17736
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - A evolução dos meios de comunicação

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre comparar diferentes meios de comunicação, suas funcionalidades e evolução ao longo do tempo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elaine Aparecida Paraguai

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano

GEO2_03UND04

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, Youtube.

Valor trabalhado

Cidadania

Apresentação do tema da aula (10 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes compararem diferentes meios de comunicação, suas funcionalidades e evolução ao longo do tempo. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e pergunte aos estudantes o que entendem do título do plano. Se necessário, diga o significado da palavra. Pergunte também o que são meios de comunicação: Como nós nos comunicamos? Deixe que dêem exemplos. Anote no quadro as ideias das crianças. Por exemplo: falando, com o olhar, com gestos, com palavras escritas, com bilhetes.

Contextualização (35 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

     - Envie o vídeo disponível em:
Sombra Boa: Manoel de Barros CD Crianceiras. Youtube, 2011(3min22seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=u4nzDWgsSN8>. Acesso em 23/06/2020.

Converse com elas sobre o poema. A princípio pergunte o que entenderam. A linguagem coloquial utilizada pelo poeta pode ser um entrave para o entendimento. Por isso, utilize a atividade anexa para auxiliar na compreensão. O vídeo é a musicalização do poema Sonata ao Luar, de Manoel de Barros, pelo grupo Crianceiras.

     - Poema disponível para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M9jdBQgV8HqVduJf5Cy2CmtBj3ZxfDdHv2dZJWxXX2Pu8xmgbmFFs3WGAW2z/geo2-03und04-sonata-ao-luar-manoel-de-barros.pdf. Acesso em 23/06/2020.

Problematização (30 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, e envie um vídeo Nomofobia viciados em celulares. Youtube, 2017 (3min58seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=u4R7fUXlpcI>. Acesso em 23/06/2020.

Faça as perguntas que constam no plano original, e solicite que eles anotem as repostas no caderno.

Ação propositiva (três dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias, faça a seguinte pergunta:

Converse com os estudantes:
     - O meio de comunicação escolhido na etapa anterior é recente ou já existia há mais tempo?
     - Vamos fazer uma linha do tempo com as figuras que vocês trouxeram de casa?

Monte, com os estudantes, uma linha do tempo. Diga que ela dever ser feita em uma folha A4, e posteriormente enviada para você, utilizando alguma das ferramentas sugeridas anteriormente.

A ordem cronológica não precisa ser dividida em anos. Pode ser apenas do antigo para o atual - Faça duas placas em folha A4 (ANTIGO E ATUAL), fixe cada uma numa ponta do varal de barbante. Cuide para que o varal fique na altura das crianças. Os estudantes podem usar figuras que mostrem meios de comunicação mais antigos (carta, bilhete, rádio, telégrafo) e mais recentes (televisão, celular, internet, email, whatsapp, etc).

Sistematização (35 minutos- assincronamente)

Converse com as crianças sobre os limites de cada meio e cuidados necessários.

Envie essas imagens para a sistematização, e peça para que os estudantes listem no seus cadernos os objetos mais antigos e recentes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wFK8HSKZ8RCGMhfWG3Pvqkg7zsxsnbvnF25yXjV7xqSpygZZq7eRPbh6TYFW/geo2-03und04-atividade-linha-do-tempo.pdf. Acesso em 23/06/2020.

Convite às famílias

Oriente que os estudantes assistam com suas famílias ao vídeo que segue como subsidio ao tema da adaptação do pano de aula.

Meios de comunicação – Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9_CQ-nrwqyU. Acesso em 23/06/2020

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO2_03UND04

(EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 2º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas