Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom e Google Docs
Valores trabalhados
- Cidadania
- Direitos humanos
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo do plano de aula é que os alunos identifiquem características das tradições e costumes da população explorando referências de seu lugar de vivência. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Encaminhe aos alunos o slide com o tema da aula que consta no plano original. Pergunte se eles sabem o que significam os termos “tradição” e “costumes”. Como nossos costumes e tradições surgiram? Escute as considerações e as anote no Google Docs ou, se preferir, em uma cartolina.
Contextualização (10 minutos)
Envie um áudio ou vídeo perguntando aos alunos onde eles geralmente passam as férias escolares. Alguém tem o costume de visitar áreas rurais? Leia a contextualização da história de Júlia e pergunte se as crianças têm o mesmo hábito que a personagem da história. O slide que está no plano original deve servir como subsídio para esta etapa.
Problematização (20 minutos)
Envie os questionamentos desta etapa à turma por meio de um vídeo. Se preferir, faça a problematização de forma síncrona, utilizando o Google Classroom.
Peça para os alunos observarem as imagens que se encontram disponíveis aqui no plano de aula original. Pergunte se alguém conhece os objetos. Depois, lance a questão presente no slide. Caso considere necessário, aprofunde a discussão com outras perguntas:
- Quais objetos utilizados em outros tempos e lugares não costumam mais ser usados hoje em dia no lugar onde você vive?
- Alguém sabe a serventia de cada um deles?
Ação propositiva (60 minutos)
Faça a narração da história do encontro de Júlia com os avós. Depois, peça para que os alunos identifiquem a função dos objetos selecionados e completem o quadro disponível na atividade. Envie um áudio ou vídeo fazendo a contação e disponibilize as atividades pelo e-mail, WhatsApp, Google Classroom ou outra ferramenta de comunicação tecnológica.
- História para contação, disponível aqui.
- Atividade da etapa de ação propositiva, disponível aqui.
Envie o seguinte vídeo sobre Minas Gerais à turma. Peça que eles assistam antes de responderem as atividades:
- Resende Costa no Terra de Minas Gerais, disponível aqui.
Sistematização (50 minutos)
Compare as tabelas preenchidas pelos alunos e discuta o que observaram de diferente e de comum entre os objetos apresentados na história de Júlia. Conduza-os a refletirem que esses objetos são antigos e fazem parte da tradição e dos costumes da família da personagem.
Escolha duas tabelas para enviar à turma. Retire os nomes dos alunos e sistematize suas respostas. Grave e envie um vídeo com alguns questionamentos que constam no plano original para fechar o plano de aula.
Convite às famílias
Oriente que montem um painel com fotos das últimas gerações da família e que façam uma roda de conversa onde esses registros possam ser comentados de modo a evidenciar as relações de tradição e costumes de cada família.