Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para esta aula você precisará da impressão da atividade disponível nos materiais complementares, caso não seja possível passe no quadro para os alunos copiarem no caderno e realizarem a atividade. Ainda nos materiais complementares você tem acesso a uma história para contação e as imagens de objetos caso não consiga projetá-las na sala.
Sugestão: Caso ache viável solicite uma pesquisa prévia com as famílias e utilize-as no momento da sistematização.
Material complementar:
Atividade Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5QXdbfTWvheEwB756ERDddg3WHZ79xRpkEQyDaeVnbS6XGXwzkwQWSUZvtyJ/geo2-02und03-atividade-acao-propositiva.pdf
História para contação: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BVxYgYvjjuq4abTuRyJ9anvNg5qKMpKk9dexmJaWKBZTm4am2djSuhjRYegh/geo2-02und03-ferias-na-fazenda.pdf
Imagens Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ecS8MYEFfSMQ75eSs67ef9qfTWaXhXqEva2tb2tVWS354Xeysf6jrqVTSEtU/geo2-02und03-imagens-para-problematizacao.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o tema da aula ou escreva no quadro e pergunte aos alunos se eles sabem o que significa tradição e costumes? Como os nossos costumes e tradições surgiram? Escute as considerações dos alunos e anote no quadro se necessário.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Pergunte aos alunos onde geralmente passam as férias escolares? Alguém tem o costume de visitar áreas rurais?
Leia a contextualização da história de Júlia e pergunte se os alunos têm o mesmo hábito que a personagem da história.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Peça para os alunos observarem as imagens e pergunte se alguém já conhece os objetos. Em seguida lance a questão presente no slide. Caso considere necessário aprofunde a discussão com outros questionamentos:
- Quais objetos utilizados em outros tempos e lugares não costumam mais ser usados atualmente no lugar onde você vive?
- Alguém sabe a serventia de cada um deles?
Destaque que ao final desta aula todos deverão saber.
Imagens Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ecS8MYEFfSMQ75eSs67ef9qfTWaXhXqEva2tb2tVWS354Xeysf6jrqVTSEtU/geo2-02und03-imagens-para-problematizacao.pdf
Fonte das imagens:
RIBEIRO, Mônica. Tecendo inclusão: Projeto Tear dá oficina no Sesc Belenzinho. Disponível em: <http://conexaoplaneta.com.br/blog/tecendo-inclusao-projeto-tear-da-oficina-no-sesc-belenzinho/>. Acesso em: 20 mai 2019.
Moedor de café antigo em Curitiba. Disponível em: <https://www.clasf.com.br/moedor-de-caf%C3%A9-antigo-em-curitiba-10567557/>. Acesso em: 20 mai 2019.
Fogão à lenha. História Multimídia de Xapuri. Disponível em: <http://historiamultimidiadexapuri.blogspot.com/2011/07/fogao-lenha.html>. Acesso em: 20 mai 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Leia a história do encontro de Júlia com os avós, realize a contação de história e peça para que os alunos identifiquem a função dos objetos selecionados e completem o quadro disponível nos materiais complementares.
Atividade Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5QXdbfTWvheEwB756ERDddg3WHZ79xRpkEQyDaeVnbS6XGXwzkwQWSUZvtyJ/geo2-02und03-atividade-acao-propositiva.pdf
História para contação: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BVxYgYvjjuq4abTuRyJ9anvNg5qKMpKk9dexmJaWKBZTm4am2djSuhjRYegh/geo2-02und03-ferias-na-fazenda.pdf
Para você saber mais:
Na entrevista abaixo, há uma descrição da arte tradicional do tear:
Resende costa no Terra de Minas Gerais. Youtube, 2009 (6min20seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IH9AtDpf1fk>. Acesso em: 20 mai 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Compare as tabelas preenchidas pelos alunos e discuta o que observaram de diferente e de comum entre os objetos apresentados na história de Julia. Conduza os alunos a refletirem que estes objetos são antigos e que fazem parte da tradição e dos costumes da família de Júlia. Pergunte se alguém tem algum objeto ou atividade tradicional que já foi utilizado na sua família que represente essa tradição passada de geração para geração (caso ache viável você pode solicitar uma pesquisa prévia com as famílias e utilizá-las neste momento da proposta).
Esclareça que tradições são aspectos importantes da cultura, de uma comunidade (costumes, comportamentos, memórias, lendas etc.) transmitidos de geração a geração. Procure destacar que algumas destas tradições e costumes refletem a contribuição de diferentes povos ao longo da história de nosso país. Indígenas, africanos, alemães, italianos, árabes, japoneses e tantos outros povos, todos responsáveis por disseminar parte de suas culturas, contribuindo para nossa diversidade cultural.
Destaque que algumas destas tradições e costumes podem ser percebidos nos hábitos que realizamos em nosso cotidiano. Ou seja, nossa cultura se manifesta também em pequenas ações realizadas em nosso dia a dia.