17734
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - TRADIÇÕES E COSTUMES

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre identificar características das tradições e costumes da população explorando referências a partir do lugar de vivência.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Barbara Ribeiro Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos

- Optativas: Google Classroom e Google Docs

Valores trabalhados

Cidadania

- Direitos humanos

Apresentação do tema da aula (10 minutos)

O objetivo do plano de aula é que os alunos identifiquem características das tradições e costumes da população explorando referências de seu lugar de vivência. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.

Encaminhe aos alunos o slide com o tema da aula que consta no plano original. Pergunte se eles sabem o que significam os termos “tradição” e “costumes”. Como nossos costumes e tradições surgiram? Escute as considerações e as anote no Google Docs ou, se preferir, em uma cartolina.

Contextualização (10 minutos)

Envie um áudio ou vídeo perguntando aos alunos onde eles geralmente passam as férias escolares. Alguém tem o costume de visitar áreas rurais? Leia a contextualização da história de Júlia e pergunte se as crianças têm o mesmo hábito que a personagem da história. O slide que está no plano original deve servir como subsídio para esta etapa.

Problematização (20 minutos)

Envie os questionamentos desta etapa à turma por meio de um vídeo. Se preferir, faça a problematização de forma síncrona, utilizando o Google Classroom.

Peça para os alunos observarem as imagens que se encontram disponíveis aqui no plano de aula original. Pergunte se alguém conhece os objetos. Depois, lance a questão presente no slide. Caso considere necessário, aprofunde a discussão com outras perguntas:

- Quais objetos utilizados em outros tempos e lugares não costumam mais ser usados hoje em dia no lugar onde você vive?

- Alguém sabe a serventia de cada um deles?

Ação propositiva (60 minutos)

Faça a narração da história do encontro de Júlia com os avós. Depois, peça para que os alunos identifiquem a função dos objetos selecionados e completem o quadro disponível na atividade. Envie um áudio ou vídeo fazendo a contação e disponibilize as atividades pelo e-mail, WhatsApp, Google Classroom ou outra ferramenta de comunicação tecnológica.

- História para contação, disponível aqui

- Atividade da etapa de ação propositiva, disponível aqui

Envie o seguinte vídeo sobre Minas Gerais à turma. Peça que eles assistam antes de responderem as atividades:

- Resende Costa no Terra de Minas Gerais, disponível aqui.

Sistematização (50 minutos)

Compare as tabelas preenchidas pelos alunos e discuta o que observaram de diferente e de comum entre os objetos apresentados na história de Júlia. Conduza-os a refletirem que esses objetos são antigos e fazem parte da tradição e dos costumes da família da personagem.

Escolha duas tabelas para enviar à turma. Retire os nomes dos alunos e sistematize suas respostas. Grave e envie um vídeo com alguns questionamentos que constam no plano original para fechar o plano de aula.

Convite às famílias

Oriente que montem um painel com fotos das últimas gerações da família e que façam uma roda de conversa onde esses registros possam ser comentados de modo a evidenciar as relações de tradição e costumes de cada família.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO2_02UND03

(EF02GE02) Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 2º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas