17727
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - MAPAS MENTAIS - TRAJETO DA ESCOLA

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre elaborar mapas mentais de trajetos da escola (desenhos) para demonstrar caminhos.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Pereira Ramirez Barbosa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE09 - Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para o desenvolvimento das atividades deste plano recomenda-se que os alunos trabalhem em quartetos, desta forma, já deixe a sala organizada dessa maneira desde o início da aula.

Materiais necessários: Papel sulfite, lápis de escrever, borracha, lápis de cor, papel manilha e caneta hidrocor.

Para você saber mais:

ARCHELA, R.S.; GRATÃO, L.H.B.; TROSTDORF, M.A.S. O lugar dos mapas mentais na representação do lugar. Revista Geografia, vol.13, n.1, jan/jun 2004, Londrina-PR. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/geografia/v13n1eletronica/7.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios: Para esta atividade recomenda-se que os alunos já tenham internalizados conceitos referentes às relações projetivas: esquerda, direita, frente, atrás, em cima, embaixo, etc. Se desejar, previamente retome esses conceitos a partir do plano de aula disponibilizado no site da Nova Escola:

PARAGUAI, Elaine Ap. Plano de aula: Lateralidade e esquema corporal. Nova Escola. Disponível em: < https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4991/lateralidade-e-esquema-corporal>. Acesso em: 20 mai 2019.

BARBOSA, Aline Pereira R. Plano de aula - Em cima, embaixo, dentro e fora: seguindo as pistas para se localizar. Nova Escola. Disponível em: < https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5746/em-cima-embaixo-dentro-e-fora-seguindo-as-pistas-para-se-localizar>. Acesso em: 20 mai 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Permita que os alunos o leiam e caso necessário os auxilie. Pergunte o que imaginam que irá ocorrer nesta aula, escute atentamente as respostas e em seguida dê início a contextualização.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Apresente o novo momento da aula, peça que se atentem, pois você lerá um poema e depois conversarão sobre ele. Realize a leitura do poema abaixo:

Atenção, detetive…

(Autor: José Paulo Paes, livro Brincando com as palavras)

Se você for detetive

descubra por mim

que ladrão roubou o cofre

do banco do jardim.

E que padre disse amém

para o amendoim.

Se você for detetive

faça um bom trabalho.

Me encontre o dentista

que arrancou o dente do alho.

E a vassoura sabida

que deixou a louca varrida.

Se você for detetive

um último lembrete.

Onde foi que esconderam

as mangas do colete?

E quem matou o piolho

Da cabeça do alfinete?

Ao findar a leitura pergunte aos alunos se gostaram do poema lido, aproveite para realizar um trabalho interdisciplinar e questione sobre as rimas percebidas (mim, jardim, amendoim, lembrete, colete, alfinete, trabalho, alho). Feito isso questione:

  • Quem é o personagem principal desse poema? (Detetive)
  • O que faz um detetive? (Desvenda mistérios, descobre as coisas, etc.)
  • O que ele precisa para encontrar tesouros e resolver mistérios? (Instrumentos como lupa, mapas, pistas, etc)
  • Se o detetive precisasse encontrar um tesouro perdido em uma ilha deserta? Um mapa ajudaria? O que vocês acham que deveria constar neste mapa? (Possíveis respostas: os desenhos dos locais nos quais ele deverá chegar para pegar as pistas, etc.)

Conclua dizendo que aprofundaremos mais esta discussão no decorrer das atividades.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie a discussão retomando a ideia presente no poema lido: e se nós fossemos um detetive com certeza precisaríamos de um mapa para descobrir o tesouro que estivéssemos procurando em uma ilha.

Em seguida projete a questão presente no slide. Permita que se expressem livremente. Escute atentamente o que disserem a respeito. Diga que para responder a questão todos devem pensar nas informações que o mapa deveria conter para que pudesse ajudar na busca de algo ou no deslocamento de alguém. Esclareça que um dos fatores mais importantes é que o mapa deve conter informações claras para ajudar seu leitor a extrair as informações que deseja.

É importante destacar que ao elaborar um mapa simples, os alunos localizam elementos principais, os que percebem como referenciais espaciais, sejam de localização ou deslocamento.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 60 minutos

Orientações: Para realizar esta atividade é importante que você faça um tour pela escola solicitando aos alunos que prestem atenção em todos os lugares pelos quais vocês passarão ao sair da sala de aula: jardins, pátio, outras salas de aulas, sala da diretora, secretaria, etc. É importante que verbalize para a turma o nome desses locais e se desejar relembre ou explique qual a função de determinado ambiente para o bom funcionamento da escola. Retorne à sala de aula e explique aos alunos a atividade que deverão criar juntamente com seu grupo:

Trata-se da elaboração de um mapa mental, ou seja, desenhos que representam a imagens espacial que os alunos têm de lugares da escola conhecidos por eles. Cada grupo deverá decidir e elaborar um único mapa mental (desenho) indicando um trajeto com saída da sala de aula até o local que guardará um tesouro escondido. Esse tesouro poderá ser um cartão com uma frase de incentivo nos estudos, frases sobre a importância da amizade, do respeito, etc. Permita que os alunos decidam entre si o local da escola em que o tesouro ficará escondido, medie possíveis desavenças e incentive o grupo a chegar em uma única definição quanto a este ambiente.

Feito isso entregue a cada equipe um cartão para que juntos elaborem o tesouro (Mensagens de incentivo), auxilie-os na escrita das frases e peça que enfeitem esse tesouro com muito capricho. Dê 15 minutos para a elaboração do cartão. Permita que um aluno de cada grupo saia para esconder o cartão (tesouro) no local combinado com a equipe.

Em seguida entregue a folha sulfite aos grupos e oriente os alunos a desenhar o caminho que os detetives de outros grupos deverão seguir da sala de aula até o local em que o tesouro estará escondido. Quando todos terminarem troquem os mapas mentais entre os grupos e permita que saiam seguindo o percurso desenhado pela outra equipe a procura do tesouro.

Estipule 20 minutos para essa procura. Tendo os grupos encontrado, ou não, o tesouro solicite que retornem à sala de aula para dar prosseguimento a próxima atividade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Ao retornar à sala realize uma roda de conversa, questionando os grupos:

  • Foi fácil encontrar o tesouro? Quais equipes encontraram? Quais não encontraram?
  • Para a(s) equipe(s) que encontraram o tesouro, o mapa de vocês estava bem representado? Como foi possível descobrir o local no qual o tesouro estava escondido?
  • Para a(s) equipe(s) que não encontraram o tesouro, por que vocês tiveram dificuldades?

Escute atentamente as respostas dos grupos. É possível que eles associem as dificuldades ou facilidades ao desenho elaborado pelos colegas no mapa mental e/ou a algum erro na representação do trajeto que deveriam seguir. Informe-os que neste último momento da aula terão a oportunidade de reparar as dificuldades percebidas auxiliando o professor a elaborar um mapa mental.

Fixe um pedaço de papel manilha no quadro, de aproximadamente 90 cmx80 cm de maneira que todos alunos consigam enxergar os desenhos realizados. Defina um trajeto (sugira um trajeto curto, devido ao tempo destinado a essa etapa- aqui o exemplo é o Pátio da escola). Com a caneta hidrocor faça o primeiro desenho representando a sala de aula e em seguida questione os alunos:

· Para ir da sala de aula ao pátio devo seguir por qual caminho, em frente, atrás, direita, etc…

· Passamos por quais lugares da escola?

Realize essas intervenções até desenhar todo mapa mental que os leva da sala de aula ao pátio. Para verificar se de fato elaboraram o mapa mental de maneira correta você poderá realizar o percurso com os alunos mostrando a representação coletiva que eles te orientaram a desenhar.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE09 - Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para o desenvolvimento das atividades deste plano recomenda-se que os alunos trabalhem em quartetos, desta forma, já deixe a sala organizada dessa maneira desde o início da aula.

Materiais necessários: Papel sulfite, lápis de escrever, borracha, lápis de cor, papel manilha e caneta hidrocor.

Para você saber mais:

ARCHELA, R.S.; GRATÃO, L.H.B.; TROSTDORF, M.A.S. O lugar dos mapas mentais na representação do lugar. Revista Geografia, vol.13, n.1, jan/jun 2004, Londrina-PR. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/geografia/v13n1eletronica/7.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios: Para esta atividade recomenda-se que os alunos já tenham internalizados conceitos referentes às relações projetivas: esquerda, direita, frente, atrás, em cima, embaixo, etc. Se desejar, previamente retome esses conceitos a partir do plano de aula disponibilizado no site da Nova Escola:

PARAGUAI, Elaine Ap. Plano de aula: Lateralidade e esquema corporal. Nova Escola. Disponível em: < https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4991/lateralidade-e-esquema-corporal>. Acesso em: 20 mai 2019.

BARBOSA, Aline Pereira R. Plano de aula - Em cima, embaixo, dentro e fora: seguindo as pistas para se localizar. Nova Escola. Disponível em: < https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5746/em-cima-embaixo-dentro-e-fora-seguindo-as-pistas-para-se-localizar>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Permita que os alunos o leiam e caso necessário os auxilie. Pergunte o que imaginam que irá ocorrer nesta aula, escute atentamente as respostas e em seguida dê início a contextualização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Apresente o novo momento da aula, peça que se atentem, pois você lerá um poema e depois conversarão sobre ele. Realize a leitura do poema abaixo:

Atenção, detetive…

(Autor: José Paulo Paes, livro Brincando com as palavras)

Se você for detetive

descubra por mim

que ladrão roubou o cofre

do banco do jardim.

E que padre disse amém

para o amendoim.

Se você for detetive

faça um bom trabalho.

Me encontre o dentista

que arrancou o dente do alho.

E a vassoura sabida

que deixou a louca varrida.

Se você for detetive

um último lembrete.

Onde foi que esconderam

as mangas do colete?

E quem matou o piolho

Da cabeça do alfinete?

Ao findar a leitura pergunte aos alunos se gostaram do poema lido, aproveite para realizar um trabalho interdisciplinar e questione sobre as rimas percebidas (mim, jardim, amendoim, lembrete, colete, alfinete, trabalho, alho). Feito isso questione:

  • Quem é o personagem principal desse poema? (Detetive)
  • O que faz um detetive? (Desvenda mistérios, descobre as coisas, etc.)
  • O que ele precisa para encontrar tesouros e resolver mistérios? (Instrumentos como lupa, mapas, pistas, etc)
  • Se o detetive precisasse encontrar um tesouro perdido em uma ilha deserta? Um mapa ajudaria? O que vocês acham que deveria constar neste mapa? (Possíveis respostas: os desenhos dos locais nos quais ele deverá chegar para pegar as pistas, etc.)

Conclua dizendo que aprofundaremos mais esta discussão no decorrer das atividades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Inicie a discussão retomando a ideia presente no poema lido: e se nós fossemos um detetive com certeza precisaríamos de um mapa para descobrir o tesouro que estivéssemos procurando em uma ilha.

Em seguida projete a questão presente no slide. Permita que se expressem livremente. Escute atentamente o que disserem a respeito. Diga que para responder a questão todos devem pensar nas informações que o mapa deveria conter para que pudesse ajudar na busca de algo ou no deslocamento de alguém. Esclareça que um dos fatores mais importantes é que o mapa deve conter informações claras para ajudar seu leitor a extrair as informações que deseja.

É importante destacar que ao elaborar um mapa simples, os alunos localizam elementos principais, os que percebem como referenciais espaciais, sejam de localização ou deslocamento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 60 minutos

Orientações: Para realizar esta atividade é importante que você faça um tour pela escola solicitando aos alunos que prestem atenção em todos os lugares pelos quais vocês passarão ao sair da sala de aula: jardins, pátio, outras salas de aulas, sala da diretora, secretaria, etc. É importante que verbalize para a turma o nome desses locais e se desejar relembre ou explique qual a função de determinado ambiente para o bom funcionamento da escola. Retorne à sala de aula e explique aos alunos a atividade que deverão criar juntamente com seu grupo:

Trata-se da elaboração de um mapa mental, ou seja, desenhos que representam a imagens espacial que os alunos têm de lugares da escola conhecidos por eles. Cada grupo deverá decidir e elaborar um único mapa mental (desenho) indicando um trajeto com saída da sala de aula até o local que guardará um tesouro escondido. Esse tesouro poderá ser um cartão com uma frase de incentivo nos estudos, frases sobre a importância da amizade, do respeito, etc. Permita que os alunos decidam entre si o local da escola em que o tesouro ficará escondido, medie possíveis desavenças e incentive o grupo a chegar em uma única definição quanto a este ambiente.

Feito isso entregue a cada equipe um cartão para que juntos elaborem o tesouro (Mensagens de incentivo), auxilie-os na escrita das frases e peça que enfeitem esse tesouro com muito capricho. Dê 15 minutos para a elaboração do cartão. Permita que um aluno de cada grupo saia para esconder o cartão (tesouro) no local combinado com a equipe.

Em seguida entregue a folha sulfite aos grupos e oriente os alunos a desenhar o caminho que os detetives de outros grupos deverão seguir da sala de aula até o local em que o tesouro estará escondido. Quando todos terminarem troquem os mapas mentais entre os grupos e permita que saiam seguindo o percurso desenhado pela outra equipe a procura do tesouro.

Estipule 20 minutos para essa procura. Tendo os grupos encontrado, ou não, o tesouro solicite que retornem à sala de aula para dar prosseguimento a próxima atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Ao retornar à sala realize uma roda de conversa, questionando os grupos:

  • Foi fácil encontrar o tesouro? Quais equipes encontraram? Quais não encontraram?
  • Para a(s) equipe(s) que encontraram o tesouro, o mapa de vocês estava bem representado? Como foi possível descobrir o local no qual o tesouro estava escondido?
  • Para a(s) equipe(s) que não encontraram o tesouro, por que vocês tiveram dificuldades?

Escute atentamente as respostas dos grupos. É possível que eles associem as dificuldades ou facilidades ao desenho elaborado pelos colegas no mapa mental e/ou a algum erro na representação do trajeto que deveriam seguir. Informe-os que neste último momento da aula terão a oportunidade de reparar as dificuldades percebidas auxiliando o professor a elaborar um mapa mental.

Fixe um pedaço de papel manilha no quadro, de aproximadamente 90 cmx80 cm de maneira que todos alunos consigam enxergar os desenhos realizados. Defina um trajeto (sugira um trajeto curto, devido ao tempo destinado a essa etapa- aqui o exemplo é o Pátio da escola). Com a caneta hidrocor faça o primeiro desenho representando a sala de aula e em seguida questione os alunos:

· Para ir da sala de aula ao pátio devo seguir por qual caminho, em frente, atrás, direita, etc…

· Passamos por quais lugares da escola?

Realize essas intervenções até desenhar todo mapa mental que os leva da sala de aula ao pátio. Para verificar se de fato elaboraram o mapa mental de maneira correta você poderá realizar o percurso com os alunos mostrando a representação coletiva que eles te orientaram a desenhar.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano