Atividade de Retomada
Plano de Aula
Plano de aula: Calculando perímetro e área de retângulos
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes
Mentor: Fábio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.
Objetivos específicos
- Conhecer medidas de superfície e seu contorno, sabendo diferenciá-las e comparar áreas por sobreposição e contagem de figuras planas pelos quadradinhos em malhas quadriculadas.
- Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes.
Conceito-chave
Perímetro e área de figuras planas.
Recursos necessários
- Caderno,
- lápis,
- borracha,
- papel quadriculado,
- lápis de cor,
- papel sulfite para fotocópias.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Conhecer medidas de superfície e seu contorno, sabendo diferenciá-las e comparar áreas por sobreposição e contagem de figuras planas pelos quadradinhos em malhas quadriculadas.
- Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Fazer leitura compartilhada com os alunos
Discuta com a turma:
- Vocês podem me dizer o que é perímetro e área?
- Qual a diferença entre os dois?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: A noção de perímetro e área são relembrados por meio de perguntas conceituais e reforçando com uma atividade simples. Nesta atividade, os alunos desenharão 4 quadrados em malha quadriculada 1cm X 1cm, na formação que desejarem, com auxílio da régua. Para relembrar o conceito de perímetro eles deverão fazer o contorno dos quadrados com lápis de cor ou caneta hidrográfica. Feito isso, pedir que calculem o perímetro, identificando as medidas que formam o contorno da figura. Encontrado o perímetro, solicitar que achem a medida da área.
Propósito: Relembrar o conceito de perímetro e área de uma figura.
Discuta com a turma:
- Quem pode me dizer o que lembra sobre perímetro?
- E área?
- Como fazemos para achar a medida das duas?
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: A noção de perímetro e área são relembrados, por meio de perguntas conceituais e reforçando com uma atividade simples. Nesta atividade, os alunos desenharão 4 quadrados em malha quadriculada 1cm X 1cm, na formação que desejarem, com auxílio da régua. Para relembrar o conceito de perímetro eles deverão fazer o contorno dos quadrados com lápis de cor ou caneta hidrográfica. Feito isso, pedir que calculem o perímetro, identificando as medidas que formam o contorno da figura. Encontrado o perímetro, solicitar que achem a medida da área. Para encontrar a área total da figura, o aluno terá decompô-la em 2 retângulos, achar a medida de área dos dois e somar os resultados.
Propósito: Relembrar o conceito de perímetro e área de uma figura.
Discuta com a turma:
- Quem pode me dizer o que lembra sobre perímetro?
- E área?
- Como fazemos para achar a medida das duas?
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: A noção de perímetro e área são relembrados, por meio de perguntas conceituais e reforçando com uma atividade simples. Nesta atividade, os alunos desenharão 4 quadrados em malha quadriculada 1cm X 1cm, na formação que desejarem, com auxílio da régua. Para relembrar o conceito de perímetro eles deverão fazer o contorno dos quadrados com lápis de cor ou caneta hidrográfica. Feito isso, pedir que calculem o perímetro, identificando as medidas que formam o contorno da figura. Encontrado o perímetro, solicitar que achem a medida da área.
Propósito: Relembrar o conceito de perímetro e área de uma figura.
Discuta com a turma:
- Quem pode me dizer o que lembra sobre perímetro?
- E área?
- Como fazemos para achar a medida das duas?
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: A noção de perímetro e área são relembrados, por meio de perguntas conceituais e reforçando com uma atividade simples. Nesta atividade, os alunos desenharão 4 quadrados em malha quadriculada 1cm X 1cm, na formação que desejarem, com auxílio da régua. Para relembrar o conceito de perímetro eles deverão fazer o contorno dos quadrados com lápis de cor ou caneta hidrográfica. Feito isso, pedir que calculem o perímetro, identificando as medidas que formam o contorno da figura. Encontrado o perímetro, solicitar que achem a medida da área.
Propósito: Relembrar o conceito de perímetro e área de uma figura.
Discuta com a turma:
- Quem pode me dizer o que lembra sobre perímetro?
- E área?
- Como fazemos para achar a medida das duas?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Os alunos devem ser separados em grupos de 4. O enunciado do problema pode ser passado na lousa ou dado em folha fotocopiada para os grupos. Inicialmente deve-se ler o enunciado do problema para classe e esclarecendo que o mesmo tem que ser resolvido em duas etapas. Primeiramente os alunos terão que calcular o perímetro de cada possível dimensão para o pomar. Feito isso, eles devem comparar os perímetros e verificar qual o que se encaixa na restrição dos 60m de tela para cerca. Os alunos devem perceber que há 3 dimensões que correspondem ao tamanho da cerca. Se apresentarem dificuldade em descobrir qual a opção certa, lembrá-los que precisam resolver a segunda parte do problema, pois precisam achar a medida da área maior para se fazer o pomar, respeitando a metragem imposta para a cerca.
Propósito: Cálculo de perímetro e área de uma região retangular, usando como medida padrão o m².
Discuta com a turma:
- Para resolver esse problema o que é preciso fazer primeiro?
- Vocês calcularam os perímetros das quatro sugestões, já dá pra saber qual a resposta a ser assinalada?
- Se não temos ainda a resposta de que tamanho terá o pomar, o quê precisamos achar ainda?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Os alunos devem ser separados em grupos de 4. O enunciado do problema pode ser passado na lousa ou dado em folha fotocopiada para os grupos. Inicialmente deve-se ler o enunciado do problema para classe e esclarecendo que o mesmo tem que ser resolvido em duas etapas. Primeiramente, os alunos terão que calcular o perímetro de cada possível dimensão para o pomar. Feito isso, eles devem comparar os perímetros e verificar qual o que se encaixa na restrição dos 60m de tela para cerca. Os alunos devem perceber que há 3 dimensões que correspondem ao tamanho da cerca. Se apresentarem dificuldade em descobrir qual a opção certa, lembrá-los que precisam resolver a segunda parte do problema, pois precisam achar a medida da área maior para se fazer o pomar, respeitando a metragem imposta para a cerca. Fazer o aluno perceber que há formas com perímetros iguais, mas suas áreas podem são diferentes.
Propósito: Cálculo de perímetro e área de uma região retangular, usando como medida padrão o m².
Discuta com a turma:
- Para resolver esse problema o que é preciso fazer primeiro?
- Vocês calcularam os perímetros das quatro sugestões, já dá pra saber qual a resposta a ser assinalada?
- Se não temos ainda a resposta de que tamanho terá o pomar, o quê precisamos achar ainda?
- Depois comparem os resultados encontrados de todos os tamanhos possíveis do pomar e tentem perceber uma relação entre eles.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como, identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade. Nesta atividade é importante também fazer o aluno perceber que dentre as 3 possíveis dimensões do pomar, embora elas possuíssem perímetros iguais, suas áreas diferentes.
Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.
Discuta com a turma:
- Como vocês começaram a resolver o problema?
- Tinha como resolver a primeira parte sem ter que resolver também a segunda parte do problema?
- Então que estratégias vocês usaram?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como, identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade. Nesta atividade é importante também fazer o aluno perceber que dentre as 3 possíveis dimensões do pomar, embora elas possuíssem perímetros iguais, suas áreas diferentes.
Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.
Discuta com a turma:
- Como vocês começaram a resolver o problema?
- Tinha como resolver a primeira parte sem ter que resolver também a segunda parte do problema?
- Então que estratégias vocês usaram?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: A discussão da atividade tem que ser dirigida pelo professor, onde serão organizados, sistematizados e resumidos os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Nesse momento da aula é importante promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los, assim como, identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade. Nesta atividade é importante também fazer o aluno perceber que dentre as 3 possíveis dimensões do pomar, embora elas possuíssem perímetros iguais, suas áreas diferentes.
Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.
Discuta com a turma:
- Como vocês começaram a resolver o problema?
- Tinha como resolver a primeira parte sem ter que resolver também a segunda parte do problema?
- Então que estratégias vocês usaram?
- Se nós compararmos os resultados dos perímetros e das áreas de cada item, o quê percebemos?
Encerramento
Tempo sugerido: 03 minutos.
Orientação: Fazer um levantamento sobre o quê se aprendeu na aula sobre perímetro e área.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Nesta atividade os alunos terão uma situação um pouco diferente da atividade principal. Eles usarão os mesmos conhecimentos para realizá-la, mas agora individualmente. Essa atividade pode ser passada no quadro ou ser entregue em fotocópia, disponível no modelo de impressão. O Raio X é uma atividade avaliativa para verificar se o conteúdo dado foi aprendido pelos alunos e se conseguem progredir resolvendo um problema de maior complexidade. Para acessar o resultado da atividade veja o documento Resolução de raio x.
Propósito: Verificar se houve apropriação, por parte dos alunos, dos conceitos estudados na aula.
Discuta com a turma:
- Em relação à atividade feita na sala, foi muito diferente resolver essa? Por quê?
- Como vocês tentaram resolvê-lo?
Materiais complementares para impressão:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_22GRM06
Recursos
- Necessários: malha quadriculada
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal, Discussão das soluções e Raio X
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa do plano de aula e solicite que utilizem uma malha quadriculada para fazerem a atividade. Caso eles não possuam malha quadriculada você pode sugerir que eles criem uma utilizando as folhas pautadas dos cadernos. Caso considere viável você pode sugerir que eles façam o desenho no software GeoGebra ou então utilizando a parte “explore” do jogo “Construtor de áreas” que você encontra no link a seguir: https://www.cokitos.pt/jogo-construtor-de-area/play/. Se a aula estiver ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham seus exemplos e conversem entre si, mas se estiver ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade. Solicite que os estudantes tentem resolver o problema. Você pode enviar o documento com a atividade se considerar mais viável, você o encontra aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RBfXDuMVWtmUkshmgnktCWKBV7hy2EzTx8r28DdwGTvf25BPrVtmVfY3eqWm/ativaula-mat5-22grm06.pdf. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos mostrem exponham suas respostas aos questionamentos presentes. Caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas respostas em formato de texto ou imagem (foto).
Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa da aula e pergunte aos alunos se alguém pensou em uma resolução diferente das apresentadas. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, sugerimos que você grave um vídeo explicando e comentando as soluções e nele mostre as conclusões dos slides. Caso o envio do vídeo não seja possível você pode compartilhar as imagens e explicar com um áudio ou texto a resolução.
Raio X
Professor(a), compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem resolver o problema. Você pode enviar o documento com a atividade caso considere mais viável, você o encontra aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YMh45Mv7sPUqY4tg9B3ayyc9j7MdnESNqHhNWPR7gdXtbEbp74MNQWDejnVS/ativraiox-mat5-22grm06.pdf. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas resoluções em formato de texto, imagem (foto) ou áudio.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre perímetro e áreas de figuras. Proponha que eles joguem “Construção de área” com seus familiares, eles o encontram no link a seguir: https://www.cokitos.pt/jogo-construtor-de-area/play/.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes
Mentor: Fábio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.
Objetivos específicos
- Conhecer medidas de superfície e seu contorno, sabendo diferenciá-las e comparar áreas por sobreposição e contagem de figuras planas pelos quadradinhos em malhas quadriculadas.
- Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes.
Conceito-chave
Perímetro e área de figuras planas.
Recursos necessários
- Caderno,
- lápis,
- borracha,
- papel quadriculado,
- lápis de cor,
- papel sulfite para fotocópias.