Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_22GRM06
Recursos
- Necessários: malha quadriculada
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal, Discussão das soluções e Raio X
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa do plano de aula e solicite que utilizem uma malha quadriculada para fazerem a atividade. Caso eles não possuam malha quadriculada você pode sugerir que eles criem uma utilizando as folhas pautadas dos cadernos. Caso considere viável você pode sugerir que eles façam o desenho no software GeoGebra ou então utilizando a parte “explore” do jogo “Construtor de áreas” que você encontra no link a seguir: https://www.cokitos.pt/jogo-construtor-de-area/play/. Se a aula estiver ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham seus exemplos e conversem entre si, mas se estiver ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade. Solicite que os estudantes tentem resolver o problema. Você pode enviar o documento com a atividade se considerar mais viável, você o encontra aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RBfXDuMVWtmUkshmgnktCWKBV7hy2EzTx8r28DdwGTvf25BPrVtmVfY3eqWm/ativaula-mat5-22grm06.pdf. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos mostrem exponham suas respostas aos questionamentos presentes. Caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas respostas em formato de texto ou imagem (foto).
Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa da aula e pergunte aos alunos se alguém pensou em uma resolução diferente das apresentadas. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, sugerimos que você grave um vídeo explicando e comentando as soluções e nele mostre as conclusões dos slides. Caso o envio do vídeo não seja possível você pode compartilhar as imagens e explicar com um áudio ou texto a resolução.
Raio X
Professor(a), compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem resolver o problema. Você pode enviar o documento com a atividade caso considere mais viável, você o encontra aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YMh45Mv7sPUqY4tg9B3ayyc9j7MdnESNqHhNWPR7gdXtbEbp74MNQWDejnVS/ativraiox-mat5-22grm06.pdf. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas resoluções em formato de texto, imagem (foto) ou áudio.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre perímetro e áreas de figuras. Proponha que eles joguem “Construção de área” com seus familiares, eles o encontram no link a seguir: https://www.cokitos.pt/jogo-construtor-de-area/play/.
Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa
Código: MAT5_22GRM06
(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.
AULA 04
AULA 05
AULA 08
AULA 09
AULA 10
Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade, superfície, tempo e massa com unidades padronizadas, relação entre as unidades de medida de massa, capacidade e comprimento e sua representação decimal, Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos e relações entre as duas medições, Medição do volume de cubo e paralelepípedo.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes