQd6Y>. Acesso em: 17 dez 2018.

Uma viagem ao mundo antigo: Egito e Pompéia. Disponível em: <https://bndigital.bn.gov.br/exposicoes/uma-viagem-ao-mundo-antigo-egito-e-pompeia-nas-fotografias-da-colecao-d-thereza-christina-maria/egito/>. Acesso em: 17 dez 2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha de Sulfite A3 ou A4, colas e tesouras, material para pintura (lápis de cor, giz de cera, canetinha entre outros);

Material complementar:

Jogo da memória: as peças do jogo poderão ser impressas em sulfite A4 ou em outro material mais firme como cartolina. Também pode ser ser aplicado após a impressão um material mais rígido como papel cartão ou colado em papelão deixando mais firme, facilitando o manuseio das peças no jogo.

Imprima 3 vias do jogo da memória (26 placas vermelhas e 26 placas azuis para cada grupo), recorte o retângulo de cada peça dobrando-as ao meio de forma que as placas com as imagens fiquem com o fundo vermelho e as placas com as informações fiquem com o fundo azul.

HIS5_01UND03 - Jogo da Memória

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZevdYF57UuU4XqrQPB4FN3tRQ2AGR8P5yAyMSNAugXEybz5Su9muc6PhJV8P/his5-01und03-jogo-da-memoria.pdf

HIS5_01UND03 - Regras do Jogo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4U87KvzDSB4N5akSrdAt5etKrBnMyvXahBHjQBFVvzpFvtptSW2S9TTfDREY/his5-01und03-regras-do-jogo.pdf

HIS5_01UND03 - Mapa Mundi

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rWeEYBCJqtUT4ZG8j9XtXMEjFRWQCx6G9NPHmUgndhapdgsuR6TjerGzDVja/his5-01und03-mapa-mundi.pdf

HIS5_01UND03 - Imagens rios brasileiros

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dsYxxnQsunyWdbp2PXv4ApRPymSXNm9q6kFAtYHVuJQBjuZgSY4dr4cJ3KAR/his5-01und03-imagens-rios-brasileiros.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Em seguida, pergunte aos alunos se alguém sabe dizer por que os rios foram importantes na construção da identidade e cultura de diversos grupos sociais.

Explore o tema instigando os alunos a perceberem que os rios serviram de base para a construção da identidade e cultura de várias sociedades em diversas localizações no mundo (ver material de apoio - Para você saber mais no final desta página). Façam com que percebam a semelhança na construção de culturas dos grupos sociais, que a presença de rios foi um dos fatores determinantes para a formação de grupos sociais, contribuindo para o surgimento de culturas nômades e ou sedentários. Assim na nossa cultura brasileira os rios também foram importantes para formação de grupos sociais.

Espera-se que as crianças percebam a relação dos principais rios brasileiros com o modo de vida, costumes e sobrevivência de comunidades sociais ribeirinhas e indígenas, a importância dos rios para a agricultura e para manutenção da vida.

Para você saber mais:

As primeiras cidades do mundo e as primeiras civilizações. Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/3694278/as-primeiras-cidades-do-mundo-e-as-primeiras-civilizacoes>. Acesso em: 18 dez 2018.

História da Humanidade/As Civilizações dos Grandes Rios. Wikilivros. Disponível em: <https://pt.wikibooks.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Humanidade/As_Civiliza%C3%A7%C3%B5es_dos_Grandes_Rios>. Acesso em: 18 dez 2018. Idade Antiga: Introdução. Disponível em:

<https://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/historia/2_idade_antiga>. Acesso em: 18 dez 2018.

Rios ainda são fundamentais para a sobrevivência humana. G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/10/rios-ainda-sao-fundamentais-para-sobrevivencia-humana.html>. Acesso em: 18 dez 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Iniciar a aula dividindo a sala em 3 grupos. É importante que a aula comece com o estabelecimento da ideia de construção - de que nada nasce “pronto” na construção e no desenvolvimento das sociedades.

Distribua o jogo da memória (26 peças azuis e 26 peças vermelhas) dos grandes rios da Europa, África, Ásia e Oceania aos grupos e uma regra do jogo para cada grupo:

HIS5_01UND03 - Jogo da Memória

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZevdYF57UuU4XqrQPB4FN3tRQ2AGR8P5yAyMSNAugXEybz5Su9muc6PhJV8P/his5-01und03-jogo-da-memoria.pdf

HIS5_01UND03 - Regras do Jogo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4U87KvzDSB4N5akSrdAt5etKrBnMyvXahBHjQBFVvzpFvtptSW2S9TTfDREY/his5-01und03-regras-do-jogo.pdf

Permita que os alunos explorem o jogo e descubra informações referente a eles e percebam a importância desses rios para a construção da cultura e identidade de vários grupos sociais, como também contribuíram para fixação desses grupos.

Após jogarem proponha uma roda de conversa para que exponha o que perceberam sobre os rios .

Direcione a conversa questionando e levando os alunos a perceberem que antigamente os grupos sociais buscavam locais que permitissem a prática da pesca, da caça e principalmente do plantio para sua sobrevivência. Assim as regiões próximos a rios eram os lugares procurados e habitados por eles, e dessa forma sempre buscavam novos lugares para manter a prática dessa cultura. Esses grupos eram chamados de grupos fluviais por buscarem a água como forma de sobrevivência (a ideia aqui é perceber a relação do modo de vida de grupos Nômades). É importante também que os alunos percebam a relações de domínio nas terras fluviais e de organização social, como também a relação da fixação de alguns grupos a partir do nascimento da agricultura (sedentarismo). Nesse sentido os rios são responsáveis por esse surgimento de fixação e prática agrícolas.

Leve os alunos a perceberem a relação de cultura e costumes passa pelo tempo até a atualidade, que a de identidade que se estabelece no presente são vestígios do passado, como também se entrelaçam e se mantém viva nos dias atuais. A cultura praticada antigamente permanecem vivas na atualidade e são considerados modernos, ou seja, tudo se transforma, se mistura, se hibridiza. Assim nada do que vemos na atualidade nasceu pronto, há um contexto histórico importante que precisamos entender para compreender o presente.

Para você saber mais:

A Água e os assentamentos humanos. Disponível em: <http://professorridaltovaz.blogspot.com/2014/10/a-agua-e-os-assentamentos-humanos.html >. Acesso em: 17 dez 2018.

A importância dos Rios para as primeiras civilizações. Disponível em: <https://www.historialivre.com/antiga/importancia_dos_rios.pdf>. Acesso em: 18 dez 2018.
Civilizações hidráulicas: Mesopotâmia. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/civilizacoes-hidraulicas-mesopotamia.htm>. Acesso em: 18 dez 2018.
Economia da Grécia Antiga. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/grecia/economia_grecia_antiga.htm>. Acesso em: 18 dez 2018.
FREITAS, Eduardo de. A importância dos rios para a geração de energia. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-importancia-dos-rios-para-geracao-energia.htm>. Acesso em: 17 dez 2018.
História Política do Egito Antigo. Disponível em: <https://www.historiadomundo.com.br/egipcia/historia-politica-do-egito-antigo.htm>. Acesso em: 18 dez 2018.
SANTOS, Luciano. As Identidades Culturais: Proposições Conceituais e Teóricas. Revista Rascunhos Culturais, v.2, n.4, pp.141-157, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://revistarascunhos.sites.ufms.br/files/2012/07/4ed_artigo_9.pdf>. Acesso em: 17 dez 2018. STEARNS, Peter N. As origens das civilizações e do patriarcado. Disponível em: <https://www.editoracontexto.com.br/blog/as-origens-das-civilizacoes-e-do-patriarcado/>. Acesso em: 17 dez 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Depois da conversa inicial ressaltando os objetivos da aula e a contextualização sobre a importância dos rios na construção de identidade e cultura da Europa, África, Ásia e Oceania, é hora de observar a influência dos rios na construção da identidade e cultura no Brasil.

Ainda em grupos projete as imagens de rios que influenciaram a cultura e identidade de diversas grupos sociais no Brasil. Peça aos alunos que observe essas imagens projetadas e percebam a influência das águas fluviais para formação de grupos sociais e a relação com a identidade cultural. Permita que os alunos exponham seus conhecimentos sobre outros rios que eles conheçam e que também foram ou são importante para construção da identidade e cultura de grupos sociais, como também interpretem as imagens projetadas.

Distribua um mapa Mundi a cada grupo para que possam buscar a localização dos rios apresentados no jogo da memória e/ou nas imagens apresentadas na problematização (rios do Brasil).

HIS5_01UND03 - Mapa Mundi

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rWeEYBCJqtUT4ZG8j9XtXMEjFRWQCx6G9NPHmUgndhapdgsuR6TjerGzDVja/his5-01und03-mapa-mundi.pdf

HIS5_01UND03 - Imagens rios brasileiros

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dsYxxnQsunyWdbp2PXv4ApRPymSXNm9q6kFAtYHVuJQBjuZgSY4dr4cJ3KAR/his5-01und03-imagens-rios-brasileiros.pdf

Após a exploração do material proponha um debate pedindo aos alunos que tracem um paralelo oralmente entre os rios utilizados no jogo da memória com as imagens apresentadas sobre os rios brasileiro levando em consideração

  • A importância desses rios na construção da identidade e cultura dos grupos sociais;
  • Práticas culturais praticadas antigamente;
  • As mudanças ocorridas ao longo do tempo em relação a essas práticas;
  • Como os grupos sociais estão estruturados atualmente;
  • Semelhanças e ou/diferenças de cultura praticadas entre os grupos sociais explorados;
  • A realidade de cada região em relação ao clima, localização entre outros fatores importantes da região que influenciam essa cultural social.

É importante que os alunos percebam a ação do homem e os impactos causado nesses ambientes a partir do surgimento da agricultura, como também que mesmo nos primórdios os grupos sociais já se organizavam politicamente, socialmente e economicamente, refletindo assim sobre a relação de domínio.

Se achar pertinente, apresente os vídeos: Os 5 rios mais poluídos do mundo, A vida de uma família egípcia sobre as águas do Nilo, Qual a importância dos rios? (no Brasil) e a importância dos rios, para que os alunos percebam a ação do homem e seu impacto.

Vídeos:

  • OS 5 RIOS MAIS POLUÍDOS DO MUNDO - MAIORES DO MUNDO.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ultsLc-4E70>. Acesso em: 17 dez 2018.

  • A vida de uma família egípcia sobre as águas do Nilo. 2016.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=rZB5sOgw7ww>. Acesso em: 17 dez 2018.

  • Qual é a importância dos rios no Brasil? 2018.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-erstDdPCwA>. Acesso em: 17 dez 2018.

  • A importância dos rios. 2010.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=tGdaikZp6Vk>. Acesso em: 17 dez 2018.

Caso não seja possível assistir aos vídeos indicados o professor pode fazer a leitura de uma história que tenha relação o rio Nilo e suas primeiras civilizações.

Sugestões de textos para leitura:

A Importância dos Rios.

Disponível em: <http://www.cuidedosrios.eco.br/importancia-dos-rios/>. Acesso em: 17 dez 2018.

Os Rios Mais Poluídos do Mundo e do Brasil.

Disponível em: <http://meioambiente.culturamix.com/recursos-naturais/os-rios-mais-poluidos-do-mundo-e-do-brasil>. Acesso em: 17 dez 2018.
Rios ainda são fundamentais para a sobrevivência humana. G1.

Disponível em: <http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/10/rios-ainda-sao-fundamentais-para-sobrevivencia-humana.html>. Acesso em: 17 dez 2018.
A vida à margem do Nilo.

Disponível em: <http://www.iela.ufsc.br/noticia/vida-margem-do-nilo>. Acesso em: 17 dez 2018.

Como adequar à sua realidade:

Converse com os alunos sobre os rios que eles já visitaram e quais os rios próximos da região onde moram. Se possível, use esses rios no debate.

Para você saber mais:

BUENO, André. Os indianos: Grandes rios, grandes civilizações. Disponível em: <https://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/historia/civil_indiana_6_rios>. Acesso em: 17 dez 2018.

Egito Antigo: Planície fértil do rio Nilo favoreceu civilização egípcia . Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/egito-antigo-planicie-fertil-do-rio-nilo-favoreceu-civilizacao-egipcia.htm>. Acesso em: 17 dez 2018.

Mesopotâmia e os povos mesopotâmicos. Disponível em: < https://historiadomundo.uol.com.br/idade-antiga/mesopotamia.htm>. Acesso em: 17 dez 2018.
018.

MORAIS, Patrícia Silva. As civilizações dos Grandes Rios. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/patriciasilvamorais72560/civilizaes-grandes-rios>. Acesso em: 17 dez 2018.
MORIM, Júlia. Rio Amazonas. Fundação Joaquim Nabuco. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&id=1054:rio-amazonas>. Acesso em: 17 dez 2018.

Rio Amazonas é 8 milhões de anos mais velho do que imaginavam. Disponível em: <

https://www.portalvidanocampo.com.br/rio-amazonas-e-8-milhoes-de-anos-mais-velho-que-imaginavam/>. Acesso em: 17 dez 2
VARGAS, Francisco F. G, V. Mesopotâmia. Disponível em: <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/historia/mesopotamia.htm>. Acesso em: 17 dez 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:Depois da conversa inicial ressaltando os objetivos da aula e a contextualização sobre a importância dos rios na construção de identidade e cultura da Europa, África, Ásia e Oceania, é hora de observar a influência dos rios na construção da identidade e cultura no Brasil.

Ainda em grupos projete as imagens de rios que influenciaram a cultura e identidade de diversos grupos sociais no Brasil. Peça aos alunos que observem essas imagens projetadas e percebam a influência das águas fluviais para formação de grupos sociais e a relação com a identidade cultural. Permita que os alunos exponham seus conhecimentos sobre outros rios que eles conheçam e que também foram ou são importante para construção da identidade e cultura de grupos sociais, como também interpretem as imagens projetadas.

Distribua um mapa Mundi a cada grupo para que possam buscar a localização dos rios apresentados no jogo da memória e/ou nas imagens apresentadas na problematização (rios do Brasil).

Fonte das imagens:

Rio Tietê: BALDASSIN, Paula. História do Rio Tietê. Disponível em: <https://www.iguiecologia.com/historia-rio-tiete/>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Rio Paraná: Rio Paraná. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/rio-Paran%C3%A1/483439>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Rio Paraguai: Rio Paraguai. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2018.

Rio Itajaí: Disponível em: <http://turismo.sc.gov.br/institucional/index.php/pt-br/component/phocagallery/131-vale-europeu-blumenau/detail/1154-blumenau-centro-da-cidade-avenida-beira-rio-rio-itajai-a-direita-predio-da-prefeitura-3500-makito>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:Depois da conversa inicial ressaltando os objetivos da aula e a contextualização sobre a importância dos rios na construção de identidade e cultura da Europa, África, Ásia e Oceania, é hora de observar a influência dos rios na construção da identidade e cultura no Brasil.

Ainda em grupos projete as imagens de rios que influenciaram a cultura e identidade de diversos grupos sociais no Brasil. Peça aos alunos que observem essas imagens projetadas e percebam a influência das águas fluviais para formação de grupos sociais e a relação com a identidade cultural. Permita que os alunos exponham seus conhecimentos sobre outros rios que eles conheçam e que também foram ou são importante para construção da identidade e cultura de grupos sociais, como também interpretem as imagens projetadas.

Distribua um mapa Mundi a cada grupo para que possam buscar a localização dos rios apresentados no jogo da memória e/ou nas imagens apresentadas na problematização (rios do Brasil).

Fonte das imagens:

Rio Tietê: BALDASSIN, Paula. História do Rio Tietê. Disponível em: <https://www.iguiecologia.com/historia-rio-tiete/>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Rio Paraná: Rio Paraná. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/rio-Paran%C3%A1/483439>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Rio Paraguai: Rio Paraguai. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2018.

Rio Itajaí: Disponível em: <http://turismo.sc.gov.br/institucional/index.php/pt-br/component/phocagallery/131-vale-europeu-blumenau/detail/1154-blumenau-centro-da-cidade-avenida-beira-rio-rio-itajai-a-direita-predio-da-prefeitura-3500-makito>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após jogar e apreciar as imagens , peça aos alunos que representem a importância dos rios para construção da identidade e cultura de grupos sociais através de:

  • um desenhos ilustrativos dos grupos sociais debatido e trabalhado em aula;
  • um texto (redação) sobre as mudanças ocorridas através da ação do homem e a relação com a estrutura organizacionais dos grupos sociais (economia, política, socialização);

Para finalizar faça uma exposição com os materiais produzidos na aula (desenho e redação)..

Para você saber mais:

ADAMS, C; MURIETTA, R.S.S.; SANCHES, R.A. Agricultura e Alimentação em Populações Ribeirinhas das Várzeas do Amazonas: Novas Perspectivas. Ambiente e Sociedade, vol. 3, n.1, jan/jun 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/asoc/v8n1/a05v08n1.pdf>. Acesso em: 17 dez 2018.
Água,Cultura e Civilização. Disponível em: <http://reda-umquestodeestilo.blogspot.com/2009/10/agyacultura-e-civilizacao.html>. Acesso em: 17 dez 2018.
A utilização de água pelo homem. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/a-utilizacao-de-agua-pelo-homem/60258>. Acesso em: 17 dez 2018.
MAZOYER, Marcel. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea Marcel Mazoyer, Laurence Roudart; [tradução de Cláudia F. Falluh Balduino Ferreira]. – São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: NEAD, 2010. Disponível em: <https://bit.ly/2gwQd6Y>. Acesso em: 17 dez 2018.

Uma viagem ao mundo antigo: Egito e Pompéia. Disponível em: <https://bndigital.bn.gov.br/exposicoes/uma-viagem-ao-mundo-antigo-egito-e-pompeia-nas-fotografias-da-colecao-d-thereza-christina-maria/egito/>. Acesso em: 17 dez 2018.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social do 5º ano :

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano