GEO1_09UND10 - Atividade_ O que tem nessa rua_
Plano de Aula
Plano de aula: OBSERVAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA RUA DA ESCOLA
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução de referenciais báscios de lateralidade e localização.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia, EF01GE09- Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. As atividades estão distribuídas para serem realizadas na sala de aula e um estudo de meio (passeio) pela rua da escola.
Materiais necessários: Materiais recicláveis diversos que você poderá antecipadamente solicitar aos alunos que tragam à escola, como por exemplo: caixas de sapato, de remédios, produtos de higiene; tintas guache para pintura, papelão para base da maquete, papéis crepons de cores variadas, caneta hidrocor, lápis de cor; cópia da atividade e das imagens.
Material complementar:
Atividade de sistematização “O que tem nessa rua?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nPCXzE6jc5cNAQknrAmfdhytrchXrcNkFjKRWGdFtQ7a2sZemmc6rkMQmnyA/geo1-09und10-atividade-o-que-tem-nessa-rua.pdf
Para saber mais:
SILVA. Eduardo R. Franco da. Utilização da maquete como recurso didático para o ensino da Geografia. In: IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade, Maceió-AL, 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufal.br/index.php/educacaogeografica/article/download/4419/3189>. Acesso em: 20 mai 2019.
Contextos prévios: É importante que os alunos já possuam noções dos referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) tendo o corpo como referência.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Solicite que os alunos leiam e se necessário auxilie-os. Questione se sabem o que significa a palavra maquete, se já viram alguma e quais relações há entre as palavras observar, representar e maquete. Ouça com atenção as possíveis hipóteses, mas não antecipe conceitos. Diga que esse será o tema da aula de hoje e que no decorrer das atividades esse conceito será construído.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente este slide e coletivamente realize a leitura. Caso necessário escreva no quadro. Pergunte aos alunos se já escutaram a cantiga popular “Se essa rua fosse minha”, cante-a para os alunos e oriente que no slide há pistas sobre as estrofes da cantiga, ou seja imagens na sequência em que aparecem: brilhante, bosque, anjo e coração. Cante com os alunos duas vezes ou mais vezes se julgar necessário.
Letra: Se essa rua fosse minha (Cantiga popular/Domínio público)
Se essa rua
Se essa rua fosse minha
Eu mandava
Eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas
Com pedrinhas de brilhantes
Para o meu
Para o meu amor passar
Nessa rua
Nessa rua tem um bosque
Que se chama
Que se chama solidão
Dentro dele
Dentro dele mora um anjo
Que roubou
Que roubou meu coração
Se eu roubei
Se eu roubei teu coração
É porque
É porque te quero bem
Se eu roubei
Se eu roubei teu coração
É porque
Tu robaste o meu também
Após cantar com os alunos questione-os:
- Qual o assunto dessa cantiga? Resposta: Uma rua
- Quem a canta deseja modificar quais elementos da rua? Resposta: Ladrilhar com brilhantes
- Como é a rua da casa de vocês? Fechem os olhos e se lembrem dela (Oriente as reflexões perguntando se há outras casas, se a rua é pavimentada, se há sujeira na rua, se há plantas e árvores, etc)
Permita que alguns alunos narrem como é a rua em que moram. Finalize questionando:
- O que gostariam de colocar na rua em que moram?
Solicite que reflitam. A ideia nesta etapa é sensibilizá-los para as reflexões sobre o lugar onde vivem e que a partir das narrativas sobre as ruas de cada um percebam que esses lugares não são todos iguais.
Para saber mais:
Se essa rua fosse minha - Galinha Pintadinha 2. Youtube, 2011 (3min15seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IuZf_xTt_JU > Acesso em: 20 mai 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Dando continuidade à atividade anterior projete este slide, ou apresente imagens similares e permita que os alunos observem as cinco fotos de ruas diferentes. Conduza a discussão de forma que os alunos identifiquem, ao observarem as imagens as diferenças entre as ruas, quanto a sujeira, a pavimentação, a presença ou não de prédios, tipos de casas. Oriente que falem sobre o que estão observando e indague-os:
- O que há em comum nestas cinco fotos apresentadas?
- As ruas são todas iguais?
- O que há de diferente nessas imagens?
- Quais dessas ruas mais se parecem com a rua de nossa escola?
Neste momento ouça atentamente as respostas e reflexões sobre a infraestrutura ou falta dela que possivelmente notarão nas imagens. Diga que para verificarem o que há na rua da escola vocês darão início a uma próxima atividade. Solicite que fiquem atentos para proceder a explicação.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 60 minutos
Orientações: Neste momento realize um estudo do meio com os alunos pela rua da escola (rua frontal apenas). Projete este slide ou escreva no quadro. Leia a proposta e explique aos alunos que será realizado um passeio pela rua da escola e que todos deverão observar com muita atenção os elementos que há nesse lugar. Explique que a partir dessas observações vocês farão uma maquete, que é uma representação em tamanho reduzido do local observado utilizando material reciclável para indicar algo, como por exemplo uma casa.
Dê orientações quanto a conduta dos alunos e comportamentos esperados, uma vez que estarão em um ambiente fora da escola.
Proceda o passeio pela rua da escola reforçando a importância da observação desse espaço aos alunos.
Ao voltar para sala de aula faça uma roda de conversa e anote no quadro todos os elementos que os alunos observaram neste trajeto: casas, praças, árvores, comércios, infraestrutura, etc.
Em seguida deixe a mostra os materiais recicláveis disponíveis e juntamente com os alunos decidam quais objetos serão utilizados para representar cada espaço, por exemplo: caixa de sapato para representar a escola, rolo de papel higiênico e crepom verde para representar as árvores, caixa de remédios para representar as casas, etc.
Defina pequenos grupos que serão responsáveis pela construção de cada representação: casa, árvores, praças, comércios, etc. Percorra os grupos orientando-os quanto a confecção e tempo para execução da atividade.
Ao terminar a construção individual dos elementos pertencentes à rua da escola, disponha os alunos sentados em círculo e ao centro coloque a base de papelão, trace com caneta hidrocor a rua da escola e cole a representação da escola no espaço destinado a ela seguindo as observações realizadas pelo grupo. Prossiga dessa forma até colar todos os elementos da rua da escola na maquete. É importante que sempre antes de colar a representação valide a localização com o grupo. Faça perguntas que mobilizem os referenciais espaciais (frente, atrás, ao lado etc), tendo como orientação os elementos representados na maquete.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Neste momento permita que todos os alunos observem a maquete elaborada coletivamente. Questione-os:
- Essa maquete os ajuda a lembrar e se localizar melhor pela rua da escola? Por quê?
Espera-se que respondam que sim, pois com a representação em miniatura da rua da escola e seus componentes fica mais fácil a localização e também notar as qualidades e dificuldades desse espaço.
Em seguida, entregue a cada aluno uma folha da atividade “O que tem nessa rua?”
Nesta atividade há duas colunas indicadas pela mão de positivo e negativo. No lado positivo da coluna os alunos deverão desenhar e escrever coisas boas que perceberam na rua da escola e no lado negativo o contrário (caso os alunos ainda não tenham o domínio da escrita poderão desenhar e o professor ser o escriba). Nesta atividade também há um quadro em que os alunos deverão propor alguma melhoria para a rua da escola, partindo da reflexão proposta na cantiga: “Se essa rua fosse minha”.
Para terminar a aula partilhe algumas respostas com o grupo e realize uma exposição da maquete e das atividades de reflexão oriundas dela.
Atividade de sistematização “O que tem nessa rua?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nPCXzE6jc5cNAQknrAmfdhytrchXrcNkFjKRWGdFtQ7a2sZemmc6rkMQmnyA/geo1-09und10-atividade-o-que-tem-nessa-rua.pdf
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail, celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Docs, Youtube, Google Classroom, Google Earth e máquina filmadora
Valores trabalhados
- Cidadania
- Protagonismo
- Participação
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
Neste plano de aula o objetivo é que os alunos criem uma maquete da rua da escola considerando os referenciais espaciais (frente, atrás, esquerda, direita etc.). Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Meet.
Encaminhe à turma o tema da aula que consta no slide do plano original. Questione-os se sabem o que significa a palavra “maquete” e se já viram alguma. Pergunte quais relações há entre os termos “observar”, “representar” e “maquete”. Ouça com atenção as hipóteses que os alunos levantarem, mas não antecipe conceitos. Anote tudo em uma folha ou utilize o Google Docs.
Grave um áudio ou vídeo com esses questionamentos. Permita que os alunos se manifestem por mensagens de texto ou áudios. Oriente-os desde o início que, para a realização desta aula, serão necessários materiais recicláveis diversos, como caixas usadas, tinta guache, papelão, papel crepom, caneta hidrocor, lápis de cor etc.
Contextualização (60 minutos)
Apresente o slide disponível no plano original à turma. Para isso, você pode gravar e enviar um áudio ou um vídeo lendo as informações. Em seguida, pergunte aos alunos se eles já escutaram a cantiga popular “Se essa rua fosse minha”, disponível aqui. Diga que no slide apresentado há pistas sobre as estrofes da canção, ou seja, que há imagens na sequência em que aparecem na música: brilhante, bosque, anjo e coração. Cante com a classe quantas vezes julgar necessário. Em seguida, questione-os:
- Qual o assunto dessa cantiga? Resposta: uma rua
- Quem a canta deseja modificar quais elementos da rua? Resposta: ladrilhar com brilhantes
- Como é a rua da casa de vocês? Fechem os olhos e se lembrem dela (Oriente as reflexões perguntando se há outras casas, se a rua é pavimentada, se há sujeira, se há plantas etc.)
Permita que alguns alunos digam como é a rua em que moram. Eles podem gravar áudios falando sobre ela ou podem desenhá-la por meio das ferramentas do Paint ou Google Desenhos. Finalize questionando:
- O que gostariam de colocar na rua em que moram?
Solicite que reflitam. A ideia nesta etapa é sensibilizá-los para as reflexões sobre o lugar onde vivem. A partir das narrativas sobre as ruas de cada um, eles devem perceber que esses lugares não são todos iguais.
Problematização (50 minutos)
Dando continuidade à atividade anterior, encaminhe o slide do plano original aos alunos. Peça que observem as cinco fotos de ruas diferentes. Conduza a discussão de forma que eles identifiquem as diferenças com relação à sujeira, à pavimentação, à presença ou não de prédios, aos tipos de casas etc. Oriente que falem sobre o que estão observando e os questione:
- O que há em comum nas cinco fotos apresentadas?
- As ruas são todas iguais?
- O que há de diferente nessas imagens?
- Quais dessas ruas mais se parecem com a rua de nossa escola?
Peça que encaminhem áudios ou mensagens de texto com as respostas. Diga para se lembrarem do que existe na rua da escola. Para isso, é importante encaminhar à turma registros fotográficos do local.
Ação propositiva
A atividade deverá ser realizada de forma assíncrona. Com o auxílio do Google Earth, os alunos podem fazer a observação da rua da escola. Você pode gravar esse trajeto e disponibilizar às crianças. Ainda assim, o registro fotográfico pode resolver este momento. Explique que a partir das observações, eles farão uma maquete, que é uma representação em tamanho reduzido de um local.
Em seguida oriente que eles irão precisar de materiais recicláveis. Os alunos devem decidir quais objetos serão utilizados para representar cada espaço. Por exemplo: caixa de sapato para a escola, rolo de papel higiênico e crepom verde para as árvores, caixa de remédios para as casas etc. Nesta etapa, a família deverá auxiliar nas produções. Faça perguntas que mobilizem os referenciais espaciais (frente, atrás, ao lado etc.).
Sistematização (60 minutos)
Neste momento, pergunte aos alunos: essa maquete os ajuda a lembrar e se localizar na rua da escola? Por quê?
Espera-se que respondam que sim, pois, com a representação em miniatura, fica mais fácil se localizar e notar as qualidades e dificuldades do espaço. Em seguida, encaminhe a cada aluno uma folha da atividade “O que tem nessa rua?”, disponível aqui.
Nesta atividade, há duas colunas, indicadas pela mãos de positivo e de negativo. No lado positivo da coluna, os alunos deverão desenhar e escrever coisas boas que perceberam na rua da escola. No lado negativo, o contrário. Caso ainda não tenham domínio da escrita, eles poderão desenhar e um adulto da família pode ser o escriba.
Nesta atividade também há um quadro em que as crianças deverão propor alguma melhoria para a rua da escola, partindo da reflexão proposta na cantiga “Se essa rua fosse minha”. Para terminar a aula, peça que os alunos encaminhem a atividade com as respostas e uma fotografia da maquete que construíram com o auxílio da família.
Convite às famílias
Os familiares deverão auxiliar na confecção das maquetes. Abaixo seguem dois vídeos que podem ajudar na produção:
- “Como fazer uma maquete escolar fácil - Passo a passo”, disponível aqui.
- “Como fazer uma super maquete de papel”, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline P. Ramirez Barbosa
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Elaborar maquete da rua da escola a partir de suas características, considerando os referenciais espaciais (frente, atrás, esquerda, direita etc.)
Habilidade (s) da Base: (EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA