10367
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Geometria

Plano de aula - Polígono: é ou não é?

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre polígono: reconhecimento.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Oleneva Sanches Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_17GEO06

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Retomada e Atividade principal

Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma os slides presentes nesta atividade. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas reflexões; e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas reflexões em formato de texto ou áudio.

Atividade principal
Professor(a), a competição proposta neste plano de aula pode ser adaptada de forma que todos os estudantes desenhem polígonos e não polígonos. Oriente que os alunos construam 5 figuras que representem polígonos e cinco que não represente, justificando-as. Eles podem compartilhar suas construções através de imagens (fotos). Você pode sugerir que os estudantes analisem as construções um dos outros, identificando os polígonos e não polígonos.

Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos a conclusão que chegaram em relação às características de polígonos e não polígonos. Caso considere viável, compartilhe com os estudantes os slides presentes nesta etapa do plano de aula.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado aos alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Solicite que os alunos reproduzam o quadro em seus cadernos e o complete. Os estudantes podem fotografar suas resoluções e as compartilhar no ambiente que estejam utilizando para interação com a turma.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre característica de triângulos. Uma sugestão de atividade é que os alunos convidem seus familiares a jogarem “Corrida dos polígonos”. Compartilhe com a turma as instruções do jogo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UZf3GWfECXjXUGDGu4jTSCf7GZyee2cakbfHr4dgzw87fpzMMScaYVXtQ38Q/ativaula-mat5-17geo06.pdf

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_17GEO06

(EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 5º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem representação de deslocamentos no plano cartesiano, Identificação de ângulos retos e não retos, Análise de figuras planas e suas propriedades, Classificação e representação de figuras não planas e Ampliação e redução de figuras poligonais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas