17730
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - OBSERVAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA RUA DA ESCOLA

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre elaborar maquete da rua da escola a partir de suas características, considerando os referenciais espaciais (frente, atrás, esquerda, direita etc.)

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Pereira Ramirez Barbosa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia, EF01GE09- Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. As atividades estão distribuídas para serem realizadas na sala de aula e um estudo de meio (passeio) pela rua da escola.

Materiais necessários: Materiais recicláveis diversos que você poderá antecipadamente solicitar aos alunos que tragam à escola, como por exemplo: caixas de sapato, de remédios, produtos de higiene; tintas guache para pintura, papelão para base da maquete, papéis crepons de cores variadas, caneta hidrocor, lápis de cor; cópia da atividade e das imagens.

Material complementar:

Atividade de sistematização “O que tem nessa rua?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nPCXzE6jc5cNAQknrAmfdhytrchXrcNkFjKRWGdFtQ7a2sZemmc6rkMQmnyA/geo1-09und10-atividade-o-que-tem-nessa-rua.pdf

Para saber mais:

SILVA. Eduardo R. Franco da. Utilização da maquete como recurso didático para o ensino da Geografia. In: IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade, Maceió-AL, 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufal.br/index.php/educacaogeografica/article/download/4419/3189>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios: É importante que os alunos já possuam noções dos referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) tendo o corpo como referência.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Solicite que os alunos leiam e se necessário auxilie-os. Questione se sabem o que significa a palavra maquete, se já viram alguma e quais relações há entre as palavras observar, representar e maquete. Ouça com atenção as possíveis hipóteses, mas não antecipe conceitos. Diga que esse será o tema da aula de hoje e que no decorrer das atividades esse conceito será construído.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente este slide e coletivamente realize a leitura. Caso necessário escreva no quadro. Pergunte aos alunos se já escutaram a cantiga popular “Se essa rua fosse minha”, cante-a para os alunos e oriente que no slide há pistas sobre as estrofes da cantiga, ou seja imagens na sequência em que aparecem: brilhante, bosque, anjo e coração. Cante com os alunos duas vezes ou mais vezes se julgar necessário.

Letra: Se essa rua fosse minha (Cantiga popular/Domínio público)

Se essa rua

Se essa rua fosse minha

Eu mandava

Eu mandava ladrilhar

Com pedrinhas

Com pedrinhas de brilhantes

Para o meu

Para o meu amor passar

Nessa rua

Nessa rua tem um bosque

Que se chama

Que se chama solidão

Dentro dele

Dentro dele mora um anjo

Que roubou

Que roubou meu coração

Se eu roubei

Se eu roubei teu coração

É porque

É porque te quero bem

Se eu roubei

Se eu roubei teu coração

É porque

Tu robaste o meu também

Após cantar com os alunos questione-os:

  • Qual o assunto dessa cantiga? Resposta: Uma rua
  • Quem a canta deseja modificar quais elementos da rua? Resposta: Ladrilhar com brilhantes
  • Como é a rua da casa de vocês? Fechem os olhos e se lembrem dela (Oriente as reflexões perguntando se há outras casas, se a rua é pavimentada, se há sujeira na rua, se há plantas e árvores, etc)

Permita que alguns alunos narrem como é a rua em que moram. Finalize questionando:

  • O que gostariam de colocar na rua em que moram?

Solicite que reflitam. A ideia nesta etapa é sensibilizá-los para as reflexões sobre o lugar onde vivem e que a partir das narrativas sobre as ruas de cada um percebam que esses lugares não são todos iguais.

Para saber mais:

Se essa rua fosse minha - Galinha Pintadinha 2. Youtube, 2011 (3min15seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IuZf_xTt_JU > Acesso em: 20 mai 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Dando continuidade à atividade anterior projete este slide, ou apresente imagens similares e permita que os alunos observem as cinco fotos de ruas diferentes. Conduza a discussão de forma que os alunos identifiquem, ao observarem as imagens as diferenças entre as ruas, quanto a sujeira, a pavimentação, a presença ou não de prédios, tipos de casas. Oriente que falem sobre o que estão observando e indague-os:

  • O que há em comum nestas cinco fotos apresentadas?
  • As ruas são todas iguais?
  • O que há de diferente nessas imagens?
  • Quais dessas ruas mais se parecem com a rua de nossa escola?

Neste momento ouça atentamente as respostas e reflexões sobre a infraestrutura ou falta dela que possivelmente notarão nas imagens. Diga que para verificarem o que há na rua da escola vocês darão início a uma próxima atividade. Solicite que fiquem atentos para proceder a explicação.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 60 minutos

Orientações: Neste momento realize um estudo do meio com os alunos pela rua da escola (rua frontal apenas). Projete este slide ou escreva no quadro. Leia a proposta e explique aos alunos que será realizado um passeio pela rua da escola e que todos deverão observar com muita atenção os elementos que há nesse lugar. Explique que a partir dessas observações vocês farão uma maquete, que é uma representação em tamanho reduzido do local observado utilizando material reciclável para indicar algo, como por exemplo uma casa.

Dê orientações quanto a conduta dos alunos e comportamentos esperados, uma vez que estarão em um ambiente fora da escola.

Proceda o passeio pela rua da escola reforçando a importância da observação desse espaço aos alunos.

Ao voltar para sala de aula faça uma roda de conversa e anote no quadro todos os elementos que os alunos observaram neste trajeto: casas, praças, árvores, comércios, infraestrutura, etc.

Em seguida deixe a mostra os materiais recicláveis disponíveis e juntamente com os alunos decidam quais objetos serão utilizados para representar cada espaço, por exemplo: caixa de sapato para representar a escola, rolo de papel higiênico e crepom verde para representar as árvores, caixa de remédios para representar as casas, etc.

Defina pequenos grupos que serão responsáveis pela construção de cada representação: casa, árvores, praças, comércios, etc. Percorra os grupos orientando-os quanto a confecção e tempo para execução da atividade.

Ao terminar a construção individual dos elementos pertencentes à rua da escola, disponha os alunos sentados em círculo e ao centro coloque a base de papelão, trace com caneta hidrocor a rua da escola e cole a representação da escola no espaço destinado a ela seguindo as observações realizadas pelo grupo. Prossiga dessa forma até colar todos os elementos da rua da escola na maquete. É importante que sempre antes de colar a representação valide a localização com o grupo. Faça perguntas que mobilizem os referenciais espaciais (frente, atrás, ao lado etc), tendo como orientação os elementos representados na maquete.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Neste momento permita que todos os alunos observem a maquete elaborada coletivamente. Questione-os:

  • Essa maquete os ajuda a lembrar e se localizar melhor pela rua da escola? Por quê?

Espera-se que respondam que sim, pois com a representação em miniatura da rua da escola e seus componentes fica mais fácil a localização e também notar as qualidades e dificuldades desse espaço.

Em seguida, entregue a cada aluno uma folha da atividade “O que tem nessa rua?”

Nesta atividade há duas colunas indicadas pela mão de positivo e negativo. No lado positivo da coluna os alunos deverão desenhar e escrever coisas boas que perceberam na rua da escola e no lado negativo o contrário (caso os alunos ainda não tenham o domínio da escrita poderão desenhar e o professor ser o escriba). Nesta atividade também há um quadro em que os alunos deverão propor alguma melhoria para a rua da escola, partindo da reflexão proposta na cantiga: “Se essa rua fosse minha”.

Para terminar a aula partilhe algumas respostas com o grupo e realize uma exposição da maquete e das atividades de reflexão oriundas dela.

Atividade de sistematização “O que tem nessa rua?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nPCXzE6jc5cNAQknrAmfdhytrchXrcNkFjKRWGdFtQ7a2sZemmc6rkMQmnyA/geo1-09und10-atividade-o-que-tem-nessa-rua.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia, EF01GE09- Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. As atividades estão distribuídas para serem realizadas na sala de aula e um estudo de meio (passeio) pela rua da escola.

Materiais necessários: Materiais recicláveis diversos que você poderá antecipadamente solicitar aos alunos que tragam à escola, como por exemplo: caixas de sapato, de remédios, produtos de higiene; tintas guache para pintura, papelão para base da maquete, papéis crepons de cores variadas, caneta hidrocor, lápis de cor; cópia da atividade e das imagens.

Material complementar:

Atividade de sistematização “O que tem nessa rua?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nPCXzE6jc5cNAQknrAmfdhytrchXrcNkFjKRWGdFtQ7a2sZemmc6rkMQmnyA/geo1-09und10-atividade-o-que-tem-nessa-rua.pdf

Para saber mais:

SILVA. Eduardo R. Franco da. Utilização da maquete como recurso didático para o ensino da Geografia. In: IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade, Maceió-AL, 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufal.br/index.php/educacaogeografica/article/download/4419/3189>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios: É importante que os alunos já possuam noções dos referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) tendo o corpo como referência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Solicite que os alunos leiam e se necessário auxilie-os. Questione se sabem o que significa a palavra maquete, se já viram alguma e quais relações há entre as palavras observar, representar e maquete. Ouça com atenção as possíveis hipóteses, mas não antecipe conceitos. Diga que esse será o tema da aula de hoje e que no decorrer das atividades esse conceito será construído.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente este slide e coletivamente realize a leitura. Caso necessário escreva no quadro. Pergunte aos alunos se já escutaram a cantiga popular “Se essa rua fosse minha”, cante-a para os alunos e oriente que no slide há pistas sobre as estrofes da cantiga, ou seja imagens na sequência em que aparecem: brilhante, bosque, anjo e coração. Cante com os alunos duas vezes ou mais vezes se julgar necessário.

Letra: Se essa rua fosse minha (Cantiga popular/Domínio público)

Se essa rua

Se essa rua fosse minha

Eu mandava

Eu mandava ladrilhar

Com pedrinhas

Com pedrinhas de brilhantes

Para o meu

Para o meu amor passar

Nessa rua

Nessa rua tem um bosque

Que se chama

Que se chama solidão

Dentro dele

Dentro dele mora um anjo

Que roubou

Que roubou meu coração

Se eu roubei

Se eu roubei teu coração

É porque

É porque te quero bem

Se eu roubei

Se eu roubei teu coração

É porque

Tu robaste o meu também

Após cantar com os alunos questione-os:

  • Qual o assunto dessa cantiga? Resposta: Uma rua
  • Quem a canta deseja modificar quais elementos da rua? Resposta: Ladrilhar com brilhantes
  • Como é a rua da casa de vocês? Fechem os olhos e se lembrem dela (Oriente as reflexões perguntando se há outras casas, se a rua é pavimentada, se há sujeira na rua, se há plantas e árvores, etc)

Permita que alguns alunos narrem como é a rua em que moram. Finalize questionando:

  • O que gostariam de colocar na rua em que moram?

Solicite que reflitam. A ideia nesta etapa é sensibilizá-los para as reflexões sobre o lugar onde vivem e que a partir das narrativas sobre as ruas de cada um percebam que esses lugares não são todos iguais.

Para saber mais:

Se essa rua fosse minha - Galinha Pintadinha 2. Youtube, 2011 (3min15seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IuZf_xTt_JU > Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Dando continuidade à atividade anterior projete este slide, ou apresente imagens similares e permita que os alunos observem as cinco fotos de ruas diferentes. Conduza a discussão de forma que os alunos identifiquem, ao observarem as imagens as diferenças entre as ruas, quanto a sujeira, a pavimentação, a presença ou não de prédios, tipos de casas. Oriente que falem sobre o que estão observando e indague-os:

  • O que há em comum nestas cinco fotos apresentadas?
  • As ruas são todas iguais?
  • O que há de diferente nessas imagens?
  • Quais dessas ruas mais se parecem com a rua de nossa escola?

Neste momento ouça atentamente as respostas e reflexões sobre a infraestrutura ou falta dela que possivelmente notarão nas imagens. Diga que para verificarem o que há na rua da escola vocês darão início a uma próxima atividade. Solicite que fiquem atentos para proceder a explicação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 60 minutos

Orientações: Neste momento realize um estudo do meio com os alunos pela rua da escola (rua frontal apenas). Projete este slide ou escreva no quadro. Leia a proposta e explique aos alunos que será realizado um passeio pela rua da escola e que todos deverão observar com muita atenção os elementos que há nesse lugar. Explique que a partir dessas observações vocês farão uma maquete, que é uma representação em tamanho reduzido do local observado utilizando material reciclável para indicar algo, como por exemplo uma casa.

Dê orientações quanto a conduta dos alunos e comportamentos esperados, uma vez que estarão em um ambiente fora da escola.

Proceda o passeio pela rua da escola reforçando a importância da observação desse espaço aos alunos.

Ao voltar para sala de aula faça uma roda de conversa e anote no quadro todos os elementos que os alunos observaram neste trajeto: casas, praças, árvores, comércios, infraestrutura, etc.

Em seguida deixe a mostra os materiais recicláveis disponíveis e juntamente com os alunos decidam quais objetos serão utilizados para representar cada espaço, por exemplo: caixa de sapato para representar a escola, rolo de papel higiênico e crepom verde para representar as árvores, caixa de remédios para representar as casas, etc.

Defina pequenos grupos que serão responsáveis pela construção de cada representação: casa, árvores, praças, comércios, etc. Percorra os grupos orientando-os quanto a confecção e tempo para execução da atividade.

Ao terminar a construção individual dos elementos pertencentes à rua da escola, disponha os alunos sentados em círculo e ao centro coloque a base de papelão, trace com caneta hidrocor a rua da escola e cole a representação da escola no espaço destinado a ela seguindo as observações realizadas pelo grupo. Prossiga dessa forma até colar todos os elementos da rua da escola na maquete. É importante que sempre antes de colar a representação valide a localização com o grupo. Faça perguntas que mobilizem os referenciais espaciais (frente, atrás, ao lado etc), tendo como orientação os elementos representados na maquete.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Neste momento permita que todos os alunos observem a maquete elaborada coletivamente. Questione-os:

  • Essa maquete os ajuda a lembrar e se localizar melhor pela rua da escola? Por quê?

Espera-se que respondam que sim, pois com a representação em miniatura da rua da escola e seus componentes fica mais fácil a localização e também notar as qualidades e dificuldades desse espaço.

Em seguida, entregue a cada aluno uma folha da atividade “O que tem nessa rua?”

Nesta atividade há duas colunas indicadas pela mão de positivo e negativo. No lado positivo da coluna os alunos deverão desenhar e escrever coisas boas que perceberam na rua da escola e no lado negativo o contrário (caso os alunos ainda não tenham o domínio da escrita poderão desenhar e o professor ser o escriba). Nesta atividade também há um quadro em que os alunos deverão propor alguma melhoria para a rua da escola, partindo da reflexão proposta na cantiga: “Se essa rua fosse minha”.

Para terminar a aula partilhe algumas respostas com o grupo e realize uma exposição da maquete e das atividades de reflexão oriundas dela.

Atividade de sistematização “O que tem nessa rua?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nPCXzE6jc5cNAQknrAmfdhytrchXrcNkFjKRWGdFtQ7a2sZemmc6rkMQmnyA/geo1-09und10-atividade-o-que-tem-nessa-rua.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano