17738
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - Águas para florescer – as primeiras sociedades fluviais

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Águas para florescer – as primeiras sociedades fluviais

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Magda Pereira Dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha de sulfite para impressão dos poemas e/ou para impressão das imagens para análise das comunidades antigas indicadas no slides 5 a 9.

Material complementar:

HIS5_01UND02 - Poemas Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cYPjS5Qx5qtErb6JRpG8qP28gftK5fuFG4k6JBtZFBPMSaVHsWcwtR3QsAsx/his5-01und02-poemas-contextualizacao.pdf

HIS5_01UND02 - MAPA CONTINENTE AFRICANO

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hwxE64kZ29rUv7ZhyNGVVaRX7NJaPCWwQyu3KkZUeKmx6rD5g8PunEqKXNmW/his5-01und02-mapa-do-continente-africano.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y3jb5NBfebXpaYJKYRa75TyQnR4vHFbSmtZ2n343K3W476k7wJjAfX2YsAss/his5-01und02-imagem-1.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sQZCm8upJQyPKnaVSCCu7EggmMtqMy7gdpPSt5yDsADEaQpD5xcTWgFSJKRX/his5-01und02-imagem-2.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 3

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y4rqE6amggeeCFCeGQfB2CquPv463G9qBvH9ht6JFvxPJWfRHz7GH7Tmqzas/his5-01und02-imagem-3.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 4

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/59cbtgNH5YQdZr2hKkxzkqnuguCk3qRxf9pcWdAcG4E7fk6t4Hp6vREVkxDt/his5-01und02-imagem-4.pdf

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Em seguida, pergunte aos alunos qual a importância dos rios para a sociedade atual e por que os rios foram importantantes para a formação das primeiras sociedades.

Direcione a conversa levando os alunos a buscar alternativas para levantar a hipótese da importância da água para a sobrevivência dos seres humanos e relacionar os rios com a possibilidade de praticar atividades para o consumo próprio, como plantação, criação de animais e exploração da terra.

Espera-se que os alunos cheguem à hipótese de que os rios representavam para estes grupos a fertilidade do solo e manutenção da vida em relação à sua sobrevivência.

Para você saber mais:

Acesse o link abaixo:

A IMPORTÂNCIA DOS RIOS PARA AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES

https://www.historialivre.com/antiga/importancia_dos_rios.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Iniciar a aula com a leitura dos poemas “Pescador da vida”, sobre o rio Amazonas, e “Oração ao Nilo”, disponíveis para impressão aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cYPjS5Qx5qtErb6JRpG8qP28gftK5fuFG4k6JBtZFBPMSaVHsWcwtR3QsAsx/his5-01und02-poemas-contextualizacao.pdf

Após a leitura, em roda de conversa, contextualizar com os alunos a importância dos rios para os grupos sociais retratados nos textos. É importante abordar a qual período cada texto se refere. No caso da “Oração ao Nilo” o texto retrata a um marco temporal da sociedade egípcia antiga que se desenvolveu entre 3.200 a.C no nordeste da África e 32 a.C., no período de domínio romano. Ao fazer a análise crítica do texto ressalte também com os alunos a importância do rio citado no texto para aquela sociedade, ou seja, qual para qual hipótese a oração ter sido criada e qual a função social das palavras retratadas na leitura para a sociedade do Egito Antigo.

Espera-se que os alunos percebam que a água para o povo do Egito Antigo era a base de sobrevivência, assim como acreditavam em deuses, buscavam nas orações, fazer oferenda a eles para que nunca deixassem faltar a água, salvando a agricultura em uma região cercada pelo deserto.

No texto “Pescador da vida”, leve os alunos a perceber que retrata o costume de um grupo social brasileiro (os índios) e seus costumes e cultura vivenciados às margens dos rios. Neste contexto retrata um período mais próximo da nossa realidade no período às margens da chegada dos portugueses ao Brasil, do qual alguns grupos sociais ainda mantêm a cultura.

Após a primeira abordagem de Contextualização projete ou escreva no quadro as perguntas abaixo para que os alunos possam continuar analisando os poemas.

1 - Do que os poemas tratam?

2 - Quais são os personagens que aparecem no poema?

3 - É possível identificar o modo de vida destes personagens?

4 - Qual a importância dos rios apresentados para estes grupos sociais?

Após a roda de conversa entregar aos alunos uma cópia dos poemas, pedindo para identificar semelhanças e/ou diferenças entre os dois poemas, destacando a importância dos rios na formação dos grupos sociais antigos.

As conclusões devem ser registradas no quadro ou em cartolina para ficarem expostas em sala de aula.

Para você saber mais:

A importância do rio Nilo.

https://www.estudopratico.com.br/a-importancia-do-rio-nilo/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Rio Nilo

https://www.todamateria.com.br/rio-nilo/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Poemas citados:

“Pescador da vida”, Letra da toada feita pelo grupo Boi Caprichoso, disponível em http://www.boicaprichoso.com/player.asp?t=247 Acesso em: 16 de novembro de 2018.

“Oração ao Nilo”: Livros sagrados e literatura primitiva oriental, Tomo II. In: Coletânea de documentos históricos para o 1º grau. São Paulo, CENP/Sec. de Est. da Educação, 1978, p. 55.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a conversa inicial e a Contextualização projete a imagem do continente africano para que os alunos reflitam sobre a região em torno do rio Nilo. Você pode também disponibilizar o mapa impresso:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hwxE64kZ29rUv7ZhyNGVVaRX7NJaPCWwQyu3KkZUeKmx6rD5g8PunEqKXNmW/his5-01und02-mapa-do-continente-africano.pdf

É importante que os alunos percebam a relação do Egito com este grande rio. Trazer para os alunos que, além do rio Nilo, na África, há outras sociedades que se estabeleceram em torno de outros rios, como o Tietê, em São Paulo.

Em seguida apresente os slides das imagens de grupos sociais antigos. Se não estiver usando o projetor, as imagens imprimíveis estão aqui:

HIS5_01UND02 - Imagem 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y3jb5NBfebXpaYJKYRa75TyQnR4vHFbSmtZ2n343K3W476k7wJjAfX2YsAss/his5-01und02-imagem-1.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sQZCm8upJQyPKnaVSCCu7EggmMtqMy7gdpPSt5yDsADEaQpD5xcTWgFSJKRX/his5-01und02-imagem-2.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 3

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y4rqE6amggeeCFCeGQfB2CquPv463G9qBvH9ht6JFvxPJWfRHz7GH7Tmqzas/his5-01und02-imagem-3.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 4

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/59cbtgNH5YQdZr2hKkxzkqnuguCk3qRxf9pcWdAcG4E7fk6t4Hp6vREVkxDt/his5-01und02-imagem-4.pdf

Peça aos alunos para analisar as imagens, para tanto direcione a análise apresentando aos alunos os questionamentos:

  • O que estes grupos sociais têm em comum?
  • Quais as características das regiões observadas?
  • Qual o modo de vida apresentado nestes grupos?
  • Qual o principal meio de sobrevivência?

Permita que os alunos possam observar e descrever as semelhanças e/ou diferenças entre as imagens.

É importante que o professor explique o processo de fixação de muitas comunidades em torno dos rios, fazendo apontamentos sobre o processo de sedentarização do ser humano e o desenvolvimento em torno dos rios tendo este como principal fonte de sobrevivência.

Mostre que, a partir desta cultura praticada na margem dos rios, a humanidade foi edificando suas cidades e desenvolvendo novos hábitos, costumes, criando novas ideias sobre tudo que a cerca e promovendo o avanço contínuo da tecnologia e do que chamamos de “cultura”. A junção de todos estes elementos deu origem às sociedades.

Explicar também que, nos primeiros tempos, estes grupos sociais geralmente floresciam nas margens de rios pela necessidade de terra fértil e água para a agricultura. Com as condições ideais, criou-se o caminho para o desenrolar da história das chamadas civilizações fluviais.

Por fim, perguntar para os alunos se eles conhecem outros rios que deram origem a sociedades antigas no Brasil, ou se hoje ainda encontramos grupos sociais que residem próximos a rios.

Promover a reflexão sobre comparativos de comunidades no Brasil que vivem do cultivo da agricultura às margens de rios com o estudo realizado sobre as primeiras sociedades fluviais.

Como adequar à sua realidade:

Discuta com os alunos sobre a história dos rios presentes na sua cidade, se existirem. Traga imagens dos rios e de como a cidade se estabeleceu ao seu redor.

Para você saber mais:

Etnias do Rio Negro

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Etnias_do_Rio_Negro Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Etnias do Rio Uaupés

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Desana Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Surgimento das cidades

http://aulasonlinedehistoria.blogspot.com/2016/01/surgimentodas-cidades-asprimeiras.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A civilização do Nilo: o Egito

http://www.historiaegeografia.com/a-civilizacao-do-nilo-o-egito/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.

O Egito Antigo

http://www.jlourenco.com/JLSN/Egito%20antigo02.htm Acesso em: 16 de novembro de 2018.

História dos índios

https://mestreneto.wordpress.com/curiosidade/indio/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A agricultura

http://www.terrabrasileira.com.br/indigena/cotidiano/420agricul.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A importância dos rios para as primeiras civilizações

https://www.historialivre.com/antiga/importancia_dos_rios.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Povos indígenas no Amazonas

http://www.portalamazonia.com.br/amazoniadeaz/interna.php?id=470 Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a conversa inicial e a Contextualização projete a imagem do continente africano para que os alunos reflitam sobre a região em torno do rio Nilo. Você pode também disponibilizar o mapa impresso:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hwxE64kZ29rUv7ZhyNGVVaRX7NJaPCWwQyu3KkZUeKmx6rD5g8PunEqKXNmW/his5-01und02-mapa-do-continente-africano.pdf

É importante que os alunos percebam a relação do Egito com este grande rio. Trazer para os alunos que, além do rio Nilo, na África, há outras sociedades que se estabeleceram em torno de outros rios, como o Tietê, em São Paulo.

Em seguida apresente os slides das imagens de grupos sociais antigos. Se não estiver usando o projetor, as imagens imprimíveis estão aqui:

HIS5_01UND02 - Imagem 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y3jb5NBfebXpaYJKYRa75TyQnR4vHFbSmtZ2n343K3W476k7wJjAfX2YsAss/his5-01und02-imagem-1.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sQZCm8upJQyPKnaVSCCu7EggmMtqMy7gdpPSt5yDsADEaQpD5xcTWgFSJKRX/his5-01und02-imagem-2.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 3

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y4rqE6amggeeCFCeGQfB2CquPv463G9qBvH9ht6JFvxPJWfRHz7GH7Tmqzas/his5-01und02-imagem-3.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 4

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/59cbtgNH5YQdZr2hKkxzkqnuguCk3qRxf9pcWdAcG4E7fk6t4Hp6vREVkxDt/his5-01und02-imagem-4.pdf

Peça aos alunos para analisar as imagens, para tanto direcione a análise apresentando aos alunos os questionamentos:

  • O que estes grupos sociais têm em comum?
  • Quais as características das regiões observadas?
  • Qual o modo de vida apresentado nestes grupos?
  • Qual o principal meio de sobrevivência?

Permita que os alunos possam observar e descrever as semelhanças e/ou diferenças entre as imagens.

É importante que o professor explique o processo de fixação de muitas comunidades em torno dos rios, fazendo apontamentos sobre o processo de sedentarização do ser humano e o desenvolvimento em torno dos rios tendo este como principal fonte de sobrevivência.

Mostre que, a partir desta cultura praticada na margem dos rios, a humanidade foi edificando suas cidades e desenvolvendo novos hábitos, costumes, criando novas ideias sobre tudo que a cerca e promovendo o avanço contínuo da tecnologia e do que chamamos de “cultura”. A junção de todos estes elementos deu origem às sociedades.

Explicar também que, nos primeiros tempos, estes grupos sociais geralmente floresciam nas margens de rios pela necessidade de terra fértil e água para a agricultura. Com as condições ideais, criou-se o caminho para o desenrolar da história das chamadas civilizações fluviais.

Por fim, perguntar para os alunos se eles conhecem outros rios que deram origem a sociedades antigas no Brasil, ou se hoje ainda encontramos grupos sociais que residem próximos a rios.

Promover a reflexão sobre comparativos de comunidades no Brasil que vivem do cultivo da agricultura às margens de rios com o estudo realizado sobre as primeiras sociedades fluviais.

Como adequar à sua realidade:

Discuta com os alunos sobre a história dos rios presentes na sua cidade, se existirem. Traga imagens dos rios e de como a cidade se estabeleceu ao seu redor.

Para você saber mais:

Etnias do Rio Negro

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Etnias_do_Rio_Negro Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Etnias do Rio Uaupés

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Desana Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Surgimento das cidades

http://aulasonlinedehistoria.blogspot.com/2016/01/surgimentodas-cidades-asprimeiras.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A civilização do Nilo: o Egito

http://www.historiaegeografia.com/a-civilizacao-do-nilo-o-egito/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.

O Egito Antigo

http://www.jlourenco.com/JLSN/Egito%20antigo02.htm Acesso em: 16 de novembro de 2018.

História dos índios

https://mestreneto.wordpress.com/curiosidade/indio/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A agricultura

http://www.terrabrasileira.com.br/indigena/cotidiano/420agricul.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A importância dos rios para as primeiras civilizações

https://www.historialivre.com/antiga/importancia_dos_rios.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Povos indígenas no Amazonas

http://www.portalamazonia.com.br/amazoniadeaz/interna.php?id=470 Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a conversa inicial e a Contextualização projete a imagem do continente africano para que os alunos reflitam sobre a região em torno do rio Nilo. Você pode também disponibilizar o mapa impresso:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hwxE64kZ29rUv7ZhyNGVVaRX7NJaPCWwQyu3KkZUeKmx6rD5g8PunEqKXNmW/his5-01und02-mapa-do-continente-africano.pdf

É importante que os alunos percebam a relação do Egito com este grande rio. Trazer para os alunos que, além do rio Nilo, na África, há outras sociedades que se estabeleceram em torno de outros rios, como o Tietê, em São Paulo.

Em seguida apresente os slides das imagens de grupos sociais antigos. Se não estiver usando o projetor, as imagens imprimíveis estão aqui:

HIS5_01UND02 - Imagem 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y3jb5NBfebXpaYJKYRa75TyQnR4vHFbSmtZ2n343K3W476k7wJjAfX2YsAss/his5-01und02-imagem-1.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sQZCm8upJQyPKnaVSCCu7EggmMtqMy7gdpPSt5yDsADEaQpD5xcTWgFSJKRX/his5-01und02-imagem-2.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 3

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y4rqE6amggeeCFCeGQfB2CquPv463G9qBvH9ht6JFvxPJWfRHz7GH7Tmqzas/his5-01und02-imagem-3.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 4

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/59cbtgNH5YQdZr2hKkxzkqnuguCk3qRxf9pcWdAcG4E7fk6t4Hp6vREVkxDt/his5-01und02-imagem-4.pdf

Peça aos alunos para analisar as imagens, para tanto direcione a análise apresentando aos alunos os questionamentos:

  • O que estes grupos sociais têm em comum?
  • Quais as características das regiões observadas?
  • Qual o modo de vida apresentado nestes grupos?
  • Qual o principal meio de sobrevivência?

Permita que os alunos possam observar e descrever as semelhanças e/ou diferenças entre as imagens.

É importante que o professor explique o processo de fixação de muitas comunidades em torno dos rios, fazendo apontamentos sobre o processo de sedentarização do ser humano e o desenvolvimento em torno dos rios tendo este como principal fonte de sobrevivência.

Mostre que, a partir desta cultura praticada na margem dos rios, a humanidade foi edificando suas cidades e desenvolvendo novos hábitos, costumes, criando novas ideias sobre tudo que a cerca e promovendo o avanço contínuo da tecnologia e do que chamamos de “cultura”. A junção de todos estes elementos deu origem às sociedades.

Explicar também que, nos primeiros tempos, estes grupos sociais geralmente floresciam nas margens de rios pela necessidade de terra fértil e água para a agricultura. Com as condições ideais, criou-se o caminho para o desenrolar da história das chamadas civilizações fluviais.

Por fim, perguntar para os alunos se eles conhecem outros rios que deram origem a sociedades antigas no Brasil, ou se hoje ainda encontramos grupos sociais que residem próximos a rios.

Promover a reflexão sobre comparativos de comunidades no Brasil que vivem do cultivo da agricultura às margens de rios com o estudo realizado sobre as primeiras sociedades fluviais.

Como adequar à sua realidade:

Discuta com os alunos sobre a história dos rios presentes na sua cidade, se existirem. Traga imagens dos rios e de como a cidade se estabeleceu ao seu redor.

Para você saber mais:

Etnias do Rio Negro

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Etnias_do_Rio_Negro Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Etnias do Rio Uaupés

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Desana Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Surgimento das cidades

http://aulasonlinedehistoria.blogspot.com/2016/01/surgimentodas-cidades-asprimeiras.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A civilização do Nilo: o Egito

http://www.historiaegeografia.com/a-civilizacao-do-nilo-o-egito/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.

O Egito Antigo

http://www.jlourenco.com/JLSN/Egito%20antigo02.htm Acesso em: 16 de novembro de 2018.

História dos índios

https://mestreneto.wordpress.com/curiosidade/indio/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A agricultura

http://www.terrabrasileira.com.br/indigena/cotidiano/420agricul.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A importância dos rios para as primeiras civilizações

https://www.historialivre.com/antiga/importancia_dos_rios.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Povos indígenas no Amazonas

http://www.portalamazonia.com.br/amazoniadeaz/interna.php?id=470 Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a conversa inicial e a Contextualização projete a imagem do continente africano para que os alunos reflitam sobre a região em torno do rio Nilo. Você pode também disponibilizar o mapa impresso:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hwxE64kZ29rUv7ZhyNGVVaRX7NJaPCWwQyu3KkZUeKmx6rD5g8PunEqKXNmW/his5-01und02-mapa-do-continente-africano.pdf

É importante que os alunos percebam a relação do Egito com este grande rio. Trazer para os alunos que, além do rio Nilo, na África, há outras sociedades que se estabeleceram em torno de outros rios, como o Tietê, em São Paulo.

Em seguida apresente os slides das imagens de grupos sociais antigos. Se não estiver usando o projetor, as imagens imprimíveis estão aqui:

HIS5_01UND02 - Imagem 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y3jb5NBfebXpaYJKYRa75TyQnR4vHFbSmtZ2n343K3W476k7wJjAfX2YsAss/his5-01und02-imagem-1.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sQZCm8upJQyPKnaVSCCu7EggmMtqMy7gdpPSt5yDsADEaQpD5xcTWgFSJKRX/his5-01und02-imagem-2.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 3

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y4rqE6amggeeCFCeGQfB2CquPv463G9qBvH9ht6JFvxPJWfRHz7GH7Tmqzas/his5-01und02-imagem-3.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 4

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/59cbtgNH5YQdZr2hKkxzkqnuguCk3qRxf9pcWdAcG4E7fk6t4Hp6vREVkxDt/his5-01und02-imagem-4.pdf

Peça aos alunos para analisar as imagens, para tanto direcione a análise apresentando aos alunos os questionamentos:

  • O que estes grupos sociais têm em comum?
  • Quais as características das regiões observadas?
  • Qual o modo de vida apresentado nestes grupos?
  • Qual o principal meio de sobrevivência?

Permita que os alunos possam observar e descrever as semelhanças e/ou diferenças entre as imagens.

É importante que o professor explique o processo de fixação de muitas comunidades em torno dos rios, fazendo apontamentos sobre o processo de sedentarização do ser humano e o desenvolvimento em torno dos rios tendo este como principal fonte de sobrevivência.

Mostre que, a partir desta cultura praticada na margem dos rios, a humanidade foi edificando suas cidades e desenvolvendo novos hábitos, costumes, criando novas ideias sobre tudo que a cerca e promovendo o avanço contínuo da tecnologia e do que chamamos de “cultura”. A junção de todos estes elementos deu origem às sociedades.

Explicar também que, nos primeiros tempos, estes grupos sociais geralmente floresciam nas margens de rios pela necessidade de terra fértil e água para a agricultura. Com as condições ideais, criou-se o caminho para o desenrolar da história das chamadas civilizações fluviais.

Por fim, perguntar para os alunos se eles conhecem outros rios que deram origem a sociedades antigas no Brasil, ou se hoje ainda encontramos grupos sociais que residem próximos a rios.

Promover a reflexão sobre comparativos de comunidades no Brasil que vivem do cultivo da agricultura às margens de rios com o estudo realizado sobre as primeiras sociedades fluviais.

Como adequar à sua realidade:

Discuta com os alunos sobre a história dos rios presentes na sua cidade, se existirem. Traga imagens dos rios e de como a cidade se estabeleceu ao seu redor.

Para você saber mais:

Etnias do Rio Negro

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Etnias_do_Rio_Negro Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Etnias do Rio Uaupés

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Desana Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Surgimento das cidades

http://aulasonlinedehistoria.blogspot.com/2016/01/surgimentodas-cidades-asprimeiras.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A civilização do Nilo: o Egito

http://www.historiaegeografia.com/a-civilizacao-do-nilo-o-egito/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.

O Egito Antigo

http://www.jlourenco.com/JLSN/Egito%20antigo02.htm Acesso em: 16 de novembro de 2018.

História dos índios

https://mestreneto.wordpress.com/curiosidade/indio/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A agricultura

http://www.terrabrasileira.com.br/indigena/cotidiano/420agricul.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A importância dos rios para as primeiras civilizações

https://www.historialivre.com/antiga/importancia_dos_rios.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Povos indígenas no Amazonas

http://www.portalamazonia.com.br/amazoniadeaz/interna.php?id=470 Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a conversa inicial e a Contextualização projete a imagem do continente africano para que os alunos reflitam sobre a região em torno do rio Nilo. Você pode também disponibilizar o mapa impresso:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hwxE64kZ29rUv7ZhyNGVVaRX7NJaPCWwQyu3KkZUeKmx6rD5g8PunEqKXNmW/his5-01und02-mapa-do-continente-africano.pdf

É importante que os alunos percebam a relação do Egito com este grande rio. Trazer para os alunos que, além do rio Nilo, na África, há outras sociedades que se estabeleceram em torno de outros rios, como o Tietê, em São Paulo.

Em seguida apresente os slides das imagens de grupos sociais antigos. Se não estiver usando o projetor, as imagens imprimíveis estão aqui:

HIS5_01UND02 - Imagem 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y3jb5NBfebXpaYJKYRa75TyQnR4vHFbSmtZ2n343K3W476k7wJjAfX2YsAss/his5-01und02-imagem-1.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sQZCm8upJQyPKnaVSCCu7EggmMtqMy7gdpPSt5yDsADEaQpD5xcTWgFSJKRX/his5-01und02-imagem-2.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 3

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y4rqE6amggeeCFCeGQfB2CquPv463G9qBvH9ht6JFvxPJWfRHz7GH7Tmqzas/his5-01und02-imagem-3.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 4

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/59cbtgNH5YQdZr2hKkxzkqnuguCk3qRxf9pcWdAcG4E7fk6t4Hp6vREVkxDt/his5-01und02-imagem-4.pdf

Peça aos alunos para analisar as imagens, para tanto direcione a análise apresentando aos alunos os questionamentos:

  • O que estes grupos sociais têm em comum?
  • Quais as características das regiões observadas?
  • Qual o modo de vida apresentado nestes grupos?
  • Qual o principal meio de sobrevivência?

Permita que os alunos possam observar e descrever as semelhanças e/ou diferenças entre as imagens.

É importante que o professor explique o processo de fixação de muitas comunidades em torno dos rios, fazendo apontamentos sobre o processo de sedentarização do ser humano e o desenvolvimento em torno dos rios tendo este como principal fonte de sobrevivência.

Mostre que, a partir desta cultura praticada na margem dos rios, a humanidade foi edificando suas cidades e desenvolvendo novos hábitos, costumes, criando novas ideias sobre tudo que a cerca e promovendo o avanço contínuo da tecnologia e do que chamamos de “cultura”. A junção de todos estes elementos deu origem às sociedades.

Explicar também que, nos primeiros tempos, estes grupos sociais geralmente floresciam nas margens de rios pela necessidade de terra fértil e água para a agricultura. Com as condições ideais, criou-se o caminho para o desenrolar da história das chamadas civilizações fluviais.

Por fim, perguntar para os alunos se eles conhecem outros rios que deram origem a sociedades antigas no Brasil, ou se hoje ainda encontramos grupos sociais que residem próximos a rios.

Promover a reflexão sobre comparativos de comunidades no Brasil que vivem do cultivo da agricultura às margens de rios com o estudo realizado sobre as primeiras sociedades fluviais.

Como adequar à sua realidade:

Discuta com os alunos sobre a história dos rios presentes na sua cidade, se existirem. Traga imagens dos rios e de como a cidade se estabeleceu ao seu redor.

Para você saber mais:

Etnias do Rio Negro

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Etnias_do_Rio_Negro Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Etnias do Rio Uaupés

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Desana Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Surgimento das cidades

http://aulasonlinedehistoria.blogspot.com/2016/01/surgimentodas-cidades-asprimeiras.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A civilização do Nilo: o Egito

http://www.historiaegeografia.com/a-civilizacao-do-nilo-o-egito/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.

O Egito Antigo

http://www.jlourenco.com/JLSN/Egito%20antigo02.htm Acesso em: 16 de novembro de 2018.

História dos índios

https://mestreneto.wordpress.com/curiosidade/indio/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A agricultura

http://www.terrabrasileira.com.br/indigena/cotidiano/420agricul.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A importância dos rios para as primeiras civilizações

https://www.historialivre.com/antiga/importancia_dos_rios.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Povos indígenas no Amazonas

http://www.portalamazonia.com.br/amazoniadeaz/interna.php?id=470 Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Com base nos estudos realizados por meio das leituras, das análise de imagens, sistematize a temática por meio de roda de conversa promovendo um pequeno debate para verificar o que foi aprendido. Pergunte aos alunos a importância dos rios para a formação das primeiras sociedades fluviais.

Depois pergunte se eles conhecem outras civilizações formadas à beira de rios, e qual a importância dos rios para a formação da sociedade.

Após as conclusões os alunos deverão se organizar em duplas e produzir desenhos destacando a importância dos rios para para as sociedades do passado e as de nosso tempo. Eles poderão destacar, ainda, as funções que o rio pode trazer a quem mora perto dele como: meio de transporte, alimentação, higiene, água para abastecimento etc. No final, será confeccionado um varal onde serão expostos os trabalhos produzidos pelos alunos.

Para você saber mais:

A importância dos rios para as primeiras civilizações

https://pt.slideshare.net/ThiagoPetillo/importancia-dos-rios-para-as-primeiras-civilizaes Acesso em: 16 de novembro de 2018.

As primeiras civilizações - Mesopotâmia

http://repositorio.geracaoweb.com.br/20140306_091001histria_a__aula_02__a_civilizao_mesopotmica_modo_de_compatibilidade.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HÍDRICOS NA CIVILIZAÇÃO DO EGITO ANTIGO E NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL.

http://www.emdialogo.uff.br/content/importancia-dos-recursos-hidricos-na-civilizacao-do-egito-antigo-e-na-sociedade-brasileira Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Rios da cidadania: a vida dos ribeirinhos e o acesso aos direitos humanos http://www.ebc.com.br/cidadania/2013/08/rios-da-cidadania-a-vida-dos-ribeirinhos-e-o-acesso-aos-direitos-humanos Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Mura - Povos indígenas no Brasil

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Mura Acesso em: 16 de novembro de 2018.

População ribeirinha

http://populacaoribeirinha.blogspot.com/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha de sulfite para impressão dos poemas e/ou para impressão das imagens para análise das comunidades antigas indicadas no slides 5 a 9.

Material complementar:

HIS5_01UND02 - Poemas Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cYPjS5Qx5qtErb6JRpG8qP28gftK5fuFG4k6JBtZFBPMSaVHsWcwtR3QsAsx/his5-01und02-poemas-contextualizacao.pdf

HIS5_01UND02 - MAPA CONTINENTE AFRICANO

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hwxE64kZ29rUv7ZhyNGVVaRX7NJaPCWwQyu3KkZUeKmx6rD5g8PunEqKXNmW/his5-01und02-mapa-do-continente-africano.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y3jb5NBfebXpaYJKYRa75TyQnR4vHFbSmtZ2n343K3W476k7wJjAfX2YsAss/his5-01und02-imagem-1.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sQZCm8upJQyPKnaVSCCu7EggmMtqMy7gdpPSt5yDsADEaQpD5xcTWgFSJKRX/his5-01und02-imagem-2.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 3

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y4rqE6amggeeCFCeGQfB2CquPv463G9qBvH9ht6JFvxPJWfRHz7GH7Tmqzas/his5-01und02-imagem-3.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 4

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/59cbtgNH5YQdZr2hKkxzkqnuguCk3qRxf9pcWdAcG4E7fk6t4Hp6vREVkxDt/his5-01und02-imagem-4.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Em seguida, pergunte aos alunos qual a importância dos rios para a sociedade atual e por que os rios foram importantantes para a formação das primeiras sociedades.

Direcione a conversa levando os alunos a buscar alternativas para levantar a hipótese da importância da água para a sobrevivência dos seres humanos e relacionar os rios com a possibilidade de praticar atividades para o consumo próprio, como plantação, criação de animais e exploração da terra.

Espera-se que os alunos cheguem à hipótese de que os rios representavam para estes grupos a fertilidade do solo e manutenção da vida em relação à sua sobrevivência.

Para você saber mais:

Acesse o link abaixo:

A IMPORTÂNCIA DOS RIOS PARA AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES

https://www.historialivre.com/antiga/importancia_dos_rios.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Iniciar a aula com a leitura dos poemas “Pescador da vida”, sobre o rio Amazonas, e “Oração ao Nilo”, disponíveis para impressão aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cYPjS5Qx5qtErb6JRpG8qP28gftK5fuFG4k6JBtZFBPMSaVHsWcwtR3QsAsx/his5-01und02-poemas-contextualizacao.pdf

Após a leitura, em roda de conversa, contextualizar com os alunos a importância dos rios para os grupos sociais retratados nos textos. É importante abordar a qual período cada texto se refere. No caso da “Oração ao Nilo” o texto retrata a um marco temporal da sociedade egípcia antiga que se desenvolveu entre 3.200 a.C no nordeste da África e 32 a.C., no período de domínio romano. Ao fazer a análise crítica do texto ressalte também com os alunos a importância do rio citado no texto para aquela sociedade, ou seja, qual para qual hipótese a oração ter sido criada e qual a função social das palavras retratadas na leitura para a sociedade do Egito Antigo.

Espera-se que os alunos percebam que a água para o povo do Egito Antigo era a base de sobrevivência, assim como acreditavam em deuses, buscavam nas orações, fazer oferenda a eles para que nunca deixassem faltar a água, salvando a agricultura em uma região cercada pelo deserto.

No texto “Pescador da vida”, leve os alunos a perceber que retrata o costume de um grupo social brasileiro (os índios) e seus costumes e cultura vivenciados às margens dos rios. Neste contexto retrata um período mais próximo da nossa realidade no período às margens da chegada dos portugueses ao Brasil, do qual alguns grupos sociais ainda mantêm a cultura.

Após a primeira abordagem de Contextualização projete ou escreva no quadro as perguntas abaixo para que os alunos possam continuar analisando os poemas.

1 - Do que os poemas tratam?

2 - Quais são os personagens que aparecem no poema?

3 - É possível identificar o modo de vida destes personagens?

4 - Qual a importância dos rios apresentados para estes grupos sociais?

Após a roda de conversa entregar aos alunos uma cópia dos poemas, pedindo para identificar semelhanças e/ou diferenças entre os dois poemas, destacando a importância dos rios na formação dos grupos sociais antigos.

As conclusões devem ser registradas no quadro ou em cartolina para ficarem expostas em sala de aula.

Para você saber mais:

A importância do rio Nilo.

https://www.estudopratico.com.br/a-importancia-do-rio-nilo/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Rio Nilo

https://www.todamateria.com.br/rio-nilo/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Poemas citados:

“Pescador da vida”, Letra da toada feita pelo grupo Boi Caprichoso, disponível em http://www.boicaprichoso.com/player.asp?t=247 Acesso em: 16 de novembro de 2018.

“Oração ao Nilo”: Livros sagrados e literatura primitiva oriental, Tomo II. In: Coletânea de documentos históricos para o 1º grau. São Paulo, CENP/Sec. de Est. da Educação, 1978, p. 55.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a conversa inicial e a Contextualização projete a imagem do continente africano para que os alunos reflitam sobre a região em torno do rio Nilo. Você pode também disponibilizar o mapa impresso:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hwxE64kZ29rUv7ZhyNGVVaRX7NJaPCWwQyu3KkZUeKmx6rD5g8PunEqKXNmW/his5-01und02-mapa-do-continente-africano.pdf

É importante que os alunos percebam a relação do Egito com este grande rio. Trazer para os alunos que, além do rio Nilo, na África, há outras sociedades que se estabeleceram em torno de outros rios, como o Tietê, em São Paulo.

Em seguida apresente os slides das imagens de grupos sociais antigos. Se não estiver usando o projetor, as imagens imprimíveis estão aqui:

HIS5_01UND02 - Imagem 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y3jb5NBfebXpaYJKYRa75TyQnR4vHFbSmtZ2n343K3W476k7wJjAfX2YsAss/his5-01und02-imagem-1.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sQZCm8upJQyPKnaVSCCu7EggmMtqMy7gdpPSt5yDsADEaQpD5xcTWgFSJKRX/his5-01und02-imagem-2.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 3

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y4rqE6amggeeCFCeGQfB2CquPv463G9qBvH9ht6JFvxPJWfRHz7GH7Tmqzas/his5-01und02-imagem-3.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 4

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/59cbtgNH5YQdZr2hKkxzkqnuguCk3qRxf9pcWdAcG4E7fk6t4Hp6vREVkxDt/his5-01und02-imagem-4.pdf

Peça aos alunos para analisar as imagens, para tanto direcione a análise apresentando aos alunos os questionamentos:

  • O que estes grupos sociais têm em comum?
  • Quais as características das regiões observadas?
  • Qual o modo de vida apresentado nestes grupos?
  • Qual o principal meio de sobrevivência?

Permita que os alunos possam observar e descrever as semelhanças e/ou diferenças entre as imagens.

É importante que o professor explique o processo de fixação de muitas comunidades em torno dos rios, fazendo apontamentos sobre o processo de sedentarização do ser humano e o desenvolvimento em torno dos rios tendo este como principal fonte de sobrevivência.

Mostre que, a partir desta cultura praticada na margem dos rios, a humanidade foi edificando suas cidades e desenvolvendo novos hábitos, costumes, criando novas ideias sobre tudo que a cerca e promovendo o avanço contínuo da tecnologia e do que chamamos de “cultura”. A junção de todos estes elementos deu origem às sociedades.

Explicar também que, nos primeiros tempos, estes grupos sociais geralmente floresciam nas margens de rios pela necessidade de terra fértil e água para a agricultura. Com as condições ideais, criou-se o caminho para o desenrolar da história das chamadas civilizações fluviais.

Por fim, perguntar para os alunos se eles conhecem outros rios que deram origem a sociedades antigas no Brasil, ou se hoje ainda encontramos grupos sociais que residem próximos a rios.

Promover a reflexão sobre comparativos de comunidades no Brasil que vivem do cultivo da agricultura às margens de rios com o estudo realizado sobre as primeiras sociedades fluviais.

Como adequar à sua realidade:

Discuta com os alunos sobre a história dos rios presentes na sua cidade, se existirem. Traga imagens dos rios e de como a cidade se estabeleceu ao seu redor.

Para você saber mais:

Etnias do Rio Negro

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Etnias_do_Rio_Negro Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Etnias do Rio Uaupés

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Desana Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Surgimento das cidades

http://aulasonlinedehistoria.blogspot.com/2016/01/surgimentodas-cidades-asprimeiras.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A civilização do Nilo: o Egito

http://www.historiaegeografia.com/a-civilizacao-do-nilo-o-egito/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.

O Egito Antigo

http://www.jlourenco.com/JLSN/Egito%20antigo02.htm Acesso em: 16 de novembro de 2018.

História dos índios

https://mestreneto.wordpress.com/curiosidade/indio/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A agricultura

http://www.terrabrasileira.com.br/indigena/cotidiano/420agricul.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A importância dos rios para as primeiras civilizações

https://www.historialivre.com/antiga/importancia_dos_rios.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Povos indígenas no Amazonas

http://www.portalamazonia.com.br/amazoniadeaz/interna.php?id=470 Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a conversa inicial e a Contextualização projete a imagem do continente africano para que os alunos reflitam sobre a região em torno do rio Nilo. Você pode também disponibilizar o mapa impresso:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hwxE64kZ29rUv7ZhyNGVVaRX7NJaPCWwQyu3KkZUeKmx6rD5g8PunEqKXNmW/his5-01und02-mapa-do-continente-africano.pdf

É importante que os alunos percebam a relação do Egito com este grande rio. Trazer para os alunos que, além do rio Nilo, na África, há outras sociedades que se estabeleceram em torno de outros rios, como o Tietê, em São Paulo.

Em seguida apresente os slides das imagens de grupos sociais antigos. Se não estiver usando o projetor, as imagens imprimíveis estão aqui:

HIS5_01UND02 - Imagem 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y3jb5NBfebXpaYJKYRa75TyQnR4vHFbSmtZ2n343K3W476k7wJjAfX2YsAss/his5-01und02-imagem-1.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sQZCm8upJQyPKnaVSCCu7EggmMtqMy7gdpPSt5yDsADEaQpD5xcTWgFSJKRX/his5-01und02-imagem-2.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 3

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y4rqE6amggeeCFCeGQfB2CquPv463G9qBvH9ht6JFvxPJWfRHz7GH7Tmqzas/his5-01und02-imagem-3.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 4

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/59cbtgNH5YQdZr2hKkxzkqnuguCk3qRxf9pcWdAcG4E7fk6t4Hp6vREVkxDt/his5-01und02-imagem-4.pdf

Peça aos alunos para analisar as imagens, para tanto direcione a análise apresentando aos alunos os questionamentos:

  • O que estes grupos sociais têm em comum?
  • Quais as características das regiões observadas?
  • Qual o modo de vida apresentado nestes grupos?
  • Qual o principal meio de sobrevivência?

Permita que os alunos possam observar e descrever as semelhanças e/ou diferenças entre as imagens.

É importante que o professor explique o processo de fixação de muitas comunidades em torno dos rios, fazendo apontamentos sobre o processo de sedentarização do ser humano e o desenvolvimento em torno dos rios tendo este como principal fonte de sobrevivência.

Mostre que, a partir desta cultura praticada na margem dos rios, a humanidade foi edificando suas cidades e desenvolvendo novos hábitos, costumes, criando novas ideias sobre tudo que a cerca e promovendo o avanço contínuo da tecnologia e do que chamamos de “cultura”. A junção de todos estes elementos deu origem às sociedades.

Explicar também que, nos primeiros tempos, estes grupos sociais geralmente floresciam nas margens de rios pela necessidade de terra fértil e água para a agricultura. Com as condições ideais, criou-se o caminho para o desenrolar da história das chamadas civilizações fluviais.

Por fim, perguntar para os alunos se eles conhecem outros rios que deram origem a sociedades antigas no Brasil, ou se hoje ainda encontramos grupos sociais que residem próximos a rios.

Promover a reflexão sobre comparativos de comunidades no Brasil que vivem do cultivo da agricultura às margens de rios com o estudo realizado sobre as primeiras sociedades fluviais.

Como adequar à sua realidade:

Discuta com os alunos sobre a história dos rios presentes na sua cidade, se existirem. Traga imagens dos rios e de como a cidade se estabeleceu ao seu redor.

Para você saber mais:

Etnias do Rio Negro

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Etnias_do_Rio_Negro Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Etnias do Rio Uaupés

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Desana Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Surgimento das cidades

http://aulasonlinedehistoria.blogspot.com/2016/01/surgimentodas-cidades-asprimeiras.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A civilização do Nilo: o Egito

http://www.historiaegeografia.com/a-civilizacao-do-nilo-o-egito/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.

O Egito Antigo

http://www.jlourenco.com/JLSN/Egito%20antigo02.htm Acesso em: 16 de novembro de 2018.

História dos índios

https://mestreneto.wordpress.com/curiosidade/indio/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A agricultura

http://www.terrabrasileira.com.br/indigena/cotidiano/420agricul.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A importância dos rios para as primeiras civilizações

https://www.historialivre.com/antiga/importancia_dos_rios.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Povos indígenas no Amazonas

http://www.portalamazonia.com.br/amazoniadeaz/interna.php?id=470 Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a conversa inicial e a Contextualização projete a imagem do continente africano para que os alunos reflitam sobre a região em torno do rio Nilo. Você pode também disponibilizar o mapa impresso:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hwxE64kZ29rUv7ZhyNGVVaRX7NJaPCWwQyu3KkZUeKmx6rD5g8PunEqKXNmW/his5-01und02-mapa-do-continente-africano.pdf

É importante que os alunos percebam a relação do Egito com este grande rio. Trazer para os alunos que, além do rio Nilo, na África, há outras sociedades que se estabeleceram em torno de outros rios, como o Tietê, em São Paulo.

Em seguida apresente os slides das imagens de grupos sociais antigos. Se não estiver usando o projetor, as imagens imprimíveis estão aqui:

HIS5_01UND02 - Imagem 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y3jb5NBfebXpaYJKYRa75TyQnR4vHFbSmtZ2n343K3W476k7wJjAfX2YsAss/his5-01und02-imagem-1.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sQZCm8upJQyPKnaVSCCu7EggmMtqMy7gdpPSt5yDsADEaQpD5xcTWgFSJKRX/his5-01und02-imagem-2.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 3

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y4rqE6amggeeCFCeGQfB2CquPv463G9qBvH9ht6JFvxPJWfRHz7GH7Tmqzas/his5-01und02-imagem-3.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 4

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/59cbtgNH5YQdZr2hKkxzkqnuguCk3qRxf9pcWdAcG4E7fk6t4Hp6vREVkxDt/his5-01und02-imagem-4.pdf

Peça aos alunos para analisar as imagens, para tanto direcione a análise apresentando aos alunos os questionamentos:

  • O que estes grupos sociais têm em comum?
  • Quais as características das regiões observadas?
  • Qual o modo de vida apresentado nestes grupos?
  • Qual o principal meio de sobrevivência?

Permita que os alunos possam observar e descrever as semelhanças e/ou diferenças entre as imagens.

É importante que o professor explique o processo de fixação de muitas comunidades em torno dos rios, fazendo apontamentos sobre o processo de sedentarização do ser humano e o desenvolvimento em torno dos rios tendo este como principal fonte de sobrevivência.

Mostre que, a partir desta cultura praticada na margem dos rios, a humanidade foi edificando suas cidades e desenvolvendo novos hábitos, costumes, criando novas ideias sobre tudo que a cerca e promovendo o avanço contínuo da tecnologia e do que chamamos de “cultura”. A junção de todos estes elementos deu origem às sociedades.

Explicar também que, nos primeiros tempos, estes grupos sociais geralmente floresciam nas margens de rios pela necessidade de terra fértil e água para a agricultura. Com as condições ideais, criou-se o caminho para o desenrolar da história das chamadas civilizações fluviais.

Por fim, perguntar para os alunos se eles conhecem outros rios que deram origem a sociedades antigas no Brasil, ou se hoje ainda encontramos grupos sociais que residem próximos a rios.

Promover a reflexão sobre comparativos de comunidades no Brasil que vivem do cultivo da agricultura às margens de rios com o estudo realizado sobre as primeiras sociedades fluviais.

Como adequar à sua realidade:

Discuta com os alunos sobre a história dos rios presentes na sua cidade, se existirem. Traga imagens dos rios e de como a cidade se estabeleceu ao seu redor.

Para você saber mais:

Etnias do Rio Negro

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Etnias_do_Rio_Negro Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Etnias do Rio Uaupés

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Desana Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Surgimento das cidades

http://aulasonlinedehistoria.blogspot.com/2016/01/surgimentodas-cidades-asprimeiras.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A civilização do Nilo: o Egito

http://www.historiaegeografia.com/a-civilizacao-do-nilo-o-egito/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.

O Egito Antigo

http://www.jlourenco.com/JLSN/Egito%20antigo02.htm Acesso em: 16 de novembro de 2018.

História dos índios

https://mestreneto.wordpress.com/curiosidade/indio/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A agricultura

http://www.terrabrasileira.com.br/indigena/cotidiano/420agricul.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A importância dos rios para as primeiras civilizações

https://www.historialivre.com/antiga/importancia_dos_rios.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Povos indígenas no Amazonas

http://www.portalamazonia.com.br/amazoniadeaz/interna.php?id=470 Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a conversa inicial e a Contextualização projete a imagem do continente africano para que os alunos reflitam sobre a região em torno do rio Nilo. Você pode também disponibilizar o mapa impresso:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hwxE64kZ29rUv7ZhyNGVVaRX7NJaPCWwQyu3KkZUeKmx6rD5g8PunEqKXNmW/his5-01und02-mapa-do-continente-africano.pdf

É importante que os alunos percebam a relação do Egito com este grande rio. Trazer para os alunos que, além do rio Nilo, na África, há outras sociedades que se estabeleceram em torno de outros rios, como o Tietê, em São Paulo.

Em seguida apresente os slides das imagens de grupos sociais antigos. Se não estiver usando o projetor, as imagens imprimíveis estão aqui:

HIS5_01UND02 - Imagem 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y3jb5NBfebXpaYJKYRa75TyQnR4vHFbSmtZ2n343K3W476k7wJjAfX2YsAss/his5-01und02-imagem-1.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sQZCm8upJQyPKnaVSCCu7EggmMtqMy7gdpPSt5yDsADEaQpD5xcTWgFSJKRX/his5-01und02-imagem-2.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 3

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y4rqE6amggeeCFCeGQfB2CquPv463G9qBvH9ht6JFvxPJWfRHz7GH7Tmqzas/his5-01und02-imagem-3.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 4

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/59cbtgNH5YQdZr2hKkxzkqnuguCk3qRxf9pcWdAcG4E7fk6t4Hp6vREVkxDt/his5-01und02-imagem-4.pdf

Peça aos alunos para analisar as imagens, para tanto direcione a análise apresentando aos alunos os questionamentos:

  • O que estes grupos sociais têm em comum?
  • Quais as características das regiões observadas?
  • Qual o modo de vida apresentado nestes grupos?
  • Qual o principal meio de sobrevivência?

Permita que os alunos possam observar e descrever as semelhanças e/ou diferenças entre as imagens.

É importante que o professor explique o processo de fixação de muitas comunidades em torno dos rios, fazendo apontamentos sobre o processo de sedentarização do ser humano e o desenvolvimento em torno dos rios tendo este como principal fonte de sobrevivência.

Mostre que, a partir desta cultura praticada na margem dos rios, a humanidade foi edificando suas cidades e desenvolvendo novos hábitos, costumes, criando novas ideias sobre tudo que a cerca e promovendo o avanço contínuo da tecnologia e do que chamamos de “cultura”. A junção de todos estes elementos deu origem às sociedades.

Explicar também que, nos primeiros tempos, estes grupos sociais geralmente floresciam nas margens de rios pela necessidade de terra fértil e água para a agricultura. Com as condições ideais, criou-se o caminho para o desenrolar da história das chamadas civilizações fluviais.

Por fim, perguntar para os alunos se eles conhecem outros rios que deram origem a sociedades antigas no Brasil, ou se hoje ainda encontramos grupos sociais que residem próximos a rios.

Promover a reflexão sobre comparativos de comunidades no Brasil que vivem do cultivo da agricultura às margens de rios com o estudo realizado sobre as primeiras sociedades fluviais.

Como adequar à sua realidade:

Discuta com os alunos sobre a história dos rios presentes na sua cidade, se existirem. Traga imagens dos rios e de como a cidade se estabeleceu ao seu redor.

Para você saber mais:

Etnias do Rio Negro

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Etnias_do_Rio_Negro Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Etnias do Rio Uaupés

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Desana Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Surgimento das cidades

http://aulasonlinedehistoria.blogspot.com/2016/01/surgimentodas-cidades-asprimeiras.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A civilização do Nilo: o Egito

http://www.historiaegeografia.com/a-civilizacao-do-nilo-o-egito/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.

O Egito Antigo

http://www.jlourenco.com/JLSN/Egito%20antigo02.htm Acesso em: 16 de novembro de 2018.

História dos índios

https://mestreneto.wordpress.com/curiosidade/indio/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A agricultura

http://www.terrabrasileira.com.br/indigena/cotidiano/420agricul.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A importância dos rios para as primeiras civilizações

https://www.historialivre.com/antiga/importancia_dos_rios.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Povos indígenas no Amazonas

http://www.portalamazonia.com.br/amazoniadeaz/interna.php?id=470 Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a conversa inicial e a Contextualização projete a imagem do continente africano para que os alunos reflitam sobre a região em torno do rio Nilo. Você pode também disponibilizar o mapa impresso:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hwxE64kZ29rUv7ZhyNGVVaRX7NJaPCWwQyu3KkZUeKmx6rD5g8PunEqKXNmW/his5-01und02-mapa-do-continente-africano.pdf

É importante que os alunos percebam a relação do Egito com este grande rio. Trazer para os alunos que, além do rio Nilo, na África, há outras sociedades que se estabeleceram em torno de outros rios, como o Tietê, em São Paulo.

Em seguida apresente os slides das imagens de grupos sociais antigos. Se não estiver usando o projetor, as imagens imprimíveis estão aqui:

HIS5_01UND02 - Imagem 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y3jb5NBfebXpaYJKYRa75TyQnR4vHFbSmtZ2n343K3W476k7wJjAfX2YsAss/his5-01und02-imagem-1.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sQZCm8upJQyPKnaVSCCu7EggmMtqMy7gdpPSt5yDsADEaQpD5xcTWgFSJKRX/his5-01und02-imagem-2.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 3

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y4rqE6amggeeCFCeGQfB2CquPv463G9qBvH9ht6JFvxPJWfRHz7GH7Tmqzas/his5-01und02-imagem-3.pdf

HIS5_01UND02 - Imagem 4

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/59cbtgNH5YQdZr2hKkxzkqnuguCk3qRxf9pcWdAcG4E7fk6t4Hp6vREVkxDt/his5-01und02-imagem-4.pdf

Peça aos alunos para analisar as imagens, para tanto direcione a análise apresentando aos alunos os questionamentos:

  • O que estes grupos sociais têm em comum?
  • Quais as características das regiões observadas?
  • Qual o modo de vida apresentado nestes grupos?
  • Qual o principal meio de sobrevivência?

Permita que os alunos possam observar e descrever as semelhanças e/ou diferenças entre as imagens.

É importante que o professor explique o processo de fixação de muitas comunidades em torno dos rios, fazendo apontamentos sobre o processo de sedentarização do ser humano e o desenvolvimento em torno dos rios tendo este como principal fonte de sobrevivência.

Mostre que, a partir desta cultura praticada na margem dos rios, a humanidade foi edificando suas cidades e desenvolvendo novos hábitos, costumes, criando novas ideias sobre tudo que a cerca e promovendo o avanço contínuo da tecnologia e do que chamamos de “cultura”. A junção de todos estes elementos deu origem às sociedades.

Explicar também que, nos primeiros tempos, estes grupos sociais geralmente floresciam nas margens de rios pela necessidade de terra fértil e água para a agricultura. Com as condições ideais, criou-se o caminho para o desenrolar da história das chamadas civilizações fluviais.

Por fim, perguntar para os alunos se eles conhecem outros rios que deram origem a sociedades antigas no Brasil, ou se hoje ainda encontramos grupos sociais que residem próximos a rios.

Promover a reflexão sobre comparativos de comunidades no Brasil que vivem do cultivo da agricultura às margens de rios com o estudo realizado sobre as primeiras sociedades fluviais.

Como adequar à sua realidade:

Discuta com os alunos sobre a história dos rios presentes na sua cidade, se existirem. Traga imagens dos rios e de como a cidade se estabeleceu ao seu redor.

Para você saber mais:

Etnias do Rio Negro

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Etnias_do_Rio_Negro Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Etnias do Rio Uaupés

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Desana Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Surgimento das cidades

http://aulasonlinedehistoria.blogspot.com/2016/01/surgimentodas-cidades-asprimeiras.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A civilização do Nilo: o Egito

http://www.historiaegeografia.com/a-civilizacao-do-nilo-o-egito/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.

O Egito Antigo

http://www.jlourenco.com/JLSN/Egito%20antigo02.htm Acesso em: 16 de novembro de 2018.

História dos índios

https://mestreneto.wordpress.com/curiosidade/indio/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A agricultura

http://www.terrabrasileira.com.br/indigena/cotidiano/420agricul.html Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A importância dos rios para as primeiras civilizações

https://www.historialivre.com/antiga/importancia_dos_rios.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Povos indígenas no Amazonas

http://www.portalamazonia.com.br/amazoniadeaz/interna.php?id=470 Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Com base nos estudos realizados por meio das leituras, das análise de imagens, sistematize a temática por meio de roda de conversa promovendo um pequeno debate para verificar o que foi aprendido. Pergunte aos alunos a importância dos rios para a formação das primeiras sociedades fluviais.

Depois pergunte se eles conhecem outras civilizações formadas à beira de rios, e qual a importância dos rios para a formação da sociedade.

Após as conclusões os alunos deverão se organizar em duplas e produzir desenhos destacando a importância dos rios para para as sociedades do passado e as de nosso tempo. Eles poderão destacar, ainda, as funções que o rio pode trazer a quem mora perto dele como: meio de transporte, alimentação, higiene, água para abastecimento etc. No final, será confeccionado um varal onde serão expostos os trabalhos produzidos pelos alunos.

Para você saber mais:

A importância dos rios para as primeiras civilizações

https://pt.slideshare.net/ThiagoPetillo/importancia-dos-rios-para-as-primeiras-civilizaes Acesso em: 16 de novembro de 2018.

As primeiras civilizações - Mesopotâmia

http://repositorio.geracaoweb.com.br/20140306_091001histria_a__aula_02__a_civilizao_mesopotmica_modo_de_compatibilidade.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2018.

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HÍDRICOS NA CIVILIZAÇÃO DO EGITO ANTIGO E NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL.

http://www.emdialogo.uff.br/content/importancia-dos-recursos-hidricos-na-civilizacao-do-egito-antigo-e-na-sociedade-brasileira Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Rios da cidadania: a vida dos ribeirinhos e o acesso aos direitos humanos http://www.ebc.com.br/cidadania/2013/08/rios-da-cidadania-a-vida-dos-ribeirinhos-e-o-acesso-aos-direitos-humanos Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Mura - Povos indígenas no Brasil

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Mura Acesso em: 16 de novembro de 2018.

População ribeirinha

http://populacaoribeirinha.blogspot.com/ Acesso em: 16 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social do 5º ano :

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano