17728
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - MAPAS SIMPLES: ELABORAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre elaborar e realizar leitura de mapas simples utilizando desenhos ou planta baixa relacionado a um contexto pré definido.

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Pereira Ramirez Barbosa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE09: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para o desenvolvimento das atividades deste plano recomenda-se que os alunos trabalhem em quartetos, desta forma, já deixe a sala organizada dessa maneira desde o início da aula. Recomenda-se realizar agrupamentos mesclando alunos com maior domínio na leitura e escrita com alunos com mais dificuldades, assim um auxilia o outro.

Materiais necessários: Papel sulfite, lápis de escrever, borracha, lápis de cor, caneta hidrocor, cópia das atividades complementares que poderão ser coladas no caderno.

Material complementar:

Atividade “História guia para elaboração de mapa”:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qYmJdFgHk4CJaHqNXz5MYvR6Te6QHF3SYZWXX4AWHB2VYxMSTmaHVEzA7p89/geo1-09und08-historia-guia-para-a-elaboracao-de-mapas.pdf

Imagens do campo de futebol:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5SeqfvPrAs7vPprB2YwWxazgt2bvrnvsed44HE6pdBgSpz5tpEaGqmqJxm6V/geo1-09und08-imagens-do-campo-de-futebol.pdf

Para você saber mais:

NEGRÃO, Patrícia. Desenhar hoje para ler mapas no futuro. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2267/desenhar-hoje-para-ler-mapas-no-futuro>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios: Para esta atividade recomenda-se que os alunos já tenham internalizados conceitos referentes às relações projetivas: esquerda, direita, frente, atrás, em cima, embaixo, etc. Se desejar, previamente retome esses conceitos a partir do plano de aula disponibilizado no site da Nova Escola:

PARAGUAI, Elaine Ap. Plano de aula: Lateralidade e esquema corporal. Nova Escola. Disponível em: < https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4991/lateralidade-e-esquema-corporal>. Acesso em: 20 mai 2019.

BARBOSA, Aline Pereira R. Plano de aula - Em cima, embaixo, dentro e fora: seguindo as pistas para se localizar. Nova Escola. Disponível em: < https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5746/em-cima-embaixo-dentro-e-fora-seguindo-as-pistas-para-se-localizar>. Acesso em: 20 mai 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Permita que os alunos leiam e se for necessário os auxilie. Motive as respostas para a indagação inicial da aula, ouça os exemplos dados, as explicações, mas não antecipe afirmações e nem conceitos, pois isso será construído ao longo do plano.

Para você saber mais:

Neste artigo você encontrará quatro pontos importantes sobre as utilidades dos mapas:

PENA, Rodolfo F. Alves. Importância dos Mapas. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/geografia/importancia-dos-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete este slide ou apresente as imagens impressas, elas estarão disponíveis no material complementar em tamanho ampliado, solicite que verbalizem o que cada imagem representa.

É provável que os alunos opinem que tanto a imagem 1 quanto a 2 referem-se a campos de futebol, no entanto a imagem 3 poderá causar dúvida por se tratar de uma representação com formas geométricas que representam os campos.

Aproveite esse momento para relatar aos alunos que as 3 imagens se referem a um campo de futebol. Feito isso questione:

  • Em qual das imagens aparece a imagem real de um campo de futebol?
  • Em qual das imagens aparece um desenho do campo de futebol?
  • Em qual das imagens aparece uma representação com símbolos (formas geométricas) do campo de futebol?

Espera-se que os alunos compreendam que um mesmo lugar, uma mesma paisagem pode ter diversas representações.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5SeqfvPrAs7vPprB2YwWxazgt2bvrnvsed44HE6pdBgSpz5tpEaGqmqJxm6V/geo1-09und08-imagens-do-campo-de-futebol.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete ou apresente este slide impresso. Caso opte pela segunda opção, se possível disponibilize aos grupos uma cópia para que fique mais fácil a visualização dessa planta baixa. Leia com os alunos o enunciado acima da representação. Permita que observem os diferentes espaços que compõem essa escola. Questione-os:

Quantos espaços diferentes há nessa escola? Resposta 15

  • Há quantas salas de aula? (Resposta: 6)
  • O jardim está representado por qual forma geométrica? (Resposta: círculo)
  • E a quadra da escola, qual foi a forma geométrica utilizada para sua representação? (Resposta: retângulo)
  • Essa escola se parece com a sua? Por quê? (Resposta: pessoal)

Terminado esse momento informe que Fernanda, aluna dessa escola, perdeu sua garrafinha de água. Solicite que os alunos observem a representação da escola e informe em qual local da escola está a garrafinha de água de Fernanda. (Resposta: secretaria).

Peça que expliquem verbalmente à Fernanda, que estuda na sala 1, como ela deverá fazer para chegar até à secretaria. Neste momento não auxilie na elaboração do raciocínio, permita que diferentes alunos se expressem e complementem as respostas uns dos outros, ou informe diferentes trajetos.

Caso deseje, ao invés de projetar ou imprimir o slide, você poderá desenhar uma planta semelhante a esta, ou que corresponda a sua escola e realidade no quadro.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Dando continuidade à atividade anterior explique aos alunos que agora cada grupo receberá uma breve história e que a partir dela deverá criar uma representação em forma de mapa desta cena, poderão utilizar desenhos ou realizar a planta baixa, usando formas geométricas, como na representação da escola de Fernanda. Diga que eles devem caprichar nessa criação e combinar entre si como será essa representação. Entregue a cada grupo uma atividade “História guia para mapa”, você verá que nos materiais complementares há 7 histórias, escolha apenas 1 para cada grupo.

Neste momento percorra todos os grupos e auxilie na leitura da história caso os alunos tenham dificuldades. É importante que anteriormente ao desenho final do mapa eles conversem, troquem sugestões e validem as ideias uns dos outros. Incentive a tomada de decisões entre o grupo, bem como a autorregulação. Se necessário entregue uma folha rascunho para que esbocem a representação e em seguida façam a atividade na “folha oficial”.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qYmJdFgHk4CJaHqNXz5MYvR6Te6QHF3SYZWXX4AWHB2VYxMSTmaHVEzA7p89/geo1-09und08-historia-guia-para-a-elaboracao-de-mapas.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Converse com os alunos e explique que cada grupo irá ler sua história guia e apresentar o mapa que elaborou para ela explicando aos demais colegas. Você poderá solicitar que os grupos vão até a frente da sala, falem de seus lugares ou realize uma roda de conversa com os alunos sentados no chão e em círculo para partilharem este momento. Neste ato, permita que os colegas intervenham e proponham melhorias aos mapas apresentados. Terminada esta etapa volte a questão inicial desta aula “Mapas, para que servem? ”

Permita que se expressem e exemplifiquem relacionando as situações vivenciadas nesta aula. Observe se os alunos perceberam e verbalizaram que os mapas servem para demonstrar alguma realidade, para comunicar algo a partir de sua representação e assim contribuir para a localização de lugares, objetos, etc. Reforce essa ideia retomando e relacionando essa ideia a cada momento deste plano.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE09: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para o desenvolvimento das atividades deste plano recomenda-se que os alunos trabalhem em quartetos, desta forma, já deixe a sala organizada dessa maneira desde o início da aula. Recomenda-se realizar agrupamentos mesclando alunos com maior domínio na leitura e escrita com alunos com mais dificuldades, assim um auxilia o outro.

Materiais necessários: Papel sulfite, lápis de escrever, borracha, lápis de cor, caneta hidrocor, cópia das atividades complementares que poderão ser coladas no caderno.

Material complementar:

Atividade “História guia para elaboração de mapa”:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qYmJdFgHk4CJaHqNXz5MYvR6Te6QHF3SYZWXX4AWHB2VYxMSTmaHVEzA7p89/geo1-09und08-historia-guia-para-a-elaboracao-de-mapas.pdf

Imagens do campo de futebol:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5SeqfvPrAs7vPprB2YwWxazgt2bvrnvsed44HE6pdBgSpz5tpEaGqmqJxm6V/geo1-09und08-imagens-do-campo-de-futebol.pdf

Para você saber mais:

NEGRÃO, Patrícia. Desenhar hoje para ler mapas no futuro. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2267/desenhar-hoje-para-ler-mapas-no-futuro>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios: Para esta atividade recomenda-se que os alunos já tenham internalizados conceitos referentes às relações projetivas: esquerda, direita, frente, atrás, em cima, embaixo, etc. Se desejar, previamente retome esses conceitos a partir do plano de aula disponibilizado no site da Nova Escola:

PARAGUAI, Elaine Ap. Plano de aula: Lateralidade e esquema corporal. Nova Escola. Disponível em: < https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4991/lateralidade-e-esquema-corporal>. Acesso em: 20 mai 2019.

BARBOSA, Aline Pereira R. Plano de aula - Em cima, embaixo, dentro e fora: seguindo as pistas para se localizar. Nova Escola. Disponível em: < https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5746/em-cima-embaixo-dentro-e-fora-seguindo-as-pistas-para-se-localizar>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Permita que os alunos leiam e se for necessário os auxilie. Motive as respostas para a indagação inicial da aula, ouça os exemplos dados, as explicações, mas não antecipe afirmações e nem conceitos, pois isso será construído ao longo do plano.

Para você saber mais:

Neste artigo você encontrará quatro pontos importantes sobre as utilidades dos mapas:

PENA, Rodolfo F. Alves. Importância dos Mapas. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/geografia/importancia-dos-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete este slide ou apresente as imagens impressas, elas estarão disponíveis no material complementar em tamanho ampliado, solicite que verbalizem o que cada imagem representa.

É provável que os alunos opinem que tanto a imagem 1 quanto a 2 referem-se a campos de futebol, no entanto a imagem 3 poderá causar dúvida por se tratar de uma representação com formas geométricas que representam os campos.

Aproveite esse momento para relatar aos alunos que as 3 imagens se referem a um campo de futebol. Feito isso questione:

  • Em qual das imagens aparece a imagem real de um campo de futebol?
  • Em qual das imagens aparece um desenho do campo de futebol?
  • Em qual das imagens aparece uma representação com símbolos (formas geométricas) do campo de futebol?

Espera-se que os alunos compreendam que um mesmo lugar, uma mesma paisagem pode ter diversas representações.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5SeqfvPrAs7vPprB2YwWxazgt2bvrnvsed44HE6pdBgSpz5tpEaGqmqJxm6V/geo1-09und08-imagens-do-campo-de-futebol.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete ou apresente este slide impresso. Caso opte pela segunda opção, se possível disponibilize aos grupos uma cópia para que fique mais fácil a visualização dessa planta baixa. Leia com os alunos o enunciado acima da representação. Permita que observem os diferentes espaços que compõem essa escola. Questione-os:

Quantos espaços diferentes há nessa escola? Resposta 15

  • Há quantas salas de aula? (Resposta: 6)
  • O jardim está representado por qual forma geométrica? (Resposta: círculo)
  • E a quadra da escola, qual foi a forma geométrica utilizada para sua representação? (Resposta: retângulo)
  • Essa escola se parece com a sua? Por quê? (Resposta: pessoal)

Terminado esse momento informe que Fernanda, aluna dessa escola, perdeu sua garrafinha de água. Solicite que os alunos observem a representação da escola e informe em qual local da escola está a garrafinha de água de Fernanda. (Resposta: secretaria).

Peça que expliquem verbalmente à Fernanda, que estuda na sala 1, como ela deverá fazer para chegar até à secretaria. Neste momento não auxilie na elaboração do raciocínio, permita que diferentes alunos se expressem e complementem as respostas uns dos outros, ou informe diferentes trajetos.

Caso deseje, ao invés de projetar ou imprimir o slide, você poderá desenhar uma planta semelhante a esta, ou que corresponda a sua escola e realidade no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Dando continuidade à atividade anterior explique aos alunos que agora cada grupo receberá uma breve história e que a partir dela deverá criar uma representação em forma de mapa desta cena, poderão utilizar desenhos ou realizar a planta baixa, usando formas geométricas, como na representação da escola de Fernanda. Diga que eles devem caprichar nessa criação e combinar entre si como será essa representação. Entregue a cada grupo uma atividade “História guia para mapa”, você verá que nos materiais complementares há 7 histórias, escolha apenas 1 para cada grupo.

Neste momento percorra todos os grupos e auxilie na leitura da história caso os alunos tenham dificuldades. É importante que anteriormente ao desenho final do mapa eles conversem, troquem sugestões e validem as ideias uns dos outros. Incentive a tomada de decisões entre o grupo, bem como a autorregulação. Se necessário entregue uma folha rascunho para que esbocem a representação e em seguida façam a atividade na “folha oficial”.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qYmJdFgHk4CJaHqNXz5MYvR6Te6QHF3SYZWXX4AWHB2VYxMSTmaHVEzA7p89/geo1-09und08-historia-guia-para-a-elaboracao-de-mapas.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Converse com os alunos e explique que cada grupo irá ler sua história guia e apresentar o mapa que elaborou para ela explicando aos demais colegas. Você poderá solicitar que os grupos vão até a frente da sala, falem de seus lugares ou realize uma roda de conversa com os alunos sentados no chão e em círculo para partilharem este momento. Neste ato, permita que os colegas intervenham e proponham melhorias aos mapas apresentados. Terminada esta etapa volte a questão inicial desta aula “Mapas, para que servem? ”

Permita que se expressem e exemplifiquem relacionando as situações vivenciadas nesta aula. Observe se os alunos perceberam e verbalizaram que os mapas servem para demonstrar alguma realidade, para comunicar algo a partir de sua representação e assim contribuir para a localização de lugares, objetos, etc. Reforce essa ideia retomando e relacionando essa ideia a cada momento deste plano.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano