17731
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Comidas de épocas frias e quentes

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre reconhecer e diferenciar as comidas mais consumidas em épocas frias daquelas que são mais consumidas em períodos de calor.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia Maria Ghidelli

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Nesta aula os alunos descobrirão que em determinadas épocas do ano algumas comidas são mais anunciadas e consumidas do que outras. Para isso, as épocas quentes e frias e as comidas mais consumidas em cada uma, serão destacadas em um jogo de dominó.

Portanto, para esta aula, selecione os seguintes materiais: quadro, giz ou marcador, tesoura, papel, lápis, as imagens da aula, as peças do dominó e as regras do jogo (estes três últimos estão disponíveis no item “material complementar”, abaixo).

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na problematização, ação propositiva e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mPvfDaNbzppkPhfrTxfCwzmgSVAVbVmPMbJg8sqCrVywHWkpWTpbF3nrHUz3/geo1-11und02-imagens-para-impressao.pdf

Peças do Dominó e Regras do Jogo (a serem usadas na ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WapbzMkEsa4gPr3KAyeGaTd7sRvGebeafg5wkaQNKkPerau2HhB8JTRrJTXt/geo1-11und02-domino.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que esta aula está deliciosa e que eles descobrirão muitas coisas legais jogando um jogo muito divertido.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após o anúncio do título, reproduza este slide perguntando aos alunos o que eles lêem e vêem na imagem.

Se optar por apresentar a imagem impressa, imprima-a a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mPvfDaNbzppkPhfrTxfCwzmgSVAVbVmPMbJg8sqCrVywHWkpWTpbF3nrHUz3/geo1-11und02-imagens-para-impressao.pdf

Aguarde as respostas sem interferir e vá direcionando a conversa para o objetivo da aula. Comente e pergunte:

  • Este é o anúncio de uma cafeteria para atrair mais clientes. Ao observar a foto, percebemos que está frio? Por que?
  • Vocês concordam com o que diz a frase do anúncio?
  • Porque chocolate quente é bom quando está frio?

Após as perguntas, diga que eles conversarão mais sobre o assunto com a imagem da próxima etapa.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Finalizada a contextualização reproduza este slide ou imprima a imagem dele a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mPvfDaNbzppkPhfrTxfCwzmgSVAVbVmPMbJg8sqCrVywHWkpWTpbF3nrHUz3/geo1-11und02-imagens-para-impressao.pdf

Permita que os alunos observem a imagem, em seguida pergunte:

  • Pela foto imaginamos que o tempo está frio ou quente? Por que?
  • Que elementos nos revelam isso?

Sem interferir, ouça as respostas com atenção e, em seguida, ajude os alunos a destacarem os elementos: acessórios, céu aparentemente ensolarado, coqueiro e a falta de uma camiseta no rapaz, que dão a ideia de ser uma praia em um dia de calor.

Após a conversa lance a questão disparadora:

  • Será que o que ele está consumindo é adequado e bastante consumido no calor? Por que?

Permita que eles respondam a esta pergunta, mas diga que eles descobrirão a resposta na próxima etapa, brincando!

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: No início da etapa projete ou apresente impressa a imagem deste slide . Imprima a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mPvfDaNbzppkPhfrTxfCwzmgSVAVbVmPMbJg8sqCrVywHWkpWTpbF3nrHUz3/geo1-11und02-imagens-para-impressao.pdf

Em seguida, divida os alunos em duplas para brincarem de Dominó. O objetivo do jogo é ajudá-los a compreender e diferenciar as comidas mais consumidas em tempos quentes e frios, porém, não revele esta informação e permita que eles descubram ao longo do jogo e na última etapa da sistematização.

Você pode deixar as peças previamente recortadas e embaralhadas, contudo, sugerimos que as crianças participem desse momento. Entregue uma folha contendo o jogo e as regras do mesmo para cada dupla. Explique que cada imagem de comida tem uma palavra correspondente, portanto eles devem ligar esses pares e observar o que sobrou na outra ponta para realizar a próxima ligação. Peça, então, para que recortem e organizem as peças embaralhadas na mesa, leiam as regras e só depois joguem.

Deixe que a turma brinque livremente e cada dupla faça o jogo da maneira que achar mais adequada, de acordo com a compreensão que tiveram das regras.

As imagens para realização do jogo, juntamente com as regras, podem ser impressas a partir deste documento:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WapbzMkEsa4gPr3KAyeGaTd7sRvGebeafg5wkaQNKkPerau2HhB8JTRrJTXt/geo1-11und02-domino.pdf

Observações:

  • O jogo tem uma sequência e pode se conectar por inteiro, na medida em que a ponta solta da última peça se ligue à primeira do jogo. Contudo, se os alunos não utilizarem todas as peças ou esta conexão final não for aparente, deixe como está.

No mais, apenas acompanhe, observando e auxiliando, caso eles tenham alguma dúvida.

  • Caso a turma ainda não tenha hipóteses de leitura e escrita bem consolidadas, leia antecipadamente as peças e as regras com todos e, peça que eles desenhem alguma figura com a qual lembrem das palavras “calor” e “frio”.
  • No caso das imagens nas peças, é interessante perguntar para eles, antecipadamente, o que elas representam, o que são, e tirar possíveis dúvidas antes do jogo começar.
  • Certifique-se, durante o jogo, observando as movimentações, se os alunos compreenderam que as comidas devem ser ligadas às condições do tempo e não à sua própria temperatura. Corrija a compreensão caso perceber que que eles ligaram a palavra frio com as comidas frias (sorvete, bebida gelada e água de côco) e a palavra calor com as comidas quentes (sopa, chocolate quente e chá/café quente).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações: Comece esta etapa perguntando aos alunos o que acharam do jogo: Se foi fácil ou difícil, se eles conseguiram usar todas as peças, etc. Em seguida pergunte se eles conseguiram responder a questão lançada na problematização sobre a bebida que o moço estava tomando. Aguarde as respostas e continue com os questionamentos:

  • Vocês viram que outras comidas são bastante consumidas no calor, de acordo com o jogo? Quais são elas?
  • E quais são as comidas mais consumidas no frio?

Você pode optar por fazer anotações no quadro para sistematizar ainda mais. Separe o quadro em duas colunas com as palavras “frio” escrita em uma e “calor” na outra, escreva o nome das comidas e bebidas que apareceram no jogo em suas colunas correspondentes.

Para finalizar a aula, projete as imagens deste slide ou imprima-as para mostrar aos alunos. Você pode obtê-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mPvfDaNbzppkPhfrTxfCwzmgSVAVbVmPMbJg8sqCrVywHWkpWTpbF3nrHUz3/geo1-11und02-imagens-para-impressao.pdf

Faça a pergunta do slide ou escreva-a no quadro. Espere pelas respostas e escreva-as no quadro para fazer a conclusão final.

Comente então que, geralmente, o que é mais consumido no frio são comidas e bebidas mais quentes, que nos ajudam a manter o calor do corpo e até mesmo aumentá-lo de maneira que possamos resistir melhor às temperaturas mais baixas. Já no calor, consumimos comidas mais frias, até mesmo geladas, pois elas nos dão a sensação de frescor e alívio do calor.

Fonte das Imagens:

Banco de imagens Nova Escola

SORENSON, Josh. Pexels. Disponível em: <https://www.pexels.com/pt-br/foto/bebida-canudo-com-frio-copo-990439/>. Acesso em: 20 mai 2019.

DELUVIO, Charles. Netfllix and popcorn. Unsplash. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/PvAAYZx-yf8>. Acesso em: 20 mai 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Nesta aula os alunos descobrirão que em determinadas épocas do ano algumas comidas são mais anunciadas e consumidas do que outras. Para isso, as épocas quentes e frias e as comidas mais consumidas em cada uma, serão destacadas em um jogo de dominó.

Portanto, para esta aula, selecione os seguintes materiais: quadro, giz ou marcador, tesoura, papel, lápis, as imagens da aula, as peças do dominó e as regras do jogo (estes três últimos estão disponíveis no item “material complementar”, abaixo).

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na problematização, ação propositiva e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mPvfDaNbzppkPhfrTxfCwzmgSVAVbVmPMbJg8sqCrVywHWkpWTpbF3nrHUz3/geo1-11und02-imagens-para-impressao.pdf

Peças do Dominó e Regras do Jogo (a serem usadas na ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WapbzMkEsa4gPr3KAyeGaTd7sRvGebeafg5wkaQNKkPerau2HhB8JTRrJTXt/geo1-11und02-domino.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que esta aula está deliciosa e que eles descobrirão muitas coisas legais jogando um jogo muito divertido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após o anúncio do título, reproduza este slide perguntando aos alunos o que eles lêem e vêem na imagem.

Se optar por apresentar a imagem impressa, imprima-a a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mPvfDaNbzppkPhfrTxfCwzmgSVAVbVmPMbJg8sqCrVywHWkpWTpbF3nrHUz3/geo1-11und02-imagens-para-impressao.pdf

Aguarde as respostas sem interferir e vá direcionando a conversa para o objetivo da aula. Comente e pergunte:

  • Este é o anúncio de uma cafeteria para atrair mais clientes. Ao observar a foto, percebemos que está frio? Por que?
  • Vocês concordam com o que diz a frase do anúncio?
  • Porque chocolate quente é bom quando está frio?

Após as perguntas, diga que eles conversarão mais sobre o assunto com a imagem da próxima etapa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Finalizada a contextualização reproduza este slide ou imprima a imagem dele a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mPvfDaNbzppkPhfrTxfCwzmgSVAVbVmPMbJg8sqCrVywHWkpWTpbF3nrHUz3/geo1-11und02-imagens-para-impressao.pdf

Permita que os alunos observem a imagem, em seguida pergunte:

  • Pela foto imaginamos que o tempo está frio ou quente? Por que?
  • Que elementos nos revelam isso?

Sem interferir, ouça as respostas com atenção e, em seguida, ajude os alunos a destacarem os elementos: acessórios, céu aparentemente ensolarado, coqueiro e a falta de uma camiseta no rapaz, que dão a ideia de ser uma praia em um dia de calor.

Após a conversa lance a questão disparadora:

  • Será que o que ele está consumindo é adequado e bastante consumido no calor? Por que?

Permita que eles respondam a esta pergunta, mas diga que eles descobrirão a resposta na próxima etapa, brincando!

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: No início da etapa projete ou apresente impressa a imagem deste slide . Imprima a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mPvfDaNbzppkPhfrTxfCwzmgSVAVbVmPMbJg8sqCrVywHWkpWTpbF3nrHUz3/geo1-11und02-imagens-para-impressao.pdf

Em seguida, divida os alunos em duplas para brincarem de Dominó. O objetivo do jogo é ajudá-los a compreender e diferenciar as comidas mais consumidas em tempos quentes e frios, porém, não revele esta informação e permita que eles descubram ao longo do jogo e na última etapa da sistematização.

Você pode deixar as peças previamente recortadas e embaralhadas, contudo, sugerimos que as crianças participem desse momento. Entregue uma folha contendo o jogo e as regras do mesmo para cada dupla. Explique que cada imagem de comida tem uma palavra correspondente, portanto eles devem ligar esses pares e observar o que sobrou na outra ponta para realizar a próxima ligação. Peça, então, para que recortem e organizem as peças embaralhadas na mesa, leiam as regras e só depois joguem.

Deixe que a turma brinque livremente e cada dupla faça o jogo da maneira que achar mais adequada, de acordo com a compreensão que tiveram das regras.

As imagens para realização do jogo, juntamente com as regras, podem ser impressas a partir deste documento:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WapbzMkEsa4gPr3KAyeGaTd7sRvGebeafg5wkaQNKkPerau2HhB8JTRrJTXt/geo1-11und02-domino.pdf

Observações:

  • O jogo tem uma sequência e pode se conectar por inteiro, na medida em que a ponta solta da última peça se ligue à primeira do jogo. Contudo, se os alunos não utilizarem todas as peças ou esta conexão final não for aparente, deixe como está.

No mais, apenas acompanhe, observando e auxiliando, caso eles tenham alguma dúvida.

  • Caso a turma ainda não tenha hipóteses de leitura e escrita bem consolidadas, leia antecipadamente as peças e as regras com todos e, peça que eles desenhem alguma figura com a qual lembrem das palavras “calor” e “frio”.
  • No caso das imagens nas peças, é interessante perguntar para eles, antecipadamente, o que elas representam, o que são, e tirar possíveis dúvidas antes do jogo começar.
  • Certifique-se, durante o jogo, observando as movimentações, se os alunos compreenderam que as comidas devem ser ligadas às condições do tempo e não à sua própria temperatura. Corrija a compreensão caso perceber que que eles ligaram a palavra frio com as comidas frias (sorvete, bebida gelada e água de côco) e a palavra calor com as comidas quentes (sopa, chocolate quente e chá/café quente).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações: Comece esta etapa perguntando aos alunos o que acharam do jogo: Se foi fácil ou difícil, se eles conseguiram usar todas as peças, etc. Em seguida pergunte se eles conseguiram responder a questão lançada na problematização sobre a bebida que o moço estava tomando. Aguarde as respostas e continue com os questionamentos:

  • Vocês viram que outras comidas são bastante consumidas no calor, de acordo com o jogo? Quais são elas?
  • E quais são as comidas mais consumidas no frio?

Você pode optar por fazer anotações no quadro para sistematizar ainda mais. Separe o quadro em duas colunas com as palavras “frio” escrita em uma e “calor” na outra, escreva o nome das comidas e bebidas que apareceram no jogo em suas colunas correspondentes.

Para finalizar a aula, projete as imagens deste slide ou imprima-as para mostrar aos alunos. Você pode obtê-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mPvfDaNbzppkPhfrTxfCwzmgSVAVbVmPMbJg8sqCrVywHWkpWTpbF3nrHUz3/geo1-11und02-imagens-para-impressao.pdf

Faça a pergunta do slide ou escreva-a no quadro. Espere pelas respostas e escreva-as no quadro para fazer a conclusão final.

Comente então que, geralmente, o que é mais consumido no frio são comidas e bebidas mais quentes, que nos ajudam a manter o calor do corpo e até mesmo aumentá-lo de maneira que possamos resistir melhor às temperaturas mais baixas. Já no calor, consumimos comidas mais frias, até mesmo geladas, pois elas nos dão a sensação de frescor e alívio do calor.

Fonte das Imagens:

Banco de imagens Nova Escola

SORENSON, Josh. Pexels. Disponível em: <https://www.pexels.com/pt-br/foto/bebida-canudo-com-frio-copo-990439/>. Acesso em: 20 mai 2019.

DELUVIO, Charles. Netfllix and popcorn. Unsplash. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/PvAAYZx-yf8>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano