17737
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - Agricultura: passagem do nomadismo para o sedentarismo

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Agricultura: passagem do nomadismo para o sedentarismo

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Magda Pereira Dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos.

Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI01) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: 8 folhas de sulfite A3 ou A4 (para cada grupo), tesouras, colas para confeccionar os quebra-cabeças.

Material complementar:

Antes de entregar os quebra-cabeças é preciso recortar as peças. Cada jogo deve ser entregue junto com a legenda da foto e as questões.

HIS5_01UND01 QUESTÕES PARA O QUEBRA-CABEÇA

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m5nsxFBdbZ2ttbSxBgzfmqUHHwXjtGj3HJAG4Pc96W6B8NuQVtYDxWGRmcMx/his5-01und01-roteiro-de-perguntas.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ay6egAFBrb6EHnZHugREUWTCggJnT3RJbYX493GAvvtTTyBGtwsGT9FUyscF/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-1.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3PjHHbXhxRR8aZYSm2SSN92e4EtS9z7rgKyBYmRktmCZY7KsTx6VfnWgexvs/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-2.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 3

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4hQcrDavASM4gt5CCvZ5Fdr4AbAzHCfUPz7NFDb9sCn3AX97Gh6HUedaqfgg/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-3.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 4

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KZtu2KztdMuXHtU5SjTaRMXst6VJtADGQ7teVSjjNSjVDvZmNr2TEyzXFqfk/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-4.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 5

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vvYPbhWVNJpYnzE46tFBHP2Mv68cGFygmCmS93QX3r9tVwuNyGqtggYg4GMU/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-5.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 6

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sDBeUWkMFgF4XqEkyf4DawSBhsKgyryttEsESdmHUPnCQgT9SFmNntSAGhxr/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-6.pdf

HIS5_01UND01 MAPA 1 (SLIDE 4) MAPA: OS CAMINHOS DO SER HUMANO PARA AMÉRICA

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h7XrWch53wvBfjmHFMgBVwZZH784j6DHw5n5u6jM2TSs4Zg8UfNM96UPbkfh/his5-01und01-mapa-1-slide-4.pdf

Para você saber mais: Cole as imagens (quebra-cabeça e mapa para maquete) em papel cartão ou outro material rígido como: papelão, madeiras entre outros para facilitar o manuseio das peças.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Inicie a apresentação explicando que nessa aula eles irão descobrir a relação entre agricultura, sedentarismo e sociedade. Peça para que os alunos procurem nos dicionários os conceitos de nômades, sedentários e agricultura.

Após trazer esses conceitos, reflita sobre o objetivo com os alunos, perguntando a eles: a agricultura poderia ser um fator de sedentarização e de formação das sociedades? Por que? O que vocês acham que levou os povos nômades a se sedentarizarem? É possível que as crianças façam ligação entre a realidade da agricultura atual. Nesse caso, explique que o conceito de agricultura é mais amplo.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a apresentação do objetivo da aula e as primeiras abordagem sobre a temática, divida a sala em 6 grupos. Explique que a proposta nesse momento é perceber a relação do homem com a terra, observando as formas de cultivo e como se desenvolveu a agricultura ao longo do tempo.

Entregue a cada grupo um quebra-cabeça diferente e um roteiro de perguntas para observação das imagens, disponíveis aqui:

  • Perguntas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m5nsxFBdbZ2ttbSxBgzfmqUHHwXjtGj3HJAG4Pc96W6B8NuQVtYDxWGRmcMx/his5-01und01-roteiro-de-perguntas.pdf

  • Quebra-cabeças:

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ay6egAFBrb6EHnZHugREUWTCggJnT3RJbYX493GAvvtTTyBGtwsGT9FUyscF/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-1.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3PjHHbXhxRR8aZYSm2SSN92e4EtS9z7rgKyBYmRktmCZY7KsTx6VfnWgexvs/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-2.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 3

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4hQcrDavASM4gt5CCvZ5Fdr4AbAzHCfUPz7NFDb9sCn3AX97Gh6HUedaqfgg/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-3.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 4

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KZtu2KztdMuXHtU5SjTaRMXst6VJtADGQ7teVSjjNSjVDvZmNr2TEyzXFqfk/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-4.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 5

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vvYPbhWVNJpYnzE46tFBHP2Mv68cGFygmCmS93QX3r9tVwuNyGqtggYg4GMU/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-5.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 6

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sDBeUWkMFgF4XqEkyf4DawSBhsKgyryttEsESdmHUPnCQgT9SFmNntSAGhxr/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-6.pdf

HIS5_01UND01 MAPA 1 (SLIDE 4) MAPA: OS CAMINHOS DO SER HUMANO PARA AMÉRICA

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h7XrWch53wvBfjmHFMgBVwZZH784j6DHw5n5u6jM2TSs4Zg8UfNM96UPbkfh/his5-01und01-mapa-1-slide-4.pdf

Antes de entregar os quebra-cabeças é preciso recortar as peças. Cada jogo deve ser entregue junto com a legenda da foto e as perguntas:

1 - Quais as características da região que aparece na imagem?

2 - Quais atividades praticadas pelos grupos que aparecem nas imagens?

3 - Há vestígios de moradia, fixação desses grupos nas imagens?

4 - Vocês saberiam dizer como essas pessoas foram parar na região, lugar que aparece na imagem? de onde vieram? e por que vieram?

Explique que há três (3) imagens representando a importância da agricultura para a sociedade atualmente, duas (2) imagens que representam a importância da agricultura para as sociedades antigas e uma (1) imagem representando o nomadismo.

Projete ou escreva no quadro o passo a passo da atividade.

1- Montar o quebra-cabeça.

2- Observação crítica a partir do roteiro de perguntas.

3- Elaboração de frases (pequeno texto) com as conclusões do grupo.

Peça aos alunos que guardem também o texto elaborado pelo grupo.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após a conversa inicial, é o momento de abordar a relação da agricultura com a formação da sociedade. É o momento de identificar a cultura, modo de vida mais antigo da humanidade “nômades” e a passagem do nomadismo para o sedentarismo tendo como principal instrumento a agricultura.

Distribuir a cada grupo um mapa de migração do ser humano, (imagens disponíveis para impressão nas orientações do primeiro slide desse plano em material complementar). Links completo da imagem disponíveis no final da página.

Pergunte aos alunos o que eles vêem nesse mapa. Quem são essas pessoas que aparecem, onde estão indo. Incentive os alunos a perceberem os vários caminhos percorridos pela humanidade para se espalharem pelo mundo.

Após essa reflexão no mapa, sugere-se a leitura do texto:

Arqueólogos estudam a transição da vida nômade para o sedentarismo

https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/arqueologos-estudam-a-transicao-da-vida-nomade-para-o-sedentarismo/ Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Para saber mais:

LUNA, S. C. A. Sobre as origens da agricultura e da cerâmica pré-histórica no Brasil. CLIO. Série Arqueológica (UFPE) , Recife, v. 1, n.16, p. 67-78, 2003. Disponível em https://bit.ly/2q5PVVD

MAZOYER, Marcel, 1933- História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea Marcel Mazoyer, Laurence Roudart; [tradução de Cláudia F. Falluh Balduino Ferreira]. – São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: NEAD, 2010. Disponível em https://bit.ly/2gwQd6Y

SANTOS, A. B.; NASCIMENTO, F. S. Transformações ocorridas ao longo da evolução da atividade agrícola: algumas considerações. Enciclopédia Biosfera , v. 5, p. 1-9, 2009. Disponível em https://bit.ly/2NYRDSl

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após a leitura do texto e reflexões sobre a agricultura e o processo de sedentarização, organize uma roda de conversa onde os alunos poderão conversar e expor o que descobriram sobre os conceitos de nômades, sedentários, sedentarização e agricultura.

Direcionar o debate para a reflexão de como a agricultura pode ser fator de fixação das sociedades nos mais diversos locais do mundo.

Para você saber mais:

20 cidades conhecidas por seus produtos do campo

https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/noticia/2015/05/capitais-do-agronegocio.html Acesso em: 10 de novembro de 2018.

O Mundo Rural no Brasil do Século 21

https://www3.eco.unicamp.br/nea/images/arquivos/O_MUNDO_RURAL_2014.pdf Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Sociedades Indígenas Brasileiras no Século XVI

http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo01/soc_indigenas.html Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Índios Brasileiros

https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-do-brasil/indios-brasileiros Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Índios isolados

https://www.survivalbrasil.org/povos/indios-isolados-brasil Acesso em: 10 de novembro de 2018.

No Maranhão, índios nômades saem da floresta para provar que existem https://oglobo.globo.com/brasil/no-maranhao-indios-nomades-saem-da-floresta-para-provar-que-existem-2971209 Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Tribos nômades hoje vivem em casas de zinco em Rio Negro

https://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u54800.shtml Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos.

Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI01) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: 8 folhas de sulfite A3 ou A4 (para cada grupo), tesouras, colas para confeccionar os quebra-cabeças.

Material complementar:

Antes de entregar os quebra-cabeças é preciso recortar as peças. Cada jogo deve ser entregue junto com a legenda da foto e as questões.

HIS5_01UND01 QUESTÕES PARA O QUEBRA-CABEÇA

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m5nsxFBdbZ2ttbSxBgzfmqUHHwXjtGj3HJAG4Pc96W6B8NuQVtYDxWGRmcMx/his5-01und01-roteiro-de-perguntas.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ay6egAFBrb6EHnZHugREUWTCggJnT3RJbYX493GAvvtTTyBGtwsGT9FUyscF/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-1.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3PjHHbXhxRR8aZYSm2SSN92e4EtS9z7rgKyBYmRktmCZY7KsTx6VfnWgexvs/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-2.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 3

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4hQcrDavASM4gt5CCvZ5Fdr4AbAzHCfUPz7NFDb9sCn3AX97Gh6HUedaqfgg/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-3.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 4

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KZtu2KztdMuXHtU5SjTaRMXst6VJtADGQ7teVSjjNSjVDvZmNr2TEyzXFqfk/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-4.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 5

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vvYPbhWVNJpYnzE46tFBHP2Mv68cGFygmCmS93QX3r9tVwuNyGqtggYg4GMU/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-5.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 6

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sDBeUWkMFgF4XqEkyf4DawSBhsKgyryttEsESdmHUPnCQgT9SFmNntSAGhxr/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-6.pdf

HIS5_01UND01 MAPA 1 (SLIDE 4) MAPA: OS CAMINHOS DO SER HUMANO PARA AMÉRICA

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h7XrWch53wvBfjmHFMgBVwZZH784j6DHw5n5u6jM2TSs4Zg8UfNM96UPbkfh/his5-01und01-mapa-1-slide-4.pdf

Para você saber mais: Cole as imagens (quebra-cabeça e mapa para maquete) em papel cartão ou outro material rígido como: papelão, madeiras entre outros para facilitar o manuseio das peças.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Inicie a apresentação explicando que nessa aula eles irão descobrir a relação entre agricultura, sedentarismo e sociedade. Peça para que os alunos procurem nos dicionários os conceitos de nômades, sedentários e agricultura.

Após trazer esses conceitos, reflita sobre o objetivo com os alunos, perguntando a eles: a agricultura poderia ser um fator de sedentarização e de formação das sociedades? Por que? O que vocês acham que levou os povos nômades a se sedentarizarem? É possível que as crianças façam ligação entre a realidade da agricultura atual. Nesse caso, explique que o conceito de agricultura é mais amplo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a apresentação do objetivo da aula e as primeiras abordagem sobre a temática, divida a sala em 6 grupos. Explique que a proposta nesse momento é perceber a relação do homem com a terra, observando as formas de cultivo e como se desenvolveu a agricultura ao longo do tempo.

Entregue a cada grupo um quebra-cabeça diferente e um roteiro de perguntas para observação das imagens, disponíveis aqui:

  • Perguntas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m5nsxFBdbZ2ttbSxBgzfmqUHHwXjtGj3HJAG4Pc96W6B8NuQVtYDxWGRmcMx/his5-01und01-roteiro-de-perguntas.pdf

  • Quebra-cabeças:

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ay6egAFBrb6EHnZHugREUWTCggJnT3RJbYX493GAvvtTTyBGtwsGT9FUyscF/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-1.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3PjHHbXhxRR8aZYSm2SSN92e4EtS9z7rgKyBYmRktmCZY7KsTx6VfnWgexvs/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-2.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 3

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4hQcrDavASM4gt5CCvZ5Fdr4AbAzHCfUPz7NFDb9sCn3AX97Gh6HUedaqfgg/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-3.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 4

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KZtu2KztdMuXHtU5SjTaRMXst6VJtADGQ7teVSjjNSjVDvZmNr2TEyzXFqfk/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-4.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 5

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vvYPbhWVNJpYnzE46tFBHP2Mv68cGFygmCmS93QX3r9tVwuNyGqtggYg4GMU/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-5.pdf

HIS5_01UND01 IMAGEM PARA QUEBRA-CABEÇA 6

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sDBeUWkMFgF4XqEkyf4DawSBhsKgyryttEsESdmHUPnCQgT9SFmNntSAGhxr/his5-01und01-imagem-para-quebra-cabeca-6.pdf

HIS5_01UND01 MAPA 1 (SLIDE 4) MAPA: OS CAMINHOS DO SER HUMANO PARA AMÉRICA

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h7XrWch53wvBfjmHFMgBVwZZH784j6DHw5n5u6jM2TSs4Zg8UfNM96UPbkfh/his5-01und01-mapa-1-slide-4.pdf

Antes de entregar os quebra-cabeças é preciso recortar as peças. Cada jogo deve ser entregue junto com a legenda da foto e as perguntas:

1 - Quais as características da região que aparece na imagem?

2 - Quais atividades praticadas pelos grupos que aparecem nas imagens?

3 - Há vestígios de moradia, fixação desses grupos nas imagens?

4 - Vocês saberiam dizer como essas pessoas foram parar na região, lugar que aparece na imagem? de onde vieram? e por que vieram?

Explique que há três (3) imagens representando a importância da agricultura para a sociedade atualmente, duas (2) imagens que representam a importância da agricultura para as sociedades antigas e uma (1) imagem representando o nomadismo.

Projete ou escreva no quadro o passo a passo da atividade.

1- Montar o quebra-cabeça.

2- Observação crítica a partir do roteiro de perguntas.

3- Elaboração de frases (pequeno texto) com as conclusões do grupo.

Peça aos alunos que guardem também o texto elaborado pelo grupo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após a conversa inicial, é o momento de abordar a relação da agricultura com a formação da sociedade. É o momento de identificar a cultura, modo de vida mais antigo da humanidade “nômades” e a passagem do nomadismo para o sedentarismo tendo como principal instrumento a agricultura.

Distribuir a cada grupo um mapa de migração do ser humano, (imagens disponíveis para impressão nas orientações do primeiro slide desse plano em material complementar). Links completo da imagem disponíveis no final da página.

Pergunte aos alunos o que eles vêem nesse mapa. Quem são essas pessoas que aparecem, onde estão indo. Incentive os alunos a perceberem os vários caminhos percorridos pela humanidade para se espalharem pelo mundo.

Após essa reflexão no mapa, sugere-se a leitura do texto:

Arqueólogos estudam a transição da vida nômade para o sedentarismo

https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/arqueologos-estudam-a-transicao-da-vida-nomade-para-o-sedentarismo/ Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Para saber mais:

LUNA, S. C. A. Sobre as origens da agricultura e da cerâmica pré-histórica no Brasil. CLIO. Série Arqueológica (UFPE) , Recife, v. 1, n.16, p. 67-78, 2003. Disponível em https://bit.ly/2q5PVVD

MAZOYER, Marcel, 1933- História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea Marcel Mazoyer, Laurence Roudart; [tradução de Cláudia F. Falluh Balduino Ferreira]. – São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: NEAD, 2010. Disponível em https://bit.ly/2gwQd6Y

SANTOS, A. B.; NASCIMENTO, F. S. Transformações ocorridas ao longo da evolução da atividade agrícola: algumas considerações. Enciclopédia Biosfera , v. 5, p. 1-9, 2009. Disponível em https://bit.ly/2NYRDSl

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após a leitura do texto e reflexões sobre a agricultura e o processo de sedentarização, organize uma roda de conversa onde os alunos poderão conversar e expor o que descobriram sobre os conceitos de nômades, sedentários, sedentarização e agricultura.

Direcionar o debate para a reflexão de como a agricultura pode ser fator de fixação das sociedades nos mais diversos locais do mundo.

Para você saber mais:

20 cidades conhecidas por seus produtos do campo

https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/noticia/2015/05/capitais-do-agronegocio.html Acesso em: 10 de novembro de 2018.

O Mundo Rural no Brasil do Século 21

https://www3.eco.unicamp.br/nea/images/arquivos/O_MUNDO_RURAL_2014.pdf Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Sociedades Indígenas Brasileiras no Século XVI

http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo01/soc_indigenas.html Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Índios Brasileiros

https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-do-brasil/indios-brasileiros Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Índios isolados

https://www.survivalbrasil.org/povos/indios-isolados-brasil Acesso em: 10 de novembro de 2018.

No Maranhão, índios nômades saem da floresta para provar que existem https://oglobo.globo.com/brasil/no-maranhao-indios-nomades-saem-da-floresta-para-provar-que-existem-2971209 Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Tribos nômades hoje vivem em casas de zinco em Rio Negro

https://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u54800.shtml Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social do 5º ano :

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano