17734
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - TRADIÇÕES E COSTUMES

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre identificar características das tradições e costumes da população explorando referências a partir do lugar de vivência.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Barbara Ribeiro Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para esta aula você precisará da impressão da atividade disponível nos materiais complementares, caso não seja possível passe no quadro para os alunos copiarem no caderno e realizarem a atividade. Ainda nos materiais complementares você tem acesso a uma história para contação e as imagens de objetos caso não consiga projetá-las na sala.

Sugestão: Caso ache viável solicite uma pesquisa prévia com as famílias e utilize-as no momento da sistematização.

Material complementar:

Atividade Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5QXdbfTWvheEwB756ERDddg3WHZ79xRpkEQyDaeVnbS6XGXwzkwQWSUZvtyJ/geo2-02und03-atividade-acao-propositiva.pdf

História para contação: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BVxYgYvjjuq4abTuRyJ9anvNg5qKMpKk9dexmJaWKBZTm4am2djSuhjRYegh/geo2-02und03-ferias-na-fazenda.pdf

Imagens Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ecS8MYEFfSMQ75eSs67ef9qfTWaXhXqEva2tb2tVWS354Xeysf6jrqVTSEtU/geo2-02und03-imagens-para-problematizacao.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema da aula ou escreva no quadro e pergunte aos alunos se eles sabem o que significa tradição e costumes? Como os nossos costumes e tradições surgiram? Escute as considerações dos alunos e anote no quadro se necessário.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos onde geralmente passam as férias escolares? Alguém tem o costume de visitar áreas rurais?

Leia a contextualização da história de Júlia e pergunte se os alunos têm o mesmo hábito que a personagem da história.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça para os alunos observarem as imagens e pergunte se alguém já conhece os objetos. Em seguida lance a questão presente no slide. Caso considere necessário aprofunde a discussão com outros questionamentos:

  • Quais objetos utilizados em outros tempos e lugares não costumam mais ser usados atualmente no lugar onde você vive?
  • Alguém sabe a serventia de cada um deles?

Destaque que ao final desta aula todos deverão saber.

Imagens Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ecS8MYEFfSMQ75eSs67ef9qfTWaXhXqEva2tb2tVWS354Xeysf6jrqVTSEtU/geo2-02und03-imagens-para-problematizacao.pdf

Fonte das imagens:

RIBEIRO, Mônica. Tecendo inclusão: Projeto Tear dá oficina no Sesc Belenzinho. Disponível em: <http://conexaoplaneta.com.br/blog/tecendo-inclusao-projeto-tear-da-oficina-no-sesc-belenzinho/>. Acesso em: 20 mai 2019.

Moedor de café antigo em Curitiba. Disponível em: <https://www.clasf.com.br/moedor-de-caf%C3%A9-antigo-em-curitiba-10567557/>. Acesso em: 20 mai 2019.

Fogão à lenha. História Multimídia de Xapuri. Disponível em: <http://historiamultimidiadexapuri.blogspot.com/2011/07/fogao-lenha.html>. Acesso em: 20 mai 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Leia a história do encontro de Júlia com os avós, realize a contação de história e peça para que os alunos identifiquem a função dos objetos selecionados e completem o quadro disponível nos materiais complementares.

Atividade Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5QXdbfTWvheEwB756ERDddg3WHZ79xRpkEQyDaeVnbS6XGXwzkwQWSUZvtyJ/geo2-02und03-atividade-acao-propositiva.pdf

História para contação: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BVxYgYvjjuq4abTuRyJ9anvNg5qKMpKk9dexmJaWKBZTm4am2djSuhjRYegh/geo2-02und03-ferias-na-fazenda.pdf

Para você saber mais:

Na entrevista abaixo, há uma descrição da arte tradicional do tear:

Resende costa no Terra de Minas Gerais. Youtube, 2009 (6min20seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IH9AtDpf1fk>. Acesso em: 20 mai 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Compare as tabelas preenchidas pelos alunos e discuta o que observaram de diferente e de comum entre os objetos apresentados na história de Julia. Conduza os alunos a refletirem que estes objetos são antigos e que fazem parte da tradição e dos costumes da família de Júlia. Pergunte se alguém tem algum objeto ou atividade tradicional que já foi utilizado na sua família que represente essa tradição passada de geração para geração (caso ache viável você pode solicitar uma pesquisa prévia com as famílias e utilizá-las neste momento da proposta).

Esclareça que tradições são aspectos importantes da cultura, de uma comunidade (costumes, comportamentos, memórias, lendas etc.) transmitidos de geração a geração. Procure destacar que algumas destas tradições e costumes refletem a contribuição de diferentes povos ao longo da história de nosso país. Indígenas, africanos, alemães, italianos, árabes, japoneses e tantos outros povos, todos responsáveis por disseminar parte de suas culturas, contribuindo para nossa diversidade cultural.

Destaque que algumas destas tradições e costumes podem ser percebidos nos hábitos que realizamos em nosso cotidiano. Ou seja, nossa cultura se manifesta também em pequenas ações realizadas em nosso dia a dia.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para esta aula você precisará da impressão da atividade disponível nos materiais complementares, caso não seja possível passe no quadro para os alunos copiarem no caderno e realizarem a atividade. Ainda nos materiais complementares você tem acesso a uma história para contação e as imagens de objetos caso não consiga projetá-las na sala.

Sugestão: Caso ache viável solicite uma pesquisa prévia com as famílias e utilize-as no momento da sistematização.

Material complementar:

Atividade Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5QXdbfTWvheEwB756ERDddg3WHZ79xRpkEQyDaeVnbS6XGXwzkwQWSUZvtyJ/geo2-02und03-atividade-acao-propositiva.pdf

História para contação: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BVxYgYvjjuq4abTuRyJ9anvNg5qKMpKk9dexmJaWKBZTm4am2djSuhjRYegh/geo2-02und03-ferias-na-fazenda.pdf

Imagens Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ecS8MYEFfSMQ75eSs67ef9qfTWaXhXqEva2tb2tVWS354Xeysf6jrqVTSEtU/geo2-02und03-imagens-para-problematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema da aula ou escreva no quadro e pergunte aos alunos se eles sabem o que significa tradição e costumes? Como os nossos costumes e tradições surgiram? Escute as considerações dos alunos e anote no quadro se necessário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos onde geralmente passam as férias escolares? Alguém tem o costume de visitar áreas rurais?

Leia a contextualização da história de Júlia e pergunte se os alunos têm o mesmo hábito que a personagem da história.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça para os alunos observarem as imagens e pergunte se alguém já conhece os objetos. Em seguida lance a questão presente no slide. Caso considere necessário aprofunde a discussão com outros questionamentos:

  • Quais objetos utilizados em outros tempos e lugares não costumam mais ser usados atualmente no lugar onde você vive?
  • Alguém sabe a serventia de cada um deles?

Destaque que ao final desta aula todos deverão saber.

Imagens Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ecS8MYEFfSMQ75eSs67ef9qfTWaXhXqEva2tb2tVWS354Xeysf6jrqVTSEtU/geo2-02und03-imagens-para-problematizacao.pdf

Fonte das imagens:

RIBEIRO, Mônica. Tecendo inclusão: Projeto Tear dá oficina no Sesc Belenzinho. Disponível em: <http://conexaoplaneta.com.br/blog/tecendo-inclusao-projeto-tear-da-oficina-no-sesc-belenzinho/>. Acesso em: 20 mai 2019.

Moedor de café antigo em Curitiba. Disponível em: <https://www.clasf.com.br/moedor-de-caf%C3%A9-antigo-em-curitiba-10567557/>. Acesso em: 20 mai 2019.

Fogão à lenha. História Multimídia de Xapuri. Disponível em: <http://historiamultimidiadexapuri.blogspot.com/2011/07/fogao-lenha.html>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Leia a história do encontro de Júlia com os avós, realize a contação de história e peça para que os alunos identifiquem a função dos objetos selecionados e completem o quadro disponível nos materiais complementares.

Atividade Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5QXdbfTWvheEwB756ERDddg3WHZ79xRpkEQyDaeVnbS6XGXwzkwQWSUZvtyJ/geo2-02und03-atividade-acao-propositiva.pdf

História para contação: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BVxYgYvjjuq4abTuRyJ9anvNg5qKMpKk9dexmJaWKBZTm4am2djSuhjRYegh/geo2-02und03-ferias-na-fazenda.pdf

Para você saber mais:

Na entrevista abaixo, há uma descrição da arte tradicional do tear:

Resende costa no Terra de Minas Gerais. Youtube, 2009 (6min20seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IH9AtDpf1fk>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Compare as tabelas preenchidas pelos alunos e discuta o que observaram de diferente e de comum entre os objetos apresentados na história de Julia. Conduza os alunos a refletirem que estes objetos são antigos e que fazem parte da tradição e dos costumes da família de Júlia. Pergunte se alguém tem algum objeto ou atividade tradicional que já foi utilizado na sua família que represente essa tradição passada de geração para geração (caso ache viável você pode solicitar uma pesquisa prévia com as famílias e utilizá-las neste momento da proposta).

Esclareça que tradições são aspectos importantes da cultura, de uma comunidade (costumes, comportamentos, memórias, lendas etc.) transmitidos de geração a geração. Procure destacar que algumas destas tradições e costumes refletem a contribuição de diferentes povos ao longo da história de nosso país. Indígenas, africanos, alemães, italianos, árabes, japoneses e tantos outros povos, todos responsáveis por disseminar parte de suas culturas, contribuindo para nossa diversidade cultural.

Destaque que algumas destas tradições e costumes podem ser percebidos nos hábitos que realizamos em nosso cotidiano. Ou seja, nossa cultura se manifesta também em pequenas ações realizadas em nosso dia a dia.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano